Fiat Mobi, Fiat Uno ou Volkswagen up!: qual a melhor opção de compra?
07/05/2016
Antes de ser apresentado oficialmente, o Fiat Mobi era tratado pela imprensa como um carro barato, com preço inferior a R$ 30 mil na versão de entrada (valor praticado por poucos veículos no mercado nacional). No entanto, após ser lançado, o hatch subcompacto deixou claro que sua aposta não era o baixo preço: a variante mais básica do carrinho custa R$ 31,9 mil, enquanto o topo de linha alcança os R$ 43.800.
Devido a isso, o Mobi acaba tendo um conflito interno com o Uno, modelo que divide motorização, plataforma e uma série de outros componentes com a novidade. Essas semelhanças, querendo ou não, acabam formando um ponto de interrogação na cabeça do consumidor que deseja estacionar na garagem de casa um veículo 0km dessa categoria e/ou faixa de preço.
Além disso, tanto o Mobi como o Uno têm como concorrente o Volkswagen up!, que se destaca pela modernidade e o motorização eficiente. Então, qual é a melhor opção?
Visual
No visual, o Fiat Mobi apresenta linhas mais modernas, apesar de dividir opiniões. O hatch de entrada da marca é marcado pelos enormes faróis na dianteira, formando conjunto com a grade com acabamento em preto. Há ainda como destaque os vincos marcantes nas laterais, linha de cintura elevada e lanternas grandes fazendo junção com a tampa do porta-malas, esta totalmente de vidro e na cor preta.
Por outro lado, o Fiat Uno, mesmo após ter sido retocado, manteve sua essência com o conceito “rounded square” (quadrado arredondado, em inglês). O modelo ostenta faróis retangulares com cantos arredondados, três quadradinhos simulando uma entrada de ar logo ao lado do logotipo da fabricante na dianteira, além de lanternas verticais em posição superior.
Interior
Se por um lado ambos os modelos são totalmente diferentes no design externo, por outro o Mobi e o Uno têm uma série de semelhanças no interior. O volante dos dois carros é o mesmo, assim como painel de instrumentos (com exceção dos grafismos), chaves de seta e limpador atrás do volante, comandos do ar-condicionado, manopla de câmbio, central multimídia, entre vários outros.
Nas medidas, porém, a situação muda de figura. O Mobi mede 3,56 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 1,49 m de altura, com distância entre-eixos de 2,30 m, e porta-malas com capacidade para 235 litros. Já o Uno tem 3,81 m, 1,63 m, 1,48 m, respectivamente, com entre-eixos de 2,37 m, e porta-malas de até 290 litros. Nas versões de entrada, o Mobi pesa 933 kg e o Uno, 955 kg.
As diferenças mais expressivas estão no comprimento, onde o Uno é 25 cm maior, e na distância entre-eixos, com 7 cm a mais que o Mobi. Por conta disso, o espaço interno do Mobi é bem mais limitado, em especial para os ocupantes do banco de trás. Assim, se sua intenção é comprar um carro para viajar com mais de duas pessoas a bordo, o Mobi pode não ser o seu número.
Motorização
No conjunto motriz, o Mobi e o Uno voltam a mostrar que pertencem a uma mesma família. Ambos os hatches trazem o propulsor 1.0 litro Fire Evo Flex, com até 75 cv de potência, a 6.250 rpm, e 9,9 kgfm de torque, a 3.850 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Todavia, o Uno dispõe também da opção do bloco 1.4 de 88 cv e 12,5 kgfm, além de transmissão automatizada Dualogic e sistema start/stop, que desliga o motor em paradas curtas (como em semáforos).
Segundo dados da Fiat, o Mobi vai de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e tem velocidade máxima de 154 km/h, enquanto o Uno completa a mesma prova no mesmo tempo e tem máxima de 153 km/h, ambos com etanol no tanque. Já no consumo, seguindo os números do Inmetro, o menor da turma consegue 8,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l e 13,3 km/l com gasolina, enquanto o veterano registra 8 km/l e 9,4 km/l com etanol e 11,6 km/l e 13,4 km/l com gasolina. Ou seja, no desempenho e no consumo, os dois modelos são bem parecidos.
Equipamentos e preços
Comparando versões equivalentes do Fiat Mobi e do Fiat Uno, no caso do primeiro a Easy On (R$ 35.800) e do segundo a Attractive 1.0 (R$ 38.990), ambos os carros são equivalentes no quesito equipamentos, sendo que o modelo mais recente dispõe de alguns itens a mais.
De série, o Mobi Easy On traz airbags frontais, freios ABS com EBD, banco traseiro bipartido, rebatível e com duas posições para o encosto, Carga Box (compartimento removível no porta-malas), direção hidráulica, ESS (sinalização de frenagem de emergência), painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas e computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, desembaçador do vidro traseiro, predisposição para rádio, follow me home, entre outros.
Já o Uno Attractive oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, computador de bordo, direção hidráulica, ESS, follow me home, faróis de neblina, painel de instrumentos com display LCD de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, entre outros.
Entre os equipamentos opcionais das versões mais caras, o Fiat Mobi oferece o Live On, um sistema que “transforma” o smartphone do proprietário em uma espécie de central multimídia com o uso de um app especial e conexão Bluetooth, que possibilita a execução de aplicativos como Waze e Spotify, além de integração com o computador de bordo do veículo. Todavia, o item será oferecido a partir de junho.
O Uno, por sua vez, se destaca por dispor de sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico na tela LCD do painel de instrumentos, além dos já citados câmbio Dualogic com botões e aletas atrás do volante para troca manual de marcha e sistema start/stop, este uma exclusividade da versão Evolution.
Tabelas de preços do Fiat Mobi e do Fiat Uno:
Mobi Easy – R$ 31.900
Mobi Easy On – R$ 35.800
Mobi Like – R$ 37.900
Mobi Like On – R$ 42.300
Mobi Way – R$ 39.300
Mobi Way On R$ 43.800
Uno Attractive 1.0 – R$ 38.990
Uno Evolution 1.4 – R$ 43.210
Uno Sporting 1.4 – R$ 44.840
Uno Way 1.0 – R$ 40.090
Uno Way 1.4 – R$ 43.210
O Mobi segue a mesma linha do up!, ou seja, em ambos a proposta é urbana.
Visual
Diferente do Mobi, que se sobressai pelas formas diferenciadas e os vincos marcantes, o up! é aquele carro que não vai te cativar pelo design. Longe disso, para muitos o carrinho da Volks é ao estilo “ame ou odeie”. Entretanto, podemos concordar que o modelo da marca germânica é até bem resolvido, sem desproporcionalidades ou qualquer outro detalhe diferenciado que consiga destoar o conjunto.
A dianteira do modelo é marcada pelos faróis espichados, que formam conjunto com uma abertura logo abaixo do capô. O para-choque tem uma entrada de ar no envolto do suporte de placa e dos faróis de neblina, desenho aplicado também no para-choque traseiro (mas sem as aberturas). As laterais trazem formas limpas, enquanto a traseira dispõe de lanternas verticais. Nos modelos com motor TSI, a tampa do porta-malas recebe pintura em preto brilhante.
Interior
A cabine do up! também não surpreende no desenho. O desenho do painel do modelo é simples, mas com comandos à mão. Todavia, o Volkswagen peca por deixar à mostra parte da lataria das portas no interior. A montagem dos materiais, pelo menos, é bem-feita. O Mobi leva vantagem em alguns equipamentos, como o painel de instrumentos com tela LCD e volante com comandos, além de algumas soluções, como as saídas de ar ajustáveis (no up!, somente as peças das extremidades possibilitam ajuste).
Quanto as medidas, o Volkswagen up! apresenta 3,60 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1,50 m de altura, com distância entre-eixos de 2,42 m e porta-malas de 285 litros. Ou seja, o modelo é 4 cm mais longo, 1 cm mais largo e 1 cm mais alto que o Mobi, enquanto a distância entre-eixos é maior em 12 cm e o porta-malas em 50 litros. Com isso, o up! acaba oferecendo maior espaço interno tanto para os ocupantes como para as bagagens.
Motorização
Neste quesito o carrinho da Volkswagen também se dá bem. O up! é equipado com um propulsor 1.0 litro flex de três cilindros, que rende até 82 cv e 10,4 kgfm de torque, com transmissão manual de cinco marchas ou automatizada i-Motion, também de cinco velocidades. Há ainda a opção do 1.0 litro TSI flex de três cilindros, com 105 cv e 16,8 kgfm, apenas com caixa manual.
Segundo dados da VW, o up! aspirado abastecido com etanol consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e alcançar máxima de 164 km/h – no caso do Mobi, a Fiat declara 13,8 s e 154 km/h. Já o up! TSI alcança os 100 km/h em 9,3 s e tem máxima de 184 km/h.
