O bico da injeção é bastante fino, em casos mais severos , só trocando .
Porém, creio q o mais aconselhável seja fazer a limpeza quando o manual prever ou na hipótese de uso de combustível adulterado; o receio q se tem ao realizar esse procedimento é pq virou sinônimo de empurroterapia.
Domingos, na época que tinhamos o Kadett ( 2.0 mpfi), ao saber que existia esse procedimento, mandei fazer( há 10 anos)
Detalhe: carro tinha 22 mkm e 3 anos, usado no ciclo da dona de casa, eu notei melhora, tímida, mas houve.
1 ano e meio , com 15 mkm depois (37) foi feita a descarbonização do motor, por excesso de zelo.
Quase 3 anos e 35 mkm depois, o carro foi vendido e não sei se a minha paráia da época resultou em problemas, até então funcionou bem.
Acho q única vez q foi feito o procedimento de forma correta foi no Corsa ( wind 1.0 mpfi- q era mais sensível ao combustível adulterado q o Kadett)) da minha irmã, que embora tivesse 15 mkm, pegou gasolina adulterada.
Posteriormente, não fiz mais a limpeza nem com o Fit nem com o Clio, o 1º ao ser vendido estava com 62 mkm e o 2º c 67 mkm.
Estou cogitando em fazer no Sandero ( está c quase 21mkm), pois usei 2 tanques de podium, depois gas aditivada, agora voltei p podium( 2º tanque), pois percebi q um posto q abastecíamos estava c gasolina adulterada ( o Fit da mãe estava fazendo um barulho ao dar a partida, q foi eliminado ao trocar de posto, o Sandero deu 2 estouros no escapamento, q nunca mais ocorreu desde q troquei de posto).
Só tenho q tirar uma dúvida com um membro do RCB - onde foi comentado q o bico desse motor suja c certa facilidade-se isso resolveu ou se de fato é aquela questão q está ocorrendo nos 1.6 8V da Renault ( e q a marca já está ciente e em busca da solução) q será objeto de um recall branco.