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Futuro da GM

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Domingos V
Fred
R8V
leocouto
8 participantes

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136Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Qua 2 Mar - 22:30

R8V


Administrador

Correto, só quis entender o motivo - porque tinha achado estranho.

Mas, se eles tem tão pouco retorno, porque simplesmente não saem do mercado?

137Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Qua 2 Mar - 22:45

Domingos V


Administrador

Segundo o que postou o Küll, e que pessoalmente também acredito, é a GM quem segurava eles. Isso porque ela serve como a filial que projeta os carros e desenvolve as tecnologias para a matriz. Com a situação inaceitável de desatualização dos carros da GM americana há alguns anos, isso ficaria mais importante ainda e valeria um prejuízo local no lugar de um mundial - por não ter de onde tirar novos modelos ou gastando muito mais para isso.

138Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Sex 13 maio - 18:23

KÜLL



Indústria

GM tem dificuldades em manter clientes tradicionais

13/05/2011 15:42 - Foto: Divulgação

Futuro da GM - Página 10 13053083470967

Compradores têm preferido mudar de marca ao trocar modelos antigos

da Redação

A GM está com dificuldades em manter os antigos habituais compradores de Hummer, Pontiac e Saturn dentro da gama General Motors. Com o encerramento das atividades dessas marcas, os consumidores têm preferido outros fabricantes para substituir seus modelos, segundo reportagem do jornal americano The Wall Street Journal.

Apesar da política de incentivos, onde a GM chegou a oferecer 1.000 dólares - cerca de R$ 1.600 - para quem trocasse um modelo antigo por um Chevrolet novo entre janeiro e fevereiro de 2011, 71% dos clientes da Saturn procuraram outras marcas. Entre os donos de Pontiac o percentual ficou nos 70%, e apenas 25% trocaram seus carros por Chevrolet. Outros 35% mudaram para marcas como Honda, Toyota ou a arqui-rival Ford.

Não por acaso, a própria Ford tem os mesmos problemas com os clientes da Mercury, que procuram outras marcas ao trocarem de carro.

FONTE: http://motordream.uol.com.br/noticias/ver/2011/05/13/gm-tem-dificuldades-em-manter-clientes-tradicionais

COMENTÁRIOS (1): Sobre esta nota vale ressaltar que a GM matou a Hummer por conta de sua figura de modelo brutamontes, gastador, etc., MAS os modelos de onde vieram o H2 e o H3 continuam em linha, que são as pick ups/Suv da linha Silverado, etc., para o H2 e as pick ups médias, tipo Colorado, para o H1. Ou seja, matou não matando de verdade, apenas apagou uma marca, mas de onde se originaram os veículos, continua igual.

139Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Sáb 14 maio - 13:05

R8V

R8V
Administrador

Ainda assim a marca está vendendo bem, no entanto, a GM era uma marca com consumidores fiés, se eles estão migrando para outras marcas, isso pode significar problemas mais para frente.

140Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Qui 9 Jun - 18:24

KÜLL



Report: GM once again mulling sale of Opel?

by Zach Bowman (RSS feed) on Jun 9th 2011 at 10:30AM

The rumormill is churning at full steam over whispers that General Motors is once again considering selling Opel. According to Reuters, two German magazines have reported similar tales without citing any sources, saying that GM is concerned that Opel won't be able to return to profitability anytime soon. The General hasn't commented on the situation publicly, but called the talk speculation in a letter to its employees. That comes after Dan Akerson, CEO of GM, said that Opel is continuing to bleed cash despite selling more vehicles than before.

The murky reports of Opel's sale claim that the automaker could go to a number of potential buyers. Those include the usual suspects like any one of a multitude of unnamed Chinese automakers or more curiously, Volkswagen. The logic behind a VW purchase of Opel is based on the fact that the people's automaker has fat stacks of cash on hand and an unwavering thirst to be the world's largest automaker. Reuters reports that Volkswagen refused to comment on the situation.

[Source: Reuters via The New York Times]

FONTE: http://www.autoblog.com/2011/06/09/gm-once-again-mulling-sale-of-opel/

Opel Frustrates GM, but No Sale Launched: Sources


By REUTERS
Published: June 9, 2011 at 1:51 PM ET

DETROIT/FRANKFURT (Reuters) - General Motors Co is frustrated with its money-losing Opel unit in Europe and considering options for a turnaround, but a sale is seen as unlikely, several sources familiar with the U.S. automaker's thinking said.

