A Nissan resolveu mostrar as primeiras ionformações e fotos sobre o
Juke, seu mais novo crossover, que debuta no Salão de Genebra, a partir
de 4 de março. Desenvolvido pelo centro de design da marca na
Inglaterra em conjunto com a matriz japonesa, o modelo mistura
elementos de minivan e utilitário esportivo com traços bastante
ousados.
Na frente, faróis triangulares e projetados para fora surgem das pontas
do capô. Já a grade dianteira forma uma espécie de sorriso e é
espremida nas extremidades pelos generosos faróis de neblina redondos.
Nas laterais, o Juke passa uma imagem robusta graças aos parrudos
para-lamas. O caimento do teto, por sua vez, é retilíneo. A traseira é
mais bojuda, conta com lanternas com contornos irregulares que lembram
o desenho de um bumerangue. Por dentro, os designers da marca dizem que
se inspiraram em um tanque de combustível de moto para fazer o console
central.
Com 4,13 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e
2,53 m de entre-eixos, o Juke usa a plataforma B do Grupo Renault
Nissan. Conta com suspensão independente do tipo McPherson na frente e
por eixo de torção atrás para as versões com tração dianteira. Já os
4X4 do crossover têm suspensão traseira independente do tipo Multilink
– braços múltiplos.
O modelo vai contar com três opções de motores na época do lançamento
comercial na Europa, previsto para outubro. Um propulsor 1.6 a gasolina
com 116 cv de potência e 16 kgfm de torque que vai trabalhar com uma
caixa manual de cinco marchas ou uma transmissão do tipo CVT –
continuamente variável.
Há ainda um novo propulsor turbo 1.6 com injeção direta que gera 190 cv
e 25 kgfm acoplado a um câmbio também do tipo CVT. Já a opção a diesel
reside apenas em um 1.5 turbo de 110 cv e 25 kgfm, que trabalha com uma
transmissão manual de seis marchas.
Fonte: MotorDream
AutoUniverso