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Chery Tiggo 2

5 participantes

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16Chery Tiggo 2 - Página 2 Empty Re: Chery Tiggo 2 Seg 28 maio - 11:07

KÜLL



[size=48]Pedal do acelerador do Chery Tiggo 2 quebra em teste[/size]

Controle de estabilidade ainda mostrou comportamento atípico. Fabricante diz que tudo está normal


Por Henrique Rodriguez

[ltr]access_time[/ltr]27 maio 2018, 19h52 - Publicado em 27 maio 2018, 11h50
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Chery Tiggo 2 - Página 2 20180508_142612-e1527290894435 Pedal se partiu durante teste de retomada
Pedal se partiu durante teste de retomada (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)


A edição de junho de QUATRO RODAS traz o teste de pista do Chery Tiggo 2, novo SUV da marca chinesa montado em Jacareí (SP).

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Mas não foi um teste normal. Além do pedal do acelerador ter quebrado, constatamos comportamento incomum do controle de estabilidade.

O pedal do acelerador do Tiggo 2 se partiu no início da medição de 40 a 80 km/h em terceira marcha, quando o piloto pressiona rápido o pedal em 100% do curso para não interferir a medição.

Os testes só continuaram no dia seguinte, quando os engenheiros da Caoa Cheryforam até nossa pista e fizeram a troca do pedal. A peça quebrada foi levada para análise.

Segundo a Caoa Chery, não se trata de um problema de qualidade, “porque há um ponto pré-determinado de indução de fratura na estrutura do pedal para proteção dos pés e pernas do motorista”.

Por que o pedal quebrou?


O pedal fraturável é uma solução comum em carros asiáticos para atender exigências de proteção às pernas do motorista em colisões.

Chery Tiggo 2 - Página 2 20180508_142550-e1527290937843 De acordo com a Chery, a quebra aconteceu em ponto programado para quebra; os outros pedais são de metal
De acordo com a Chery, a quebra aconteceu em ponto programado para quebra; os outros pedais são de metal (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)


As normas do mercado chinês exigem que o pedal de acelerador não deve sofrer ruptura total ou parcial com a aplicação de até 550 Newton (56 kgf) na direção do acionamento do pedal.

A Chery diz ter estabelecido 900 N (91,8 kgf) como limite mínimo, ainda que raramente a aplicação de força em uso normal ultrapasse os 350 N, ainda de acordo com a marca.

A fabricante chinesa diz que não há nenhum relato de quebra do acelerador em condições normais de uso nos Chery vendidos ao redor do mundo.

Chery Tiggo 2 - Página 2 Tigo6 Chery Tiggo 2 tem preço inicial de R$ 59.990
Chery Tiggo 2 tem preço inicial de R$ 59.990 (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)


Mas não foi o que apuramos.

Houve um caso semelhante ao de QUATRO RODAS com o canal russo Z Drive em 2017.

O pedal do acelerador do Tiggo 2 quebrou, também no ponto de indução de fratura, durante teste de aceleração.

Após isso, a Chery testou aleatoriamente cinco pedais na mesma situação (de acionamento do pedal). As fraturas aconteceram com forças mais elevadas, entre 1170 e 1220 N (124,4 kgf).

“Em condições normais de uso, as forças de acionamento do pedal de acelerador, em todas as direções, ficam entre 30N e 50N. Em alguns casos, podem chegar a valores superiores a 50N em situações específicas onde o motorista realiza o acionamento brusco do pedal até o fim de curso (WOT, sigla para “acelerador totalmente aberto”, em inglês). Porém, muito raramente, chegam a valores superiores a 350N, ainda inferior às normas chinesa e interna da Chery”, diz relatório entregue à QUATRO RODAS.

Chery Tiggo 2 - Página 2 20180508_152951-e1527290982848 O pedal quebrado foi substituído por engenheiros da Caoa Chery e levado para análise
O pedal quebrado foi substituído por engenheiros da Caoa Chery e levado para análise (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)


Apesar disso, a Chery considera tanto a condição de aceleração do canal russo como o teste feito por QUATRO RODAS como situações extremas de uso – o teste é idêntico ao que submetemos todos os veículos que avaliamos, muitos deles com todos os pedais de plástico, não apenas o acelerador.

Nos últimos 20 anos de QUATRO RODAS, o único caso parecido foi o entortamento do pedal de freio de um Chery S18, em 2011. Naquela ocasião a fabricante convocou recall para troca do conjunto de pedais.

17Chery Tiggo 2 - Página 2 Empty Re: Chery Tiggo 2 Seg 28 maio - 12:07

Grilo


Administrador



Impressionante, o ESP poderia causar um acidente com quem vem atrás.

http://www.autouniverso.com.br

18Chery Tiggo 2 - Página 2 Empty Re: Chery Tiggo 2 Seg 4 Jun - 15:49

R8V


Administrador

Vergonhosa a atitude da marca.

Esse ESP pode causar a perda de controle do carro, dependendo da condição da pista e velocidade.

19Chery Tiggo 2 - Página 2 Empty Re: Chery Tiggo 2 Ter 5 Jun - 7:41

Fred



Bela bost@. Será que não pode ser um problema só com uma unidade específica, com um sensor avariado?

20Chery Tiggo 2 - Página 2 Empty Re: Chery Tiggo 2 Seg 11 Jun - 15:38

R8V

R8V
Administrador

Seria interessante avaliarem outra unidade, sim. Porém , a marca não cogitou a hipótese, levando a crer que esse comportamento é próprio do modelo.

21Chery Tiggo 2 - Página 2 Empty Re: Chery Tiggo 2 Qua 13 Jun - 9:31

Fabiano

Fabiano

Fred escreveu:Bela bost@. Será que não pode ser um problema só com uma unidade específica, com um sensor avariado?

Não querendo defender, mas já defendendo, pensei a mesma coisa, pode ser simplesmente uma unidade sorteada, ainda que eu ache estranho toda a robustez torcial da peça abaixo do ponto de quebra, e ser fixado por apenas 3 pontos aparentemente frágeis, falo isso do ponto de vista de que nunca vi uma peça assim ao vivo e não faço ideia das atribuições aplicadas e esperadas no projeto....

http://www.oticainova.com.br

22Chery Tiggo 2 - Página 2 Empty Re: Chery Tiggo 2 Sáb 16 Jun - 22:52

Grilo

Grilo
Administrador

R8V escreveu:Seria interessante avaliarem outra unidade, sim. Porém , a marca não cogitou a hipótese, levando a crer que esse comportamento é próprio do modelo.

x2

http://www.autouniverso.com.br

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