AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

FPT apresenta a tecnologia MultiAir

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

KÜLL



31/08/2009 - Thiago Moreno

Fonte: iCarros


A FPT Powertrain Tegnologies, subsidiária do Grupo Fiat, mostrou a tecnologia MultiAir, que atua sobre o comando de admissão de ar no motor. O sistema deve estrear na próxima semana com o lançamento do Alfa Romeo MiTo na Europa, primeiro carro a utilizá-lo. Para o Brasil, a empresa prometeu que, dado o sinal verde da matriz, a tecnologia pode ser fabricada por aqui em até dois anos.

O MultiAir controla o tempo e a levantamento das válvulas durante o ciclo de admissão do motor. ‘No motor de ciclo Otto (motores convencionais), o que comanda o motor é a entrada de ar e é aí que o MultiAir atua. No motor movido a diesel, esse comando é feito pelo controle da entrada de combustível’, informa Erlon Rodrigues, engenheiro da FPT.

Com o sistema, a válvula de admissão pode abrir mais ou menos e até mais de uma vez no mesmo ciclo, sendo controlado por uma central eletrônica que colhe informações sobre o tipo de condução do motorista para determinar como e o quanto a válvula deve atuar para fornecer a melhor performance.

Segundo a FPT, a empresa está apta à fornecer a tecnologia MultiAir para outras montadoras, além das que também pertencem ao Grupo Fiat (Fiat, Iveco, Alfa Romeo, Lancia, Abarth, entre outras). Como o sistema é modular, ele pode se adaptar inclusive a motores já existentes, uma vez que altera apenas a arquitetura do cabeçote. A FPT gastou 100 milhões de euros (R$ 268,7 milhões) no desenvolvimento da tecnologia, além de 20 mil horas e 2,3 milhões de quilômetros de testes.

A subsidiária da Fiat não falou especificamente em valores; os carros com o MultiAir serão mais caros que os convencionais, porém, mais baratos que os equipados com turbo. A empresa informa que o novo sistema pode gerar uma economia de combustível de até 25% se o motor for equipado com turbo compressor. Sem o equipamento, o consumo é 10% inferior. As emissões também caíram: 40% de redução de hidrocarbonetos e óxidos de carbono (CO) e 60% de queda nos índices de NOx. Porém, a potência sobe 10% e o torque fica 15% superior que o de um motor de mesma cilindrada sem o MultiAir.

FONTE: http://icarros.uol.com.br/noticias/mercado/fpt-apresenta-a-tecnologia-multiair/6810.html/

COMENTANDO: (grifos por minha conta) Parece bom, mas fica evidente que tão cedo não veremos este sistema aqui, principalmente para quem, como eu, imaginava que este poderia já dar as caras nos motores Tritec repaginados. Pior: como a Fiat é dona do sistema, está na cara que por aqui, a menos que o mercado mude muito, eles vão demorar o mais possível para incorporar esta tecnologia, tentando ganhar o mais de dinheiro possível no maior prazo possível também, antes de investir novamente.

Fabiano

Fabiano

Eu ja tinha postado sobre o assunto, alguem se puder junte os dois para não haver duplicidade.

Eu achei muito 10 mesmo.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Bacana saber que se pode abrir/fechar as válvulas mais de uma vez num único ciclo. Permite eliminar totalmente a necessidade de uma válvula EGR, cria turbilhonamento, overlaping e melhor queima dos gases sem perder torque em baixa. É como uma junção dos mais diversos tipos de sistema de variação.

Deve ser muito econômico no trânsito também, onde se anda com pequena abertura do acelerador e - num motor normal - se perde eficiência por bombeamento. A redução de 60% no NOx deveria ser reverenciada, afinal esse é o poluente mais prejudicial dos carros. Como a moda agora é CO2, passa batido...

Mas duvido que vejamos esses motores por aqui. Se para o Tritec estão enrolando tanto e já se veem poucos benefícios em termos de lucro, imagina com esse motor.

PS: Movi para a área técnica.

KÜLL



Infelizmente, tambem nao acho que vejamos estes sistemas, se virmos, antes de 2.011. O proprio texto afirma que o sistema pode estar disponivel aqui em ate DOIS ANOS APOS A APROVAÇAO DA MATRIZ. Ou seja, com sorte 2.011 (Punto renovado? Sucessor do Palio?). Como disse, a Fiat como todas as outras montadoras (a exceçao daquelas que tem planejamento global, entenda-se ate o momento Honda e Toyota) vao oferecer o menos possivel para ganhar o mais que puderem ate se verem OBRIGADAS a evoluir.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos