Mas vem o C4 novo ou a re-estilização do C4? Ambos fazem sentido, visto que o maquinário do face-lift já deixou de ser usado na Europa e a técnica para fazer o novo C4 já estaria disponível com o 308 sendo feito na Argentina. Será que não trouxeram a frente nova justamente para lançar o novo logo de uma vez?
No entanto, se esse for o caso, já aviso logo de cara que quem gostava do C4 I e de carros franceses tem grandes chances de não gostar do C4 II. Gostava bastante do I e o II ao vivo não me agradou nada, nem por dentro nem por fora. Isso em desing, em mecânica parece que evoluíram - inclusive o carro é mais leve que o primeiro, mesmo sendo maior.
Do motor 1.6 substituir os 2.0, parece questão de necessidade para mim. Nenhum produto da PSA usa mais ele a não ser em parte do Mercosul. Visto que apesar da nacionalização devem existir peças importadas dele, a pressão por livrar a matriz de ter que continuar produzindo peças para um motor que ela não faz mais deve ser grande. Provável que até mesmo os 1.8 da mesma família, ainda usados na Europa, estejam sendo descontinuados também. Provável que nenhum deles passaria pelo Euro 6 nas normas de emissão que começam a valer a partir do ano que vem. De qualquer forma, acabou sendo bom. O 1.6 atual para os modelos maiores fica devendo um pouco e o 2.0 não é dos mais econômicos. Mas espero que existam versões que substituam o 2.0 em torque e potência sem que sejam apenas as versões esportivas.
Como curiosidade, o 1.4 de alumínio ainda é usado até na linha mais nova da PSA e conta com um 1.1 da mesma família. Ou seja, não deve sair de linha no Brasil por um bom tempo também, mas esperaria que começassem a surgir alternativas - como um 1.4 Prince. As normas de emissão estão apertando bem e é raro um motor com tanta idade conseguir passar por todas elas, ou pior: quando passa vão amarrando tanto eles que ficam péssimos, ainda que com números razoáveis.
Já dos lançamentos, setembro vai ser uma zona mesmo nas capas de revista. Mas dá para revesar os lançamentos sem problemas, afinal só Cruze e Elantra que são concorrentes diretos. Dá para prever que uma mesma revista vai revesar capa por alguns meses consecutivos só com esses modelos e pode ter até uma disputa para ver com quem fica determinado modelo em primeiro lugar.
No entanto, se esse for o caso, já aviso logo de cara que quem gostava do C4 I e de carros franceses tem grandes chances de não gostar do C4 II. Gostava bastante do I e o II ao vivo não me agradou nada, nem por dentro nem por fora. Isso em desing, em mecânica parece que evoluíram - inclusive o carro é mais leve que o primeiro, mesmo sendo maior.
Do motor 1.6 substituir os 2.0, parece questão de necessidade para mim. Nenhum produto da PSA usa mais ele a não ser em parte do Mercosul. Visto que apesar da nacionalização devem existir peças importadas dele, a pressão por livrar a matriz de ter que continuar produzindo peças para um motor que ela não faz mais deve ser grande. Provável que até mesmo os 1.8 da mesma família, ainda usados na Europa, estejam sendo descontinuados também. Provável que nenhum deles passaria pelo Euro 6 nas normas de emissão que começam a valer a partir do ano que vem. De qualquer forma, acabou sendo bom. O 1.6 atual para os modelos maiores fica devendo um pouco e o 2.0 não é dos mais econômicos. Mas espero que existam versões que substituam o 2.0 em torque e potência sem que sejam apenas as versões esportivas.
Como curiosidade, o 1.4 de alumínio ainda é usado até na linha mais nova da PSA e conta com um 1.1 da mesma família. Ou seja, não deve sair de linha no Brasil por um bom tempo também, mas esperaria que começassem a surgir alternativas - como um 1.4 Prince. As normas de emissão estão apertando bem e é raro um motor com tanta idade conseguir passar por todas elas, ou pior: quando passa vão amarrando tanto eles que ficam péssimos, ainda que com números razoáveis.
Já dos lançamentos, setembro vai ser uma zona mesmo nas capas de revista. Mas dá para revesar os lançamentos sem problemas, afinal só Cruze e Elantra que são concorrentes diretos. Dá para prever que uma mesma revista vai revesar capa por alguns meses consecutivos só com esses modelos e pode ter até uma disputa para ver com quem fica determinado modelo em primeiro lugar.