Honda vai dobrar produção com nova fábrica para garantir SUV
Comentários 6
Do UOL, em São Paulo (SP)
07/08/201317h54
Comunicar erroImprimir
Ampliar
Veja álbum do SUV-conceito da Honda8 fotos
2 / 8
O Urban SUV Concept é um conceito criado sobre nova plataforma, que também servirá de base para um hatch e para o novo Fit Leia mais
James Fassinger/ReutersA Honda confirmou nesta quarta-feira (7) a construção de sua segunda fábrica no Brasil,
conforme UOL Carros apontou em maio. A nova unidade será erguida em Itirapina (SP), cidade na região de São Carlos, distante 200 quilômetros da capital e cerca de 100 km da outra fábrica da marca, em Sumaré. Com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão, vai entrar em operação em 2015 com capacidade para produzir 120 mil carros por ano -- quase o dobro da capacidade atual da Honda no país, que é de 140 mil veículos/ano, o que garante espaço para novos projetos, como o anti-EcoSport da Honda.
Durante a cerimônia de anúncio da fábrica -- que contou com a presença de executivos e autoridades políticas, como o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e o governador do Estado, Geraldo Alckmin -- a marca fez um jogo de palavras curioso para não entregar quais modelos serão produzidos na nova área.
Falou-se num "veículo compacto, da categoria do Honda Fit".
Baseado no conceito visto em Detroit, anti-EcoSport da Honda tem espaçoapara nascer
2015 É O ANO Com base em informações de fontes ligadas à marca,
UOL Carros já informou que a
chegada do novo Fit ao Brasil vai ocorrer em 2014, com a nova geração sendo vendida já como modelo 2015. Além dele, haverá também o novo sedã City, baseado na mesma plataforma. A atual geração destes modelos --
todos compactos -- é entregue, neste momento, pela fábrica de Sumaré. Outro modelo feito pela unidade de Sumaré é o sedã Civic,
um médio, que também deverá ter mudanças até... 2015 (
saiba mais sobre os planos da marca aqui).
Além deles, haverá ainda um
utilitário esportivo compacto baseado no conceito Urban SUV Concept, mostrado durante o Salão de Detroit, e que terá como base a mesma plataforma dos novos Fit e City. Como a capacidade atual de Sumaré está esgotada, caberá à nova fábrica de Itirapina dar margem produtiva para garantir a existência do novo produto.
Ele terá a importante missão de colocar a Honda na briga com Ford EcoSport, Renault Duster (provavelmente com face-lift e nova geração encaminhada) e Captur, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008 e modelos que surgirão até lá. Apesar do mistério embutido, a fala dos executivos confirma o raciocínio:
"Nosso objetivo é ganhar competitividade e oferecer produtos cada vez mais atrativos, que excedam as expectativas dos consumidores brasileiros", afirmou Masahiro Takedagawa, presidente da Honda para o Brasil e a América do Sul. Em comunicado posterior ao anúncio, a Honda confirma querer também "acelerar o desenvolvimento de automóveis no Brasil" e ampliar a nacionalização de componentes, exigida pelo novo regime automotivo nacional (Inovar-Auto).
COMO SERÁ ITIRAPINA Esta segunda unidade da Honda será construída em terreno de 5,8 milhões de m². Espera-se que a nova fábrica empregue cerca de 2 mil funcionários e que a produção toda tenha viés "ecológico", com níveis reduzidos de emissões de poluentes e de uso de recursos.
Este caráter sustentável também permitirá à Honda economizar não apenas recursos, mas dinheiro. Como a capacidade produtiva das duas fábricas será equivalente, já é possível dizer que a nova unidade vai fazer praticamente o mesmo trabalho com menos funcionários -- em Sumaré, são empregados cerca de 3.500 funcionários, numa área menor (1,7 milhão de m²). Este primeiro complexo passa abrigar também os centros executivos e de pesquisa e desenvolvimento a partir deste ano.
Ampliar
Novo Fit chega como modelo 2015; veja imagens16 fotos
8 / 16
Modelo tem para-choque dianteiro totalmente redesenhado (que tem mais cara de Civic que de Fit), com grandes entradas de ar e faróis