A Lotus divulgou nesta quinta-feira (10) novas informações sobre
seu motor Omnivore (classificação para animais que se alimentam de
diversas fontes). Segundo a empresa, o propulsor, que está em sua
primeira fase de testes, já apresenta economia de combustível 10%
superior que motores convencionais a gasolina, além de emitir poucos
poluentes.
O propulsor Omnivore é um dois tempos de 0.5 l, conta com taxa de
compressão variável (que se adequa para queimar melhor diferentes tipos
de combustível), bomba d’água elétrica, injeção direta de combustível e
realiza combustão sem o uso de velas de ignição – segue o mesmo
princípio de funcionamento de um motor diesel. Outra inovação do
projeto se faz pela própria confecção do bloco, que possui cabeçote
integrado, reduzindo peso e custos, além de aumentar a vida útil do
sistema.
Segundo a empresa, apesar da dificuldade inicial para fazer o
sistema funcionar, o resultado do correto funcionamento do conjunto foi
mais que satisfatório, principalmente pela baixa emissão de poluentes
em uma ampla faixa de rotação, mesmo em fase fria (quando o motor é
ligado pela primeira vez depois de horas em repouso).
“Os resultados impressionantes que conseguimos são
passos importantes na engenharia da Lotus para que possamos aprimorar
nossos métodos de desenvolvimento em motores com tecnologia
multi-combustíveis.”, disse Simon Wood, diretor de engenharia da Lotus,
a qual não revelou informações importantes como a potência do Omnivore.
O chefe de engenharia de desenvolvimento de conjunto motriz da
Lotus, Jamie Turner, acrescentou: “a indústria automobilística,
incluindo a Lotus, defende o ‘downsizing’ de motores quatro tempos.
Este é um bom resultado para a otimização de emissão de poluentes em
carga parcial, situações que os veículos enfrentam a maior parte do
tempo. O motor de ciclo de dois tempos, diferentemente, não possui uma
redução significativa nas emissões com a redução do tamanho. Trabalhar
com medidas maiores em motores dois tempos melhora o consumo de
combustível. Downsizing, portanto, não é vital no caso do Omnivore e,
devido à melhoria da eficiência na carga e desempenho de emissões
que observamos com ele, esta abordagem de tecnologia de upsizing pode resultar em um motor mais eficiente."
Fonte: CarroOnline
seu motor Omnivore (classificação para animais que se alimentam de
diversas fontes). Segundo a empresa, o propulsor, que está em sua
primeira fase de testes, já apresenta economia de combustível 10%
superior que motores convencionais a gasolina, além de emitir poucos
poluentes.
O propulsor Omnivore é um dois tempos de 0.5 l, conta com taxa de
compressão variável (que se adequa para queimar melhor diferentes tipos
de combustível), bomba d’água elétrica, injeção direta de combustível e
realiza combustão sem o uso de velas de ignição – segue o mesmo
princípio de funcionamento de um motor diesel. Outra inovação do
projeto se faz pela própria confecção do bloco, que possui cabeçote
integrado, reduzindo peso e custos, além de aumentar a vida útil do
sistema.
Segundo a empresa, apesar da dificuldade inicial para fazer o
sistema funcionar, o resultado do correto funcionamento do conjunto foi
mais que satisfatório, principalmente pela baixa emissão de poluentes
em uma ampla faixa de rotação, mesmo em fase fria (quando o motor é
ligado pela primeira vez depois de horas em repouso).
“Os resultados impressionantes que conseguimos são
passos importantes na engenharia da Lotus para que possamos aprimorar
nossos métodos de desenvolvimento em motores com tecnologia
multi-combustíveis.”, disse Simon Wood, diretor de engenharia da Lotus,
a qual não revelou informações importantes como a potência do Omnivore.
O chefe de engenharia de desenvolvimento de conjunto motriz da
Lotus, Jamie Turner, acrescentou: “a indústria automobilística,
incluindo a Lotus, defende o ‘downsizing’ de motores quatro tempos.
Este é um bom resultado para a otimização de emissão de poluentes em
carga parcial, situações que os veículos enfrentam a maior parte do
tempo. O motor de ciclo de dois tempos, diferentemente, não possui uma
redução significativa nas emissões com a redução do tamanho. Trabalhar
com medidas maiores em motores dois tempos melhora o consumo de
combustível. Downsizing, portanto, não é vital no caso do Omnivore e,
devido à melhoria da eficiência na carga e desempenho de emissões
que observamos com ele, esta abordagem de tecnologia de upsizing pode resultar em um motor mais eficiente."
Fonte: CarroOnline