No consumo, o up! entrega 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol e 14,2 km/l e 15,3 km/l com gasolina – o Mobi, também segundo as medições do Inmetro, tem consumo de 8,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l e 13,3 km/l com gasolina. O TSI, por sua vez, tem médias de 9,6 km/l e 11,1 km/l com etanol e 13,8 km/l e 16,1 km/l com gasolina.
Equipamentos
Comparando as versões de entrada em ambos os casos, o Volkswagen take up! (oferecido por R$ 33.520) dispõe de airbags frontais, freios ABS com EBD, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, retrovisores externos com comando manual interno, Isofix, lavador, limpador e desembaçador traseiro, banco traseiro com encosto rebatível, preparação de som sem alto-falantes, entre outros.
Já o Mobi Easy, que custa R$ 31.900, oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, follow me home, ESS, painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas, banco traseiro bipartido, rebatível e com duas posições para o encosto, retrovisores externos com comando manual interno, etc.
Nos modelos aventureiros, as listas de equipamentos ganham recheios. O Volkswagen cross up!, vendido por R$ 48.290, agrega rodas de liga-leve aro 15, computador de bordo, direção elétrica, ESS, sensor de estacionamento traseiro, alarme, volante com ajuste de altura, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, volante, alavanca de câmbio e freio de mão revestidos em couro, ar-condicionado, chave tipo canivete com controle remoto, retrovisores elétricos com repetidores de seta, faróis de neblina, lanterna de neblina, sistema de som com CP Player, Bluetooth e entradas USB, auxiliar e para iPod, tapetes de carpete, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, etc.
Já o Mobi Way On, por R$ 43.800, recebe rodas de liga-leve de 14 polegadas, console de teto com porta-objetos e espelho adicional, faróis de neblina, banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, alarme, rádio Connect com comandos no volante, vidros dianteiras e travas elétricas, chave com telecomando, entre outros.
Nos opcionais de destaque, o Mobi oferecerá o já citado sistema Live On, enquanto o Volkswagen up! conta com o Maps & More, uma central multimídia (com aparência de GPS) com tela sensível ao toque de cinco polegadas, GPS, Bluetooth, pareamento para dois celulares, exibição de imagens em slideshow e funções Think Blue (que dá dicas para economizar combustível) e infotrip (com gráficos do consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia, velocidade média, conta-giros e temperatura do motor).
Tabelas de preços do Fiat Mobi e Volkswagen up!:
Mobi Easy – R$ 31.900
Mobi Easy On – R$ 35.800
Mobi Like – R$ 37.900
Mobi Like On – R$ 42.300
Mobi Way – R$ 39.300
Mobi Way On R$ 43.800
take up! 2P – R$ 33.520
move up! – R$ 43.190
move up! i-Motion – R$ 45.590
move up! TSI – R$ 47.190
high up! – R$ 48.190
high up! i-Motion – R$ 51.490
high up! TSI – R$ 52.190
cross up! – R$ 46.990
cross up! i-Motion – R$ 50.290
cross up! TSI – R$ 50.990
black/white/red up! TSI – R$ 52.390
speed up! TSI – R$ 52.390
Conclusão
A decisão é sua! O Fiat Mobi se sobressai pelo visual mais moderno e algumas novidades, como o sistema Live On (para quem comprar o veículo a partir de junho). Já o Fiat Uno, frente ao Mobi e também ao Volkswagen up!, se diferencia, principalmente, pelo espaço interno mais amplo. Por fim, o up! se destaca pelo conjunto mecânico mais moderno e lista de equipamentos mais recheada, além da segurança (o modelo recebeu 5 estrelas nos testes do Latin NCAP). No entanto, o carro da VW cobra a mais por isso.
E aí, se estivesse em busca de um compacto 0km na faixa de preço dos três, qual seria a sua escolha?
07/05/2016
Antes de ser apresentado oficialmente, o Fiat Mobi era tratado pela imprensa como um carro barato, com preço inferior a R$ 30 mil na versão de entrada (valor praticado por poucos veículos no mercado nacional). No entanto, após ser lançado, o hatch subcompacto deixou claro que sua aposta não era o baixo preço: a variante mais básica do carrinho custa R$ 31,9 mil, enquanto o topo de linha alcança os R$ 43.800.
Devido a isso, o Mobi acaba tendo um conflito interno com o Uno, modelo que divide motorização, plataforma e uma série de outros componentes com a novidade. Essas semelhanças, querendo ou não, acabam formando um ponto de interrogação na cabeça do consumidor que deseja estacionar na garagem de casa um veículo 0km dessa categoria e/ou faixa de preço.
Além disso, tanto o Mobi como o Uno têm como concorrente o Volkswagen up!, que se destaca pela modernidade e o motorização eficiente. Então, qual é a melhor opção?
Fiat Mobi x Fiat Uno
O Mobi, por se tratar de um modelo inédito, carrega o fator novidade, algo que pode ser de importância para alguns compradores. Por outro lado, o Uno, apesar de ter sido reestilizado há cerca de um ano, já é um carro bastante conhecido pelos brasileiros – a geração atual do carro soma seis anos de estrada.Visual
No visual, o Fiat Mobi apresenta linhas mais modernas, apesar de dividir opiniões. O hatch de entrada da marca é marcado pelos enormes faróis na dianteira, formando conjunto com a grade com acabamento em preto. Há ainda como destaque os vincos marcantes nas laterais, linha de cintura elevada e lanternas grandes fazendo junção com a tampa do porta-malas, esta totalmente de vidro e na cor preta.
Por outro lado, o Fiat Uno, mesmo após ter sido retocado, manteve sua essência com o conceito “rounded square” (quadrado arredondado, em inglês). O modelo ostenta faróis retangulares com cantos arredondados, três quadradinhos simulando uma entrada de ar logo ao lado do logotipo da fabricante na dianteira, além de lanternas verticais em posição superior.
Interior
Se por um lado ambos os modelos são totalmente diferentes no design externo, por outro o Mobi e o Uno têm uma série de semelhanças no interior. O volante dos dois carros é o mesmo, assim como painel de instrumentos (com exceção dos grafismos), chaves de seta e limpador atrás do volante, comandos do ar-condicionado, manopla de câmbio, central multimídia, entre vários outros.
Nas medidas, porém, a situação muda de figura. O Mobi mede 3,56 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 1,49 m de altura, com distância entre-eixos de 2,30 m, e porta-malas com capacidade para 235 litros. Já o Uno tem 3,81 m, 1,63 m, 1,48 m, respectivamente, com entre-eixos de 2,37 m, e porta-malas de até 290 litros. Nas versões de entrada, o Mobi pesa 933 kg e o Uno, 955 kg.
As diferenças mais expressivas estão no comprimento, onde o Uno é 25 cm maior, e na distância entre-eixos, com 7 cm a mais que o Mobi. Por conta disso, o espaço interno do Mobi é bem mais limitado, em especial para os ocupantes do banco de trás. Assim, se sua intenção é comprar um carro para viajar com mais de duas pessoas a bordo, o Mobi pode não ser o seu número.
Motorização
No conjunto motriz, o Mobi e o Uno voltam a mostrar que pertencem a uma mesma família. Ambos os hatches trazem o propulsor 1.0 litro Fire Evo Flex, com até 75 cv de potência, a 6.250 rpm, e 9,9 kgfm de torque, a 3.850 rpm, com câmbio manual de cinco marchas. Todavia, o Uno dispõe também da opção do bloco 1.4 de 88 cv e 12,5 kgfm, além de transmissão automatizada Dualogic e sistema start/stop, que desliga o motor em paradas curtas (como em semáforos).
Segundo dados da Fiat, o Mobi vai de 0 a 100 km/h em 13,8 segundos e tem velocidade máxima de 154 km/h, enquanto o Uno completa a mesma prova no mesmo tempo e tem máxima de 153 km/h, ambos com etanol no tanque. Já no consumo, seguindo os números do Inmetro, o menor da turma consegue 8,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l e 13,3 km/l com gasolina, enquanto o veterano registra 8 km/l e 9,4 km/l com etanol e 11,6 km/l e 13,4 km/l com gasolina. Ou seja, no desempenho e no consumo, os dois modelos são bem parecidos.
Equipamentos e preços
Comparando versões equivalentes do Fiat Mobi e do Fiat Uno, no caso do primeiro a Easy On (R$ 35.800) e do segundo a Attractive 1.0 (R$ 38.990), ambos os carros são equivalentes no quesito equipamentos, sendo que o modelo mais recente dispõe de alguns itens a mais.
De série, o Mobi Easy On traz airbags frontais, freios ABS com EBD, banco traseiro bipartido, rebatível e com duas posições para o encosto, Carga Box (compartimento removível no porta-malas), direção hidráulica, ESS (sinalização de frenagem de emergência), painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas e computador de bordo, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, volante com regulagem de altura, ar-condicionado, chave canivete com telecomando, desembaçador do vidro traseiro, predisposição para rádio, follow me home, entre outros.
Já o Uno Attractive oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, ar-condicionado, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, computador de bordo, direção hidráulica, ESS, follow me home, faróis de neblina, painel de instrumentos com display LCD de alta resolução, vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, travas elétricas, entre outros.
Entre os equipamentos opcionais das versões mais caras, o Fiat Mobi oferece o Live On, um sistema que “transforma” o smartphone do proprietário em uma espécie de central multimídia com o uso de um app especial e conexão Bluetooth, que possibilita a execução de aplicativos como Waze e Spotify, além de integração com o computador de bordo do veículo. Todavia, o item será oferecido a partir de junho.
O Uno, por sua vez, se destaca por dispor de sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico na tela LCD do painel de instrumentos, além dos já citados câmbio Dualogic com botões e aletas atrás do volante para troca manual de marcha e sistema start/stop, este uma exclusividade da versão Evolution.
Tabelas de preços do Fiat Mobi e do Fiat Uno:
Mobi Easy – R$ 31.900
Mobi Easy On – R$ 35.800
Mobi Like – R$ 37.900
Mobi Like On – R$ 42.300
Mobi Way – R$ 39.300
Mobi Way On R$ 43.800
Uno Attractive 1.0 – R$ 38.990
Uno Evolution 1.4 – R$ 43.210
Uno Sporting 1.4 – R$ 44.840
Uno Way 1.0 – R$ 40.090
Uno Way 1.4 – R$ 43.210
Fiat Mobi x Volkswagen up!
O principal concorrente do Mobi é, sem dúvidas, o Volkswagen up!. O carro mais barato da marca alemã foi introduzido no Brasil no início de 2014, mas um conhecido dos europeus há cerca de cinco anos. Por aqui, apesar de todos seus atributos, o up! não é um dos automóveis que se posiciona no pódio dos mais vendidos – de janeiro a abril, o modelo emplacou quase 13,6 mil unidades, ficando com a 14º posição no ranking geral, atrás de Uno, Sandero e Fox.O Mobi segue a mesma linha do up!, ou seja, em ambos a proposta é urbana.
Visual
Diferente do Mobi, que se sobressai pelas formas diferenciadas e os vincos marcantes, o up! é aquele carro que não vai te cativar pelo design. Longe disso, para muitos o carrinho da Volks é ao estilo “ame ou odeie”. Entretanto, podemos concordar que o modelo da marca germânica é até bem resolvido, sem desproporcionalidades ou qualquer outro detalhe diferenciado que consiga destoar o conjunto.
A dianteira do modelo é marcada pelos faróis espichados, que formam conjunto com uma abertura logo abaixo do capô. O para-choque tem uma entrada de ar no envolto do suporte de placa e dos faróis de neblina, desenho aplicado também no para-choque traseiro (mas sem as aberturas). As laterais trazem formas limpas, enquanto a traseira dispõe de lanternas verticais. Nos modelos com motor TSI, a tampa do porta-malas recebe pintura em preto brilhante.
Interior
A cabine do up! também não surpreende no desenho. O desenho do painel do modelo é simples, mas com comandos à mão. Todavia, o Volkswagen peca por deixar à mostra parte da lataria das portas no interior. A montagem dos materiais, pelo menos, é bem-feita. O Mobi leva vantagem em alguns equipamentos, como o painel de instrumentos com tela LCD e volante com comandos, além de algumas soluções, como as saídas de ar ajustáveis (no up!, somente as peças das extremidades possibilitam ajuste).
Quanto as medidas, o Volkswagen up! apresenta 3,60 m de comprimento, 1,64 m de largura e 1,50 m de altura, com distância entre-eixos de 2,42 m e porta-malas de 285 litros. Ou seja, o modelo é 4 cm mais longo, 1 cm mais largo e 1 cm mais alto que o Mobi, enquanto a distância entre-eixos é maior em 12 cm e o porta-malas em 50 litros. Com isso, o up! acaba oferecendo maior espaço interno tanto para os ocupantes como para as bagagens.
Motorização
Neste quesito o carrinho da Volkswagen também se dá bem. O up! é equipado com um propulsor 1.0 litro flex de três cilindros, que rende até 82 cv e 10,4 kgfm de torque, com transmissão manual de cinco marchas ou automatizada i-Motion, também de cinco velocidades. Há ainda a opção do 1.0 litro TSI flex de três cilindros, com 105 cv e 16,8 kgfm, apenas com caixa manual.
Segundo dados da VW, o up! aspirado abastecido com etanol consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e alcançar máxima de 164 km/h – no caso do Mobi, a Fiat declara 13,8 s e 154 km/h. Já o up! TSI alcança os 100 km/h em 9,3 s e tem máxima de 184 km/h.
No consumo, o up! entrega 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol e 14,2 km/l e 15,3 km/l com gasolina – o Mobi, também segundo as medições do Inmetro, tem consumo de 8,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11,9 km/l e 13,3 km/l com gasolina. O TSI, por sua vez, tem médias de 9,6 km/l e 11,1 km/l com etanol e 13,8 km/l e 16,1 km/l com gasolina.
Equipamentos
Comparando as versões de entrada em ambos os casos, o Volkswagen take up! (oferecido por R$ 33.520) dispõe de airbags frontais, freios ABS com EBD, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, retrovisores externos com comando manual interno, Isofix, lavador, limpador e desembaçador traseiro, banco traseiro com encosto rebatível, preparação de som sem alto-falantes, entre outros.
Já o Mobi Easy, que custa R$ 31.900, oferece airbags frontais, freios ABS com EBD, follow me home, ESS, painel de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas, banco traseiro bipartido, rebatível e com duas posições para o encosto, retrovisores externos com comando manual interno, etc.
Nos modelos aventureiros, as listas de equipamentos ganham recheios. O Volkswagen cross up!, vendido por R$ 48.290, agrega rodas de liga-leve aro 15, computador de bordo, direção elétrica, ESS, sensor de estacionamento traseiro, alarme, volante com ajuste de altura, porta-malas com sistema de ajuste variável de espaço, volante, alavanca de câmbio e freio de mão revestidos em couro, ar-condicionado, chave tipo canivete com controle remoto, retrovisores elétricos com repetidores de seta, faróis de neblina, lanterna de neblina, sistema de som com CP Player, Bluetooth e entradas USB, auxiliar e para iPod, tapetes de carpete, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos, etc.
Já o Mobi Way On, por R$ 43.800, recebe rodas de liga-leve de 14 polegadas, console de teto com porta-objetos e espelho adicional, faróis de neblina, banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, alarme, rádio Connect com comandos no volante, vidros dianteiras e travas elétricas, chave com telecomando, entre outros.
Nos opcionais de destaque, o Mobi oferecerá o já citado sistema Live On, enquanto o Volkswagen up! conta com o Maps & More, uma central multimídia (com aparência de GPS) com tela sensível ao toque de cinco polegadas, GPS, Bluetooth, pareamento para dois celulares, exibição de imagens em slideshow e funções Think Blue (que dá dicas para economizar combustível) e infotrip (com gráficos do consumo instantâneo, consumo médio, distância percorrida, tempo de percurso, autonomia, velocidade média, conta-giros e temperatura do motor).
Tabelas de preços do Fiat Mobi e Volkswagen up!:
Mobi Easy – R$ 31.900
Mobi Easy On – R$ 35.800
Mobi Like – R$ 37.900
Mobi Like On – R$ 42.300
Mobi Way – R$ 39.300
Mobi Way On R$ 43.800
take up! 2P – R$ 33.520
move up! – R$ 43.190
move up! i-Motion – R$ 45.590
move up! TSI – R$ 47.190
high up! – R$ 48.190
high up! i-Motion – R$ 51.490
high up! TSI – R$ 52.190
cross up! – R$ 46.990
cross up! i-Motion – R$ 50.290
cross up! TSI – R$ 50.990
black/white/red up! TSI – R$ 52.390
speed up! TSI – R$ 52.390
Conclusão
A decisão é sua! O Fiat Mobi se sobressai pelo visual mais moderno e algumas novidades, como o sistema Live On (para quem comprar o veículo a partir de junho). Já o Fiat Uno, frente ao Mobi e também ao Volkswagen up!, se diferencia, principalmente, pelo espaço interno mais amplo. Por fim, o up! se destaca pelo conjunto mecânico mais moderno e lista de equipamentos mais recheada, além da segurança (o modelo recebeu 5 estrelas nos testes do Latin NCAP). No entanto, o carro da VW cobra a mais por isso.
E aí, se estivesse em busca de um compacto 0km na faixa de preço dos três, qual seria a sua escolha?