AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Estudo propõe usar madeira em pneus

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Fabiano

Fabiano

Carros com pneus de madeira são comuns nos carros do desenho animado Flintstones.
Algo assim em pleno século 21 pode soar estranho, mas não é. De acordo
com pesquisas realizadas pela Universidade do Estado de Oregon (OSU),
nos Estados Unidods, a utilização de madeira na composição de pneus é
algo a ser pensado para o futuro. Segundo os estudos, é possível criar
um produto mais barato, mais resistente e de baixa resistência à
rodagem, o que permite reduzir o consumo de combustível.
A OSU encontrou a fórmula da baixa resistência ao substituir a
sílica dos pneus por celulose microcistalina, produto obtido a partir
de processos químicos de baixo custo com a madeira.
Unido com a borracha, a celulose microcristalina cria um pneu mais
resistente a impactos. A entidade também afirma que este pneumático é
mais aderente em situações de chuva, além de resistir a altas
temperaturas sem apresentar avarias.
A borracha com celulose já é utilizada em diversos outros
componentes de automóveis, como cintos de segurança, material de
acabamento de painel, bancos e até mesmo tipos específicos de óleo.
Esse foi a primeiro registro de aplicação desta composição em pneus,
que tem em média 12% de sílica em sua constituição.

Estudo propõe usar madeira em pneus Wooden-tire_640x408

Fonte: CarroOnline

http://www.oticainova.com.br

Fabiano

Fabiano

Olha, ao meu ver pode-se entender a questão de duas maneiras:

1-Para alguns será motivo de protesto para que isso não seja utilizado para não haver mais desmatamentos, ou cortes ilegais de madeira, entrando ai as Pragas do novo milenio que são as ONGs.

2-Irá trazer mais um tipo renda sustentavel para familias que tem imensas quantidades de terra sem utilidade e participar de algum tipo de programa que irá surgir de incentivo ao plantio de arvores especificas para este fim.

De uma forma geral eu sou pragmatico quanto as ONG, são pragas como os sindicatos, então eu acredito mais no plantio sustentavel de arvores especificas e modificadas geneticamente para serem utilizadas para estes fins.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Acho a idéia interessante, embora no texto erraram em falar que seria um pneu de madeira - é pneu com madeira.

Madeira é um material abundante e de fácil extração, além de relativamente barato. Isso pode ser quase que uma revolução nos pneus, assim como foi a introdução da construção radial.

E Fabiano, do jeito que estão as coisas hoje em dia, não duvido que o Green"peace" invada locais de cultivo de árvores para esse fim. Reflorestamento acho que nunca ouviram falar (o número de árvores na Europa dobrou em comparação a antes da 2ª Guerra, mesmo usando muita madeira atualmente). Nem fale em árvores genéticamente modificadas para esse fim, mexer com a natureza pra eles é como mexer com Deus - e, curiosamente, são todos ateus. Eu, sendo um também, acho que isso é mais uma forma de religião.

Enquanto isso os Estados do RS e SP vêm tendo um dos invernos mais frios dos últimos tempos...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos