Autor: Metal Omega - Categorias: Montadoras/Fábricas
Ao comprar um veículo nacional, você tem certeza de que ele é 100% nacional? Grande engano meu amigo. Seu carro nacional tem algumas peças que são importadas, portanto seria um Nacional-Importado. E essa história de que comprando carro nacional está ajudando a indústria brasileira nem sempre é verdade. Vamos aos fatos.
Hoje quem compra a Amarok, pode achar que ela é argentina. Afinal, ao olhar o chassi, verá que começa com WV, enquanto os veículos da argentina começam com 8B. O chassi e as chapas são fabricados na Argentina, o motor é alemão, o câmbio é ZF do Brasil, a caixa de transferência do México…
Seu carro nacional também tem algumas peças importadas. Talvez não tanto quanto a Amarok, mas saiba que 30% do aço que está em seu automóvel foi importado. Isso porque as chapas chinesas e coreanas são ofertadas a preços 40% menor que o produto nacional. E por causa do elevado custo interno provocado pela carga tributária elevada e infraestrutura deficiente, a queda do dólar e tudo mais, torna-se mais vantajoso importar do que comprar o produto nacional. Claro que medidas serão tomadas, mas saiba que sempre quem sairá prejudicado será você, consumidor final, que poderá pagar cada vez mais caro por um carro simplório.
Atualmente, é mais vantagem fabricar um veículo no México, que atenderá “primeiro e terceiro mundo”, ou mesmo nos países do MERCOSUL como Argentina e Uruguai do que construir uma fábrica no Brasil com taxas abusivas e absurdas. Fique ligado, pois o Golf VII poderá não ser fabricado no Brasil. Honda e Toyota irão fabricar veículos simples. VW reduzirá sua plataforma a apenas uma no Brasil, no total de quatro, sendo que a destinada ao Brasil é a plataforma de baixo custo. Do jeito que vamos caminhando, teremos veículos cada vez mais simples, o que nos distanciará ainda mais dos produtos de qualidade destinados ao “primeiro mundo”.
FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/seu-carro-nacional-e-importado-ao-mesmo-tempo/
COMENTÁRIOS: Lembrem-se que em grande parte, isso é culpa da extorsiva carga de impostos no Brasil, MAS também é verdade que isso é culpa TAMBÉM do fato de que, se o dólar está com valor bom, exporta-se mais, desabastecendo o mercado nacional, obrigando a que se compre os materiais, seja aço, plástico, etc. mais caro, recaindo o custo sobre o consumidor brasileiro; de forma análoga, mas em efeito contrário, se o dólar está barato, como agora, exporta-se menos e para garantir o nível de lucratividade, paga-se mais aqui dentro de novo, para compensar a queda nas exportações. ESTAMOS FUDID*S; a saída para o brasileiro é mesmo O AEROPORTO.
Ao comprar um veículo nacional, você tem certeza de que ele é 100% nacional? Grande engano meu amigo. Seu carro nacional tem algumas peças que são importadas, portanto seria um Nacional-Importado. E essa história de que comprando carro nacional está ajudando a indústria brasileira nem sempre é verdade. Vamos aos fatos.
Hoje quem compra a Amarok, pode achar que ela é argentina. Afinal, ao olhar o chassi, verá que começa com WV, enquanto os veículos da argentina começam com 8B. O chassi e as chapas são fabricados na Argentina, o motor é alemão, o câmbio é ZF do Brasil, a caixa de transferência do México…
Seu carro nacional também tem algumas peças importadas. Talvez não tanto quanto a Amarok, mas saiba que 30% do aço que está em seu automóvel foi importado. Isso porque as chapas chinesas e coreanas são ofertadas a preços 40% menor que o produto nacional. E por causa do elevado custo interno provocado pela carga tributária elevada e infraestrutura deficiente, a queda do dólar e tudo mais, torna-se mais vantajoso importar do que comprar o produto nacional. Claro que medidas serão tomadas, mas saiba que sempre quem sairá prejudicado será você, consumidor final, que poderá pagar cada vez mais caro por um carro simplório.
Atualmente, é mais vantagem fabricar um veículo no México, que atenderá “primeiro e terceiro mundo”, ou mesmo nos países do MERCOSUL como Argentina e Uruguai do que construir uma fábrica no Brasil com taxas abusivas e absurdas. Fique ligado, pois o Golf VII poderá não ser fabricado no Brasil. Honda e Toyota irão fabricar veículos simples. VW reduzirá sua plataforma a apenas uma no Brasil, no total de quatro, sendo que a destinada ao Brasil é a plataforma de baixo custo. Do jeito que vamos caminhando, teremos veículos cada vez mais simples, o que nos distanciará ainda mais dos produtos de qualidade destinados ao “primeiro mundo”.
FONTE: http://www.noticiasautomotivas.com.br/seu-carro-nacional-e-importado-ao-mesmo-tempo/
COMENTÁRIOS: Lembrem-se que em grande parte, isso é culpa da extorsiva carga de impostos no Brasil, MAS também é verdade que isso é culpa TAMBÉM do fato de que, se o dólar está com valor bom, exporta-se mais, desabastecendo o mercado nacional, obrigando a que se compre os materiais, seja aço, plástico, etc. mais caro, recaindo o custo sobre o consumidor brasileiro; de forma análoga, mas em efeito contrário, se o dólar está barato, como agora, exporta-se menos e para garantir o nível de lucratividade, paga-se mais aqui dentro de novo, para compensar a queda nas exportações. ESTAMOS FUDID*S; a saída para o brasileiro é mesmo O AEROPORTO.