A Chrysler divulgou nesta sexta-feira ( informações sobre os
motores utilizará para reduzir suas emissões de poluentes em 25% entre
2010 e 2014. A empresa, que está contando com a parceria da Fiat, fará
uso da tecnologia Multiair, fornecida pela FPT – subsidiária do grupo
italiano – em seus próximos propulsores.
Inicialmente, segundo a Chrysler, dois motores 1.4 MultiAir serão
introduzidos em seus veículos no mercado norte americano. Uma variante
será aspirada e produzirá 100 cavalos de potência e 13,1 kgfm de
torque, enquanto a outra versão do propulsor contará
com turbocompressor e gerará 170 cv e 23,5 kgfm de torque.
Para o Grand Cherokee 2011 a empresa anunciou que introduzirá o
novo motor 3.6 V6 Pentastar que está sendo desenvolvido para agregar,
futuramente, a tecnologia MultiAir, além de injeção direta de
combustível e turbo. Inicialmente, entretanto, o propulsor não contará
com tais tecnologias, mas produz 280 cavalos de potência e pico de 35,9
kgfm de torque, sendo que 32,3 kgfm de força estarão disponíveis entre
1.800 rpm e 6.400 rpm. Como pode ser observado nas imagens (ao lado), o
motor V6 conta com comando de válvulas variável na tanto na admissão
quando no escape.
O grupo Chrysler também anunciou o desenvolvimento de uma versão
híbrida da RAM 1500 e afirmou que está trabalhando na criação de um
câmbio automatizado seco de seis marchas com duas embreagens, que, por
realizar trocas de marchas rápidas – sem desperdiçar potência –
reduzirá o consumo de combustível em até 10%. Um novo 2.4 também está
sendo desenvolvido para gerar 190 cv e 24,2 kgfm de torque na versão
aspirada.
Motor 3.6 V6 Pentastar
Motor 1.4 MultiAir
Fonte: CarroOnline
motores utilizará para reduzir suas emissões de poluentes em 25% entre
2010 e 2014. A empresa, que está contando com a parceria da Fiat, fará
uso da tecnologia Multiair, fornecida pela FPT – subsidiária do grupo
italiano – em seus próximos propulsores.
Inicialmente, segundo a Chrysler, dois motores 1.4 MultiAir serão
introduzidos em seus veículos no mercado norte americano. Uma variante
será aspirada e produzirá 100 cavalos de potência e 13,1 kgfm de
torque, enquanto a outra versão do propulsor contará
com turbocompressor e gerará 170 cv e 23,5 kgfm de torque.
Para o Grand Cherokee 2011 a empresa anunciou que introduzirá o
novo motor 3.6 V6 Pentastar que está sendo desenvolvido para agregar,
futuramente, a tecnologia MultiAir, além de injeção direta de
combustível e turbo. Inicialmente, entretanto, o propulsor não contará
com tais tecnologias, mas produz 280 cavalos de potência e pico de 35,9
kgfm de torque, sendo que 32,3 kgfm de força estarão disponíveis entre
1.800 rpm e 6.400 rpm. Como pode ser observado nas imagens (ao lado), o
motor V6 conta com comando de válvulas variável na tanto na admissão
quando no escape.
O grupo Chrysler também anunciou o desenvolvimento de uma versão
híbrida da RAM 1500 e afirmou que está trabalhando na criação de um
câmbio automatizado seco de seis marchas com duas embreagens, que, por
realizar trocas de marchas rápidas – sem desperdiçar potência –
reduzirá o consumo de combustível em até 10%. Um novo 2.4 também está
sendo desenvolvido para gerar 190 cv e 24,2 kgfm de torque na versão
aspirada.
Motor 3.6 V6 Pentastar
Motor 1.4 MultiAir
Fonte: CarroOnline