The sources, who asked not to be identified, told Reuters on Thursday that selling Opel was not realistic, playing down reports by two German magazines that the sale option was being explored again. However, the sources added Chief Executive Daniel Akerson is clearly frustrated with Opel's inability to return to profitability.

"Akerson is fed up with Opel, and the turnaround isn't gaining traction," said a person familiar with the GM CEO's thinking who declined to be named.

"He is trying to think of all possibilities to improve performance. But a sale is wishful thinking."

Auto Bild and Spiegel Online said possible buyers could be Chinese carmakers or Germany's Volkswagen. The magazines cited no sources.

General Motors declined comment. Opel also declined to comment, but its CEO, Karl-Friedrich Stracke, called the reports "pure speculation" in a letter to employees.

Volkswagen had no comment.

VW, Europe's biggest carmaker which has almost 20 billion euros ($29.3 billion) available to spend, is already juggling deals with Porsche SE, MAN and Suzuki.

GM dropped plans to spin off Opel in 2009 after months of negotiations to sell it, and embarked on a drastic restructuring to get the unit, which lost $1.6 billion last year, back on track.

Several sources told Reuters there is no formal sales process for Opel at this point.

GM executives feel "frustration" with the pace of Opel's turnaround and are concerned the unit, in its current form, may not be sustainable in the long term, one person familiar with GM's thinking said.

However, trying to sell Opel outright to another automaker is an unlikely option because the business is closely integrated with the rest of GM's global operations on technology and vehicle platforms, that person said.

GM may instead try to establish an alliance with another European automaker as a way to cut costs, the source said. A Chinese partner also could be an option.

GM shares were up 2.3 percent at $29.51 on Thursday afternoon.

HARD SELL

Akerson said in March that Opel was still losing money despite selling more cars, and on Tuesday at the company's first shareholder meeting since its initial public offering last fall he said the region still had restructuring to do but was making strides.

GM has been recovering in the United States after a $52 billion taxpayer-funded bailout and has been looking to its business in China, the world's biggest car market, to help drive growth.

European bankers said it would be difficult to sell Opel in the current environment.

Last time around, the German government and European countries that are home to Opel factories lined up a total of 4.5 billion euros ($6.57 billion) in loan guarantees to achieve a sale.

Now the German government is seen having its hands full with efforts to avert a sovereign default by Greece. Also, GM's relations with Berlin were soured after the U.S. carmaker performed a U-turn on talks to sell Opel two years ago.

A German government source said on Thursday Berlin was not involved in any talks over Opel at the moment.

Officials with the U.S. Treasury, which still owns 32 percent of GM's common shares, declined to comment.

STRONG DEMAND

Opel is expected to break even this year and show a profit in 2012. But its management has said it will likely take about five years to restore the brand's image in its home market after the carmaker appeared close to the brink for months.

CEO Stracke said in the letter to employees, which was seen by Reuters, that Opel was making very good progress.

"Incoming orders are very good right now. For the factories in (Britain's) Ellesmere Port and (Poland's) Gliwice we have already added eight shifts to meet demand for the Astra," Stracke said in the letter.

The company also said in a statement it planned to shorten the traditional summer shutdown at its main German factory in Ruesselsheim to meet demand.

Opel's works council said the reports that GM was considering a sale of Opel were "pure speculation" and called on the parent company to deny them.

GM had so far "kept Opel as it might otherwise lose technology and for other good reasons," Klaus Franz, head of the works council, said in a statement.

One source suggested the reports might be a "not very clever" negotiating tactic to pressure Opel's unions for greater flexibility or a "Plan B" that GM worked up as it weighs its options.

Stracke will address the rumors on Friday in a "town hall" meeting with employees at Ruesselsheim plant, an Opel spokesman said.

(Additional reporting by Rene Wagner in Berlin, Matthias Inverardi in Duesseldorf, Jan Schwartz in Hamburg, Jonathan Gould and Arno Schuetze in Frankfurt, and Soyoung Kim in New York; Writing by Maria Sheahan and Peter Dinkloh. Editing by David Cowell and Matthew Lewis)

FONTE: http://www.nytimes.com/reuters/2011/06/09/business/business-us-opel-gm.html?_r=3&hp

COMENTÁRIOS: Da minha parte, comentando a tentativa anterior de venda da Opel, desde o começo a história parecia estranha. Estranha, porque como diz o texto acima, a Opel está tão entranhada nos processos de engenharia e desenvolvimento da GM que vendê-la seria algo desesperado na busca de dinheiro, pois significaria revelar muito das entranhas da empresa como um todo. Cito apenas o caso dos motores a injeção direta que, a rigor, são TODOS produtos da engenharia Opel. Cito também o caso das plataformas, a Epsilon, do Insignia, que agora serve também ao novo Malibu e, aumentada, ao LaCrosse da Buick, que tem hoje TODOS seus modelos baseados em carros Opel. Quando a Magna apareceu fazendo uma oferta tão acima do que se esperava, para mim ficou claro que ela seria o "boi na linha" que provavelmente foi colocado para o negócio não sair, ou se saísse, custasse muito a quem comprasse, comprometendo seu desempenho por anos. Lembro que logo após a "desistência" da venda, a Magna ganhou vários contratos com a GM para fornecimento de partes e peças, inclusive com o fornecimento de conjuntos completos à montadora. Suspeito, muito suspeito.
Sobre a Opel em sí, para mim é uma montadora fantástica, que tira leite de pedra, como o caso da suspensão com paralelogramo de Watt que, mesmo reconhecidamente não tão perfeita como uma multi-link, chega quase lá, e com um custo muito menor. Tem carros com design lindo e com qualidade construtiva e de materiais reconhecida, tanto assim que virou a "mid-market luxury brand" da GM nos EUA com a Buick, ou seja, uma montadora de carros luxuosos, mas não tão luxuosos assim que cheguem ao nível do "trio de ferro" alemão, tarefa que deverá ser da Cadillac. Virou um degrau entre os Chevrolet e Cadillac. O grande problema é que ela NÃO DÁ LUCRO DESDE 2.002, sendo que em apenas um ano o resultado foi positivo em US$ 78 milhões, uma ninharia que não ajuda no financiamento de novos modelos e não remunera os acionistas.
O meu sonho dourado seria que a Opel fosse comprada por algum magnata brasileiro. Tomara que o Eike Batista, o pessoal da Ambev, do Bertin e outros leiam isso. Claro que, como disse, tem o problema da falta de lucro, mas aí, a questão é virar a montadora de cabeça para baixo, pois nela estão os vícios da GM mais o assistencialismo pesado alemão, tudo junto e misturado. É bom lembrar que até a VW, que tem o Estado da Baixa Saxônia como acionista fez muitos cortes para virar a máquina de lucros que é hoje e o mesmo se aplica à Opel. A questão é se a GM ao menos toparia vender o controle da Opel para que outrem a gerisse, mantendo um acordo de cooperação de longo prazo. E PAPAI NOEL, QUE O COMPRADOR SEJA UM BRASILEIRO!

141Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Qui 9 Jun - 22:48

Fabiano

Fabiano

Será que Eike teria fundos suficientes para isso?

http://www.oticainova.com.br

142Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Sex 10 Jun - 13:24

pliniodemarco

pliniodemarco

Seria ótimo, pena que não estou acreditando em Papai Noel no momento.

http://www.tigrao.info

143Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Sex 10 Jun - 17:21

KÜLL



A questão não é se o Eike, que já teve uma experiência (fracassada) no setor automotivo com o jipes JPX tem "bala na agulha" ou não. Se o cara tiver um bom projeto, ele, mais bancos, investidores privados, fundos de investimento, sei lá quem mais, se juntariam e teriam o cacife necessário para a compra.
Como já disse, de momento, não creio na venda da Opel. NO MÁXIMO, no oferecimento de parte da montadora para investidores que NÃO SEJAM CONCORRENTES DA GM. Apesar do pedido, também não acredito em Papai Noel, a questão é que um país do tamanho do Brasil, COM O QUARTO MERCADO AUTOMOTIVO DO MUNDO TEM QUE TER AO MENOS UMA MONTADORA DE NÍVEL INTERNACIONAL PRÓPRIA e hoje, não existem muitas oportunidades dando sopa por aí, sendo que algo interessante realmente seria a Opel, inclusive pelo fato dos brasileiros já estarem acostumados com o design de seus carros via GM e para a GM, mesmo que concorrendo com ela, a Opel aqui, mesmo que mão de brasileiros, daria mas massa crítica para sí própria, inclusive vendendo partes, peças, sistemas e, quem sabe, até mesmo capacidade produtiva.

144Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Sex 10 Jun - 18:18

Domingos V


Administrador

Para mim a Opel é um perfeito exemplo que nem todo negócio funciona com base em lucros, mas dá a possibilidade de tê-los (e desde que dê essa oportunidade).

Ela é um laboratório da GM mais do que uma fabricante por si só hoje em dia e a GM aparentemente sabe muito bem disso, afinal não vendeu a Opel mesmo com uma proposta boa e numa época de crise. Portanto, uma proposta brasileira ou de qualquer um teria que ser muito interessante e ainda assim provavelmente seria de uma apropriação limitada da Opel.

E se ela ficar no zero a zero nos próximos anos, impossibilita ainda mais uma venda de qualquer tipo. Acho que um dos jornalistas tem um bom palpite: pode ser só um argumento de negociação que a GM está fazendo ou um puro blefe. Claro que tem a possibilidade da GM ter mudado de planos para a Opel agora, mas seria uma novidade e algo bem inesperado. Vamos ver como se desenvolve essa história.

Já da montadora própria, seria uma oportunidade interessante. Mas tem que ver também se isso é realmente desejado e/ou necessário para o país de uma forma geral ou pelo investimento privado. Parece que para nós o setor de serviços agrada em mais casos, por exemplo. Mas caso fosse decidido que sim e se fizesse uma tentativa nesses moldes de forma séria, seria mesmo uma ótima forma de começar - ou recomeçar.

145Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Sex 10 Jun - 21:53

Fabiano

Fabiano

Eu ainda preferiria que o Brasil fosse uma potencia na aviação militar e naval por exemplo.

http://www.oticainova.com.br

146Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Sáb 11 Jun - 13:37

pliniodemarco

pliniodemarco

A aviação poderia render bons frutos, e ainda a gente podia criar o fórum aerouniverso.

http://www.tigrao.info

147Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Sáb 11 Jun - 20:19

KÜLL



Fabiano escreveu:Eu ainda preferiria que o Brasil fosse uma potencia na aviação militar e naval por exemplo.
Uma coisa não exclui a outra. A questão é uma necessidade de mercado, onde montadoras afirmam que não vale a pena fazer certos carros aqui porque não daria lucro, mas é daqui que tem saído grande parte de seu lucro, de modelos velhos e/ou sem tecnologia, então, melhor seria manter este lucro aqui, forçando investimento em tecnologia, como estão fazendo com computadores e tablets.

148Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Dom 12 Jun - 7:57

Domingos V


Administrador

Se fosse usada para botar pressão nos fabricantes atuais seria bacana mesmo, mas se fosse usada só para torrar dinheiro e/ou depois virar mais uma empurradora de porcaria por preço caro é melhor ficar sem ela.

pliniodemarco escreveu:A aviação poderia render bons frutos, e ainda a gente podia criar o fórum aerouniverso.

O difícil seria fazer os test-drives hehehehe!

149Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Dom 12 Jun - 14:52

KÜLL



O erro é achar que tem que ter dinheiro público. NÃO TEM! O governo deve ser INDUTOR apenas, oferecer mercado, que já existe, e outras condições, tipo isenções de taxas, impostos, NO MÁXIMO, com parte minoritária do empreendimento. Como disse, mercado já existe.

150Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Dom 12 Jun - 21:46

Domingos V


Administrador

Verdade que não tem, mas o que disse vale tanto para um investimento privado como um público ou mesmo um misto (que na prática é a modalidade dominante hoje em dia para coisas desse porte). Mesmo que seja 100% privado o dinheiro, se for só para repetir a lógica predominante atual é melhor ser gasto em outra coisa ou nem ser gasto. Menos mal que não seria dinheiro dos outros - a priori pelo menos - mas ainda assim seria ruim.

Mas se for para uma iniciativa séria, aí seria bem interessante realmente.

151Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Ter 14 Jun - 18:19

R8V

R8V
Administrador

O Gurgel bem que tentou. Pena que faliu...

O Supermini era uma ótima opção de carro urbano e estava evoluindo- considerando a época do mercado.

152Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Ter 14 Jun - 20:38

Domingos V


Administrador

Isso dá discussão para um tópico inteiro.

Também acho que o Supermini estava indo para um caminho muito bacana e o Gurgel tinha ideias interessantes, mas tirando o Supermini o resto da linha não era muito inspirador e os preços não eram muito competitivos pelo que leio. Um conhecido meu teve um daquele modelo que parecia um bug de duna de areia e o carro era muito rudimentar, inclusive a capota deixava entrar vento por todo lugar. Era realmente um bug com uma carroceria de fibra de vidro. Isso com um preço pouco competitivo daria morte certa mesmo.

153Futuro da GM - Página 10 Empty Re: Futuro da GM Qua 15 Jun - 19:08

R8V

R8V
Administrador

Tinha o Carajás , que era adequado à proposta de "meio SUV".

Na época, o Supermini custava mais ou menos o mesmo que um Uno Mille/ Gol 1000, sim, teria que ser mais barato na época.Ainda assim, achava-o bem interessante.

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