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Hyundai HB20

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841Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Ter 4 Jun - 17:44

KÜLL



Testes

Impressões: como o Hyundai HB20 mudou quase tudo sem mudar o principal

Andamos na versão profundamente reestilizada da família de compactos e constatamos: ela mantém a plataforma, mas está muito diferente

Por Gabriel Aguiar, em Seul (Coreia do Sul)
Publicado em 4 jun 2019, 12h52

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Protótipo de nova geração do Hyundai HB20 já está com camuflagem mais leve (Divulgação/Hyundai)

Afinal, é uma troca de geração ou não é?

A Hyundai está apresentando na Coreia do Sul o que diz ser a geração dois da família HB20. Jornalistas brasileiros puderam ver o modelo desnudo, mas não fotografá-lo, e dirigir um protótipo ainda camuflado.

QUATRO RODAS está no grupo e já contou que a dupla de compactos será profundamente renovada entre outubro e novembro deste ano, ganhando um novo motor 1.0 turbo com injeção direta de 120 cv no processo.

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Motor 1.0 turbo com injeção direta tem 120 cv e 17,5 mkgf (Divulgação/Hyundai)

Esta não será a única novidade. Na verdade, hatch e sedã receberão modificações robustas em dimensões da carroceria, visual, assistências de segurança, equipamentos oferecidos e elementos da cabine.

Só que o principal, a plataforma PB, usada pela antiga geração do i20 entre 2008 e 2014, continuará lá. É aí que entramos no dilema: podemos considerar uma nova geração ou não?

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Já é possível ver como será o desenho de uma das rodas do novo HB20 (Divulgação/Hyundai)

Novos traços

Visualmente, o novo HB20 segue quase à risca os traços antecipados pelo protótipo Saga EV, do Salão de São Paulo 2018.

Faróis trazem o mesmo formato do conceito, com projetor, luz de led integrada e máscaras negras. Nas versões mais baratas, serão monoparábola.

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Apesar da camuflagem, é possível ver bem o desenho de grade e faróis do novo HB20 (Divulgação/Hyundai)

O teto ganhou dois vincos em todas as versões, e a linha de cintura está mais alta, com vincos bastante marcados. No caso do hatch, há um aplique em preto fosco parecido com o do Nissan Kicks na coluna C.

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Aplique em preto fosco na coluna C vem do conceito Saga EV e lembra o Nissan Kicks (Divulgação/Hyundai)

As lanternas traseiras, halógenas e bipartidas, também possuem desenho similar ao do Saga EV, invadindo a tampa do porta-malas. Trazem luzes de pisca âmbares e luz de ré única, do lado esquerdo, no para-choque.

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Lanternas em gancho também são inspiradas no Saga EV (Divulgação/Hyundai)

Tudo muda no sedã HB20S da coluna B para trás: as portas traseiras são diferentes e trazem terceira janela integrada. O teto tem caimento de cupê.

Um aplique preto na base da janela tenta amenizar a sensação de desproporcionalidade entre o caimento do teto e a tampa do porta-malas, que parece ter tido a altura mantida – ou até rebaixada.

Lanternas do três-volumes possuem design parecido com as do médio Elantra.

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Traseira do sedã HB20S lembra a do Elantra (Divulgação/)

Uma vantagem do HB20S: ele terá duas luzes de ré. Desvantagem: diferentemente do hatch, que possui um recorte na tampa, a abertura do porta-malas do três-volumes será feita só pela chave ou por uma alavanca na cabine.

Por fim, o aventureiro HB20X (hatch) traz apliques de plástico nos paralamas e maior altura em relação ao solo quando comparado com os irmãos (os índices ainda não foram revelados).

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Versão aventureira HB20X terá molduras de plástico similares às do Saga EV (Divulgação/Hyundai)

Em busca de espaço

O entre-eixos da família HB20 cresceu 3 cm, para 2,53 metros, mesmo patamar da atual geração de Chevrolet Onix/Prisma e dos Fiat Argo e Cronos. Abaixo, portanto, dos 2,56 m do VW Polo e, mais ainda, dos 2,65 m do Virtus.

Na fileira da frente, mudam volante (incluindo borboletas para trocas de marcha na configuração 1.0 turbo automática), painel (com desenho inspirado no atual i30, incluindo central multimídia flutuante de oito polegadas), comandos de ar-condicionado (manual com visor digital) e quadro de instrumentos (conta-giros analógico e visor digital, tal qual o Kicks, nas versões mais caras). Versões mais caras trarão até partida do motor por botão.

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Família HB20 ganhou 3 cm de distância entre os eixos (Divulgação/Hyundai)

Bancos dianteiros recebem apoios laterais maiores, e o do motorista troca o ajuste milimétrico giratório de altura pelo de alavanca, mas a boa notícia é que a regulagem passa a ser do componente integral, incluindo o encosto lombar, e não apenas do assento.

Plásticos mantiveram mesma textura e acabamento do modelo atual, mas a área de revestimento em couro ou tecido nas guarnições das portas laterais dianteiras ficou menor, restrita aos apoios de braço. O console central passa a integrar apoia-braço com porta-objetos.

Na parte de trás, o banco teve a altura elevada – a Hyundai ainda não diz quanto – para melhorar o aproveitamento de espaço e compensar a elevação da linha de cintura. Assim, os passageiros não viajam com a sensação de estarem “afundados”. Também há cinto de três pontos e apoio de cabeça na posição central.

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(Divulgação/Hyundai)

Será na área de segurança, porém, que o HB20 trará as principais atualizações: o compacto enfim ganhará controles de estabilidade e tração e monitoramento de pressão dos pneus, pelo menos nas versões de topo.

Mas não ficará só nisso: alerta anticolisão frontal com frenagem emergencial e até alerta de permanência em faixa, itens vistos por enquanto apenas em modelos de segmentos superiores, também vão compor a gama.

Em movimento

Neste primeiro contato, só pudemos dirigir a configuração hatch, por exatos seis minutos. Não bastasse isso, os coreanos enfatizaram que ainda se tratam de protótipos e não necessariamente têm todas as calibragens definitivas.

Ainda que o contato tenha sido breve, foi suficiente para perceber que falta um pouco de fôlego ao novo HB20, principalmente em acelerações.

Comparado ao Polo 1.0 TSI, por exemplo, o hatch da Hyundai parece bem mais desanimado. Fruto da escolha por um especificação com 17,5 mkgf de torque, contra 20,4 mkgf do rival da Volkswgen.

Ao que tudo indica, a marca preferiu conter o consumo de combustível – além de manter o foco no conforto, como já era o modelo anterior.

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Motor 1.0 turbo com injeção direta tem 120 cv e 17,5 mkgf (Divulgação/Hyundai)

Desta vez, a direção elétrica também chegou a toda a linha (antes era restrita ao HB20X) e agrada pelo peso ideal a velocidades mais elevadas.

Na pista mais sinuosa, onde fizemos a segunda metade do teste, o hatch foi provocado nas curvas e só ameaçou sair de dianteira em situações de verdadeiro abuso ao volante.

Curiosamente, o controle de estabilidade estava desligado e todo o comportamento piorou ao acionar o recurso: o HB20 desequilibrou nas curvas, soltando a traseira. Segundo engenheiros da Hyundai, o sistema não estava devidamente calibrado.

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Apesar de todas as modificações, plataforma é a mesma PB que já compõe a gama da Hyundai há mais de 10 anos (Divulgação/Hyundai)

Resta saber como se comportarão as suspensões nos pavimentos absurdamente irregulares das vias brasileiras. A boa notícia é que, na pista fechada coreana, o jogo McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira parecem um pouco mais firmes, a ponto de fazer a carroceria não oscilar tanto nas curvas.

Para quem gosta do hatch atual, dirigir a novidade será ainda melhor. Talvez falte um pouco da vivacidade que o 1.6 16V oferece, mas será uma concessão em favor da economia de combustível.

Só que chamar de nova geração talvez soe um pouco exagerado demais.

842Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Ter 4 Jun - 17:50

KÜLL



ACELERAMOS O NOVO HYUNDAI HB20, QUE ESTREIA NO SEGUNDO SEMESTRE NO BRASIL

Hatch compacto mudará design e interior, terá plataforma com aços mais resistentes, motor 1.0 turbo de injeção direta e até sistema de frenagem autônoma que reconhece pedestres

por DIOGO DE OLIVEIRA, DE NAMYANG (CORÉIA DO SUL)*

04/06/2019 12h38 - atualizado às 12h38 em 04/06/2019

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ACELERAMOS O NOVO HYUNDAI HB20 COM UMA PESADA CAMUFLAGEM (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A Hyundai está nos ajustes finais para o lançamento do novo HB20, previsto para chegar às lojas brasileiras em setembro deste ano. Internamente, a montadora trata o modelo (código “BR2”) como uma nova geração, e as transformações são tantas que não é exagero descrevê-lo assim.

A Autoesporte foi até o Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Hyundai em Namyang, na Coreia do Sul, acelerar os primeiros protótipos do hatch compacto e conhecer, em primeira mão, como será o novo desenho, que foi parcialmente antecipado pelo conceito Saga do último Salão do Automóvel de São Paulo.

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MOSTRADO NO SALÃO DE SP 2018, CONCEITO SAGA ANTECIPOU O ESTILO DO HATCH (FOTO: DIOGO DE OLIVEIRA/AUTOESPORTE)

Por ora, não há imagens oficiais do novo HB20, apenas as fotos dos protótipos camuflados. Mas podemos dizer que o design irá surpreender, pois não guarda qualquer semelhança com o modelo atual. Nossa projeção, publicada uns meses atrás, é a mais fiel já feita da nova geração do hatch.

A dianteira e a traseira mudarão por completo, incluindo capô, faróis, grade, lanternas e para-choques. A única herança de estilo serão as colunas frontais que nascem dos ressaltos do capô. O ponto alto serão as colunas traseiras com moldura preta em “X”, semelhante ao arranjo do Toyota Yaris hatch, que faz o teto parecer flutuante e ter caimento de cupê.

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PROJEÇÃO PUBLICADA EM FEVEREIRO FICOU FIEL ÀS REAIS LINHAS DO MODELO (FOTO: JOÃO KLEBER AMARAL/AUTOESPORTE)

Em tamanho, o novo HB20 será um pouco mais generoso. Segundo os engenheiros da Hyundai, a plataforma do hatch é uma evolução da atual — não totalmente nova, mas com importantes refinamentos.

A arquitetura foi “esticada” em 3 centímetros, passando a 2,53 metros de entre-eixos, ganhou novos pontos de solda e conta com maior quantidade de aços de alta-ultra resistência (eram 19% e passam a 30% da estrutura). O aperfeiçoamento garantiu um incremento de 19% na rigidez da carroceria, o que deixou os coreanos confiantes em um melhor resultado num eventual futuro crash test do Latin NCAP.

Para os passageiros, o maior ganho de espaço é visto no banco de trás, que cresceu 4,7 cm no vão para pernas e ficou mais confortável. Já o porta-malas mantém os 300 litros, e o motorista passará a contar com ajuste mais amplo de altura do banco feito por alavanca, o que tornará a ergonomia bem mais agradável.

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SERÃO DUAS OPÇÕES DE MOTOR 1.0, SENDO UM ASPIRADO E OUTRO TURBO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A principal mudança, porém, é o painel, que foi completamente refeito — como em uma nova geração. Tudo será novo, desde o volante à tela multimídia de 8 polegadas dotada das interfaces Android Auto e Apple CarPlay. O hatch terá opção de chave presencial com partida do motor por botão, ar-condicionado com um pequeno cluster e quadro de instrumentos em tela monocromática que traz velocímetro digital e outros dados, como o inédito monitor de pressão dos pneus.

Por falar em equipamentos, a mudança será radical para poder competir com rivais mais modernos, como Fiat Argo, Toyota Yaris e Volkswagen Polo. Haverá controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de arranque em subidas, alerta de saída involuntária de faixa e sistema de frenagem autônoma de emergência capaz de reconhecer pedestres — será o primeiro da categoria a contar com este item.

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A DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS FOI AUMENTADA EM 3 CM (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Outro recurso importante é a assistência elétrica da direção, que passará a vir de série em todas as versões. E não é só: o novo HB20 vai oferecer cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os passageiros, câmera de ré com linhas dinâmicas, paddle-shifts no volante e duas entradas USB, sendo uma delas de carregamento rápido — ambas ficam no porta-objetos à frente da alavanca de câmbio, que continua com a persiana corrediça.

A Hyundai ainda não definiu os conteúdos e versões do compacto; a única confirmação, por enquanto, é a mecânica. O novo HB20 manterá o motor 1.0 Kappa aspirado de três cilindros nas opções de acesso, e as mais caras virão (finalmente) com o 1.0 turbo de injeção direta capaz de gerar 120 cv e 17,5 kgfm a 1.500 rpm com etanol.

Este sucederá o motor 1.6 aspirado (128 cv e 16,5 kgfm), que deixará de ser oferecido na linha. Na comparação de desempenho, há perda de potência, e ganho de torque. Já o antigo 1.0 turbo de injeção eletrônica (105 cv e 15 kgfm) não deixará saudades. Na base, o 1.0 aspirado (80 cv e 10,2 kgfm) é rigorosamente o mesmo de antes, associado sempre ao câmbio manual de cinco marchas, enquanto o novo 1.0 turbo poderá vir acoplado às transmissões manual ou automática de seis velocidades.

