AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Quando o novo fica velho antes do tempo

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Fabiano

Fabiano

Uma montadora relançou esta semana uma série limitada do seu carro de
linha com as seguintes mudanças em relação à do ano passado:
Quando o novo fica velho antes do tempo Ecosport_noticia307
"O carro passa a ter frisos laterais na cor preta, em vez de cinza. O
painel de instrumentos ganhou anel cromado ao redor do velocímetro e do
conta-giros, substituindo o branco."
Pronto: um leve "tapinha" da engenharia e o carro fica "novo".
A propósito, você reparou que a indústria automobilística transformou
o adjetivo em substantivo? É verdade: muitos carros incorporaram a
palavra "novo" no próprio nome: New Civic, New Fit, Novo Gol, Nova
Saveiro, Novo Fiesta, Nova Ranger, Novo EcoSport... da mesma forma que
Nova Skin ou Nova York: o novo faz parte do nome do carro.
Quando o novo fica velho antes do tempo Corolla_noticia307
Com isso, o modelo anterior fica velho: é esse o sentimento do dono do
carro, afinal ele acabou de comprar um carro "de última geração", de
"tecnologia de ponta", moderno, ano 2010, e aparece esse "modelo novo"
com um friso preto e transforma o seu carro em "velho". O envelhecimento
precoce não é mero sentimentalismo. Comercialmente o carro perde valor
com a chegada do "novo"no mercado, mesmo que a diferença entre o novo e o
velho seja um friso preto.
A "grande" mudança do Ecosport foi a colocação do logotipo na parte
frontal e passou a ser chamado de "novo". O Focus virou novo apenas com
uma roda nova e o motor 2.0 flex. E ontem (16) o Corolla virou 2011 sem
nenhuma mudança, apenas com um motor 2.0 flex nas versões topo de linha.
É comum a mudança só no documento, e nesse caso o prejuízo do dono do
carro "velho" é maior, assim como a sensação de ter sido traído pela
montadora na qual depositou a sua confiança.
Aconteceu este ano com o Ecosport, a Saveiro Cross e o Corolla. Todos
já são modelo 2011.
A Ford, como de costume, exagerou: começou a produzir o Ecosport
"novo" dia 1º. de janeiro. A Volks, pelo menos, batizou de 2011 apenas a
versão Cross da Saveiro, lançada em fevereiro. E agora a Toyota também
mudou o documento do Corolla, cujo "modelo 2011" é exatamente idêntico
ao 2010.
Quando o novo fica velho antes do tempo Saveiro_noticia307
A legislação brasileira permite à montadora lançar o ano-modelo do ano
seguinte a partir de 1º.de janeiro, portanto essa atitude não é ilegal.
Mas certamente os 15 mil cidadãos que compraram o Corolla entre 1º de
janeiro e ontem estão se sentindo traídos. O carro moderno, de alta
tecnologia, novinho em folha, modelo 2010, que eles acabaram de comprar
ficou velho de um dia para o outro.
Na Argentina, a legislação proíbe a mudança do ano-modelo antes de 12
meses, o que permite ao consumidor fazer a previsão e programar a sua
compra, sem o risco de uma surpresa. No Brasil a montadora muda o ano
modelo quando quiser, deixando o consumidor sempre com o risco de ver o
seu carro novo ficar velho de repente.

Fonte: SCcarros

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Devia ser possível o modelo novo só apartir do 2º semestre. Essa jogada atrapalha não só quem já comprou um carro como quem vai comprar e depois de 1 ou 2 anos vender. Isso porque o carro já tem 3 anos de uso, mas pelo ano-modelo são 2. No fim o mercado de usados acaba nivelando por baixo e quem comprou um carro 2011/2011 vai sofrer um ano inteiro a mais de desvalorização porque já existia modelo 2010/2011 nos primeiros meses de 2010. E quem compra o 2010/2011 pensando que no ano seguinte o carro vale a mesma coisa que um que acabou de ser emplacado fica desiludido também, pois novamente o ano extra acaba sendo incorporado pelo mercado.

E acho que isso devia valer mesmo para quando muda geração ou motor. Já passou da hora das tabelas de desvalorização e do Renavam/IPVA contarem o modelo e idade do carro pelo ano de fabricação mais a versão e não contar só com o ano-modelo para tudo - o que incentiva esse comportamento das fabricantes também.

R8V

R8V
Administrador

Se não me engano, há uma proposta de lei para essa situação.

Fabiano

Fabiano

Existe uma aberção sobre esta situação justamente na Ford com a F-250, a distorção foi tão grande que houve um ano em que a Picape não foi registrada com aquele ano, não sei ao certo se foi 2007 ou 2008, pois a versão antiga não tinha sido atualizada em ano/modelo e no ano seguinte, ja ja era modelo do ano posterior, tipo, 2008/2008 e em 2009 ela ja era 2009/2010, teria de conferir mais precisamente esta situação.

http://www.oticainova.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos