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Fiscalização Rodoviária no Rio Grande do Sul

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matheus
Fabiano
6 participantes

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Fabiano

Fabiano

EDIT por Domingos V: Tópico aberto em continuação à sugestão do Fabiano, com as participações do Matheus. Os posts foram transferídos do tópico original - do Nissan Tiida Sedan em https://autouniverso.forumeiros.com/noticias-nacionais-f3/nissan-tiida-sedan-t716.htm.

matheus escreveu:Polícia Rodoviária Federal...

No RS?

Sempre tivemos experiencias ruins com policia rodoviaria no RS, acho injusto quando é feito controle de velocidade em trechos em que quando se olha de um lado e de outro só se ve soja plantada, e estradas boas para poder andar tranquilo, temos parentes em Ijui e ja levei muitas multas de Vacaria até Ijui......

Mas sem desvirtuar, é apenas uma opinião minha, deveriamos abrir um topico falando sobre este assundo, tenho certeza que nos ajudaria muito a compreender até mesmo nossas opiniões.

Fiscalização Rodoviária no Rio Grande do Sul Icon_biggrin



Última edição por Domingos V em Sáb 17 Jul - 23:07, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Colocação dos posts em local apropriado.)

http://www.oticainova.com.br

matheus



No RS. Quanto a questão da multa..na verdade o radar tem por finalidade coibir os excessos. O problema é que com limite de 80Km/h o radar fotográfico "pega" tudo que está além de 87 Km/h. E não tem choro. Eu mesmo fui multado na Tabaí com pista dupla e separador de pistas pois lá continua com absurdos 80 de limite. Pelo que sei é problema é das regras do DNIT para definir os limites de velocidade. Eu também não concordo. Mas quanto a questão de ser em locois desabitados, etc, posso te falar que o as fiscalizações com radar são definidos com base em locais com maior índice de acidentes. Pra vc ter uma idéia, onde trabalho, é uma região do interior e pouco movimentada. Este anos já tivemos mais de cinquenta acidentes e nove mortes (todas fora do perímetro urbano). Já com o radar portátil, NORMALMENTE, temos um pouco de flexibilidade. É comum multarmos só acima de 115, 120 para automóveis e 100 para caminhões. Já que não tem foto, quase sempre abordamos, então não tem lógica ficar parando os que estão a 88 enquanto tiver passando os grandes excessos. Mas tenham em mente que nossas leis de trânsito, multas e fiscalização são muito mais "frouxas" que na maioria dos países desenvolvidos...

Fabiano

Fabiano

matheus escreveu:No RS. Quanto a questão da multa..na verdade o radar tem por finalidade coibir os excessos. O problema é que com limite de 80Km/h o radar fotográfico "pega" tudo que está além de 87 Km/h. E não tem choro. Eu mesmo fui multado na Tabaí com pista dupla e separador de pistas pois lá continua com absurdos 80 de limite. Pelo que sei é problema é das regras do DNIT para definir os limites de velocidade. Eu também não concordo. Mas quanto a questão de ser em locois desabitados, etc, posso te falar que o as fiscalizações com radar são definidos com base em locais com maior índice de acidentes. Pra vc ter uma idéia, onde trabalho, é uma região do interior e pouco movimentada. Este anos já tivemos mais de cinquenta acidentes e nove mortes (todas fora do perímetro urbano). Já com o radar portátil, NORMALMENTE, temos um pouco de flexibilidade. É comum multarmos só acima de 115, 120 para automóveis e 100 para caminhões. Já que não tem foto, quase sempre abordamos, então não tem lógica ficar parando os que estão a 88 enquanto tiver passando os grandes excessos. Mas tenham em mente que nossas leis de trânsito, multas e fiscalização são muito mais "frouxas" que na maioria dos países desenvolvidos...

Domingos, peço que abra um topico para conversarmos sobre o assunto ja que temos a oportunidade de ter um membro da PRF aqui para discutir, sempre tive muitas duvidas sobre este assunto.

Matheus, fico feliz que voce respondeu, eu até achei que tinha exagerado nas palavras.
-Houve uma vez, voltando de Ijui, e só Deus sabe onde era aquele trecho, vinhamos em dois carros eu e meu cunhado, eu de Vectra do meu pai e meu cunhado de Focus, vinhamos a uma media de 130km/h, o que pode parecer exagero, mas se ficasemos abaixo disso teriamos problemas com os Caminhões que na minha opinião são os que mais abusam da velocidade(pelo menos é o que eu percebo);
-E num dos lançantes notamos que havia um carro parado no acostamento, e logo percebemos que era policia fazendo controle de velocidade, e foi bem naquela epoca onde tinha reportagens de bandidos usando uniformes e carros disfarçados da Policia;
-Numa descisão talvez inconciente, meti o pé no fundo, e quando nos aproximamos do carro vimos que os policiais haviam recem liberado um carro abordado, ja na subida o carro devia estar perto de 170km/h e ultrapassamos o carro e vimos que o policial estava para vir e nos abordar;
-Minha esposa só falou, "Não para, Não para, Não para" e pode ter sido exagero mas o medo tomou conta da gente, e era bem na epoca em que tivemos nossa casa limpa por bandidos e uma de nossas lojas assaltada;
-Hoje fico pensando, talvez foi exagero, mas fazemos coisas fora do comum quando temos medo, e nunca houve multa, algum tipo de aviso para outra viatura nos parar mais adiante.
-A questão era, de um lado e de outro era apenas Soja, não havia nada mais, nem celular pegava, e pensamos junto no carro, se For policia, é melhor levar uma multa do que parar e nos enganarmos, fico varias vezes pensando o quão bom e exotico que seja ser Policial Federal, pois na rua deve-se pegar todo tipo de personalidade, quando a ADM dividir o topico, poderias se isso não te prejudicar, nos contar umas historias exentricas do seu dia de trabalho Matheus.

http://www.oticainova.com.br

matheus



ok, sem problemas.

R8V

R8V
Administrador

A questão do limite de velocidade no RS é algo que intriga, pois ao que sei, e posso estar errado, é o único estado cuja maior parte das rodovias ainda vigora os 80km/h, limite esse que , se for rigorosamente respeitado, deixa o motorista em apuros , sendo por vezes até jogado p fora da estrada ;mas o limite de velocidade de velocidade não é estipulado pela PRF, e até alterar o limite, vai da discricionariedade do agente , quando possível, como o Matheus comentou.

Porém, há a questão do medo presente,pois os bandidos podem fazer um blitz falsa para forçar a parada e assaltar.

Aproveitando o tópico, como podemos distinguir entre uma blitz verdadeira e uma falsa?

Domingos V


Administrador

Nesse mesmo assunto, aproveitando que o Matheus tocou na questão da comparação daqui do Brasil com outros países, acrescento que realmente questões como margem para a velocidade onde se efetivamente emite a multa e flexibilidade de radares móveis são mesmo bem mais rígidas que aqui. Comentam inclusive que alguns lugares como a Austrália a margem é de menos de 2 KM/H - praticamente apenas um desconto para um eventual maior erro no velocímetro.

Mas tem um grande porém: o número de equipamentos de fiscalização eletrônica que temos, em relação à velocidade, acredito ser imbatível. Não se vê em alguns países da europa nem metade dos radares que eu vejo na cidade de São Paulo. Às vezes dá impressão que só no meu bairro tem mais radares que em estados ou regiões inteiras de alguns países. Chega a surpreender como os europeus andam pelas estradas despreocupados com radares e em respeitar com rigor os limites, enquanto que aqui olhar constantemente para o velocímetro é uma exigência se não quiser tomar multas. Em parte também porque lá, assim como aqui, os radares são bastante sinalizados. A diferença é que dá para dizer que, em termos gerais, apenas metade das placas de lá realmente indicam a presença de algum radar fixo ou móvel - aqui raramente existe a placa sem que haja mesmo alguma coisa.

matheus



R8V escreveu:A questão do limite de velocidade no RS é algo que intriga, pois ao que sei, e posso estar errado, é o único estado cuja maior parte das rodovias ainda vigora os 80km/h, limite esse que , se for rigorosamente respeitado, deixa o motorista em apuros , sendo por vezes até jogado p fora da estrada ;mas o limite de velocidade de velocidade não é estipulado pela PRF, e até alterar o limite, vai da discricionariedade do agente , quando possível, como o Matheus comentou.

Porém, há a questão do medo presente,pois os bandidos podem fazer um blitz falsa para forçar a parada e assaltar.

Aproveitando o tópico, como podemos distinguir entre uma blitz verdadeira e uma falsa?
Na PRF abordamos de duas formas, estática e em movimento. Em movimento, acende giroflash e sirene atrás do veículo. Sempre será uma viatura caracterizada, nunca com giroflash do tipo móvel ("cojack"). Os policiais nunca terão barba ou estarão cabeludos. Normalmente serão dois ou três policiais por viatura. Na abordagem estática normalmente a viatura estará na transversal em uma entrada próxima ao acostamento. Dificilmente terá cones, a não ser em grandes abordagens ou onde há necessidade de redução da velocidade como em acidentes. O uniforme da PRF é coturno preto, calça bege, camisa bege ou azul, colete preto ou bege, boné azul. Normalmente em abordagens usuais não usamos armas de forma ostensiva. As vezes, a noite, quando há pelo menos 3 efetivos, um poderá estar usando uma arma longa. A forma de abordagem diurna normalmente é feita com gesto indicativo com uma mão para cima e a outra para o lado que se vai parar. A noite, é com lanternas sinalizadoras e normalmente com o giroflash da viatura ligado. Essa hora da manhã com o nenem com cólica do meu lado...rsrsrs....é isso que eu me lembro.
obs: Outra coisa importante, quando abordado procure ser simpático, atendendo os pedidos do agente como abrir porta-malas, descer do carro, etc, principalmente se estiver errado. Procure não demostrar má vontade, ser arrogante ou mal educado.

matheus



Abordagens falsas nas rodovias do RS são muito raras, nas cidades são mais comuns. A BM custama fazer blitz com várias viaturas, cones e policiais. Se na cidade tiver uma abordagem fora deste padrão, desconfie. Mas lembre-se, se for falsa e vc parar, nunca acelere ou reaja, a não ser que tenha algum treinamento para isso e saiba realmente o que está fazendo. Celulares, dinheiro, etc, valem menos que sua vida!

Fred



Bem Matheus, legal saber que vc trabalha na PRF. Com a idade aprendi a respeitar muito o trabalho de vcs. Acho que a entidade PRF evoluiu muito também em credibilidade nos últmos 20 anos.
Voltando ao tópico (e espero que vc não se sinta constrangido com nossas dúvidas), outro dia vi um carro da Civil (viatura discreta - um focus com giroflex pendurado no teto) mandar um sujeito parar na 116 (trecho cautol-rio gravataí). Fiquei pensando que eu não pararia e perguntei a um advogado (colega) qual seria a atitude correta que preservasse minha integridade sem o risco de ser assaltado ( o giroflex dá pra comprar em qquer camelô). O colega me aconselhou a não parar mas também não fugir e sinalizar aos ocupantes da "viatura discreta" que apresentassem alguma identificação. Qual a sua orientação caso isso aconteça (tudo bem a possbilidade é remota)?

Abraço

Fabiano

Fabiano

Nos tempos do AstraClube, o amigo Eduardo Thiemann que é da PRE contava umas historias que sempre eram absurdas, de gente abusada, e coisas como o cara ser abordado em um Audi TT e estar com documentaçãoa trazada porque achava caro pagar o imposto.

Sobre a Velocidade das rodovias, para quem ja teve a oportunidade de ir até Uruguaiana pelo oeste, vai entender minha indignação, ja que são mais de 350 km de não mais do que 10 curvas leves, e muito pouco a se ver a não ser pastagem e plantação.
O que me leva a pensar asssim é que hoje, quase todos os carros apesar de muitos serem de tecnologia baixa como os da GM-VW por um exemplo, mesmo estes tem capacidade de serem seguros a 120km/h e mesmo que houvesse um acidente a 80km/h os resultados não seriam muito diferentes.

Até porque, quando dirijo acima de 100km/h sinto que estou bem mais atento as coisas de transito que a 80km/h e mesmo que a PRF não tem o poder para mudar isso, a opinião de voces Matheus pode influenciar em mudanças nos trechos fiscalizados por voces?

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

O pior de ser parado numa blitz falsa nem é dinheiro, celular ou carro. O problema é dar documentos que depois vão serem usados para falsificação ou ser sequestrado. E pior ainda é que nesse nível de criminalidade a chance de estarem na busca de documentos realmente é maior. Nesses casos eu provávelmente arriscaria fugir, mas fica complicado se você já estiver fora do carro. Tem como pedir identificação ao policial - ou o falso policial - antes de sair do carro? Ele é obrigado a dar? Como distinguir uma identificação falsa de uma real?

Por fim: pedir identificação é algo que é bem ou mal visto na hora de uma parada? O policial pode acabar ficando nervoso por causa disso?

Fabiano escreveu:Nos tempos do AstraClube, o amigo Eduardo Thiemann que é da PRE contava umas historias que sempre eram absurdas, de gente abusada, e coisas como o cara ser abordado em um Audi TT e estar com documentaçãoa trazada porque achava caro pagar o imposto.

