JAGUAR F-PACE TERÁ PREÇO INICIAL DE R$ 300 MIL NO BRASIL
Primeiro SUV da marca inglesa começa a ser vendido até o mês de julho do ano que vem, com motor 2.0 diesel de 180 cv. Rival declarado do Porsche Macan, modelo também terá configuração com propulsor 3.0 V6 a gasolina de 380 cv
por LEANDRO ALVARES, DE FRANKFURT
Tweet
[url=javascript:void(0)]A-[/url] [url=javascript:void(0)]A+[/url]
14/09/2015 15h15 - atualizado às 15h16 em 14/09/2015
Editora Globo (Foto: Editora Globo)
Foi em Frankfurt, há dois anos, que ele fez sua primeira aparição pública, ainda como conceito. Em 2015, novamente na cidade alemã, o Jaguar F-Pace surge com sua cara final (e muito invocada) de produção e já com todos os planos de mercado traçados, inclusive para o Brasil. O primeiro SUV da marca inglesa começará a ser vendido no país até julho de 2016, com preço inicial de cerca de R$ 300 mil.
saiba mais
- Jaguar F-Type com tração integral chega ao Brasil por R$ 687.700
Esse valor será para as configurações equipadas com o novo motor 2.0 a diesel. Batizado de Ingenium, entrega 180 cv e 43,8 kgfm de torque. A versão topo de linha, com preço ainda incerto, trará sob o capô o propulsor 3.0 V6 a gasolina, que chega a 100 km/h em 5,1 segundos graças aos seus expressivos 380 cv e 45,8 kgfm – dados do fabricante. Para ambas as motorizações, o câmbio é automático de oito marchas, desenvolvido pela ZF. A tração é integral inteligente, que se distribui nos eixos conforme a tocada do motorista.
De acordo com o diretor de marketing e de produto da Jaguar Land Rover para a América Latina, Gabriel Patini, o mix de vendas inicial será de 50% para cada um dos motores. “Nossa meta é vender 600 carros por ano e conquistar um novo público para a marca. Sinto que o F-Pace será para a Jaguar o que o Evoque tem sido para a Land Rover”, afirmou o executivo.
Meta: derrotar o Porsche MacanDesde o início da apresentação do modelo, feita nesta segunda-feira (14), na Alemanha, às véspera do Salão de Frankfurt, a Jaguar deixou bem claro que é o Porsche Macan o grande rival do F-Pace. Outros modelos citados pela montadora foram o Audi Q5 e o BMW X3. “Reconhecemos o sucesso de vendas do Porsche, por isso, ele é o nosso alvo”, declarou Gabriel Patini.
Editora Globo (Foto: Editora Globo)
Embora ainda não tenhamos dirigido o lançamento, já deu para sentir que o novo Jaguar tem sim pedigree para enfrentar o rival alemão. Não só pela aparência sedutora, mas também pelo porte maior (seu entre-eixos é de 2,87 metros, 6 cm a mais que o do Porsche) e requinte tecnológico.
Segundo a Jaguar, 80% da carroceria é feita de alumínio, sendo 33% de metal reciclado. A distribuição de peso é de 50:50. Na versão a diesel, a massa é de 1.665 kg, enquanto na configuração a gasolina são 1.861 kg. O coeficiente aerodinâmico da carroceria é de 0,34 Cx.
Editora Globo (Foto: Editora Globo)
Montado sobre a mesma plataforma dos irmãos F-Type e XE, o Jaguar F-Pace demandou um investimento de R$ 120 milhões de euros para ser produzido. Espaçoso, tem porta-malas com capacidade declarada entre 650 e 1.740 litros. A largura da cabine é de 1,25 metro, 2,5 centímetros a mais que o Audi Q5, como comparação.
As rodas disponíveis terão diversas dimensões. As menores serão de 18 polegadas, montadas em pneus com medidas 235/65. Já as maiores serão aro 22, em calçados 265/40.
Conforto e conectividadeNão faltarão possibilidades de ajustes de banco para quem dirigir o F-Pace. Segundo o fabricante, são disponíveis 14 modos. Ampla também é a quantidade de entradas USB e tomadas 12V: quatro de cada.
Editora Globo (Foto: Editora Globo)
A central multimídia é um capítulo a parte. Com tela sensível ao toque de 10,2 polegadas, impressiona pela praticidade e rapidez na execução dos comandos – aparentemente, resolveram uma das deficiências dos modelos da Jaguar. A capacidade de armazenamento de dados é de 100 gigas e são oferecidos 20 aplicativos exclusivos (de música, serviços de localização e notícias, por exemplo) para o modelo.
O quadro de instrumentos, todo em HD, tem tela de 12,3” e quatro tipos de visualização. Outros recursos oferecidos pelo novo SUV da Jaguar são o head-up display (projeta informações como o velocímetro no para-brisas), 12 sistemas de segurança ativa e o ASR, sigla para Adaptive Surface Response. Essa tecnologia identifica o tipo de piso e otimiza as configurações do motor e do sistema de estabilidade do carro.
Pulseira à prova d’água para abrir o carroPara melhorar a praticidade do F-Pace, a Jaguar lança com o modelo a Activity Key. É uma pulseira à prova d’água e de choques com um transponder integrado. Basta aproximá-la da letra J da inscrição Jaguar, presente na tampa do porta-malas, para abrir ou fechar todas as portas do utilitário-esportivo. Com ela, o motorista pode deixar inclusive a chave no interior do veículo – enquanto a Activity Key está em uso, as chaves eletrônicas deixadas no veículo são desativadas. Ela não possui bateria, o que elimina a necessidade de substituição.
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
Jaguar F-Pace Divulgação
foto anterior próxima foto
1 22
Jaguar F-PaceDivulgação
slideshow
Assim como outros modelos, o F-Pace terá aplicativo para acesso a informações do veículo e execução remota de certas funções, como acionamento do ar-condicionado, por meio do celular ou pelo relógio da Apple. “Sentimos que esse novo carro vai ser uma revolução”, destacou o diretor de marketing e de produto.
Série limitada virá para o BrasilPara celebrar o lançamento do F-Pace, a Jaguar venderá uma série especial batizada de First Edition, com número de exemplares limitado e apenas no primeiro ano de produção. “Algumas unidades virão para o Brasil, só não sei precisar ainda em quantidade”, afirmou Gabriel Padini.
Equipada com o motor 3.0 V6 a gasolina, terá a mesma cor azul da versão conceitual. Rodas de 22” com desenho exclusivo, faróis full leds e teto panorâmico também estarão no pacote.
Editora Globo (Foto: Editora Globo)