TOYOTA COROLLA: COMO SERÁ A NOVA GERAÇÃO, QUE CHEGA AO BRASIL EM 2019
Décima segunda geração estreará no exterior ainda este ano e deve chegar ao Brasil no segundo semestre do ano que vem
por JULIO CABRAL E GUILHERME BLANCO MUNIZ
30/05/2018 11h14 - atualizado às 11h16 em 30/05/2018 Para-choques esportivos e protuberantes farão parte do Corolla sedã (Foto: João Kleber Amaral/Autoesporte)Após a aparição do Auris Hybrid e do Corolla hatch, será a vez do sedã. O Toyota começou a ser flagrado em trajes mais sumários. A camuflagem tipo camiseta molhada permitiu ao designer João Kleber Amaral se aproximar muito do estilo final do três volumes de décima segunda geração. A apresentação no exterior será ainda neste ano, contudo, a chegada ao Brasil demorará um pouco mais: o carro será vendido como modelo 2020 e está previsto para o segundo semestre de 2019, não antes disso.
A porção dianteira manteve a ousadia do hatch Auris/Corolla. A questão é que o modelo norte-americano é um pouco mais esportivo do que o brasileiro, afinal, o público-alvo por lá é muito mais jovem. Por aqui, o Corolla tem que fazer um pouco de cosplay de Camry.
Traseira curta não atrapalhou a queda da coluna C, mais conservadora no sedã (Foto: João Kleber Amaral/Autoesporte)A grande reviravolta de estilo em relação ao hatch está na lateral. Não digo apenas pelo terceiro volume, mas pelo formato diferente das portas traseiras. O porta-malas curtinho não implicou em uma queda pronunciada do teto, algo que deve garantir espaço para as cabeças atrás. Um plástico após as portas esconde um pouco esse ângulo da coluna C. Apenas as colunas dianteiras terão “vidrinhos vigias” extras, algo que deve mudar a visibilidade.
As lanternas de leds devem ser de série, tal como a régua cromada que liga as luzes. Na outra direção, o para-choque tem reentrâncias esportivas e saída de escape meio escondida por uma moldura central.
Traseira é o ponto talvez que o novo Corolla mais pareça com o atual (Foto: João Kleber Amaral/Autoesporte)Quanto ao interior, ele não deve ser muito diferente do revelado pelo Corolla hatchback. A central multimídia passará a ter destaque maior: ela passará ao topo do painel e terá estilo flutuante. Pelo que podemos ver pela foto abaixo, tudo parece mais à mão do motorista, incluindo os comandos do ar-condicionado.
Como será a mecânica?
Quanto aos dados mecânicos, a marca adiantou que está trabalhando nas novas gerações do motor 2.0 aspirado e do câmbio automático CVT. Embora seja do tipo variação contínua, a transmissão será mais emotiva graças ao uso de engrenagens como marchas baixas - as demais continuarão a ser variáveis e acionadas por polias. Na prática, a boa sensação de largada da geração atual do sedã será melhorada.
Interior do Toyota Corolla hatch (Foto: Divulgação)Fonte ligada ao fabricante adiantou que a unidade de Porto Feliz (SP) já está sendo expandida para a produção do novo trem de força do Corolla. Essa ampliação entra em operação ainda em 2018 e está focada primeiramente no aumento de demanda gerado pelo lançamento do Yaris hatch e sedã, modelos que exigirão a implementação do terceiro turno nas fábricas da Toyota. Estamos falando de 24 horas por dia. De acordo com a Toyota, foram R$ 600 milhões de investimento para concretizar a expansão da unidade.
Por ora, motores turbo estão descartados. Uma configuração híbrida produzida em escala menor no Brasil seria o ápice da sofisticação tecnológica. Segundo engenheiros ligados ao fabricante, o objetivo é manter o sedã na mesma faixa de mercado – atualmente, o Corolla é vendido entre R$ 89.990 e R$ 118.850. Utilizar uma plataforma mais sofisticada como a TNGA (Toyota New Global Architecture) já aumentará os investimentos. A saída para amortizar isso será manter os custos em outros pontos.
Flagras confirmam que novo Toyota Corolla terá visual semelhante ao do Auris (Foto: Automedia)COMENTÁRIOS: Primeiro, realmente, a Toyota está deixando o estilo "tiozão", vide o C-HR e agora, o Corolla, embora eu tenha achado o novo RAV-4 MUITO feio. Segundo, pessoalmente, torceria para que tivéssemos aqui a versão hatch, que eu gostei muito (li que o tampão traseiro é de um novo tipo de plástico). Terceiro, será que o sedan, em especial AQUI, vai ter, como no hatch, suspensão traseira multilink? Quarto, tomara que tenhamos MESMO este motor novo por aqui. Por fim, agora com o Rota 2030 e o desconto de imposto para elétricos e híbridos, QUE AINDA NÃO FOI VOTADO, termos o modelo híbrido aqui parece bem mais do que uma possibilidade.