31/08/2009 - Thiago Moreno
Fonte: iCarros
A FPT Powertrain Tegnologies, subsidiária do Grupo Fiat, mostrou a tecnologia MultiAir, que atua sobre o comando de admissão de ar no motor. O sistema deve estrear na próxima semana com o lançamento do Alfa Romeo MiTo na Europa, primeiro carro a utilizá-lo. Para o Brasil, a empresa prometeu que, dado o sinal verde da matriz, a tecnologia pode ser fabricada por aqui em até dois anos.
O MultiAir controla o tempo e a levantamento das válvulas durante o ciclo de admissão do motor. ‘No motor de ciclo Otto (motores convencionais), o que comanda o motor é a entrada de ar e é aí que o MultiAir atua. No motor movido a diesel, esse comando é feito pelo controle da entrada de combustível’, informa Erlon Rodrigues, engenheiro da FPT.
Com o sistema, a válvula de admissão pode abrir mais ou menos e até mais de uma vez no mesmo ciclo, sendo controlado por uma central eletrônica que colhe informações sobre o tipo de condução do motorista para determinar como e o quanto a válvula deve atuar para fornecer a melhor performance.
Segundo a FPT, a empresa está apta à fornecer a tecnologia MultiAir para outras montadoras, além das que também pertencem ao Grupo Fiat (Fiat, Iveco, Alfa Romeo, Lancia, Abarth, entre outras). Como o sistema é modular, ele pode se adaptar inclusive a motores já existentes, uma vez que altera apenas a arquitetura do cabeçote. A FPT gastou 100 milhões de euros (R$ 268,7 milhões) no desenvolvimento da tecnologia, além de 20 mil horas e 2,3 milhões de quilômetros de testes.
A subsidiária da Fiat não falou especificamente em valores; os carros com o MultiAir serão mais caros que os convencionais, porém, mais baratos que os equipados com turbo. A empresa informa que o novo sistema pode gerar uma economia de combustível de até 25% se o motor for equipado com turbo compressor. Sem o equipamento, o consumo é 10% inferior. As emissões também caíram: 40% de redução de hidrocarbonetos e óxidos de carbono (CO) e 60% de queda nos índices de NOx. Porém, a potência sobe 10% e o torque fica 15% superior que o de um motor de mesma cilindrada sem o MultiAir.
FONTE: http://icarros.uol.com.br/noticias/mercado/fpt-apresenta-a-tecnologia-multiair/6810.html/
COMENTANDO: (grifos por minha conta) Parece bom, mas fica evidente que tão cedo não veremos este sistema aqui, principalmente para quem, como eu, imaginava que este poderia já dar as caras nos motores Tritec repaginados. Pior: como a Fiat é dona do sistema, está na cara que por aqui, a menos que o mercado mude muito, eles vão demorar o mais possível para incorporar esta tecnologia, tentando ganhar o mais de dinheiro possível no maior prazo possível também, antes de investir novamente.
Fonte: iCarros
A FPT Powertrain Tegnologies, subsidiária do Grupo Fiat, mostrou a tecnologia MultiAir, que atua sobre o comando de admissão de ar no motor. O sistema deve estrear na próxima semana com o lançamento do Alfa Romeo MiTo na Europa, primeiro carro a utilizá-lo. Para o Brasil, a empresa prometeu que, dado o sinal verde da matriz, a tecnologia pode ser fabricada por aqui em até dois anos.
O MultiAir controla o tempo e a levantamento das válvulas durante o ciclo de admissão do motor. ‘No motor de ciclo Otto (motores convencionais), o que comanda o motor é a entrada de ar e é aí que o MultiAir atua. No motor movido a diesel, esse comando é feito pelo controle da entrada de combustível’, informa Erlon Rodrigues, engenheiro da FPT.
Com o sistema, a válvula de admissão pode abrir mais ou menos e até mais de uma vez no mesmo ciclo, sendo controlado por uma central eletrônica que colhe informações sobre o tipo de condução do motorista para determinar como e o quanto a válvula deve atuar para fornecer a melhor performance.
Segundo a FPT, a empresa está apta à fornecer a tecnologia MultiAir para outras montadoras, além das que também pertencem ao Grupo Fiat (Fiat, Iveco, Alfa Romeo, Lancia, Abarth, entre outras). Como o sistema é modular, ele pode se adaptar inclusive a motores já existentes, uma vez que altera apenas a arquitetura do cabeçote. A FPT gastou 100 milhões de euros (R$ 268,7 milhões) no desenvolvimento da tecnologia, além de 20 mil horas e 2,3 milhões de quilômetros de testes.
A subsidiária da Fiat não falou especificamente em valores; os carros com o MultiAir serão mais caros que os convencionais, porém, mais baratos que os equipados com turbo. A empresa informa que o novo sistema pode gerar uma economia de combustível de até 25% se o motor for equipado com turbo compressor. Sem o equipamento, o consumo é 10% inferior. As emissões também caíram: 40% de redução de hidrocarbonetos e óxidos de carbono (CO) e 60% de queda nos índices de NOx. Porém, a potência sobe 10% e o torque fica 15% superior que o de um motor de mesma cilindrada sem o MultiAir.
FONTE: http://icarros.uol.com.br/noticias/mercado/fpt-apresenta-a-tecnologia-multiair/6810.html/
COMENTANDO: (grifos por minha conta) Parece bom, mas fica evidente que tão cedo não veremos este sistema aqui, principalmente para quem, como eu, imaginava que este poderia já dar as caras nos motores Tritec repaginados. Pior: como a Fiat é dona do sistema, está na cara que por aqui, a menos que o mercado mude muito, eles vão demorar o mais possível para incorporar esta tecnologia, tentando ganhar o mais de dinheiro possível no maior prazo possível também, antes de investir novamente.