Nova mudança no ranking dos carros mais potentes com tração dianteira
produzidos em série. O título, antes ostentado pelo Focus RS
com seus 300 cv, agora pertence ao seu irmão envenenado RS500, nova
versão do hatch esportivo da Ford com 350 cv. Desenvolvido pela divisão
TeamRS da marca do oval azul na Europa, o modelo terá apenas 500
unidades fabricadas. O público conhecerá o carro no dia 4 de abril, no
Salão de Leipzig, na Alemanha, país onde o veículo começa a ser
produzido em maio.
O motor do RS500 é o mesmo bloco 5 cilindros 2.5 turbo do RS
“normal”, porém, com uma série de modificações que lhe deram um ganho
extra de 15% no pico da potência, alcançada a 6.000 rpm. O torque também
subiu, chegando a 46,9 kgfm entre 2.500 rpm e 4.500 rpm. Segundo a
Ford, nessa configuração o Focus acelera de 0 a 100 km/h em 5s6 (o RS
cumpre a mesma prova em 6s0) e atinge a velocidade máxima de 265 km/h
(ante os 260 km/h no Focus RS com 300 cv).
A receita para o aumento da força, segundo a divisão esportiva da
fabricante, veio a partir do aumento das entradas de ar do motor,
melhora no sistema de injeção de combustível e a instalação de um
intercooler ainda mais eficiente. O câmbio manual de 6 marchas também
recebeu reforço adicional para lidar com o aumento de potência e torque.
Os pneus na medida 235/25 R19 do RS500 são maiores e mais largos em
relação aos usados no Focus RS, o que, segundo a Ford, melhora seu
desempenho nas curvas.
Além da melhora do conjunto mecânico, o Focus RS500 conta com
detalhes visuais exclusivos. Conforme revela a Ford, o modelo será
vendido apenas na opção com pintura preta fosco, acompanhado de rodas
aro 19”, também pretas, e spoilers e saias laterais diferenciadas. O
logotipo da série vai estampado nas laterais e na tampa do porta-malas. O
interior também tem sua pitada de exclusividade, destacada nos bancos
concha revestidos de couro vermelho e no painel com acabamento especial.
Outro item é a placa de numeração do carro, que vai no centro do
console.
Desenvolvido no "inferno verde"
Para atingir o maior índice de performance e confiabilidade dos
componentes, uma equipe especial da Ford TeamRS completou um total de
500 voltas no lendário circuito de Nürburgring com o Focus RS500. Com
mais de 20 km de extensão, a pista conta com quatro tipos diferentes de
asfalto e curvas de variados níveis de dificuldade e angulações
distintas, além de possuir uma reta com mais de 8 km de comprimento.
A fabricante ainda afirma ter realizado um teste de 10.000 km no
circuito sem desligar o motor em momento algum. De acordo com a marca,
tal ensaio é equivalente a disputa completa das 24 Horas de Nürburgring,
uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial.
Fonte: CarroOnline
produzidos em série. O título, antes ostentado pelo Focus RS
com seus 300 cv, agora pertence ao seu irmão envenenado RS500, nova
versão do hatch esportivo da Ford com 350 cv. Desenvolvido pela divisão
TeamRS da marca do oval azul na Europa, o modelo terá apenas 500
unidades fabricadas. O público conhecerá o carro no dia 4 de abril, no
Salão de Leipzig, na Alemanha, país onde o veículo começa a ser
produzido em maio.
O motor do RS500 é o mesmo bloco 5 cilindros 2.5 turbo do RS
“normal”, porém, com uma série de modificações que lhe deram um ganho
extra de 15% no pico da potência, alcançada a 6.000 rpm. O torque também
subiu, chegando a 46,9 kgfm entre 2.500 rpm e 4.500 rpm. Segundo a
Ford, nessa configuração o Focus acelera de 0 a 100 km/h em 5s6 (o RS
cumpre a mesma prova em 6s0) e atinge a velocidade máxima de 265 km/h
(ante os 260 km/h no Focus RS com 300 cv).
A receita para o aumento da força, segundo a divisão esportiva da
fabricante, veio a partir do aumento das entradas de ar do motor,
melhora no sistema de injeção de combustível e a instalação de um
intercooler ainda mais eficiente. O câmbio manual de 6 marchas também
recebeu reforço adicional para lidar com o aumento de potência e torque.
Os pneus na medida 235/25 R19 do RS500 são maiores e mais largos em
relação aos usados no Focus RS, o que, segundo a Ford, melhora seu
desempenho nas curvas.
Além da melhora do conjunto mecânico, o Focus RS500 conta com
detalhes visuais exclusivos. Conforme revela a Ford, o modelo será
vendido apenas na opção com pintura preta fosco, acompanhado de rodas
aro 19”, também pretas, e spoilers e saias laterais diferenciadas. O
logotipo da série vai estampado nas laterais e na tampa do porta-malas. O
interior também tem sua pitada de exclusividade, destacada nos bancos
concha revestidos de couro vermelho e no painel com acabamento especial.
Outro item é a placa de numeração do carro, que vai no centro do
console.
Desenvolvido no "inferno verde"
Para atingir o maior índice de performance e confiabilidade dos
componentes, uma equipe especial da Ford TeamRS completou um total de
500 voltas no lendário circuito de Nürburgring com o Focus RS500. Com
mais de 20 km de extensão, a pista conta com quatro tipos diferentes de
asfalto e curvas de variados níveis de dificuldade e angulações
distintas, além de possuir uma reta com mais de 8 km de comprimento.
A fabricante ainda afirma ter realizado um teste de 10.000 km no
circuito sem desligar o motor em momento algum. De acordo com a marca,
tal ensaio é equivalente a disputa completa das 24 Horas de Nürburgring,
uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial.
Fonte: CarroOnline