AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

BMW made in Brazil

+3
Grilo
Fabiano
KÜLL
7 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 6 de 10]

76BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Seg 30 Jan - 10:09

Fabiano



Sim, deve ser um barato trabalhar numa montadora.

http://www.oticainova.com.br

77BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Seg 30 Jan - 12:04

KÜLL







NEGÓCIOS









Nº edição: 747 |




Entrevista |
27.JAN.12 - 21:00
| Atualizado em 30.01 - 07:10






10 perguntas para Jörg Henning Dornbusch, presidente da BMW do Brasil




O ano de 2011 poderia ter sido um período dos sonhos para os
negócios da BMW no Brasil, com um aumento de 60% nas vendas da empresa e
a intenção de construir uma fábrica no País, que seria a primeira
unidade da montadora na América do Sul.







Por Marcelo CABRAL







O ano de 2011 poderia ter sido um período dos sonhos para os
negócios da BMW no Brasil, com um aumento de 60% nas vendas da empresa e
a intenção de construir uma fábrica no País, que seria a primeira
unidade da montadora na América do Sul. Mas a elevação de 30 pontos
percentuais promovida pelo governo federal no Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) dos carros importados ameaça transformar o futuro
em um pesadelo. O imposto vai se refletir em carros mais caros e numa
queda prevista de quase um terço nas vendas. Pior ainda: coloca em xeque
os projetos da fábrica no Brasil , como revela o presidente da empresa,
o carioca Jörg Henning Dornbusch. Confira a entrevista do executivo à
DINHEIRO:

BMW made in Brazil - Página 6 Mi_1545560444181880
"Aumento no IPI dos automóveis pode não justificar o investimento
necessário para uma fábrica no Brasil."

Como foi o ano de 2011 para a BMW?
O grupo teve o melhor período de sua história em termos de
crescimento no mercado global. Foram 14% de aumento na comparação com
2010, com 1,68 milhão de carros vendidos. O crescimento foi puxado pela
China, mas também foi alto nos EUA, onde somos líderes do segmento
premium do mercado. Foi importante crescer mesmo em meio à crise
mundial.
No Brasil, como foi o desempenho?
O aumento do IPI veio justamente em um momento excepcional para
nós. Após um crescimento médio de 25% a 30% nos últimos cinco anos,
tivemos uma elevação de 60% nas vendas em 2011. E isso foi em todas as
nossas marcas: aumento de 57% para a BMW, 91% para a Mini e 49% para a
Motorrad (segmento de motos). Obviamente a elevação do imposto alterou
nossa perspectiva para 2012. Agora estamos prevendo uma retração forte
nas nossas vendas este ano, possivelmente em torno de 30%. Se, no ano
passado, a linha BMW vendeu aproximadamente 12,4 mil carros, devemos
ficar em torno de 8 mil a 9 mil unidades em 2012.

O aumento do IPI será integralmente repassado para o consumidor?
Ainda estamos fazendo reuniões para definir de quanto será o
repasse, mas será menos do que os 30 pontos percentuais de elevação do
imposto. Haverá sacrifício de todos para isso, tanto da rede de
concessionárias quanto da montadora. A tendência é que nenhum de nossos
modelos fique abaixo de R$ 100 mil, com exceção talvez do Mini One.

O presidente mundial do grupo, Norbert Reithofer, chegou a
anunciar a intenção de construir uma fábrica no Brasil. Em que pé está
realmente esse projeto?

Existe hoje um impasse sobre a fábrica por causa do IPI. Já
havíamos começado a conversar com o governo desde março do ano passado.
Apresentamos nossos planos e nosso cronograma. Mas, no dia 15 de
setembro, fomos surpreendidos pelo anúncio (da elevação do imposto).
Isso alterou todo o nosso business case. Tínhamos então uma curva
ascendente de vendas, mas agora mudou tudo. Entre o anúncio da fábrica e
o início da fabricação no País, são pelo menos três anos. Se prevemos
uma queda de 30% nas vendas com o imposto, o que fazemos até lá? Como eu
vou encaixar essa diferença em nossas planilhas de custos? Essa queda
pode não justificar uma empreitada dessas.

O IPI pode então inviabilizar a fabrica?
A decisão de fazer algo no Brasil está avançada, mas surgiu esse
soluço forte (o IPI). Essa decisão está forte, mas não está tomada. É
preciso negociar, porque financeiramente você tem problemas para
justificar o investimento. O Brasil ainda representa menos de 5% do
faturamento total do grupo no mundo. A fábrica já deveria ter sido
anunciada em novembro. Nosso projeto para ela era quase um livro, tudo
muito sério, muito alinhado com a matriz. Nem gosto de pensar na ideia
de que o investimento possa ser direcionado para outro país. Mas é fato
que toda a concepção do negócio sofreu um solavanco.

Qual a reivindicação do grupo?
Queremos que o governo estabeleça uma flexibilização para empresas
que têm todo o cronograma de instalação da fábrica pronto, o que faria
com que chegássemos ao índice de nacionalização exigido (65%) em alguns
anos. E estamos falando de uma fábrica modelo full plant (fabricação
completa dos veículos) e não de SKD (Semi Knocked Down, em que as partes
do carro já vêm completas e são apenas montadas localmente). Temos
apoio de alguns setores do governo, mas há uma resistência de outras
áreas, como a Fazenda, que temem perder receita. O que é meio sem
sentido, na minha opinião. Afinal, os carros importados só representam
5,8% do mercado brasileiro. A queda nas vendas é que vai gerar perda de
receita, não a flexibilização dessa cobrança.

Fala-se principalmente em Santa Catarina e no Paraná como locais da nova fábrica. Quais são os locais em estudo?
Eu não posso falar nada sobre isso. É uma negociação estratégica
relevante para nós. Se eu falo qual lugar é mais provável, no dia
seguinte tem vários governadores e prefeitos me ligando para cobrar. Só
posso dizer que as negociações estão avançadas para o anúncio, caso a
construção da planta seja viabilizada.

Qual será a estratégia do grupo para enfrentar um ano que promete ser difícil?
Para a linha BMW, vamos prosseguir com nossa estratégia-mãe, que é
fazer eventos em locais onde temos revendas. Vou focar mais a parte
cultural. Teremos novamente o BMW Jazz Festival, que foi um grande
sucesso na última edição, com os ingressos para as três noites vendidos
em duas horas. E também vamos concentrar nossos esforços na linha
esportiva. Já no caso do Mini, abriremos novas revendas.

Quais serão os maiores lançamentos da BMW em 2012?
Nossos dois principais novos modelos no Brasil deverão ser o Série 3
(sedã esportivo de luxo, com preço estimado a partir de R$ 200 mil), em
maio, e a nova geração do Série 1 (hatch de entrada da marca, com custo
inicial em torno de R$ 100 mil), já no início do ano.

Por que há tanto investimento em carros híbridos e elétricos se esse é um mercado estagnado?
A reação não é imediata a investimentos desse tipo. Você trabalha
para os próximos 10 a 20 anos, à medida que as fontes de combustíveis
fósseis vão se tornando mais raras. Talvez daqui a uma ou duas décadas
já possamos ter uns 10% do mercado formado por veículos com propulsão
elétrica ou híbrida. É importante lançar modelos para estar sempre na
vanguarda desse segmento, até porque essas tecnologias ainda precisam se
desenvolver mais.

FONTE: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/77287_10+PERGUNTAS+PARA+JORG+HENNING+DORNBUSCH+PRESIDENTE+DA+BMW+DO+BRASIL

78BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Seg 30 Jan - 12:05

KÜLL



28 de Janeiro de 2012








Fábrica da BMW no Brasil será em Santa Catarina




Santa
Catarina é o Estado escolhido pela BMW para a construção de sua fábrica
no Brasil. Nela será produzido o compacto Série 1, a ser vendido no
Brasil por preços a partir de R$ 70 mil. A informação foi publicada na
coluna "Radar", da revista "Veja" desta semana.

BMW made in Brazil - Página 6 16194

Assinada
pelo redator-chefe Lauro Jardim, a coluna é preferência nacional das
montadoras para divulgar informações em primeira mão. Foi assim com o
nome final do Chevrolet Agile, em 2009, e do preço público sugerido do
Fiat 500 mexicano, no ano passado.

