A ausência de ruídos nos carros elétricos pode estar com os dias
contados. No Japão, onde a proliferação desse tipo de automóvel tem
sido bastante rápida, já surgiram reclamações de pedestres que,
acostumados ao barulho do tráfego, sentem insegurança – principalmente
ao atravessar a rua – com o "sigilo" dos elétricos.
O fenômeno chegou ao governo japonês, que tem recebido reclamações
por parte da população em relação aos modelos sustentáveis: “Nós
estamos recebendo muitos depoimentos de motoristas e deficientes visuas
que afirmam sentir insegurança com esses veículos”, revelou um
representante do Ministério Oficial dos Transportes à Associated Press.
“Pessoas cegas dependem de ruídos para nortear sua locomoção, e eles
inexistem em veículos híbridos em baixa velocidade e em carros
elétricos."
Diante disso, o governo japonês reuniu representantes de montadoras,
grupos de deficientes visuais, consumidores e policiais e chegou à
conclusão de que uma das soluções possíveis é incentivar a introdução
de sistemas de simulação de ruídos nos carros elétricos.
Após a decisão, algumas empresas já estão se adequando às novas
exigências. A Lotus, por exemplo, lançou um equipamento chamado Safe
& Sound, que utiliza caixas de som para criar barulhos externos de
combustão enquanto mantém o habitáculo silencioso. O produto já está
disponível para as montadoras do país, mas até o momento a adesão ao
novo dispositivo foi baixa.
Fonte: CarroOnline
contados. No Japão, onde a proliferação desse tipo de automóvel tem
sido bastante rápida, já surgiram reclamações de pedestres que,
acostumados ao barulho do tráfego, sentem insegurança – principalmente
ao atravessar a rua – com o "sigilo" dos elétricos.
O fenômeno chegou ao governo japonês, que tem recebido reclamações
por parte da população em relação aos modelos sustentáveis: “Nós
estamos recebendo muitos depoimentos de motoristas e deficientes visuas
que afirmam sentir insegurança com esses veículos”, revelou um
representante do Ministério Oficial dos Transportes à Associated Press.
“Pessoas cegas dependem de ruídos para nortear sua locomoção, e eles
inexistem em veículos híbridos em baixa velocidade e em carros
elétricos."
Diante disso, o governo japonês reuniu representantes de montadoras,
grupos de deficientes visuais, consumidores e policiais e chegou à
conclusão de que uma das soluções possíveis é incentivar a introdução
de sistemas de simulação de ruídos nos carros elétricos.
Após a decisão, algumas empresas já estão se adequando às novas
exigências. A Lotus, por exemplo, lançou um equipamento chamado Safe
& Sound, que utiliza caixas de som para criar barulhos externos de
combustão enquanto mantém o habitáculo silencioso. O produto já está
disponível para as montadoras do país, mas até o momento a adesão ao
novo dispositivo foi baixa.
Fonte: CarroOnline