A Volvo divulgou nesta sexta-feira (29) um novo motor 2.0 4 cilindros a gasolina chamado GTDi (sigla para Gasoline Turbocharged Direct injection),
que utiliza um novo sistema de sobrealimentação. Além de contar com
tecnologias como injeção direta de combustível e comando de válvulas
variável tanto na admissão quanto no escape (para priorizar torque ou
potência, ou economia de combustível, dependendo das condições de uso),
o propulsor é o primeiro a utilizar um coletor de escape de aço
integrado ao turbo.
“Nós tivemos sucesso em fazer um motor 4 cilindros que é tão
potente e muito mais eficiente quanto uma unidade 2.5 5 cilindros. Isto
é muito bem vindo tanto para os clientes que querem alta performance
com suprema dirigibilidade, quanto para o meio ambiente, que se
beneficia do melhor aproveitamento do combustível. Uma das razões mais
importantes para este resultado é a nossa nova patente de sistema
turbo, que foi feito para motores pequenos e eficientes”, afirmou
Maguns Jonsson, chefe de desenvolvimento de produtos Volvo.
O novo sistema permite melhor aproveitamento dos gases gerados
pela combustão tanto para gerar melhor potência e torque - em função do
turbo- quanto para acelerar o aquecimento do catalisador, de modo que
este possa converter os gases poluentes em vapores neutros mais
rapidamente. A pressurização gerada pela turbina, que atinge pico de
0,9 bar, ajuda o motor a produzir 203 cavalos de potência a 6.000 rpm e
30,6 kgfm de torque entre 1.750 rpm e 4.000 rpm – a empresa também
anuncia que em determinadas situações, em função do overboost, o pico
de torque pode atingir 32,6 kgfm.
A ser comercializado inicialmente no sudeste da Ásia, China,
Holanda e no Japão, o propulsor será disponibilizado nos modelos S80,
V70 e XC60 e poderá ser oferecido tanto com câmbio manual de 6 marchas
quanto com o sistema automático de dupla embreagem, também com 6
velocidades. No S80 o reator permite consumo médio de 12,6 km/l (maual)
e 12 km/l (automático). Confira as fotos da novidade ao lado.
Fonte: CarroOnline
que utiliza um novo sistema de sobrealimentação. Além de contar com
tecnologias como injeção direta de combustível e comando de válvulas
variável tanto na admissão quanto no escape (para priorizar torque ou
potência, ou economia de combustível, dependendo das condições de uso),
o propulsor é o primeiro a utilizar um coletor de escape de aço
integrado ao turbo.
“Nós tivemos sucesso em fazer um motor 4 cilindros que é tão
potente e muito mais eficiente quanto uma unidade 2.5 5 cilindros. Isto
é muito bem vindo tanto para os clientes que querem alta performance
com suprema dirigibilidade, quanto para o meio ambiente, que se
beneficia do melhor aproveitamento do combustível. Uma das razões mais
importantes para este resultado é a nossa nova patente de sistema
turbo, que foi feito para motores pequenos e eficientes”, afirmou
Maguns Jonsson, chefe de desenvolvimento de produtos Volvo.
O novo sistema permite melhor aproveitamento dos gases gerados
pela combustão tanto para gerar melhor potência e torque - em função do
turbo- quanto para acelerar o aquecimento do catalisador, de modo que
este possa converter os gases poluentes em vapores neutros mais
rapidamente. A pressurização gerada pela turbina, que atinge pico de
0,9 bar, ajuda o motor a produzir 203 cavalos de potência a 6.000 rpm e
30,6 kgfm de torque entre 1.750 rpm e 4.000 rpm – a empresa também
anuncia que em determinadas situações, em função do overboost, o pico
de torque pode atingir 32,6 kgfm.
A ser comercializado inicialmente no sudeste da Ásia, China,
Holanda e no Japão, o propulsor será disponibilizado nos modelos S80,
V70 e XC60 e poderá ser oferecido tanto com câmbio manual de 6 marchas
quanto com o sistema automático de dupla embreagem, também com 6
velocidades. No S80 o reator permite consumo médio de 12,6 km/l (maual)
e 12 km/l (automático). Confira as fotos da novidade ao lado.
Fonte: CarroOnline