Confira o visual do Chevrolet Onix hatch Posted on 14. jun, 2012 by Marlos Ney Vidal in Chevrolet, Segredos
Desde
novembro do ano passado, venho trabalhando nos bastidores no intuito de
conseguir informações para produzir uma projeção do Chevrolet Onix.
Nesse tempo recebemos, alguns flagras e também dicas importantes que
resultaram no belo trabalho executado pelos amigos João Kleber Amaral e
Renato Aspromonte. De acordo com o apurado com nossos “amigos”, a
projeção está bem próxima do modelo final, que chegará as lojas em
outubro.
O Projeto Onix, que chegará com opções de carroceria hatch
e sedã, foi desenvolvido a partir da plataforma Gamma II, já é usada
pelo Cobalt e a futura Spin, além do importado Sonic (hatch e sedã).
Essa plataforma é a mesma do Opel Corsa D, por isso várias unidades do
hatch europeu foram usadas como mulas no desenvolvimento dos modelos
nacionais. O futuro SUV Enjoy (Trax) também compartilhará a
arquitetura.
A linha Onix será fabricada na planta da
Chevrolet em Gravataí (RS), onde hoje são produzidos Celta e Prisma. A
fábrica que hoje é uma das mais modernas do Brasil passa por
reformulações desde o começo do ano para a produção das versçoes hatch e
sedã do Onix. Além deles, a unidade poderá fabricar um terceiro
modelo, pois,a linha está adaptada para veículos maiores que o Onix.
Com o Prisma saindo de linha em
setembro, a unidade passará a produzir somente Celta, Onix hatch e Onix
Sedã, sendo que o último deverá ser lançado somente em janeiro. A
partir de julho começam a ser produzidos as unidades pré-séries do Onix
hatch, que serão usadas para treinamento de rede, frota interna e
frota de imprensa.
Apesar de usar a plataforma Gamma II,
não esperem que o Onix tenha entre-eixos avantajado. Segundo nossos
“amigos”, ele tem um bom espaço interno, mas não muito maior que do
Celta. Em compensação, ele será um hatch de teto alto, garantindo um
bom espaço para a cabeça dos ocupantes. Os bancos são mais próximos do
assoalho como os do Celta, Classic e Corsa. O porta-malas não será
muito maior que o dos concorrentes segundo as informações que apuramos.
Pelas projeções, pode-se
observar que o Onix contará com um desenho bem esportivo e, assim como o
Sonic, seguirá linhas bem diferentes que os últimos lançamentos da
marca, apesar da manutenção da grade bipartida. A frente terá faróis
espichados como o do Honda City
e o capô é bem pequeno, assim como os para-lamas. Aliás, nossos
“amigos” dizem que a frente do Onix é bem curta. A grade será filetada e
não em colmeia como a dos irmãos. O farol na versão LTZ contará com um
filete de luz azul que contorna o farol como na projeção, essa luz se
acenderá junto com o farolete.
Na traseira, o vidro curvo e os vincos
da carroceria se encontram na tampa simulando um X, a tampa ainda terá
aerofolio integrado. As lanternas invadem a lateral, com a parte de cima
vermelha e a de baixo branca. As laterais são marcadas pelos vincos e
as portas acompanham a caída do teto. As maçanetas são as mesmas do
Cobalt.
No interior, o painel de instrumentos seguirá a linha dos irmãos
Cobalt, Spin e Sonic e as versões mais caras (LTZ) terão tela de
multimídia sensível ao toque.
Na motorização, ambos usarão os motores 1.0 e 1.4 EconoFlex. Porém, numa das apresentações do carro
para funcionários, um detalhe chamou a atenção dos nossos “amigos”: o
protótipo ostentava na cobertura do motor a sigla S4, que de acordo com
revelações dos engenheiros na época, se trata de um novo motor 1.4 que
pode gerar 130cv. Ainda não há confirmação se é somente um protótipo
ou se já seria a versão final para o modelo de produção.
VERSÕES O Onix seguirá
as nomenclaturas LS, LT e LTZ para definir os padrões de acabamento. As
rodas das versões de entrada serão em aro 14 e a da LTZ em aro 15 em
liga-leve.
O nome ainda não está 100%, entretanto a marca fez dois registros de endereços eletrônicos com o nome Onix. O domínio www.novochevroletonix.com.br foi registrado pela AG2, agência responsável pelo marketing digital da Chevrolet. E outro registro, www.chevroletonix.com, foi registrado pela própria Chevrolet.
SEGURANÇA Airbag duplo e ABS devem ser de série para as versões LT e LTZ. Já para a LS devem ser oferecidos somente como opcionais.
SEDÃ Os dois
compartilham quase tudo, até as portas traseiras são as mesmas. Só que o
sedã tem a caída de teto que lembra o Hyundai Elantra. O sedan apesar
de ter sua fabricação programada para começar praticamente junto com a
do hatch deverá ser lançado somente em janeiro de 2013.
PREÇOS Em termos de preços os modelos da linha Onix serão comercializados com valores próximos ao do Corsa hatch e finado Corsa Sedan. A ideia da GM é que o modelo concorra com Fiat Palio, Volkswagen Gol e os futuros Hyundai HB e Toyota Etios.
Projeções | João Kleber Amaral/Garagem do João e Renato Aspromonte/Murruga Aspromonte Design
FONTES AUTOS SEGREDOS
COMENTÁRIOS: Infelizmente, os protótipos fotografados tem a antena na frente, economia porca na minha opinião. Mas enfim, se for assim, é outro problema para a VW.