AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fiscalização Rodoviária no Rio Grande do Sul

+2
matheus
Fabiano
6 participantes

Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo  Mensagem [Página 3 de 3]

Fabiano



Matheus, como voces estão encarando a questão do xenon nos carros pela sua região.
Vejo que hoje as regras foram revistas para melhor, mas ainda eu pelo menos, tenho muita resalva sobre Xenon em farois normais como do Clio, tenho instalado no audi um Kit de 4300 K nos baixos pois como tenho formação em optica, qualquer cor acima deste tem perde de rendimento, e eu particularmente penso que s´deveria ter sido liberado a conversão em Farois elipticos como do Astra ultimo ou do i30 por exemplo, pois por mais que a lampada seja ruim, o ofuscamente é perto do zero.

Diz ai Matheus, foi dado a instrução suficiente sobre o assunto ou voces muita vezes ficam sem saber como agir, pergunto porque mesmo que exista a regulamentação hoje, eles deixam tudo muito vago.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Fabiano, é importante lembrar que embora os elípticos raramente ofuscam, ainda assim se forem regulados para cima - como muitas vezes propositálmente são - também podem atrapalhar. Fora que continua tendo o problema da temperatura, então não seria muito prudente liberar de uma vez. Uma outra coisa é que importa mais se o refletor foi projetado para o uso do xenon do que o tipo dele, já que existem carros com xenon tanto de fábrica como instalados sem o uso do refletor elíptico e ainda assim não ofuscam.

matheus



Basicamente verificamos a cor dos faróis, se forem azulados/roxos multamos por alteração do sistema de iluminação pois segundo o código de trânsito podem ser apenas brancos ou ambar. Também, quando o farol chama a atenção (muito forte ou desregulado) olhamos se há algum tipo de reator ou lâmpadas de xenonio. Em caso positivo, deve ter lavador de farol e regulagem automática além de constar a modifcação (se não for original) no documento. Temos apenas uma instruçãonormativa para fiscalização, não tivemos qualquer tipo de treinamento específico para isso.

Domingos V


Administrador

A regulagem automática se entende como qualquer regulagem, regulagem elétrica ou realmente aquela que se ajusta sozinha conforme o peso colocado no carro?

Fabiano

Fabiano

matheus escreveu:Basicamente verificamos a cor dos faróis, se forem azulados/roxos multamos por alteração do sistema de iluminação pois segundo o código de trânsito podem ser apenas brancos ou ambar. Também, quando o farol chama a atenção (muito forte ou desregulado) olhamos se há algum tipo de reator ou lâmpadas de xenonio. Em caso positivo, deve ter lavador de farol e regulagem automática além de constar a modifcação (se não for original) no documento. Temos apenas uma instruçãonormativa para fiscalização, não tivemos qualquer tipo de treinamento específico para isso.

Isso que eu acho errado destas regulamentações, existe neste quesito um grande impasse quanto ao que poderia ser usado e o que foi liberado, fora que como é preciso ser treinado na questão, justamente porque do ambito tecnico, muita coisa dita irregular estaria dentro do que poderia ser usado, como lampadas de até 5000K e no maximo dos admissiveis ja com perda de rendimento as de 6000K que não são brancas.
Minha opinião se apoia que somente farois elipticos deveriam ser liberados para uso das lampadas de Xenon, mas o codigo não faz mensão a isso, deixando farois como alguns Monzas que tem ajuste de altura poderem usar as lampadas, o que é inconcebivel do meu ponto de vista baseando na questão da Optica e reflexão.
O controle de ofuscamento é zero nos farois com lentes estriadas, nos farois parabolas ainda existe ofuscamento com lampadas de Xenon, oque cae para niveis perto do Zero em farois elipticos, alguns farois como o do novo Corolla quando equipado com xenon de Fabrica ofiscam menos mas não tem sua eficiencia maxima como nos elipticos(uma falha da Toyota na minha opinião).

