Toyota Etios causa boa impressão em seu primeiro dia de Brasil
Mariana Filleti, estudante de 20 anos, gostou do espaço
interno do Etios e acha que o carro vai vender bem, mas não aprovou o
desenho do modelo: "é quadrado e tem muito jeito de popular"
Se as vendas do Etios seguirem as opiniões iniciais do público sobre
ele, a Toyota já tem o que comemorar. Em seu primeiro dia de
apresentação para o consumidor (nesta sexta-feira, 3/8, em estande
localizado no Shopping Morumbi, zona sul da cidade de São Paulo) o carro
causou boa impressão.
UOL Carros esteve no evento e conversou com alguns dos
visitantes. E o que mais chamou atenção foi a quantidade de pessoas que
foram ver o carro pelo fato de ele ser "o primeiro popular da Toyota".
Dos 20 entrevistados, 17 afirmaram que o tradicionalismo da marca foi o
principal fator para a visita. Também houve opiniões de que o carro
poderia ser mais bonito e bem-acabado.
O carro seria revolucionário em 2002. Meu Uno tem acabamento melhor. Achei feio e igual ao Logan
ANDRÉ ALLEMANN, estudante Vale lembrar que a Toyota afirmou, durante a
apresentação do carro no Japão,
que o Etios seria o modelo responsável por rejuvenescer o público da
marca. No primeiro dia, isso parece não ter acontecido -- a média de
idade entre as pessoas com quem
UOL Carros conversou foi de 42 anos.
No geral, a boa aceitação do público se deve, principalmente, à
proposta que o Etios quer passar: a de um compacto espaçoso, seguro e em
que se pode confiar. "O carro tem espaço e esse é seu principal
atrativo", afirma Alex Cerqueira, 33 anos, analista de informática --
que completa: "O interior abusa do plástico e o painel central vai
atrapalhar o motorista, mas se ele trouxer freios ABS e airbag de série,
terá uma proposta interessante."
Leonardo Verleun, 54 anos, empresário, tem opinião parecida. "Se o
carro custar mesmo R$ 35 mil e vier com os itens de segurança, além dos
equipamentos básicos de conforto, é uma ótima proposta, mesmo sem ter um
desenho inovador. Aliás, qual dos Toyota atuais tem?"
Gostei do carro. É atraente por ser um Toyota. Também curti o Hyundai HB20, estou em dúvida entre eles
BRUNO LEE, administrador Indignação também houve, mas num caso isolado. André Alleman, 19 anos,
estudante, não gostou nada do que viu. "Se estivéssemos em 2002 o carro
seria revolucionário. Tenho um novo Uno e o interior dele dá um banho
neste. Fiquei curioso por ser um Toyota, mas minha suspeita se
confirmou: o carro é grandalhão [sedã], simples e feio igual ao Logan.
Também achei que o motor seria mais forte: 1.5 com 96 cv? Tem carro com
motor 1.6 aspirado à venda no mercado que tem quase 130 cv", disse.
Em contrapartida, outras pessoas foram surpreendidas pelo acabamento e
gostaram do design. É o caso de Edison Guerra, 55 anos, representante
comercial. "Ele não é fotogênico, só que não podemos chamá-lo de feio. O
painel eu tinha achado horroroso pela internet, mas fui pego de
surpresa: não é referência em refinamento, mas tem a mesma qualidade que
o de um nacional já conhecido. É um carro interessante", avisa.
Achei feio pela internet, mas o carro me surpreendeu. É bem interessante
EDISON GUERRA, consultor de vendas Karina Guiotoku, 22 anos, e Mariana Filleti, 20, duas estudantes que
frequentam a região do Morumbi, foram conhecer de perto a novidade e
gostaram do modelo. "O carro é quadrado demais, mas tem um bom
acabamento e preço de popular. E é um Toyota, né?", diz Karina. Mariana
seguiu a mesma linha: "O Etios não é bonito, só que é espaçoso. Acho que
vai vender bem".
Bruno Lee, 21 anos, administrador, disse que foi conhecer o modelo por causa do preço. "Gostei do carro, mas também curti o
Hyundai HB20.
Estou indeciso entre os dois". A dúvida de Lee também estava na cabeça
do casal Paulo Araújo, 51, e Sueli Abreu, 52, que têm um filho de 20
anos que planeja trocar de carro. "Meu filho tem um Gol 1.0 e procuramos
um carro seguro para ele, que não chame tanto a atenção. Se o Etios
custar R$ 35 mil e vier com ABS e airbag, ele é um forte candidato",
afirma Sueli.
A resposta do público no primeiro dia de apresentação do carro foi positiva. Com
potência e torque revelados,
resta saber os preços oficiais, as diferenças entre as versões e, mais
importante, se a impressão do público continuará a mesma até a chegada
definitiva do carro, que deve acontecer em
17 de setembro. Até lá, o Etios vai ter percorrido quase o país inteiro em eventos como o que está em São Paulo.
Média de idade entre os entrevistados por UOL Carros foi de 42 anos; movimento do público foi grande no primeiro de exposição do compacto. CLIQUE AQUI para ver as outras datas do evento
Fonte: Uol Carros