AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fiscalização Rodoviária no Rio Grande do Sul

+2
matheus
Fabiano
6 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 2 de 3]

matheus



outra hora continuo, tenho que arrumar as "tralhas" pra ir pro serviço.

matheus



Fabiano escreveu: Nos tempos do AstraClube, o amigo Eduardo Thiemann que é da PRE contava umas historias que sempre eram absurdas, de gente abusada, e coisas como o cara ser abordado em um Audi TT e estar com documentaçãoa trazada porque achava caro pagar o imposto.

Sobre a Velocidade das rodovias, para quem ja teve a oportunidade de ir até Uruguaiana pelo oeste, vai entender minha indignação, ja que são mais de 350 km de não mais do que 10 curvas leves, e muito pouco a se ver a não ser pastagem e plantação.
O que me leva a pensar asssim é que hoje, quase todos os carros apesar de muitos serem de tecnologia baixa como os da GM-VW por um exemplo, mesmo estes tem capacidade de serem seguros a 120km/h e mesmo que houvesse um acidente a 80km/h os resultados não seriam muito diferentes.

Até porque, quando dirijo acima de 100km/h sinto que estou bem mais atento as coisas de transito que a 80km/h e mesmo que a PRF não tem o poder para mudar isso, a opinião de voces Matheus pode influenciar em mudanças nos trechos fiscalizados por voces?
Trabalhava nesta rodovia, em São Borja. Mesmo com áreas grandes desabitadas, dá muito acidente, principalmente em Ijuí. Acho que a velocidade máxima deveria ser a que está estabelecida no CTB, 110 para veículos, 90 para ônibus, 80 para caminhões. Acima de 100 Km ainda se tem uma tolerância de 7% no radar. Logo, veículos de passeio só seriam autuados acima de 118.
Pra falar a verdade não sei quais são as regras do DNIT para definir o limite e velocidade. Então, não sei se há como a PRF pressionar isso. Uma hora me informo direito....mas as regras devem ser diferentes do DAER (orgão estadual) já que temos rodovias de pista única estaduais com limites de 100 Km/h.
Uma coisa interessante sobre fiscalização de velocidade: o radar só pode estar entre 1 e 2 Km após a sinalização informando a velocidade e a fiscalização eletrônica de velocidade, para velocidades acima de 80 Km/h. Em velocidades inferiores a 80, o radar só pode estar entre 300 metros e 1 Km das sinalização. O local também deve ter estudo técnico de velocidade que deve estar disponível para os usuários na sede do orgão.
Outra coisa interessante, na Alemanha há carros discretos da polícia com radares, algo proibido por aqui.

Fabiano



Realmente, 110 km/h para veiculos ja estaria de bom tamanho, e ja que falou do trecho, que a muito tempo atras o de Carazinho era o pior de todos, hoje recapado graças a Deus, de que tipo de acidente voce fala em trechos desabitados como mencionei?

E falando em controle de velocidade, hoje assisti um video da dupla do MithBusters sobre velocidades altas não pegarem um carro num radar movel, vejam o video abaixo:
http://video.br.msn.com/watch/video/cacadores-de-mitos-enganando-radares-fotograficos/ruxhfoxg

Matheus, quais foram as desculpas mais ridiculas ja contadas por infratores, você ja riu na frente de algum condutor depois da desculpa que deram? Fiscalização Rodoviária no Rio Grande do Sul - Página 2 439272

http://www.oticainova.com.br

matheus



Fabiano escreveu:Realmente, 110 km/h para veiculos ja estaria de bom tamanho, e ja que falou do trecho, que a muito tempo atras o de Carazinho era o pior de todos, hoje recapado graças a Deus, de que tipo de acidente voce fala em trechos desabitados como mencionei?

E falando em controle de velocidade, hoje assisti um video da dupla do MithBusters sobre velocidades altas não pegarem um carro num radar movel, vejam o video abaixo:
http://video.br.msn.com/watch/video/cacadores-de-mitos-enganando-radares-fotograficos/ruxhfoxg