Tem muita gente assim por aí. Tanto cara rico excêntrico/errado - andando sem pagar imposto ou ter seguro para carros que valem 200 mil ou mais - quanto cara que vendeu até a alma para comprar um carro desses e paga de rico, não conseguindo pagar os impostos depois. Conheço quem ande num carro similar a esse que você citou que tem uns 4 anos de documentação atrasada...

matheus



Fred escreveu:Bem Matheus, legal saber que vc trabalha na PRF. Com a idade aprendi a respeitar muito o trabalho de vcs. Acho que a entidade PRF evoluiu muito também em credibilidade nos últmos 20 anos.
Voltando ao tópico (e espero que vc não se sinta constrangido com nossas dúvidas), outro dia vi um carro da Civil (viatura discreta - um focus com giroflex pendurado no teto) mandar um sujeito parar na 116 (trecho cautol-rio gravataí). Fiquei pensando que eu não pararia e perguntei a um advogado (colega) qual seria a atitude correta que preservasse minha integridade sem o risco de ser assaltado ( o giroflex dá pra comprar em qquer camelô). O colega me aconselhou a não parar mas também não fugir e sinalizar aos ocupantes da "viatura discreta" que apresentassem alguma identificação. Qual a sua orientação caso isso aconteça (tudo bem a possbilidade é remota)?

Abraço
Eu também não iria parar. Ou somente iria parar num posto policial ou em um lugar bastante movimentado como um posto de combustível.

matheus



outra hora continuo, tenho que arrumar as "tralhas" pra ir pro serviço.

matheus



Fabiano escreveu: Nos tempos do AstraClube, o amigo Eduardo Thiemann que é da PRE contava umas historias que sempre eram absurdas, de gente abusada, e coisas como o cara ser abordado em um Audi TT e estar com documentaçãoa trazada porque achava caro pagar o imposto.

Sobre a Velocidade das rodovias, para quem ja teve a oportunidade de ir até Uruguaiana pelo oeste, vai entender minha indignação, ja que são mais de 350 km de não mais do que 10 curvas leves, e muito pouco a se ver a não ser pastagem e plantação.
O que me leva a pensar asssim é que hoje, quase todos os carros apesar de muitos serem de tecnologia baixa como os da GM-VW por um exemplo, mesmo estes tem capacidade de serem seguros a 120km/h e mesmo que houvesse um acidente a 80km/h os resultados não seriam muito diferentes.

Até porque, quando dirijo acima de 100km/h sinto que estou bem mais atento as coisas de transito que a 80km/h e mesmo que a PRF não tem o poder para mudar isso, a opinião de voces Matheus pode influenciar em mudanças nos trechos fiscalizados por voces?
Trabalhava nesta rodovia, em São Borja. Mesmo com áreas grandes desabitadas, dá muito acidente, principalmente em Ijuí. Acho que a velocidade máxima deveria ser a que está estabelecida no CTB, 110 para veículos, 90 para ônibus, 80 para caminhões. Acima de 100 Km ainda se tem uma tolerância de 7% no radar. Logo, veículos de passeio só seriam autuados acima de 118.
Pra falar a verdade não sei quais são as regras do DNIT para definir o limite e velocidade. Então, não sei se há como a PRF pressionar isso. Uma hora me informo direito....mas as regras devem ser diferentes do DAER (orgão estadual) já que temos rodovias de pista única estaduais com limites de 100 Km/h.
Uma coisa interessante sobre fiscalização de velocidade: o radar só pode estar entre 1 e 2 Km após a sinalização informando a velocidade e a fiscalização eletrônica de velocidade, para velocidades acima de 80 Km/h. Em velocidades inferiores a 80, o radar só pode estar entre 300 metros e 1 Km das sinalização. O local também deve ter estudo técnico de velocidade que deve estar disponível para os usuários na sede do orgão.
Outra coisa interessante, na Alemanha há carros discretos da polícia com radares, algo proibido por aqui.

Fabiano

Fabiano

Realmente, 110 km/h para veiculos ja estaria de bom tamanho, e ja que falou do trecho, que a muito tempo atras o de Carazinho era o pior de todos, hoje recapado graças a Deus, de que tipo de acidente voce fala em trechos desabitados como mencionei?

E falando em controle de velocidade, hoje assisti um video da dupla do MithBusters sobre velocidades altas não pegarem um carro num radar movel, vejam o video abaixo:
http://video.br.msn.com/watch/video/cacadores-de-mitos-enganando-radares-fotograficos/ruxhfoxg

Matheus, quais foram as desculpas mais ridiculas ja contadas por infratores, você ja riu na frente de algum condutor depois da desculpa que deram? Fiscalização Rodoviária no Rio Grande do Sul 439272

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