VOLKSWAGEN DEIXA DE SER A SEGUNDA MAIOR DO MERCADO NACIONAL DEPOIS DE TRÊS ANOS
Fiat manteve a liderança apesar de ter visto sua porcentagem diminuir; Hyundai sobe cinco posições
por GUILHERME BLANCO MUNIZ
[url=http://www.pinterest.com/pin/create/button/?url=http%3A%2F%2Frevistaautoesporte.globo.com%2FNoticias%2Fnoticia%2F2014%2F01%2Fvolkswagen-deixa-de-ser-segunda-maior-do-mercado-nacional-depois-de-tres-anos.html&media=&guid=V5CdQmyST7i1-0&description=Volkswagen deixa de ser a segunda maior do mercado nacional depois de tr%C3%AAs anos - AUTO ESPORTE | Not%C3%ADcias][/url]
[url=javascript:void(0)]A-[/url] [url=javascript:void(0)]A+[/url]
04/01/2014 11h17
Volkswagen Gol (Foto: Divulgação)
O ano de 2013 terminou com a Fiat mantendo a liderança no mercado de veículos novos, enquanto a Volkswagen perdeu o posto de segunda colocada para a General Motors. Na outra ponta do ranking das dez montadoras com maior participação no mercado, Hyundai e Toyota registraram importantes aumentos na fatia do mercado.
Os dados do balanço de final de ano da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores mostram que, apesar de a Fiat ter diminuído sua fatia do mercado nacional, a montadora italiana permanece no primeiro lugar do ranking, com 21,96% dos carros vendidos ao longo de 2013. O segundo lugar do pódio passou por uma importante mudança, já que a Chevrolet ultrapassou a Volkswagen. Agora, a montadora norte-americana detém 19,62% do mercado nacional, enquanto 19,57% ficaram para a Volkswagen. Apesar da pequena margem de diferença, a VW ocupava o segundo lugar do ranking desde 2010, ano em que perdeu o posto de montadora com maior fatia do mercado brasileiro.
A lista segue com a Ford (8,65%), que é a quarta maior montadora do mercado nacional há mais de dez anos. Outra importante movimentação no ranking ficou por conta da Hyundai, que saltou da décima colocação na listagem e passou a ocupar o quinto lugar. No acumulado de 2012, a montadora detinha 2,22% do mercado, enquanto agora é responsável por 6,34% das vendas. A Renault vem em sexto lugar (6,20%), seguida pela Honda (4,75%).
Apesar de só ter subido uma colocação no ranking , a Toyota viu sua participação no mercado saltar de 2,24%, em 2012, para 4,24%, ao final de 2013. Logo atrás estão Nissan, que detém 2,26% das vendas, e Citroën, responsável por 1,96% do total. Reunidas, todas as outras montadoras com menor participação somam 4,46% do mercado.
COMENTÁRIOS: POSTEI AQUI POR CONTA DE SER, AFINAL, O RESUMO DO ANO E DEZEMBRO É O ÚLTIMO MÊS DO ANO. É bom que se lembre que em países desenvolvidos, os líderes tem entre 13 e 15%, no máximo, no máximo, 16%, portanto, ainda tem muita participação a ser perdida pelas
3 grandes. Lamento que das newcomers, já instaladas aqui, tipo Honda, Hyundai, etc., estas, mesmo com seu sucesso, estejam demorando tanto para investir mais e aumentar DE VERDADE sua capacidade produtiva.