Matheus, quais foram as desculpas mais ridiculas ja contadas por infratores, você ja riu na frente de algum condutor depois da desculpa que deram? Fiscalização Rodoviária no Rio Grande do Sul - Página 2 439272
Na região entre Ijuí e São Borja acontece muitos acidentes com morte.
Com o tempo a gente vai esquecendo as histórias, mas uma que lembro foi quando estávamos em fiscalização estática em São Borja quando um Uno chegou no trevo, parou e começou a dar ré, entramos na viatura e paramos atrás do Uno. Quando chego no lado do motorista para abordar, não havia ninguém sentado no banco do motorista, somente uma mulher no lado do carona e ela dizendo que marido estava dirigindo mas que tinha saído do veículo....tudo isso em 10/15 segundos....e ninguém tinha saído do veículo...no fim da história ela que tava dirigindo e sem carteira, tentou dar um nó no "guarda"....rsrsrs
outra situação interessante....fomos informados que uma "bixa arrependida" tinha se atirado da ponte internacional sobre o rio Uruguai. Isto era aprox. 21hs. Fechamos o posto....(ossa mega equipe de 2 policiais para atender 290 Kms de BR na fronteria com a Argentina....) e fomos ate a ponte. Chegando lá vimos movimento em baixo da ponte, porém ao tentar nos comunicar com a pessoa, ela desapareceu no mato. Descemos para averiguar em baixo da ponte e não encontramos ninguém, somente algo que parecia ser um sofá velho. Ao aproximar, verificamos que se tratava de sacos com aprox. 156 kg de maconha...ah a bixinha....foi achada rio abaixo dois dias depois...

matheus



Uma outra historinha, resolvemos um dia fiscalizar no trecho urbano as 5 da manhã. Paramos um Corcel com licenciamento vencido há 5 anos e o motorista (uns 60 anos de idade) sem carteira. Ele começou a chorar dizendo que estava indo pro hospital que a mãe dele tinha morrido. Ligamos pro hospital não tinha nenhum óbito naquela noite...consultamos o nome da mãe dele no sistema e já estava morta a 5 anos....caiu a casa....até hoje ele me vê na estrada e me cumprimenta dando risada....rsrsrs

Fabiano

Fabiano

Fiscalização Rodoviária no Rio Grande do Sul - Página 2 439272 Fiscalização Rodoviária no Rio Grande do Sul - Página 2 439272 Fiscalização Rodoviária no Rio Grande do Sul - Página 2 439272

Nossa é muita criatividade mesmo, toda vez que for abordado vou me lembrar disso e capaz de começar a rir ainda....

Agora, 290 km de via para fiscalizar realmente é sem noção, estes trecho a serem cobertos, existe estudo para isso ou é aleatorio?

Como fica nos trechos pedagiados?

http://www.oticainova.com.br

matheus



O trecho é dividido cfe a localização das Delegacias ora existentes. Não entendi a pergunta dos trechos pedagiados.

Domingos V


Administrador

Fabiano, um programa da Inglaterra tinha testado esse mito já há um bom tempo atrás. A velocidade necessária era acima de 320 e mesmo assim isso valia somente para o tipo de radar testado. Já das desculpas, putz, tem hora que era melhor nem falar nada. Ainda mais que os guardas já devem saber das mais manjadas como estar apertado para ir pro banheiro, um parente morreu e por aí vai hehehehe.

matheus escreveu:Outra coisa interessante, na Alemanha há carros discretos da polícia com radares, algo proibido por aqui.

Verdade, inclusive se usam de moitas às vezes, quando estão usando os carros caracterizados. Mas nos trechos onde o radar é valido - aqueles limitados a 120 ou 130 - já é sabido e informado que devem respeitar isso com máximo rigor e que o trecho todo, geralmente pequeno, é passível de multas. E mesmo o pessoal que vem forte na estrada e com carros fortes respeita mesmo.

Fabiano

Fabiano

matheus escreveu:O trecho é dividido cfe a localização das Delegacias ora existentes. Não entendi a pergunta dos trechos pedagiados.

Pergunto, sobre os trechos pedagiados na questão de fiscalização.

Sinceramente não entendo como elas funcionam, tipo um trecho é concedido para ser explorado e tal, a emrpesa deve honrar seus compromissos com manutenção e assistencia aos usuarios, mas com relação a fiscalização, essas empresas devem ter suas proprias policias para isso ou a fiscalização fica nas maos do estado do mesmo jeito.

http://www.oticainova.com.br

matheus



A fiscalização continua do mesmo jeito. Se a rodovia está concedida para o estado a PRE fiscaliza. Se está sob responsabilidade do governo federal é a PRF. O que muda é que normalmente a concessionária é obrigada contratualmente a repassar verba para construção de postos de fiscalização, investimento em materiais e viaturas.
Vou colocar aqui um pouco do nosso trabalho pra quem não conheçe. Atualmente a PRF é a polícia que mais apreende droga no país. Vale ressaltar ainda que a mesma possui aproximadamente 1500 efetivos diários apenas pra mais de 60 mil kms de rodovias. Aí vai:

Dados de 01/01/2009 a 31/12/2009:

Trânsito:
151.231 acidentes atendidos
12.440 pessoas socorridas.
6.464.450 veículos fiscalizados.
91.808 veículos retidos.
9.588 serviços de escolta/batedor.
74.912 auxílios a usuários.
30.426 CNHs recolhidas
13.077 animais recolhidos

Veículos recuperados:
3.993 veículos recuperados

Apreensões de drogas:
61.906 kg de maconha
3.702 Kg de cocaína
750 Kg de crack
150 Kg de haxixe
3.427 lança-perfume

Contrabando/descaminho:
2.709.295 pacotes de cigarro
152.803 litros de bebida
9.132.820 CDS/DVDs
105.771 equip de informática
431.370 eletrônicos
3.228.915 medicamentos
503.565 litros de combustível

Armas apreendidas:
12 fuzis
7 submetralhadoras
829 revólveres
286 pistolas
343 espingardas
64 fab caseira

Munições apreendidas:
8.377 762
1.653 556
3.830 9mm
5.428 .40
17.210 .38
37.921 .22
8.793 .380
27.907 outras

Cargas recuperadas:
241.812 Kg de alimentos
19.688 litros de bebidas
126.812 litros de combustível
14.319 eletrônicos
71.141 medicamentos
349.831 outras

Crimes ambientais:
17.619 animais silvestres
18.779 m3 de carvão
437.497 m3 de madeira
102.659 Kgde pescados
264.084 transporte incorreto de subs tóxicas
3.893.739 outros

Pessoas detidas:
204 assaltantes de carga
107 assaltandes de ônibus
328 estrangeiros irregulares
2.515 mandados de prisão
1.759 tráfico de entorpecentes
1.832 roubo/furto de veículos
1.772 contrabando/descaminho
14.792 crimes de trânsito
1.482 crimes ambientais
7.509 outros

Domingos V


Administrador

Os números são bem impressionantes em diversos casos, em especial pela baixa quantidade de contingente que essa polícia conta e a função tão específica dela.

PS: Se, entre aspas, apenas cerca de 10 mil unidades de munição de armamento pesado é apreendida, imagina o que entra aqui delas!

Fabiano

Fabiano

Fiquei impressionado com as .40, é um armamento bem restrito e tem munição aprendida na mesma quantidade que as 380.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Números impressionantes!

Como curiosidade: Aqui em SP, a policia rodoviária recebeu alguns Civic / Corolla / Tucson, mas 90% ainda continua sendo Prisma/Voyage.

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

Neste ponto eu sou chato, eu tenho a opinião de que a policia deveria receber treinamento de direção esportiva e de perseguição constantemente, e os carros jamais deveriam ter menos de 300cv todo preparado, assim como é nos EUA.

Quando vejo a policia de carro popular só reforça que ela muitas vezes é despreparada de equipamentos adequados.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Não é chatisse, deveria ser assim mesmo - ou pelo menos que fossem carros bem ágeis. Ok que os Prismas 1.4 e os Classic 1.6 que usam não são lentos, mas qualquer carro um pouco mais forte já ganha deles e ladrão não vai fazer assalto de carro lento. Fora a questão da segurança, onde os carros usados não têm nem pelo menos uma gaiola de proteção ou airbags.

Fabiano

Fabiano

Matheus, como voces estão encarando a questão do xenon nos carros pela sua região.
Vejo que hoje as regras foram revistas para melhor, mas ainda eu pelo menos, tenho muita resalva sobre Xenon em farois normais como do Clio, tenho instalado no audi um Kit de 4300 K nos baixos pois como tenho formação em optica, qualquer cor acima deste tem perde de rendimento, e eu particularmente penso que s´deveria ter sido liberado a conversão em Farois elipticos como do Astra ultimo ou do i30 por exemplo, pois por mais que a lampada seja ruim, o ofuscamente é perto do zero.

Diz ai Matheus, foi dado a instrução suficiente sobre o assunto ou voces muita vezes ficam sem saber como agir, pergunto porque mesmo que exista a regulamentação hoje, eles deixam tudo muito vago.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Fabiano, é importante lembrar que embora os elípticos raramente ofuscam, ainda assim se forem regulados para cima - como muitas vezes propositálmente são - também podem atrapalhar. Fora que continua tendo o problema da temperatura, então não seria muito prudente liberar de uma vez. Uma outra coisa é que importa mais se o refletor foi projetado para o uso do xenon do que o tipo dele, já que existem carros com xenon tanto de fábrica como instalados sem o uso do refletor elíptico e ainda assim não ofuscam.

matheus



Basicamente verificamos a cor dos faróis, se forem azulados/roxos multamos por alteração do sistema de iluminação pois segundo o código de trânsito podem ser apenas brancos ou ambar. Também, quando o farol chama a atenção (muito forte ou desregulado) olhamos se há algum tipo de reator ou lâmpadas de xenonio. Em caso positivo, deve ter lavador de farol e regulagem automática além de constar a modifcação (se não for original) no documento. Temos apenas uma instruçãonormativa para fiscalização, não tivemos qualquer tipo de treinamento específico para isso.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 2 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos