RECEBI A 4 RODAS HOJE. Dei uma olhada rápida. Na seção SEGREDOS, para começar (e cansar), fala sobre o Golf, agora afirmando categoricamente que o mesmo será feito aquik, no Paraná. Curioso é que em seguida, "desdiz" o que disse na reportagem do Audi A3, que faz tempo que a empresa tem vontade de voltar a produzir aqui, tendo inclusive um estudo favorável ao projeto. Afirma que o modelo será produzido, mas que ninguém sabe quando (a mim parece um "migué" para poder importar), dizendo que o modelo começa a ser vendido em novembro, importado da Alemanha e que neste primeiro lote, todos os carros serão completos, com faróis com luzes de posição por leds, lâmpadas bixenônio direcionais, sistema detetor de fadiga, cruise control adaptativo, etc. (Sites e revistas disseram que, de começo, apenas o GTi alemão viria). Completa que o México forneceria peças para o Brasil, inicialmente (ué, já não tinha aparecido em diversos sites notas sobre cotação de peças para o modelo?) com o modelo CKD e depois o objetivo da VW seria nacionalizar ao menos 70% dol carro (até parece que a empresa tem outra alternativa). O A3 viria na mesma toada, mas com peças alemãs. Diz que o Golf fecha o ciclo de lançamentos do ano, com o Up! FICANDO PARA 2.014.
Sobre o Up!, diz que haverá uma versão bem básica do modelo, a ser o carro mais barato da marca no mercado, mas o modelo nacional terá CINCO versões de acabamento e conteúdo, sem contar o Cross Up! (sem estepe pendurado atrás). Com certeza, teremos as versões White-up! e Black-up! e outras com nomes que-tais. Destas, poder-se-a combinar cor da carroceria com o revestimento e acabamento de painel, criando "mais de 40 possibilidades". De começo, apenas versões 4 portas, com rodas aro 13 e 14 (15 p/ o Cross).
Tem uma foto do novo Troller em testes, meio camuflado, mas no que dá para ver ou deduzir, o bicho é absurdamente parecido com o conceito. Ainda bem!. Só os retrovisores são aqueles de haste que sai da porta. Tomara que seja apenas no carro de testes.
Por fim, afirma que foram vistas unidades do novo Ka em 4 portas, tanto na Bahia, quanto em Tatuí. Lançamento no 2º semestre de 2.014, diz a revista. Afirma também que o modelo para substituir a Kombi deve ser o Caddy Maxi, a ser produzido na Argentina.
TODOS OS TESTES DE NOVIDADES FEITOS LÁ FORA, O FORAM PELO TAL DE JOAQUIM OLIVEIRA (Corolla, Bentley Flying Spur, Note, etc.). Acho isso um absurdo. Estão contratando um
free lancer, o que eu não acho ruim, mas numa economia porca, inclusive porque na imensa maioria das vezes as viagens são financiadas pelas montadoras, tiram a chance de um bom repórter nacional crescer e se especializar. Fora que, como já disse, o cara é português, ao que parece NUNCA morou no Brasil, portanto, a sua opinião acaba carecendo de informações sobre as vias de rodagem daqui, da dinâmica do trânsito de nosso país etc. SEGUE REPORTAGEM COM O PERFIL DO CARA:
Especializado em automóveis há 23 anos, foi eleito vice-presidente do júri do mais prestigiado concurso de Carro do Ano a nível mundial
Joaquim Oliveira: Um jornalista que persegue objetivos inéditos
Joaquim Oliveira
D.R.
05/07/2013 | 21:09 | Dinheiro Vivo
Car of the Year (COTY) é o mais prestigiado e antigo galardão da indústria automóvel a nível mundial. A eleição do Carro do Ano na Europa faz este ano 50 anos e conta com uma elite de 58 jornalistas em representação de 22 países. E agora tem como vice-presidente um português: Joaquim Oliveira.
Determinação e alguma sorte são os fatores que Joaquim Oliveira considera essenciais ao longo da sua carreira de 23 anos de jornalismo ligado ao sector automóvel. Um percurso que nem começou da forma mais habitual. “Diz-se que há dois tipos de jornalistas de automóveis: os que são pessoas fanáticas por carros e que depois desenvolvem a escrita e os que seguem o caminho contrário, que é o meu caso. Gosto muito de escrever e só praticamente no final do curso comecei a ter os primeiros contactos com automóveis”, conta.
Foi já há 23 anos, ao logo dos quais procurou sempre objetivos inéditos e invulgares. “A minha maneira de ser é muito focada. Fosse sobre automóveis, sobre relógios ou sobre charcutaria, acho que me dedicaria sempre com grande empenho – que coloco em tudo o que faço. Uma forte alavanca da minha carreira tem sido o facto de me empenhar muito. É uma coisa que tem que ver comigo e não com os automóveis. Além disso tive alguma sorte – sem ela não se chega a lado nenhum. As duas coisas permitiram-me ir saltando de publicação em publicação, ganhando o meu estatuto independente – ao que ajudou ter estado quase dois anos em Barcelona, numa publicação pouco relacionada com automóveis, mas mantendo a ligação ao Carro do Ano europeu”, diz.
“Quando voltei para Portugal
e me estabeleci por conta própria, em 2002, acho que foram novamente o empenho e a determinação que me ajudaram”, adianta. Joaquim Oliveira conseguiu também introduzir uma boa dose de inovação no seu percurso profissional.
A sua carreira teve agora mais uma etapa gratificante com a eleição para a vice-presidência do COTY. “Até porque me permite continuar a fazer coisas pouco vulgares, que considero interessantes”, diz, ao Dinheiro Vivo.
“O júri tem dois membros em Portugal e quando fui nomeado, há 15 anos – na altura em substituição do Adriano Cerqueira –, era o mais novo dos 58. E, curiosamente, continuo a ser um dos cinco ou seis mais novos. Mas também já tenho alguma veterania na organização,
o que fez com que, depois da reforma do anterior vice-presidente, pudesse ambicionar mais um horizonte inédito e interessante. Apresentei a minha candidatura e correu bem”, remata com a objetividade que o caracteriza.
Retrato
Eleito com 83% de ‘sim’ na AG do COTY em Wolfsburg, Alemanha, é o 4.º vice-presidente da instituição. Licenciado em Germânicas pela Nova, tem uma pós-graduação em Marketing e Comunicação no IADE. Editor da edição espanhola da Men’s Health por dois anos, escreve em publicações como o El Mundo (Espanha), Auto Express (Reino Unido), Car & Driver (China), Quatro Rodas (Brasil) e Die Welt (Alemanha).
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Especializado em automóveis há 23 anos, Joaquim Oliveira foi eleito vice-presidente do júri do mais prestigiado concurso de Carro do Ano