Em outubro de 2011, o jornal
alemão "Handelsblatt" divulgou que o Estado de São Paulo seria o mais
forte candidato a receber uma fábrica da empresa alemã. Pelo visto, o
jogo virou.

Oficialmente, no entanto, a BMW ainda espera
definições do governo brasileiro sobre o novo regime automotivo. O
presidente da empresa, Henning Dornbusch, aguarda uma decisão agora para
fevereiro.

Entre as questões mais delicadas, está o
escalonamento da exigência de itens nacionais nos veículos a ser
produzidos no Brasil pelas novas fabricantes. Hoje é exigido um índice
mínimo de 65% logo de início. As empresas pleiteiam que essa
proporção seja menor no início e vá crescendo ao longo dos anos até
atingir esse percentual.



Por: Luís Perez às 21h31


FONTE: http://blogdoluisperez.blog.uol.com.br/arch2012-01-16_2012-01-31.html#2012_01-28_21_31_18-146039171-0

79BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Seg 30 Jan - 23:08

R8V

R8V
Administrador

É, o tiro vai acabar dando no próprio pé.

80BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Ter 31 Jan - 9:48

Fabiano

Fabiano

R8V escreveu:É, o tiro vai acabar dando no próprio pé.

Porque voce diz?

http://www.oticainova.com.br

81BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Ter 31 Jan - 11:34

R8V

R8V
Administrador

Porque a justificativa do IPI maior era atrair investimentos, mas devido ao seu aumento, poderá fazer com que projetos de fábrica, como a da BMW, sejam cancelados aqui para irem para outro local.

Falta definirem logo a regra de transição, porque do contrário vamos ficar só no desejo de um BMW made in Brazil.

82BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Ter 31 Jan - 13:31

Fabiano

Fabiano

R8V escreveu:Porque a justificativa do IPI maior era atrair investimentos, mas devido ao seu aumento, poderá fazer com que projetos de fábrica, como a da BMW, sejam cancelados aqui para irem para outro local.

Falta definirem logo a regra de transição, porque do contrário vamos ficar só no desejo de um BMW made in Brazil.

Ahhhh, entendi, achei que sua mensão era que a BMW estava dando um tiro no pé.

http://www.oticainova.com.br

83BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Ter 31 Jan - 23:02

R8V

R8V
Administrador

Não não heheheh


E agora com a marca fora da lista? Será que teremos fábrica ainda?

84BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Qua 1 Fev - 9:06

Fabiano

Fabiano

Penso que as empresas vão vir e procurar terrenos, e lançarem o protocolo de intenção e até quem sabe a pedra fundamental, mas ao meu ver isso vai ser usado como arma de pressão contra o governo para regras mais claras e diretas.

http://www.oticainova.com.br

85BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Seg 13 Fev - 18:32

KÜLL



Moeda Forte





A BMW vai para Jaraguá do Sul








Nº edição: 749 |



10.FEV.12 - 21:00 | Atualizado em 13.Fev.12 - 16:09


A menos que
sobrevenha alguma surpresa de última hora, já está decidido o endereço
da primeira fábrica da BMW no Brasil, onde será produzido o modelo Série
1.




por Clayton Netz



Investimento

A menos que sobrevenha alguma surpresa de última hora, já está
decidido o endereço da primeira fábrica da BMW no Brasil, onde será
produzido o modelo Série 1: o complexo, com 200 mil metros quadrados de
área construída, ficará em Jaraguá do Sul (SC). O investimento na
fábrica, que será totalmente automatizada, está estimado em R$ 700
milhões e deverá ser confirmado pelo presidente da montadora no Brasil,
Henning Dornbusch, ainda neste mês. O gerenciamento das obras foi
entregue à Engeneering, do Rio de Janeiro, associada à americana Hill
International.

FONTE: http://www.istoedinheiro.com.br/blogs-e-colunas/coluna/5_MOEDA+FORTE

86BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Seg 13 Fev - 20:36

pliniodemarco

pliniodemarco

Que bom pra região Sul, é anos que não tem nenhuma fábrica nova aqui.

http://www.tigrao.info

87BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Seg 13 Fev - 22:19

R8V

R8V
Administrador

Espero que se concretize! Chega de surpresas!

88BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Ter 14 Fev - 9:42

Fabiano

Fabiano

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.....

Do lado de Pomerode......

Meu pai vai acabar enviando o curriculo dele.....
No geral ainda é bastante util, região de colonização europeia, fica a 45 km de Joinville, e uns 20 da BR 101, creio que será de qualquer forma uma bela escolha.

http://www.oticainova.com.br

89BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Qua 7 Mar - 11:43

KÜLL



BMW faz rivais acelerarem planos de fábrica no Brasil


Mercedes-Benz e Volvo dizem que ainda falta clareza do governo sobre as regras para produção no país



Ricardo Meier | 7/3/2012 07:57


  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-















Compartilhar:










BMW made in Brazil - Página 6 Genebra2012-1003v40_290_193


Foto: Ricardo Meier
Ampliar

Volvo V40

“Planos para o Brasil todos têm, o IPI só precipitou isso”, confessa Paulo Solti, novo presidente da Volvo no país. Esse tom de urgência revela uma realidade preocupante para as marcas premium como a Audi, BMW e Mercedes
– além da própria Volvo -, a de que se quiserem crescer vão precisar
dos países emergentes. Nosso mercado, por exemplo, está num grupo
curioso que o executivo definiu como o “BRIC, mas sem a China”.

Solti reconheceu que o assunto “fábrica no Brasil” passou a ser
prioridade na empresa: “temos um plano trienal, porém, a mudança das
regras e a intenção da BMW de se instalar no país fez o assunto virar
prioridade para a Volvo”. Ele nega, no entanto, qualquer anúncio para
breve. “Falta clareza em relação às regras”, diz. Para ele é importante
saber que tipo de isenção o fabricante terá: “será só para o produto
nacionalizado ou todo o portfólio?”.

São questões parecidas que fazem a Mercedes-Benz pensar em 2012 como
um ano de espera. “Sem a definição do regime automotivo estamos
amarrados”, explicou um funcionário da Daimer presente no Salão de Genebra.

A empresa não nega que o Brasil possa ter uma segunda chance em
relação a uma fábrica de automóveis, mas diz que outros países estão na
briga: “já está decidido que a nova família de compactos (Classe A,
B e outros três modelos) será produzida fora da Alemanha, China e
Estados Unidos. Esse lugar pode estar na Ásia, Oriente Médio ou América
Latina, incluindo o Brasil, claro”.

A mudança do IPI para importados acelerou os estudos, é fato, mas o estopim na prática é o iminente anúncio da BMW: “todos sabem que eles terão uma unidade em Joinville, falta só acertar a agenda com a presidente Dilma para que anúncio seja feito”, disse uma fonte ouvida pelo iG.
“Não há como concorrer com um produto premium nacional sem a carga de
impostos que os importados carregam”, completa. “O mercado de luxo no
Brasil deve no mínimo dobrar até 2015. Isso, somado à pressão por
investimento do governo, deve levar todos os grandes grupos para lá cedo
ou tarde”.


FONTE: http://carros.ig.com.br/salaodegenebra/bmw+faz+rivais+acelerarem+planos+de+fabrica+no+brasil/4407.html

90BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Qua 7 Mar - 16:06

Fabiano

Fabiano

O que aconteceu com o anuncio da fabrica em Jaragua do Sul.

http://www.oticainova.com.br

91BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Qui 8 Mar - 10:18

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano escreveu:O que aconteceu com o anuncio da fabrica em Jaragua do Sul.

Talvez seja forma de dizer, já que Joinville é bem mais conhecida...

http://www.autouniverso.com.br

92BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Qui 8 Mar - 10:21

R8V

R8V
Administrador

Bom, a postura de não querer negociar o acordo com o México, indica que o acordo automotivo está próximo e o governo aposta nele.

93BMW made in Brazil - Página 6 Empty Re: BMW made in Brazil Qui 8 Mar - 13:35

Fabiano

Fabiano

Vamos torcer para que o Governo esteja fazendo algo realmente descente, o grande problema é que quem bola isso na maioria das vezes não entende do ramo, e isso é uma lastima.

http://www.oticainova.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 6 de 10]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos