10/01/2012
Buick Encore é o futuro crossover compacto Chevrolet
Novo utilitário esportivo virá ao Brasil e vai aposentar a Captiva
Glauco Lucena, de Detroit (EUA)
Buick Encore apresenta a nova plataforma global de utilitários esportivos compactos da GMO escudo e o acabamento mais requintado da Buick disfarçam bem, mas o fato é que
Encore é novo utilitário esportivo compacto global da General Motors. E mais: o crossover revelado por inteiro nesta terça-feira (10), em
Detroit (EUA), vai aposentar o
Chevrolet Captiva mexicano e o
Equinox, utilitário médio vendido no mercado norte-americano. O
Encore usa a novíssima plataforma global para crossovers compactos.
No comunicado oficial, a
GM diz que o utilitário chega às revendas da
Buick no início do ano que vem. Até lá, a montadora vai apresentar a variante com a gravata dourada da
Chevrolet (e acabamento mais modesto). Esta será a versão para competir com as versões mais caras do novo Ford
EcoSport (leia aqui) e do Renault
Duster no Brasil. A única questão indefinida é onde o modelo será produzido – de início, a
GM vai montá-lo nos Estados Unidos e na Coréia do Sul, e com o fim da
Captiva o México está nos planos.
Apesar de menor, crossover vai aposentar a Captiva mexicana e o Equinox, utilitário médio vendido nos EUANa apresentação do
Encore, a
GM valorizou o espaço interno do crossover – que é um pouco mais encorpado que o novo
EcoSport. Pelos dados técnicos, o porta-malas comporta 533 litros e chega a generosos 1.372 litros com o banco traseiro rebatido. O modelo também oferece posição de dirigir mais verticalizada e, no caso da versão
Buick, a lista de série é bem completa, com controle de estabilidade, ABS e dez airbags.
Na mecânica, a
GM escolheu o moderno motor 1.4 Ecotec, que associa injeção direta de gasolina a um turbocompressor. O bloco – já usado pelo sedã
Chevrolet Cruze e pelo hatch
Sonic – produz 140 cv e bons 20,4 kgfm de torque, despejados dos 1.850 aos 4.900 giros. O motor trabalha acoplado a uma transmissão automática de seis marchas e a tração é integral permanente (mas o
Chevrolet também terá tração dianteira).
Interior do Encore é bastante luxuoso, bem ao estilo dos carros da Buick; painel pode ter apliques de madeiraNo
Salão de Detroit, o presidente da
GM do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, confirmou que a montadora lançará sete modelos
Chevrolet inéditos em 2012 no Brasil. São eles a picape média
S10, o
Cruze hatch, a minivan de cinco e sete lugares (que aposenta
Meriva e
Zafira), as versões hatch e sedã do
Sonic, a nova
Blazer e o primeiro fruto do projeto
Ônix. Já em 2013 serão três lançamentos, entre eles o crossover derivado do
Encore.
(Colaborou Diogo de Oliveira) Visualmente, o Encore não revoluciona e lembra bastante o desenho da Captiva mexicana, sobretudo atrás Versão Buick tem tração integral, lista de série farta e usa o motor 1.4 Ecotec turbo de 140 cv de potência O Buick Encore, assim como a versão Chevrolet do crossover, só chegam às lojas no início de 2013FONTE: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI288676-10142,00-BUICK+ENCORE+O+FUTURO+CROSSOVER+COMPACTO+CHEVROLET.htmlCOMENTÁRIOS: A mim também parece que o resultado final é melhor do que o Ford, mas quero ver a versão definitiva do Eco para ter certeza. Ruim mesmo são as informações acima, pois colocar o Encore/Mokka para substituir a Captiva não é certo, pois são modelos de tamanho, potências e SEGMENTOS diferentes. De mais a mais, podemos, de novo, perder o carro para o México, o que eu acredito muito mas muito provável.O "gozado", que para mim na realidade é REVOLTANTE, com a produção de médios no Brasil (Cruze) e compactos (Sonic/Aveo e Encore/Mokka) no México se "desdiz" tudo o que foi dito poucos anos atrás, quando o mantra era que não se fariam carros maiores no Brasil porque não valia a pena, valia a pena apenas de carros compactos para baixo. Lembram? ou seja, TUDO MENTIRA.