O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou no início da noite
desta terça-feira (24) a manutenção da cobrança reduzida de IPI de 3%
para carros 1.0 flex até março de 2010. Antes da isenção total do imposto, em dezembro de 2008, esses modelos pagavam 7%. Em seguida, o Governo propôs a volta gradual do IPI, mas agora anunciou a manutenção dos atuais 3% nos 1.0 flex para estimular as vendas de carros bicombustíveis.
Os automóveis com cilindradas entre 1.0 e 2.0 também continuarão a
pagar 7,5% até março de 2010 se forem flex. Os modelos com essa
capacidade cúbica movidos a gasolina, porém, voltarão gradualmente ao
patamar de 13%, como proposto anteriormente. Os 1.0 movidos a gasolina,
que representam parcela muito pequena do mercado, não serão
beneficiados com a medida e seguirão a regra de volta gradual do IPI,
pagando 7% até janeiro deste ano.
Mantega ainda revelou que o Governo Federal criará um grupo de
trabalho para estímulo da produção de modelos menos poluentes em
parceria com outros ministérios. “Queremos criar condições para que
esse carros [menos poluentes] sejam desenvolvidos no Brasil”, disse
Mantega. “Vamos criar esse grupo de trabalho porque queremos consolidar
a indústria automobilística no Brasil. Queremos trazer novas
tecnologias voltadas ao meio ambiente”, completou o ministro da
Fazenda.
O IPI para caminhões fica zerado até junho de 2010. De acordo com
Mantega, essa medida visa renovar a frota brasileira, que tem média de
uso de 18 anos.
Fonte: CarroOnline
desta terça-feira (24) a manutenção da cobrança reduzida de IPI de 3%
para carros 1.0 flex até março de 2010. Antes da isenção total do imposto, em dezembro de 2008, esses modelos pagavam 7%. Em seguida, o Governo propôs a volta gradual do IPI, mas agora anunciou a manutenção dos atuais 3% nos 1.0 flex para estimular as vendas de carros bicombustíveis.
Os automóveis com cilindradas entre 1.0 e 2.0 também continuarão a
pagar 7,5% até março de 2010 se forem flex. Os modelos com essa
capacidade cúbica movidos a gasolina, porém, voltarão gradualmente ao
patamar de 13%, como proposto anteriormente. Os 1.0 movidos a gasolina,
que representam parcela muito pequena do mercado, não serão
beneficiados com a medida e seguirão a regra de volta gradual do IPI,
pagando 7% até janeiro deste ano.
Mantega ainda revelou que o Governo Federal criará um grupo de
trabalho para estímulo da produção de modelos menos poluentes em
parceria com outros ministérios. “Queremos criar condições para que
esse carros [menos poluentes] sejam desenvolvidos no Brasil”, disse
Mantega. “Vamos criar esse grupo de trabalho porque queremos consolidar
a indústria automobilística no Brasil. Queremos trazer novas
tecnologias voltadas ao meio ambiente”, completou o ministro da
Fazenda.
O IPI para caminhões fica zerado até junho de 2010. De acordo com
Mantega, essa medida visa renovar a frota brasileira, que tem média de
uso de 18 anos.
Fonte: CarroOnline