Quando comprei os farois do A4 elas ja vieram com Xenon de 8000K e de imediato achei que não iluminavam como deveria, e só tive eficiecia depois de trocado as lampadas.
Matheus pelo que eu vejo, se eu fosse parado por você, tirando o fato de nos conhecermos, voce iria veirificar em primeiro lugar que as lampadas não são são de tom azulado/roxo como os Xuneiros fazem, e como meu carro vem em algumas versões com xenon de Fabrica dei preferencia para estar o mais proximo do original possivel, com ajuste de altura eletrico como de fabrica, e sendo um carro de importação, voce teria que tipo de atitute quando meu carro?

http://www.oticainova.com.br

matheus



A princípio só cuidamos se há regulagem elétrica. Se é automática ou não, eu pelo menos não olho. Pra falar a verdade, só procuro fiscalizar farol quando vejo um excesso, como luz azul/roxa em veículos mais antigo ou populares ou faróis claramente desregulados. Quando é carro importado (atual) normalmente já vem de fábrica com xenon, estão nem dou muita bola. Procuro fazer uma fiscalização de trânsito mais voltada a criminalidade ou infrações graves como ultrapassagens proibidas, falta de cinto, embriaguêz, carteiras cassadas/suspensas, documentação irregular. Portanto Fabiano, provavelmente nem olharia teu farol....rsrsrs. Aliás, Audi aqui é carro de mala, hehehe, assaltantes de bancos e carros forte adoram este tipo de carro.

Fabiano

Fabiano

Credo hehehehe, me senti perigoso agora.
Fico relativamente tranquilo quanto a isso, se me fizerem mudar numa blitz as lampadas não será nada dificil ja que o alto usa o mesmo farol, seria facil transferir as lampadas apenas para atender alguma exigencia de uma blitz.
Outra coisa, fiquei meio P da vida com essa estoria dos lavadores, na europa os lavadores tem 1 bar de pressão em media, e ainda com agua e aditivo especifico para gelo, o liquido é aquecido pelo sistema do motor ou mesmo eletricamente, fazendo mesmo o trabalho de remover GELO, que é translucido, e consequentemente dispersa a luz emitida pelas lampadas, a desculpa dos lavadores aqui é infundada por isso não existe regulamentação para ela e o barro e lama que alegal para os farois não ofusca, simplesmente impede da luz passar.

Bom, o que eu quero com toda esse questionamento, é mesmo verificar com que força a policia rodoviaria da ao caso, ja que, eu penso que existe coisas muito piores que farois nas rodovias e o Matheus deve concordar comigo, pois do jeito que vejo como isso se proliferou, ou estão instalando reguladores de altura e lavadores nos carros de rodo, ou esta prevalecendo o bom senso dos policiais.....porque eles não são robos, devem ter gostos proprios também como por exemplo ter um carro com o item instalado!!!

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Fabiano, realmente a exigência do lavador aqui foi algo que aqui no Brasil parece ter sido colocado mais para que fizesse a pessoa pensar duas vezes do que por utilidade. Temos leis quebra-galho às vezes mesmo. Foi assim com os engates também, onde eram para proíbir o uso quando não estivesse sendo usado e acabaram por apenas exigir que fossem homologados, aguentassem bastante peso e contassem com toda a fiação necessária. A idéia foi subir o preço ao mesmo tempo que não removesse quase que por completo as vendas, além de criar dificuldades para aqueles que instalavam o mesmo com a única finalidade de fazer vingança. No fim se resultou com uma lei que ignora aqueles que podem ou estão dispostos a pagar mais pelo equipamento legalizado, que continuam usando o equipamento para os fins errados em sua vasta maioria, e as vendas caíram do mesmo jeito.

Esse tipo de coisa que leva a ficalizações flexíveis, que acabam prejudicando todos pois ficam sob a parcialidade do policial que a fizer. Aqui em SP a polícia rodoviária mandava quase sempre parar carro com xenon, por exemplo, mas buscava outras coisas erradas e apenas alertava sob o xenon - no caso dele estar dentro do bom senso.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 3 de 3]

Ir à página : Anterior  1, 2, 3

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos