A sul-coreana Kia revelou nesta semana o conceito híbrido Ray,
modelo que também tem a função de apresentar as últimas inovações da
marca em termos de propulsão alternativa.
O Ray, que também pode ser carregado em uma tomada convencional
graças à tecnologia plug-in, é movido por um propulsor 1.4 construído
em alumínio com injeção direta de gasolina e 153 cv de potência. Ele
trabalha em conjunto com um bloco elétrico de 78 kW (104 cv). Ambos são
gerenciados por uma transmissão continuamente variável, sendo que
dependendo das condições de dirigibilidades a força pode ser enviada
somente do bloco a combustão, ou dos dois conjuntamente. De acordo com
a Kia, o Ray conta com tração dianteira e suspensão independente nas
quatro rodas.
Um aparato tecnológico interessante é o sistema “cool car”, ou
“carro fresco” em uma tradução livre. Por meio de películas nano
laminadas, grande parte dos raios solares é bloqueada, mantendo a
temperatura do habitáculo do veículo mais amena e reduzindo o
funcionamento do ar-condicionado. Além disso, algumas partes do
interior do veículo contam com material reciclado que também foram
elaborados com características de repelir o calor.
Assim como o Forte Hybid, cee’d Hybrid, o Borrego Fuel Cell Electric
Vehicle (FCEV) e o Sorento biturbo diesel, o Ray se enquadra na nova
submarca da Kia, a EcoDynamics, responsável pelos modelos que
apresentam redução considerável no nível de emissões. De acordo com a
Kia, o Ray tem autonomia para 80 quilômetros rodando somente com
eletricidade, enquanto o motor a combustão alcança consumo médio de
85,9 km/l. Os dois propulsores conferem ao protótipo uma autonomia de
1.200 quilômetros.
Fonte: CarroOnline
modelo que também tem a função de apresentar as últimas inovações da
marca em termos de propulsão alternativa.
O Ray, que também pode ser carregado em uma tomada convencional
graças à tecnologia plug-in, é movido por um propulsor 1.4 construído
em alumínio com injeção direta de gasolina e 153 cv de potência. Ele
trabalha em conjunto com um bloco elétrico de 78 kW (104 cv). Ambos são
gerenciados por uma transmissão continuamente variável, sendo que
dependendo das condições de dirigibilidades a força pode ser enviada
somente do bloco a combustão, ou dos dois conjuntamente. De acordo com
a Kia, o Ray conta com tração dianteira e suspensão independente nas
quatro rodas.
Um aparato tecnológico interessante é o sistema “cool car”, ou
“carro fresco” em uma tradução livre. Por meio de películas nano
laminadas, grande parte dos raios solares é bloqueada, mantendo a
temperatura do habitáculo do veículo mais amena e reduzindo o
funcionamento do ar-condicionado. Além disso, algumas partes do
interior do veículo contam com material reciclado que também foram
elaborados com características de repelir o calor.
Assim como o Forte Hybid, cee’d Hybrid, o Borrego Fuel Cell Electric
Vehicle (FCEV) e o Sorento biturbo diesel, o Ray se enquadra na nova
submarca da Kia, a EcoDynamics, responsável pelos modelos que
apresentam redução considerável no nível de emissões. De acordo com a
Kia, o Ray tem autonomia para 80 quilômetros rodando somente com
eletricidade, enquanto o motor a combustão alcança consumo médio de
85,9 km/l. Os dois propulsores conferem ao protótipo uma autonomia de
1.200 quilômetros.
Fonte: CarroOnline