AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Aprenda a usar a embreagem corretamente

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Fabiano

Fabiano

Diversas peças trabalham em conjunto para que um automóvel possa
funcionar e trafegar corretamente. Realizar curvas, acelerar e frear:
todas essas ações fazem uso de sistemas que foram desenvolvidos por
engenheiros visando o máximo de durabilidade e segurança do veículo. Por
melhor projetados que sejam, no entanto, nem todos os componentes de um
veículo são corretamente explorados por seu usuário, e tal má
utilização invariavelmente acarreta na avaria de um conjunto de peças do
carro.

Um dos itens mais exigidos e também mais mal utilizados dos
automóveis encontra-se justamente no pé esquerdo do motorista: o pedal
de embreagem. Afinal, qual é o modo correto de utilizá-la? O que deve
ser feito para que sua vida útil seja prolongada? Para responder tais
dúvidas, o Carro Online decidiu conversar com Ricardo
Bock, engenheiro e professor de engenharia automobilística da FEI
(Fundação Educacional Inaciana) e Alexandre Santos Müller, instrutor
orientador do SENAI.

Como funciona

O sistema de embreagem atua interrompendo ou permitindo a passagem
da potência e do torque (em forma de rotação) do motor para a caixa de
marchas, que, consequentemente, transfere a rotação para as rodas do
veículo. Sua função é a de permitir arrancadas e frenagens suaves, além
da realização da troca de marchas com facilidade.

O conjunto de embreagem é composto por disco de embreagem, platô e o
rolamento (ou atuador hidráulico) e fica localizado entre o motor e o
sistema de transmissão. O rolamento ou atuador hidráulico opera no
platô, que irá acoplar ou desacoplar o disco de embreagem de acordo com a
movimentação do pé do motorista no pedal da embreagem.

Como utilizar corretamente

A primeira e mais importante noção que se deve ter da embreagem,
para que esta não se desgaste precocemente, é que o pedal de acionamento
do sistema deve ser utilizado o mínimo possível em “meio termo”, ou
seja, no meio de seu curso, situação em que o disco de embreagem não
está nem totalmente desacoplado nem totalmente acoplado no volante do
motor. O motivo é que quanto mais a embreagem escorrega em atrito com o
volante do motor sem se acoplar completamente, maior é a quantidade de
calor gerado pela fricção. Quanto mais o calor resultante do atrito
aumenta, mais o sistema se desgasta, reduzindo a vida útil dos
componentes. “Segurar o carro na ladeira utilizando a embreagem, por
exemplo, é uma das situações que força e desgasta o sistema” informou
Alexandre Santos Müller, instrutor orientador do SENAI.

“Outro procedimento crítico que não deve ser realizado é o de
utilizar a segunda marcha para colocar o veículo em movimento”,
recomendou o professor da FEI, Ricardo Bock. A justificativa é de que a
primeira marcha é a que mais multiplica o torque do motor (ou seja, que
possui mais força), necessitando de menos rotações para que o veículo
tenha força para arrancar. Nesse caso, menos deslizamento – e,
consequentemente, desgaste – é necessário para acelerar o automóvel,
situação que é a inversa quando a segunda marcha é utilizada.

“Ao colocar o automóvel em movimento (sempre partindo da primeira
marcha), o motorista deve achar o balanço entre elevar o mínimo possível
as rotações do motor e de retirar o pé da embreagem o quanto antes (sem
ser de modo brusco), de modo a permitir que o disco de embreagem seja
acoplado o mais rapidamente possível ao volante do motor, gerando o
mínimo de atrito”, explica o professor da FEI.

Já nas trocas de marcha com o veículo em movimento, o procedimento
correto é o de primeiro soltar completamente a embreagem para depois
acelerar o automóvel, de modo também a evitar fricção desnecessária.

Descansar o pé no pedal da embreagem é outro erro comum que deve
ser evitado, uma vez que tal costume gera um desacoplamento mínimo entre
o disco de embreagem e o volante do motor, causando um pequeno
escorregamento. Por mais que tal deslizamento seja pequeno, ao ponto do
motorista não percebê-lo, este é prejudicial e irá diminuir a vida útil
do sistema.

Consequências do mau uso

Além do desgaste do sistema, o uso incorreto da embreagem gera
aumento direto no consumo de combustível, uma vez que em todas as
ocasiões que o motorista causar o deslizamento da embreagem, este estará
desperdiçando a energia gerada pelo motor – ou seja, desperdiçando
combustível. Um pouco de deslizamento na embreagem é inevitável para
colocar o veículo em movimento, mas procedimentos como segurar o
automóvel na ladeira com o sistema, ou arrancar em 2ª marcha, que são
atuações desnecessárias e evitáveis, contribuem para que o veículo, seja
este qual for, tenha a sua média de consumo aumentada.

Assim como todos os componentes de um automóvel, a embreagem possui
uma vida útil média. Este sistema, segundo Alexandre Santos Müller,
Instrutor Orientador do SENAI, possui vida útil média entre 60.000 a
80.000 quilômetros se utilizada corretamente. “Vale lembrar que a
durabilidade da embreagem está diretamente relacionada também com o tipo
de percurso utilizado. O trânsito urbano exige o uso mais frequente do
sistema e isso reduz sua vida útil” lembrou Müller. Usada indevidamente,
entretanto, o conjunto pode apresentar fadiga ou se tornar inutilizável
em 20.000 km ou até 15.000 km, segundo Ricardo Bock.

Trocar os componentes do sistema não é barato: o kit de embreagem
para um Fiat Mille Economy 2010 em concessionária chega a custar R$
330,00 e a mão de obra cobrada vai até R$ 650,00. Já no caso de um Gol
1.6 2010, o preço cobrado pelo kit chega a R$ 542,00 e a mão de obra, R$
675,00. No caso da substituição do sistema em um Vectra 2.0 2010, os
componentes são vendidos em média por R$ 1.453 e o custo da mão de obra é
de R$ 500.

Utilizar a embreagem corretamente, portanto, gera benefícios ao
meio ambiente com a economia de matéria prima para a fabricação de novas
peças e auxilia o dono de um automóvel a economizar preciosos reais.

Aprenda a usar a embreagem corretamente Shutterstock_39981376_640x408

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos