Agora é oficial. O Honda Civic ganha uma nova versão, a LXL, que entrará como intermediária em relação à de entrada LXS e a top de linha EXS. A marca aproveitou a chegada da versão para implantar algumas inovações em toda a linha. Todas as unidades agora serão produzidas com direção com assistência elétrica EPS (Electric Power Steering), que não consome energia do motor e oferece uma dirigibilidade mais prazerosa – até então só havia direção hidráulica. A nova versão custa a partir de R$ 66.405.
O ar-condicionado recebeu novos compressor e condensador, o que vai gerar economia de combustível e maior desempenho do motor. Também foi alterado o sistema ECU (Electronic Central Unit) ao ser promovida uma adequação da rotação para a troca automática das marchas. Além disso, a Honda adicionou um novo sensor de marcha lenta, que, entre outros as funções, oferece um funcionamento suave do motor.
Além dos itens da versão LXS, a na nova versão LXL recebeu itens, como retrovisores externos com luz de seta integrada, abertura de porta-malas também pela chave, bancos e revestimentos internos das portas de couro, rodas de liga leve de 16 polegadas com design exclusivo e logomarca da versão.
Volante de três raios com acabamento em prata, controle de áudio no volante, alto-falantes com tweeter, acabamento interno nas alças e na tampa do porta-malas também são outros diferenciais em relação à versão LXS. A nova versão LXL será comercializada com dois tipos de transmissão: manual e automática com paddle-shift, até agora item exclusivo da versão EXS. A Honda informa que o ar-condicionado digital continua exclusivo da versão top EXS. Na nova LXL é manual.
Na versão EXS, o consumidor pode ouvir músicas diretamente do pen drive, carregar seu celular e até mesmo o iPod, graças à tomada USB localizada no console central. Já está na hora de o modelo vir com conexão por Bluetooth, assim como ocorre com seu rival C4 Pallas, da Citroën.
Em 2009 o Civic chegou a 50.200 unidades comercializadas, perdendo a liderança de mercado para o Toyota Corolla (54.599). Os dois foram de longe os preferidos do consumidor – o Chevrolet Vectra, terceiro colocado, vendeu apenas 23.969. Com a versão, o Civic terá mais opções para concorrer com o Corolla GLi.
A chegada desse modelo da Toyota o gargalo da produção de Civic, City e Fit em Sumaré (SP) são tidos como os causadores da perda da liderança do Civic. Rumores ainda dão conta de que o atual Civic, lançado em 2006, deve ter uma nova versão apresentada no Salão de São Paulo, em outubro.
A geração atual é extremamente bem concebida, com um design futurista aclamado pela crítica e, não é preciso nem dizer, pelo público. É de longe um dos automóveis mais prazerosos de dirigir do mercado. Seu motor é o 1.8 i-VTEC SOCH Flex que desenvolve 138 cv (cavalos) com gasolina a 140 cv com etanol.
Todas as versões trazem freios com sistema ABS (antitravamento) com EBD (distribuidor eletrônico da frenagem) e airbag, bem como cinto de segurança de três pontos para cinco ocupantes e controlador de velocidade com comando no volante.
Só a versão EXS vem com VSA (Vehicle Stability Assist), sistema que aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração. O carro tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Fonte: Interpress Motor