FIAT MOBI TERÁ SEIS VERSÕES COM PREÇOS A PARTIR DE R$ 29 MIL
Com lançamento marcado para dia 13 de abril, compacto já foi apresentado para concessionários
por TEREZA CONSIGLIO, ALBERTO CATALDI, GABRIEL AGUIAR E GUILHERME BLANCO MUNIZ
22/03/2016 15h42- atualizado às 17h51 em 22/03/2016
Com pouca camuflagem, Fiat Mobi é avaliado por concessionários (Foto: Tereza Consiglio/Autoesporte)
Hoje (22) foi o dia em que os concessionários Fiat de todo o Brasil finalmente foram apresentados ao
Mobi, o novo compacto nacional. O treinamento para lojistas aconteceu em vários locais do país, com apresentação detalhada das seis versões e uma confirmação:
o compacto chega no dia 13 de abril. O preço inicial será na faixa de R$ 29 mil, chegando até R$ 40 mil (o valor exato ainda não foi divulgado nem mesmo para os concessionários).
Ao contrário do que esperávamos, o Mobi não contará com quatro, mas com
seis versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. Nas versões iniciais (Easy e Easy On), o Mobi será bem básico, sem ar-condicionado, trio elétrico ou direção hidráulica. Já as versões com On no nome ganham itens mais sofisticados.
Confira a lista com os principais itens de série de cada versão abaixo. A versão de entrada
Easy tem rodas com calotas, maçanetas e retrovisores em plástico preto e nada de ar-condicionado ou direção hidráulica (sacrifícios para ter um carro abaixo de R$ 30 mil). Para não passar calor a bordo do Mobi, os interessados terão que pagar em torno de R$ 31 mil na versão Easy On, já com ar-condicionado e direção hidráulica. A Versão Like já traz detalhes de acabamento mais elaborados, com menos plástico no exterior. Por serem extremamente peladas, essas versões miram mais empresas do que pessoas físicas, tanto é que a própria Fiat estima que 71% destas unidades serão vendidas para pessoas jurídicas.
Veja o novo Fiat Mobi flagrado em vídeo:
Quem estiver em busca de um
Mobi completão e ainda com visual aventureiro poderá optar pela versão Way On, na faixa de R$ 40 mil, já com ar, trio elétrico, piscas nos retrovisores, rodas de liga leve e sistema multimídia (a mesma telinha do Uno) com direito a volante multifuncional. Há ainda apliques plásticos nos para-lamas, nos para-choques e bagageiro.
Itens de sérieEasy: Freios ABS, airbag duplo, banco bipartido, calotas de 13 polegadas, computador de bordo e tela LCD no quadro de instrumentos. Vidros e travas elétricas serão os únicos opcionais desta versão.
Easy On: Adiciona ar-condicionado, direção hidráulica. Vidros e travas elétricas serão os únicos opcionais desta versão.
Like: Adiciona vidros e travas elétricas, limpador e desembaçador dos vidros traseiros. Pacote com rádio Connect e volante multifuncional (apenas para comandos do rádio, não do computador de bordo) será oferecido como opcional.
Like On: Adiciona sensor de estacionamento, retrovisor elétrico, rodas de liga-leve de 14 polegadas, retrovisores com repetidores de setas, vidros traseiros elétricos, regulagem de altura do banco do motorista e regulagem de altura do volante.
Way: Mesmos itens da versão Like. Os diferenciais são rack de teto e apliques pretos nas caixas de rodas e em outras peças para dar ar aventureiro.
Way On: Mesmos itens da versão Like on e diferenciais visuais da Way.
Interior do Fiat Mobi (Foto: Tereza Consiglio/Autoesporte
ConectividadeAs versões de entrada não ficarão totalmente desamparadas em entretenimento.
O sistema multimídia básico das versões que não contam com o rádio Connect (Easy e Easy On) fará conexão direta com smartphones através de um aplicativo que poderá ser baixado na internet. Acoplado ao painel, será o prório celular que fará as vezes de telinha do Mobi básico. No entanto, o aplicativo que permite essa comunicação entre o carro e o celular ainda está em desenvolvimento.