Primeiras impressões

A linha HB20 foi inesperadamente apresentada com o time completo. A Hyundai mostrou o trio composto pelo hatch, o sedã HB20S e o aventureiro HB20X. A dianteira é basicamente a mesma nos três modelos, com singelas diferenças — o sedã, por exemplo, tem a grade totalmente cromada, enquanto o “X” tem faróis mais simples, sem iluminação diurna de LED.

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MODELO RENOVADO VAI CONCORRER COM A NOVA GERAÇÃO DO CHEVROLET ONIX (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O “S” também se difere dos irmãos na traseira, onde as lanternas são mais compridas e estreitas, invadindo laterais e tampa. Seu arranjo de LEDs impressiona mais que no hatch. O sedã também ficou ligeiramente mais comprido (3 cm) e teve um ganho relevante de porta-malas (de 450 para 475 litros).

Duas decepções à primeira vista são os freios traseiros, que seguem usando tambores (os VW Polo e Virtus trazem discos) e os quatro airbags — não haverá opção de seis bolsas infláveis, diferente do Toyota Yaris, que tem sete airbags nos modelos de topo. Se vai inovar com a frenagem autônoma de emergência, deverá derrapar nesses dois quesitos.

Pelo menos o pacote de segurança eletrônica será páreo com os concorrentes diretos, um alento. No entanto, vale lembrar que os equipamentos mais sofisticados deverão ser restritos às versões de topo. Tomara que a Hyundai torne padrão o assistente de saída em ladeiras e os controles de estabilidade e de tração.

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COREANO TERÁ EQUIPAMENTOS INÉDITOS NA CATEGORIA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Na pista do campo de provas de Namyang, somente modelos 1.0 turbo automáticos estavam disponíveis. O test drive foi bastante restrito, mas suficiente para mostrar que o novo HB20 chegará revigorado para a dura disputa contra Argo, Polo e Yaris, ou mesmo o novíssimo Chevrolet Onix que está por vir, também no segundo semestre e com geração inteiramente nova, da plataforma ao inédito motor 1.0 turbo.

Nosso contato se resumiu a uma volta em um pequeno circuito travado, com muitas curvas, e outra em uma grande reta retangular onde passavam inúmeros protótipos da Hyundai e da Kia Motors. Por ora, não há dados técnicos, até porque os modelos ainda serão convertidos ao sistema flexfuel.

De toda forma, podemos dizer que o novo HB20 turbo será mais engajante que o atual. O câmbio automático de seis marchas não imprime uma dinâmica esportiva, mas cumpre o seu papel. Nas acelerações mais intensas, deixou o motor girar alto, até os 6.000 rpm, beirando o corte de giro.

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AVALIADO NA VERSÃO 1.0 TURBO AUTOMÁTICA, HB20 MOSTROU EVOLUÇÃO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Nesse contexto, a direção elétrica foi a mudança mais nítida, tanto pela maciez quanto pela precisão dos movimentos e respostas. O esquema de suspensão (que seguirá com McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira) também se revelou aprimorado e menos rígido do que no HB20 de “primeira geração”. Na grande reta, o hatch se mostrou vocacionado mais ao conforto que à esportividade que o turbo sugere.

Já a cabine certamente agradará aos brasileiros. A sensação de qualidade e capricho na montagem permanecem e até foram realçadas. A tela multimídia flutuante de oito polegadas é um dos trunfos, mas não pudemos testar o sistema. As novas linhas dão um ar premium, com molduras de black piano e prata.

Mas o que mais agradou neste primeiro contato foi a ergonomia para o motorista, que passa a oferecer um ajuste de altura prático e amplo, que permite encontrar a posição ideal ao volante; além do banco traseiro, mais agradável com o espaço extra para as pernas. O design do painel ajuda a dar maior amplitude lateral, e o modelo também passa a contar com um apoio de braço entre os bancos dianteiros.

Em conversa com executivos da Hyundai, a expectativa é alta. Houve um evidente esforço em mostrar que o modelo está trocando de geração e não recebendo apenas um facelift. Ao volante, a sensação foi de que o hatch mudou profundamente, mesmo mantendo um pezinho no passado.

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INÍCIO DAS VENDAS DO HATCH ESTÁ MARCADO PARA SETEMBRO  (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Entretanto, o test drive na Coreia do Sul foi curtíssimo — na verdade, foi apenas uma primeira volta. Há muito a ser definido em relação aos conteúdos (são vários recursos inéditos, como controle de cruzeiro com limitador de velocidade e sistema Start&Stop).

As unidades que vimos e aceleramos calçavam rodas aros 15 e 16 e foram montadas no próprio centro de desenvolvimento e pesquisa da montadora. Resta agora aguardar mais alguns poucos meses para ver como ficará o modelo nacional, produzido em Piracicaba (SP).

Com a reforma, o compacto dará um grande salto qualitativo para se manter no topo das vendas, e em melhores condições de encarar os novos adversários. Após sete anos e com os movimentos da concorrência, está mesmo na hora de mudar.

*O jornalista viajou a convite da Hyundai Motor Brasil.

COMENTÁRIOS: 4 Rodas fala que não é nova geração (eu concordo), Auto Esporte endossa o conceito. Falta uma clara definição TÉCNICA sobre quando é uma geração totalmente nova. Concordo que, se uma plataforma tem condições de evoluir tecnicamente, nada impede que a mesma permaneça por 2, 3 gerações de um determinado modelo, mas aí, do meu ponto de vista, quando não se especifica do forma clara o que é uma nova geração, qual conceito determina isso, ao usar uma plataforma conhecida, abre-se flanco para contestações e rebaixamento do conceito do modelo. Repito,. pessoalmente, não acho que seja nova geração (Ford fez isso com o Fiesta na Europa, com mesma plataforma, melhorada e VW vai fazer o mesmo com o Golf VIII), NADA DE ERRADO para mim, mas falta embasamento, explicar o quanto isso vale, ou não, do ponto de vista do consumidor.
Outra, tá mais do que na cara que, nos próximos dias, semanas nos sites e nas próximas edições das revistas, vamos ver uma enxurrada de novas projeções sobre os modelos em questão.

843Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Ter 4 Jun - 21:31

Domingos V


Administrador

Bom, acho que estavam escondendo o jogo então quanto aos motores, medidas e maiores detalhes importantes.

Comecei gostando da notícia de crescimento em tamanho, aí lí sobre o motor só 1.0, aí que só deve vir 1.0 Turbo com câmbio automático, aí que o 1.6 anda mais que o 1.0 renovado, aí que vai vir com um monte de tralha eletrônica e por fim que está parecendo um Yaris com essas rodas...

Acho que vai aumentar uma enormidade em preço, rivalizando com o Yaris, e se tornar mais um compacto caro inútil que não vale a pena e ainda por cima é chato.

Custando a partir de 70 pau o turbo eu já nem considero como algo válido e tenho a impressão que os de topo encostarão nos 90.

O tal 1.0 também teria obrigação de andar mais que o 1.6 atual, a questão da economia deixa algo a desejar e a se questionar considerando os preços que deve ter - talvez não quiseram broxar o 1.6 como fez a VW.

Da geração: é nova. Para a prática da indústria, uma reforma profunda como essa conta como nova geração e se pegar a Fiat, por exemplo, quase tudo dela é reforma profunda feita várias vezes. A Toyota também faz isso com os Corollas, sendo que passam 2 a 3 gerações até vir uma plataforma completamente nova.

Enfim, vamos ver quanto custa. Talvez as promoções do modelo atual sejam mais interessantes que esse carro em si - que, pelos comentários, continua meio molão em curvas também, além de tudo.

844Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Seg 10 Jun - 11:46

KÜLL



O que já sabemos sobre o novo Hyundai HB20 2020

Segunda geração do modelo estreia até o fim deste ano; saiba mais

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O novo Hyundai HB20 2020: tecnologia, mais espaço e economia Imagem: Kleber Pinho da Silva

08/06/2019 08:12

Tudo o que envolve o Hyundai HB20 sempre desperta a atenção do público e merece destaque, afinal estamos falando do segundo carro mais vendido do Brasil e um automóvel que sempre fez sucesso tanto entre os consumidores do segmento bem como junto à crítica especializada desde que chegou ao mercado em setembro de 2012.

Prestes a completar seu ciclo de 7 anos de mercado – prazo natural para a renovação de um produto dentro da indústria automobilística – o Hyundai HB20 passará por uma completa atualização até o fim deste ano e, aos poucos, a marca sul-coreana vai liberando mais detalhes sobre o que podemos esperar da novidade. O salto geracional do HB20 chega em boa hora, uma vez que mesmo entre os hatches compactos o público brasileiro demanda cada vez mais modelos com conjuntos propulsores eficientes, bom nível de conectividade e estruturas com baixo custo de manutenção e alta segurança. O VW Polo, que segue registrando ótimos números de vendas, está aí para corroborar a teoria.

E é de olho no sucesso do Volkswagen Polo que a Hyundai e a Chevrolet estão norteando seus projetos para as respectivas novas gerações de HB20 e Onix.

Centrando nossa análise sobre o que podemos esperar para o Hyundai HB20 2020, uma coisa é certa: o modelo vai oferecer por aqui o motor 1.0 com turbo e injeção direta, portanto bem mais sofisticado do que o propulsor que figura hoje nas versões intermediárias do modelo. Seguindo a estratégia do Polo 1.0 TSI, o novo HB20 turbo também deverá contar com potência na casa dos 125 cv e torque gravitando os 20 kgfm, portanto uma garantia de bom desempenho e baixo consumo. As versões de entrada da segunda geração do HB20 devem manter o motor 1.0 naturalmente aspirado, porém recebendo algumas melhorias em seu projeto e potência seguindo na casa dos atuais 80 cv.

É muito provável que a Hyundai preserve a caixa automática de 6 marchas para as versões mais caras do modelo, tipo de câmbio que é robusto, apresenta boa durabilidade e geralmente efetua um bom trabalho com motores na faixa de potência e torque que o 1.0 turbo entregará. Para ganhar em eficiência, talvez as versões aspiradas mais acessíveis passem a contar com a transmissão manual de 6 marchas, hoje oferecida no HB20 1.0 Turbo com injeção de combustível indireta convencional.

Além do aprimoramento na parte técnica e mecânica, o Hyundai HB20 2020 finalmente vai sanar uma grande deficiência da geração atual: a falta dos controles de tração e estabilidade. Além de trazer os dois importantes recursos de segurança ativa, é esperada uma melhora considerável no nível de equipamentos e eletrônica embarcada do modelo. Segundo alguns jornalistas que já tiveram um contato inicial com a nova geração do Hyundai, as versões mais caras do modelo poderão trazer até recursos como o piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, entre outros. Se tudo isso for comprovado no lançamento do novo HB20 por aqui, teremos um dos carros mais avançados tecnologicamente em sua categoria.

Partindo para a carroceria, são esperados ganhos nas dimensões do hatch e do sedan. De acordo com Fernando Calmon em sua coluna mais recente, o modelo deverá crescer 3 cm no entre-eixos. Isso se refletirá em uma cabine mais espaçosa, bem como também é esperada a ampliação da capacidade de carga dos respectivos porta-malas. Para lidar com o tamanho maior e rejuvenescer as linhas da gama HB20, a Hyundai vai mexer consideravelmente no design do modelo.

A inspiração para as mudanças estéticas no HB20 de segunda geração – e esse fato é algo que a Hyundai nunca fez questão de esconder – foi em grande parte antecipada pelo conceito Saga EV, revelado no Salão de São Paulo 2018. O protótipo serviu de base para o designer Kleber Silva esboçar nas projeções que ilustram essa reportagem (clique na foto principal para ampliar) o que podemos esperar do novo HB20 de uma forma mais próxima ao carro final. Também ajudaram no trabalho as primeiras imagens oficiais do carro ainda camuflado que a Hyundai liberou diretamente da Coreia do Sul. Como é possível notar, prevalecerá no HB20 2020 uma dianteira com uma grade frontal bem generosa no tamanho. Os faróis, bem como as lanternas na parte traseira, ainda deverão continuar com um bom destaque, como ocorre no HB20 atual.

É sempre bom lembrar que o design arrojado do HB20 colaborou para seu sucesso imediato no mercado há sete anos e, mesmo hoje, o HB20 ainda não parece um carro defasado sob esse aspecto frente aos seus rivais. A Hyundai também está ciente que um bom conjunto visual é essencial para um modelo fazer sucesso no mercado brasileiro.

Na parte interna, como é de praxe em uma renovação profunda como será o caso do HB20, podemos esperar um habitáculo com uma central multimídia retrabalhada, talvez com uma tela maior em relação ao aparelho hoje utilizado na linha. Materiais e revestimentos serão aprimorados, mas vamos torcer para o modelo manter o bom padrão de montagem e design em geral que sua cabine ostenta, claro que levando em conta o padrão do segmento.

Outra peculiaridade do HB20 que deverá ser mantida é o prazo de garantia de 5 anos (quem sabe até expandido...) e o custo de manutenção com preços competitivos, pontos onde os consumidores estão cada vez mais atentos hoje em dia.

A previsão é que o Hyundai HB20 2020 chegue ao mercado por volta de outubro deste ano, sendo que, se relembrarmos a estratégia adotada pela marca para a estreia do sedan na primeira geração, é bem possível que o sucessor do HB20S leve mais alguns meses para chegar às concessionárias, o que deve ocorrer por volta do primeiro trimestre do ano que vem.

Analisando tudo o que apresentamos aqui, se você cogita trocar de carro ainda em 2019 e um hatch compacto atende suas necessidades ou é a sua preferência de compra, vale muito a pena aguardar a estreia da nova geração do Hyundai HB20. Tenha em mente também que, neste ano, a GM deverá lançar os novos Onix e Prisma/Onix Sedan, portanto a disputa pelo bolso dos consumidores ficará bem interessante nos próximos meses.

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Novo HB20 será lançado no final do ano no Brasil
Imagem: Kleber Pinho da Silva

845Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Seg 10 Jun - 11:49

KÜLL



Redação : 07.06.2019 - 6:00

Veja como será o novo Hyundai HB20S

Projeção mostra as linhas do novo Hyundai HB20S

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NOVO HYUNDAI HB20S
Crédito: Kleber Silva/Estadão

A renovada linha HB20 chega ao mercado brasileiro no último trimestre deste ano. Aqui, você pode ver como ficará a versão sedã, o novo Hyundai HB20S.

Vimos de perto o o novo Hyundai HB20S na Coreia do Sul, e preparamos a projeção que você confere no alto da página. A dianteira e o interior, por sua vez, serão iguais aos do hatch (confira imagens abaixo).

Ela traz diversos elementos visuais do protótipo Saga. Esse carro conceitual, feito pela matriz sul-coreana especialmente para o Brasil, foi mostrado no ano passado, no Salão do Automóvel de São Paulo.

Traseira do novo Hyundai HB20S

Já a parte de trás é exclusiva do sedã (a gama inclui ainda, além do hatch, a versão aventureira HB20X).  O desenho da traseira do sedã ficou muito bem resolvido que o do hatch. As linhas das lanternas  parecem ter sido inspiradas nas de um BMW (do sedã Série 5). A tampa do bagageiro, com um pequeno vinco na extremidade superior, deixou o carro muito elegante.

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Dianteira do sedã será igual à do hatch (Kleber Silva/Estadão)

O para-choque do novo Hyundai HB20S, repleto de vincos, destoa das linhas minimalistas do restante do conjunto. Na parte inferior há uma área em baixo relevo com espaço para fixação das placas.

Quanto às dimensões, o sedã cresceu 3 centímetros no entre-eixos e comprimento e 2 cm na largura. O porta-malas agora é de 475 litros, 25 litros a mais que o do modelo anterior.

Plataforma e motores

A base da linha HB20 não mudou, mas recebeu alterações que permitiram mudar, por exemplo, o entre-eixos.

Hyundai HB20 - Página 57 HB20_Saga_interior1
Kleber Silva/Estadão

Já na linha de motores, a gama HB20 vai aposentar o 1.6. Passará a ser oferecida apenas com o 1.0 de três cilindros, em duas versões, ambas flexíveis. A aspirada gera até 80 cv e a turbo, das versões de topo, 120 cv.

As transmissões podem ser, dependendo da versão, manual ou automática, ambas com seis velocidades.

COM REPORTAGEM DE TIÃO OLIVEIRA

COMENTÁRIOS: Como comentei, agora começam a pipocar as projeções. Curiosamente, estas aqui, d'"O Estado de São Paulo", caderno Jornal do Carro, e a do post anterior, parecem vir do mesmo desenhista, apenas com a supressão do nome do meio e, claro, algumas diferenças no desenho.

846Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Ter 11 Jun - 17:28

KÜLL



ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE AS PROJEÇÕES ACIMA: Pessoalmente, se REALMENTE for aparecer a grade com aquele bocão, tipo batom prateado, que por sinal, dá um aparência de muito maior à grade, acho que vai ser na versão “X”; faria mais sentido como forma de caracterizá-lo como “SUV/crossover”. Note-se que nas projeções de frente, apesar de aparentemente terem sido feitas pelo mesmo designer, os faróis tem diferenças, o que não parece factível no carro de série. Não consegui achar ângulo que justificasse esta diferença de formatos. Ou seja, a mesma pessoa, desenhando o mesmo carro para jornalistas diferentes que, ao que parece, o viram pessoalmente, estes, viram coisas diferentes. Repito, pouco provável, então, para termos mais certeza sobre o visual dianteiro do modelo, vamos ter que esperar mais projeções de outros veículos (sites, revistas, jornais, etc.), feitos por outros designers. Em sentido similar, a mim parece que é pouco provável que a traseira do hatch e do sedan tenham inspirações tão diferentes (em relação às projeções até agora divulgadas). Achei a traseira do sedan belíssima, repetindo a inspiração do renovado Elantra, mas independente de minha preferência, acho pouco provável que um modelo use lanternas com cantos vivos, ângulos agudos (sedan) e outro, lanternas com cantos arredondados (hatch), ainda mais tendo os dois as mesmas frente e lateral (ao menos, em boa medida na lataria). De novo, NÃO FAZ SENTIDO. E, de novo, e de novo, duas pessoas vendo os mesmos modelos, viram coisas diferentes?! Considerando o estilo geral do que pôde ser visto, apostaria mais em lanternas com ângulos retos/agudos, tanto para sedan, quanto para hatch. Por fim, falando sobre o interno, notemos que o volante, novo, é “praga” na Hyundai, tendo aparecido primeiramente no i30, no novo Veloster, espalhando-se para o Elantra renovado, New Tucson também renovado (aquele mesmo mostrado no fim do ano passado, que chegou aos nossos vizinhos Chile, Uruguai e Argentina, pela ordem, e que até agora, nada de aparecer por aqui), sendo o último a adotá-lo, o Venue. Por sinal, vejamos que os controles do ar condicionado da projeção são os mesmos do pequeno SUV/crossover e que até mesmo o tema interno, com o lado do passageiro com um rebaixo entre o local onde fica o airbag e o porta-luvas, são iguais. Outra “igualdade” em relação ao Venue, é a alegada central multimídia de 8 polegadas, embora com molduras diferentes nos dois modelos. Difere do Venue na projeção, a localização das saídas de ar central e o painel de instrumentos. Mas o fato é que, se pensarmos no que os dois modelos tem de evidentemente igual, mais a quantidade de assistentes que dizem que teremos no HB20, que me parece exatamente a mesma do Venue (a exceção da quantidade de airbags), dá uma boa medida do quanto os dois tem em comum e no quanto seria fácil termos este outro modelo feito aqui (capacidade, capacidade que tanto faz falta!).

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Painel tem plásticos de dois tons (Divulgação/Hyundai)
VENUE MODELO NORTE AMERICANO

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VENUE MODELO INDIANO

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Kleber Silva/Estadão
PROJEÇÃO DO INTERIOR DO HB20 - JORNAL DO CARRO



Última edição por KÜLL em Qua 12 Jun - 11:39, editado 1 vez(es)

847Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Ter 11 Jun - 17:39

KÜLL





COMENTÁRIOS: Como a gente, aqui do Centro-Sul é besta.... Até uns dois meses atrás, eu NUNCA tinha ouvido falar deste repórter. O cara é free lancer, com matérias publicadas em veículos de terceiros, ou no canal próprio do YouTube. O fato é que o cara fez um ótimo vídeo sobre o Ônix novo, naquela mostrada camuflada que a GM deu no carro. Se não me engano, foi ele quem fez A ÚNICA FOTO DO INTERIOR DO NOVO TRACKER NO SALÃO DE SHANGAI, pois o modelo ficou fechado o tempo inteirio, com vidros escuros e, como disse, a única foto do interior do modelo dentro do tal salão, foi dele. Agora, no vídeo, claro, não vemos lá grande coisa, mas o fato é que mostra o volante, banco e parte da lateral interior.



Mais um vídeo que eu achei agorinha mesmo, mas este eu ainda não assisti, então, não tenho nada a opinar sobre o mesmo.

848Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Sex 14 Jun - 18:14

KÜLL





MundoSobreRodas
Estreou há 8 horas
Novo HB20 2020 promete causar no mercado o mesmo impacto de seu lançamento em 2012, quando a Hyundai acabou com a hegemonia das 4 grandes no Brasil. Toda a família HB20 chega às lojas em outubro. Pra começar o visual é inédito, bem parecido com o conceito Saga.

MOTORES - A versão de entrada continua com motor 1.0 de 80 cv (agora sem tanquinho) e câmbio manual de 5 marchas. As outras versões ganham um novíssimo 1.0 turbo flex de 3 cilindros com injeção direta (TGDI) que rende 120 cv e 17,5 kgfm de torque manual ou automático.

TAMANHO - Tanto o hatch quanto o sedã cresceram em todas as dimensões. O entre-eixos agora é de 2,53 m (+3). Os hatches continuam com porta-malas de 300 litros, já o sedã subiu para 475 litros (+25). O HB20X tem vão livre 5 cm mais alto, ficando com 20,5 cm.

NOVA GERAÇÃO - O Novo HB20 foi construído sobre uma evolução da plataforma atual, agora maior e mais rígida com a adoção de mais aços de alta e ultra resistência. O compacto cresceu em todas as dimensões e traz túnel central mais baixo.

ACABAMENTO - O interior foi 100% renovado com materiais de melhor qualidade e novos equipamentos.

HB20S - Tem design estilo cupê. Lindíssimo!

HB20X - Ousado! Seu visual promete dividir opiniões. Se parece muito com o conceito SAGA.

TEST DRIVE - O motor 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm @ 1.500 rpm de torque não empolga tanto quanto o 1.6 aspirado de 128 cv de potência, mas será mais econômico. Terá opção de câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas.

EQUIPAMENTOS - 4 airbags, direção elétrica, ar-condicionado manual ou digital, aletas atrás do novo volante, controles de tração e estabilidade, partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de colisão frontal ativo, alerta de mudança de faixa, botão de partida, multimídia flutuante de 8” com Android e iOS, câmera de ré dinâmica, controle e limitador de velocidade, partida sem chave, start-stop, alavanca de ajuste do banco do motorista, três cintos e três apoios de cabeça no banco traseiro, bancos com abas mais parrudas, apoio de braço com porta-objetos, quadro de instrumentos com velocímetro digital, novo volante com ajuste de altura e profundidade, entre outros itens.

RODAS

HB20 - ARO 15" na versão topo
HB20S - ARO 15" na versão topo
HB20X - ARO 16" na versão topo


COMENTÁRIOS: Agora, começam a aparecer outros vídeos sobre os novos modelos. No fim, mais do mesmo. Mesmo esta apresentadora não sendo uma das minhas preferidas, muito pelo contrário, ela trouxe bastante informação e uma opinião bastante pessoal sobre os modelos, algo que eu achei que não tinha nos outros vídeos. Além da falta de airbags cortina, do meu ponto de vista, é uma pena que a Hyundai use rodas tão pequenas no carro. Acho que o mínimo aceitável poderiam/deveriam ser aro 16. A parte dos importados comete o mesmo pecado no Elantra, que só tem rodas aro 16.

849Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Dom 23 Jun - 1:37

Domingos V


Administrador

Também acho que o sedan, meio GM até, não tem muito a ver com a projeção e estilo que o hatch supostamente terá e tem muita variação nas projeções. Acho que simplesmente estão fazendo elas via relatos falados de quem já viu o carro sem camuflagem, provavelmente porque não deve mesmo ter fotos do modelo.

Das rodas: roda grande em carro com acerto de suspensão que não é muito bom, como o HB 20, costuma signifcar um carro ruim de andar e que não ganha em estabilidade.

850Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Seg 24 Jun - 12:03

KÜLL



Mas aí, a questão é falta de trabalho....

851Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Seg 24 Jun - 20:41

Domingos V


Administrador

Sim. Porém, acertar suspensão não é algo dominado ainda. E tem muito carro que, por causa da estrutura (torção/flexão), fica 8 ou 80: ou fica macio e desacertado ou fica muito duro mas afiado.

Os relatos comentam que o novo HB 20 continua fraco nisso, conseguindo focar só no conforto, então rodas grandes ficam mesmo descartadas.

Sinceramente não sei qual é o caso do HB 20 (chassi ou falta de esforço deles mesmo). Dirigi ele pouco para perceber isso.

852Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Qui 27 Jun - 11:36

KÜLL



Rodando em testes na Bahia, HB20 2020 chega em outubro

Por Redação - 26 de junho de 2019


O novo HB20 segue sua rotina de testes para estrear no mercado brasileiro em outubro

A Hyundai começou a revelar no começo desse mês o novo HB20 2020 que chegará ao mercado em outubro com visual reestilizado. O hatch chegará juntamente com o HB20S e o HB20X. Um protótipo do hatch foi flagrado na Bahia pelos leitores Brenno Metzker e Pablo Luis Araújo Leite.

Hyundai HB20 - Página 57 Flagra-hyundai-hb20-2020-1
Foto | Brenno Metzker

Novo motor

Conforme o nosso parceiro Auto Papo divulgou, o HB20 2020 terá novo motor 1.0 Turbo que terá injeção direta de combustível. O propulsor será usado nas versões topo de linha e renderá 120 cv e 17,5 kgfm de torque com etanol no tanque. O motor trabalhará em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades ou a manual de seis marchas.

Hyundai HB20 - Página 57 Flagra-hyundai-hb20-2020
Foto | Pablo Luis Araújo Leite

Já o 1.0 manterá as mesmas potências atuais. A novidade será o fim do tanquinho de partida a frio. A transmissão é sempre a manual de cinco velocidades.

Direção elétrica

A direção elétrica disponível atualmente somente para a versão aventureira se tornará padrão no HB20 2020.


COMENTÁRIOS: Agora, é a repetição "ad nauseam" das informações que até os paralelepípedos das ruas sabem.... Deveriam apenas colocar as fotos.

853Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Qui 4 Jul - 1:34

Domingos V


Administrador

E afinal ele vai ser como a projeção da 4 Rodas?

854Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Qui 4 Jul - 11:53

KÜLL



Domingos V escreveu:E afinal ele vai ser como a projeção da 4 Rodas?

Agora, com toda essa gente que foi para a Coréia tendo visto os modelos sem coberturas, as projeções tendem a ficar mais e mais fiéis, embora eu acredite que este pessoal "erre" um pouco de propósito para não tirar todo o impacto visual da primeira apresentação. Aqui em R.P. a revista ainda não chegou, portanto, não posso opinar. Os detalhes que mais faltam definição para mim, são as lanternas traseiras e faróis, pois teve projeção feita pelo mesmo desenhista para veículos diferentes, cujos repórteres viram o carro, onde o parte inferior dos faróis diferia, então, como, vendo o mesmo veículo, com tempo, "viram" coisas diferentes? outra, vendo a projeção traseira do hatch e do sedan no Jornal do Carro, acho pouco provável que o sedan tenha uma lanterna de corte tão ousado, cheia de recortes, similar ao Elantra e o hatch, uma lanterna com cantos arredondados, algo simples até.

855Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Sex 5 Jul - 17:46

KÜLL



NOVO HB20 TURBO: VEJA COMO SERÁ O DESIGN DO HATCH QUE CHEGA EM SETEMBRO

Projeções exclusivas revelam novo estilo do hatch da Hyundai, que terá motor 1.0 turbo de injeção direta e frenagem autônoma que reconhece pedestres

por DIOGO DE OLIVEIRA

05/07/2019 10h26 - atualizado às 10h39 em 05/07/2019

Hyundai HB20 - Página 57 Novo_hyundai_hb20_frente_projeta_autoesporte
DIANTEIRA DO HATCH TERÁ GRADE MAIOR E FARÓIS REDESENHADOS COM MODERNOS LEDS DIURNOS NA PARTE INTERNA (FOTO: JOÃO KLEBER DO AMARAL/AUTOESPORTE)

Ainda faltam algumas semanas para a revelação do novo HB20 no Brasil. O hatch será lançado em setembro, mesmo mês em que estreou em 2012, há quase sete anos. Mas vocês já podem conferir aqui — nestas projeções exclusivas feitas para a Autoesporte pelo designer João Kleber do Amaral — como ficará a nova geração do compacto.


As imagens mostram o novo HB20 na carroceria hatch. Boa parte das linhas foram antecipadas pelo conceito Saga, mostrado no Salão de São Paulo de 2018. Porém, após ver o modelo no Centro de Desenvolvimento e Pesquisa da Hyundai, em Namyang, na Coreia do Sul, refinamos os desenhos com maior riqueza de detalhes.

Visualmente, a dianteira e a traseira mudarão por completo, incluindo capô, faróis, grade, lanternas e para-choques. As colunas traseiras com moldura preta em “X” lembram o arranjo do Toyota Yaris hatch, que faz o teto parecer flutuante e ter caimento de cupê. A única herança de estilo são os ressaltos do capô que se conectam às colunas.

Este é o ponto que revela que o modelo não trocou de plataforma. Por isso, alguns dirão que o novo HB20 é, na verdade, uma plástica, ainda que profunda.

Hyundai HB20 - Página 57 Novo_hyundai_hb20_traseira_projeta_autoesporte
COLUNAS TRASEIRAS TERÃO MOLDURA PRETA EM "X" COMO NO TOYOTA YARIS, E LANTERNAS COM ARRANJO DE LUZES SOFISTICADO (FOTO: JOÃO KLEBER DO AMARAL/AUTOESPORTE)

É uma nova geração?

Apesar de manter o projeto original, haverá reforço na arquitetura. O hatch produzido em Piracicaba (SP) teve o entre-eixos alongado em 3 centímetros, passando a 2,53 metros, e contará com uma quantidade maior de aços de alta resistência na carroceria, o que o deixará mais estável em movimento e seguro para os passageiros em caso de colisão.

O novo HB20 também terá um inédito sistema de frenagem autônoma capaz de reconhecer pedestres — será o primeiro da categoria a oferecer o recurso. Além disso, a lista de equipamentos finalmente virá com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente de arranque em subidas e assistência elétrica da direção.

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MOTOR 1.0 TURBO COM INJEÇÃO DIRETA TERÁ 120 CV E 17,5 KGFM (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mudanças na mecânica

Outra novidade importante confirmada é novo motor 1.0 turbo flex de injeção direta. Este será capaz de gerar 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque a 1.500 giros com etanol, números melhores que os do atual 1.0 turbo de injeção eletrônica, com 105 cv e 15,5 kgfm. O novo 1.0 turbo substituirá o atual 1.6 flex aspirado de 128 cv e 16,5 kgfm.

O motor mais moderno virá associado às transmissões manual ou automática de seis velocidades, enquanto as versões mais baratas preservarão o conjunto formado pelo motor 1.0 aspirado e o câmbio manual de cinco marchas. O desempenho, neste caso, não terá alterações — são 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque.

Hyundai HB20 - Página 57 04
NOVO HB20 SEGUIRÁ COM FREIOS TRASEIROS A TAMBOR (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Cabine totalmente nova

A reforma do HB20 será tão pesada, que mesmo por dentro o hatch parecerá outro. Sua cabine foi totalmente refeita e contará com painel e volante novos, além de uma tela multimídia de 8 polegadas no estilo “flutuante” — centralizada no alto. O quadro de instrumentos, por sua vez, terá um visor monocromático para exibir o velocímetro.

Haverá ainda visor digital para o ar-condicionado, chave presencial, botão para acionamento do motor e um baú entre os bancos que servirá de apoio de braço. Em espaço, o aumento do entre-eixos beneficiou principalmente o banco traseiro, que será mais generoso no vão para as pernas dos passageiros. Já o porta-malas manterá os 300 litros.

856Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Sex 5 Jul - 17:51

KÜLL



Projeção antecipa como ficará o novo Hyundai HB20, que chega em outubro

Por iG Carros | 04/07/2019 12:10 - Atualizada às 04/07/2019 14:36

Compacto terá várias melhorias, como inclusão de ESP e uma série de itens de segurança, como alerta para mudança de faixa, entre outros

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Kleber Silva
Hyundai HB20 terá novos vincos laterais, ampla grade frontal, entre outros detalhes que deixarão o carro mais arrojado

A nova geração do Hyundai HB20 deverá abalar novamente a briga entre os hatches compactos. Não por acaso, o carro será lançado em outubro, na mesma época em que também chegará o novo Chevrolet Onix, seu principal rival no segmento. Assim como em 2012, quando o modelo da marca coreana começou a ser feito em Piracicaba (SP), em 2019 o carro vai voltar a chamar atenção.

Quem viu o protótipo Saga , no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em outubro último, já teve uma boa ideia de como ficará o novo visual do novo Hyundai HB20. Baseado não apenas pelo modelo conceitual, mas por imagens do carro camuflado, o designer Kleber Silva fez as projeções de como deverá ser o desenho do novo modelo.

Repare nos novos vincos laterais, que são os mesmos do Saga. Na frente, o destaque fica por conta da ampla grade dianteira e no para-choque envolvente, que deixou o carro com aspecto mais arrojado e esportivo e sem deixar de lado a questão  da segurança. Aliás, muito pleo contrário.

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Kleber Silva
A traseira do novo Hyundai HB20 será bem parecida com a do protótipo Saga, mostrado no Salão do Automóvel

O novo Hyundai HB20 terá, entre outros itens, controle eletrônico de estabilidade (ESP), alerta para mudança indevida de faixa, entre outros dispositivos. A estrutura é uma evolução HB20 atual, mas com o uso de aços de maior resistência. Para maior conforto, o carro ficará um pouco maior, com aumento de 30 mm no entreeixos.

A lista de equipamentos da nova geração do hatch compacto terá boas surpresas, como direção com assistência elétrica, novo volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, cluster com velocímetro digital, multimídia com tela sensível ao toque com tela de 8 polegadas, banco do motorista com regulagem de altura por alavanca, entre outros.  A imagem abaixo dá uma ideia de como ficará o interior.

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Por iG Carros | 04/07/2019 12:10 - Atualizada às 04/07/2019 14:36

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Compacto terá várias melhorias, como inclusão de ESP e uma série de itens de segurança, como alerta para mudança de faixa, entre outros
Projeção do Hyundai HB20 cinza
Kleber Silva
Hyundai HB20 terá novos vincos laterais, ampla grade frontal, entre outros detalhes que deixarão o carro mais arrojado
A nova geração do Hyundai HB20 deverá abalar novamente a briga entre os hatches compactos. Não por acaso, o carro será lançado em outubro, na mesma época em que também chegará o novo Chevrolet Onix, seu principal rival no segmento. Assim como em 2012, quando o modelo da marca coreana começou a ser feito em Piracicaba (SP), em 2019 o carro vai voltar a chamar atenção.


LEIA MAIS: Hyundai prepara chegada do novo HB20 e amplia capacidade de produção em SP

Quem viu o protótipo Saga , no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em outubro último, já teve uma boa ideia de como ficará o novo visual do novo Hyundai HB20. Baseado não apenas pelo modelo conceitual, mas por imagens do carro camuflado, o designer Kleber Silva fez as projeções de como deverá ser o desenho do novo modelo.

Repare nos novos vincos laterais, que são os mesmos do Saga. Na frente, o destaque fica por conta da ampla grade dianteira e no para-choque envolvente, que deixou o carro com aspecto mais arrojado e esportivo e sem deixar de lado a questão da segurança. Aliás, muito pleo contrário.

Hyundai, HB20, hatch
Kleber Silva
A traseira do novo Hyundai HB20 será bem parecida com a do protótipo Saga, mostrado no Salão do Automóvel
O novo Hyundai HB20 terá, entre outros itens, controle eletrônico de estabilidade (ESP), alerta para mudança indevida de faixa, entre outros dispositivos. A estrutura é uma evolução HB20 atual, mas com o uso de aços de maior resistência. Para maior conforto, o carro ficará um pouco maior, com aumento de 30 mm no entreeixos.

LEIA MAIS: Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 passa a ter multimídia com TV de série

A lista de equipamentos da nova geração do hatch compacto terá boas surpresas, como direção com assistência elétrica, novo volante multifuncional com ajustes de altura e profundidade, cluster com velocímetro digital, multimídia com tela sensível ao toque com tela de 8 polegadas, banco do motorista com regulagem de altura por alavanca, entre outros. A imagem abaixo dá uma ideia de como ficará o interior.

Projeção do novo Hyundai HB20
Kleber Silva
Interior terá central multimídia com tela sensível ao toque, de 8 polegadas, velocímetro digital, entre outros itens

No conjunto mecânico, o novo Hyundai HB20 passará a contar com motor 1.0, turbo, de três cilindros, de injeção direta, capaz de gerar 120 cv e bons 17,1 kgfm de torque a meros 1.500 rpm. Dois outros dois itens que merecem destaque são partida por botão e hastes atrás do violante para trocas sequenciais do câmbio automático. De fato, a briga com novo Onix e companhia vai ser boa.

Imagens: Kleber Silva

Fonte: Carros - iG @ https://carros.ig.com.br/segredos/2019-07-04/projecao-antecipa-como-ficara-o-novo-hyundai-hb20.html

COMENTÁRIOS: E vejam que o desenhista é o mesmo da Auto Esporte e, de novo, temos diferenças entre o mesmo carro visto na Coréia, por diferentes jornalistas.

857Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Ter 9 Jul - 1:02

Domingos V


Administrador

É, estou pensando em duas possibilidades. Ou a Hyundai está fazendo pesquisa de mercado com duas possíveis frentes e traseiras ou em algumas projeções estão deixando o carro bem com cara de "segmento superior" - algo como seria um i30 novo - para fazer os compradores potenciais aguardarem pelo carro.

858Hyundai HB20 - Página 57 Empty Re: Hyundai HB20 Sex 19 Jul - 11:40

KÜLL



TESTES E LANÇAMENTOS

Novo HB20 será lançado no Brasil durante aniversário da Hyundai em outubro



Hyundai HB20 - Página 57 Hyundai-hb20-edicao-comemorativa-1-million-1537387119178_v2_900x506
Imagem: Divulgação

Jorge Moraes
Colaboração para o UOL


19/07/2019 10h59

O novo Hyundai HB20 já tem data para ser lançado no Brasil. A montadora sul-coreana pretende divulgar a mais nova versão de seu best seller do mercado nacional no dia 10 de outubro, durante o aniversário da marca no país. A festa será em Itaparica, na Bahia.

A nova geração do HB20 apostará no motor 1.0 turbo de três cilindros com 120 cv, além de uma evolução da versão aspirada 1.0, que alcança com etanol um máximo de 80 cv de potência.

Com a novidade, ainda não se sabe se a versão 1.6 flex com quatro cilindros e 128 cv será mantida em linha. O foco da Hyundai em melhorar o consumo de combustível pode fazer com que a montadora abandone o motor 1.6.

Câmbios manual e automático devem seguir iguais, com manual de cinco velocidades no carro de entrada e automático de seis velocidades nas versões mais equipadas

Espera-se que o preço da nova geração fique entre R$ 50 mil e R$ 64 mil para o hatch, com o sedã ficando em R$ 66 mil e até R$ 71 mil para a versão aventureira.

COMENTÁRIOS: Tá, MAS E TODO O RESTANTE QUE A MARCA ESTÁ DEVENDO? Cadê o Elantra novo? Não teremos o New Tucson com facelift? Este facelift já está para comemorar O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE LANÇADO LÁ FORA! E o Sonata, que foi mostrado no Salão em geração antiga, mas a nova já está à venda pelo mundo? Na Argentina, Chile e Uruguai, vendem-se o Veloster e o i30, inclusive na versão mais brava a "N", fora o Kona e aqui? NADA?

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