04/06/2012 | 12:47
Canal de
Notícias BMW reforça interesse de sediar fábrica em SC Segundo presidente da marca, anuncio oficial será feito até o final do ano Autor: Leonardo Faria/Foto: Divulgação
Carsale - Há algum tempo, várias notícias indicavam que a BMW
estaria próxima de fechar com o Estado de Santa Catarina para a
construção de sua fábrica no Brasil. O próprio presidente do grupo
alemão, Henning Dornbusch, em entrevista exclusiva a reportagem do
Carsale meses atrás confirmou a proximidade com os políticos locais.
“O
nosso foco não é apenas nos incentivos fiscais, algo que acaba se
tornando um detalhe. Estamos de olho na infra-estrutura portuária, das
estradas e na capacidade de atendimento da rede de matérias-primas e
fornecedores de autopeças. Sendo assim, Santa Catarina é um dos fortes
candidatos e é provável que a região norte seja escolhida”, disse o
executivo na época (leia a entrevista completa
aqui).
Agora
reforçando essa decisão, o chefão do BMW Group Brasil participou de um
encontro entre empresários e políticos catarinenses na semana passada.
Na ocasião, Henning ofereceu uma palestra aos presentes falando sobre
estratégias socioambientais da montadora, questões de pesquisa e
tecnologia, além de possíveis investimentos que possam ser feitos na
região. Dornbusch aproveitou também para dizer que a decisão está
próxima de ser divulgada. “O anúncio será feito no final deste ano”,
garantiu.
O históricoA
ideia da BMW de construir uma fábrica no Brasil começou em março de
2011, muito antes do anúncio do aumento do Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) para veículos importados. “Antes disso já havia
tido algumas conversas com a matriz sobre o tema. Em março, reunimos a
ideia e em julho de 2011 apresentamos para o Governo Federal. Os
trabalhos estavam avançados, com reuniões frequentes com os Estados
interessados e com órgãos públicos, como o BNDES, por exemplo”, contou
Henning.
Porém, com o repentino aumento do IPI para importados,
anunciado em setembro, a BMW congelou o projeto. “O investimento é muito
alto, ronda na casa de R$ 1 bilhão, e não temos um volume de vendas tão
expressivo para que se justifique arriscar num momento tão volátil”,
afirmou Dornbusch. Agora, com o anuncio do novo regime automotivo, que
implantou regras mais claras (principalmente para novos investimentos no
setor), a unidade fabril brasileira da BMW deve enfim sair do papel.
FONTE: http://carsale.uol.com.br/editorial/noticia/9501-fabrica-da-bmw-em-santa-catarina-e-quase-certa