A previsão é a de que os consumidores possam baixá-lo nos smartphones em até seis meses.TamanhoComo nós pudemos ver de perto, o Mobi realmente é bem compacto.
O hatch terá 3,58 metros de comprimento, o que equivale a apenas 4 cm a mais do que o Fiat 500 e 19 cm a menos do que o Uno Vivace. O porta-malas ficará na casa dos 220 litros, ou seja, menor do que o do Uno (280 litros) e menor até do que o do diminuto Volkswagen up! (de 285 litros). Por outro lado, o Uno Vivace pesa 909 kg, ante os cerca de 938 kg esperado do pequeno Mobi.
Para tentar compensar, os bancos traseiros serão bipartidos de série desde a versão mais básica.Fiat Moby Way camuflado para treinamento de concessionários (Foto: Tereza Consiglio/Autoesporte)
O interior não ficou tão similar ao do Uno quanto esperado, embora o painel de instrumentos siga a mesma configuração (com tela de LCD reunindo computador de bordo, velocímetro e econômetro).
Mesmo com acabamento simples, as versões de entrada têm texturas na seção central do painel e nas portas e estilo bem próprio. O pequeno porta-luvas não aparece na foto acima porque fica posicionado mais para baixo. Já os bancos dianteiros têm desenho semelhante ao do up! por não apresentarem uma divisão entre o encosto e o apoio de cabeça.
O espaço do banco traseiro é bem reduzido e leva apenas dois ocupantes com conforto. Tanto que há apenas dois encostos de cabeça nas versões mais caras.
O espaço para pernas em relação aos bancos dianteiros é reduzido, mas a altura do teto não vai sacrificar a cabeça dos mais altos.MotorComo já era esperado, a Fiat comunicou aos seus vendedores que
o Mobi será oferecido apenas com motor 1.0 EVO de 75 cv e 9,9 kgfm de torque, o mesmo já utilizado em Uno, Palio e o veterano Palio Fire. O câmbio será manual de cinco marcas. Aliás, outro rumor foi confirmado pela marca: o Uno Vivace, versão de entrada do modelo, deixa de ser fabricado para dar lugar ao novato.
RevisõesA Fiat ainda não oficializou os custos de revisão, mas adiantou que elas
poderão ser compradas no formato pré-pago, na hora da compra do carro. O formato é semelhante ao que foi adotado no lançamento da picape Toro, no início do ano. O objetivo é garantir para o consumidor que não haverá sustos no valor a ser pago na hora de levar o Mobi para as oficinas autorizadas.
A garantia será de três anos.
Briga internaOs concessionários da Fiat já tratam do Uno Vivace como passado. Esta versão não foi atualizada junto com toda a gama Uno - então rebatizada de Novo Uno - para ser vendida como versão basicona, de entrada.
Os lojistas explicam que o Vivace já não é nem mais produzido, para que seja substituído pelo Mobi.Já o antigo Palio Fire continua sendo produzido e vendido por pelo menos mais alguns meses. O objetivo da Fiat, segundo os representantes da marca, é não matar o Palio Fire antes de ter certeza do bom desempenho do Mobi no mercado.
Caso o novo modelo emplaque em vendas, a tendência é natural que o Palio Fire pare de ser produzido.Confira mais fotos de detalhes do Mobi:
Versão Fiat Mobi Way tem retrovisores na cor da carroceria (Foto: Tereza Consiglio/Autoesporte)
Roda de liga leve da versão topo de linha do Fiat Mobi (Foto: Tereza Consiglio/Autoesporte)
Fiat Mobi camuflado para treinamento de concessionários (Foto: Tereza Consiglio/Autoesporte)
Fiat Mobi aparece de frente em novo flagra (Foto: Reprodução)
Flagra mostra traseira do Fiat Mobi por completo (Foto: Reprodução)