AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

40mil Km - Limpeza dos bicos?

5 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

140mil Km - Limpeza dos bicos? Empty 40mil Km - Limpeza dos bicos? Seg 21 Set - 23:21

Grilo

Grilo
Administrador

No começo do mês, o C3 foi para a revisão de 40mil Km. Atualmente está com quase 44mil Km.
Fiz a revisão 'fechada' da Citroën. Porém, vi no site da própria:

''A cada 40 mil quilômetros devem-se limpar os bicos da injeção
eletrônica porque a sujeira presente no combustível pode entupir o
sistema, aumentando o consumo e piorando o desempenho do motor.''


A uma semana aproximadamente, ele acendeu a luz da injeção por aproximandamente 1 minuto - foi logo quando liguei pela manhã, e depois apagou. Como havia voltado da revisão a pouco tempo, e foi semelhante ao que ocorreu com a luz do Airbag meses antes, não liguei. Hoje tive a impressão dele estar um pouco 'amarrado' quanto ao desempenho.

Devo fazer a limpeza? O que acham?

Aproveitando; é normal o pedal da embreagem ranger?

http://www.autouniverso.com.br

Domingos V


Administrador

Consta no site e no plano de manutenção ou só no site?

Se consta nos dois, deveria estar incluso no custo da revisão. Se não consta, ou é algum erro no site ou então atualizaram o plano de manutenção e esqueceram de colocar isso no manual. Pode ser uma oficialização do empurra-empurra de serviços também hehe.

Existe muita controvérsia sobre o assunto, mas fato é que apesar dos bicos terem sistema de auto-limpeza ele não é perfeito e a gasolina/álcool de má qualidade podem acabar sujando os bicos a um ponto que o sistema de auto-limpeza não consiga eliminar todo a sujeira - e aí vai progressivamente entupindo. Como aqui no Brasil a qualidade da gasolina/álcool não é garantida mesmo em postos bons, pois às vezes a mutreta vem desde a distribuidora, pode acontecer mesmo com os mais zelosos.

Outra coisa é que a limpeza não é enganação como alguns dizem, tanto por esse motivo que disse, como porque só ela vai ser capaz de remover uma sujeira mais profunda. Pé em baixo e aditivada/premium vai resolver casos mais leves apenas, como pode ser o seu caso. Num caso onde estejam ocorrendo falhas no funcionamento e na performance mais pesadas, fazer essa tática vai ser só torrar grana num tanque de gasolina e ainda correr o risco de desgastar o cilindro que é alimentado pelo bico problemático - pois fatalmente vai dar falta e falta na mistura é péssimo para qualquer motor.

A limpeza, no entanto, é "enganação" quando você tem um bico travado ou entupido. Nesses casos o correto é trocar o bico, pois a limpeza não funciona. Se funcionar, o bico não fica a mesma coisa. Questão de saber o que aplicar em cada caso.

A luz da injeção seria realmente sinal de algo errado, mas vendo seu histórico com as luzes de diagnóstico e a dos Citroëns em geral isso pode não ser nada ou até mesmo outra coisa. Se você nota só essa leve perda de performance, sem nenhum aumento considerável em consumo ou outras falhas de funcionamento, pode ser melhor só colocar uns dois tanques de Podium e usar o carro em regime de maior rotação durante eles. Sai o mesmo preço da limpeza no fim das contas e com isso você tem a vantagem de não correr o risco de algo dar errado na limpeza - como um desgaste dos o-rings ou uma desequalização dos bicos, fora a abrasividade do produto de limpeza que causa desgaste - mas corre o risco de não dar certo e perder dinheiro e tempo.

Na minha opinião acho que compensa fazer o que você preferir, mas eu tentaria só com a Podium se for mesmo algo leve.

Sobre a embreagem, não é normal. Deve ser questão de lubrificação do cabo, coisa simples. Com o uso intenso acaba vindo esse barulho mesmo, não tem nada de alarmante.

PS: Veja também se a queda de desempenho não aconteceu após alguma mudança de tipo de combustível ou de posto. É muito normal que se note, em especial aqueles mais sensíveis/atentos, mudanças no desempenho de um posto para outro com a mesma gasolina/álcool. Basta uma pequena variação na quantidade de álcool ou água presentes, mesmo que dentro da margem legal, para dar diferença.

R8V

R8V
Administrador

Até onde sei, a limpeza dos bicos seria feita com 100 mkm, antes só se fosse verificado o uso de combustível adulterado.

Como a revisão do teu carro está em dia, creio que se houvesse necessidade, na revisão teriam alertado.Eu faria o seguinte: usa um tanque de Pódium e, se não resolver, mande fazer a descarbonização, que é mais ampla- como se fosse uma "hemodiálise" do motor.

Grilo

Grilo
Administrador

Valeu, ajudou bastante!

Hoje não percebi nenhuma perda de potência, felizmente.

Foi o seguinte: havia abastecido com podium uns dias antes, e rodei até o final do tanque (literalmente). Completei com alcool (se não me engano), voltei para casa e o carro passou o final de semana desligado. No que liguei na segunda cedo, ele parecia meio engasgado (rotação ocilando) e acendeu a luz da injeção por pouco tempo.

Talvez ele tenha estranhado a mudança brusca da podium pro alcool (mesmo tendo rodado uns 40Km antes de desligar).

E outra, as luzes de advertência dos PSA não tem muita credibilidade hehehe.

Para garantir, vou fazer os próximos dois tanques de Podium.

Quanto a embreagem, foi levar em uma concessionária para lubrificarem (acho que devem fazer na hora). Tinham dito que foi feito na revisão de 40mil, mas não percebi nenhuma diferença.

http://www.autouniverso.com.br

R8V

R8V
Administrador

Os 2 tanques de Podium vão durar o quê? 3 dias ? 40mil Km - Limpeza dos bicos? 959658

Grilo, faz assim : com a Podium, usa sempre uma marcha a menos; se fosse para passar a 4ª, deixa em 3ª e assim por diante.

Estranhei o fato de vc ter usado a Podium e ter ocorrido isso: ou o álcool não era de boa procedência ou a Podium "soltou" alguma partícula que já havia e fez acender a luz/falhar.

Com esse histórico, se falhar de novo, faz a descarbonização, vai ser mais ou menos o valor do tanque da Podium.

Domingos V


Administrador

R8V escreveu:Estranhei o fato de vc ter usado a Podium e ter ocorrido isso: ou o álcool não era de boa procedência ou a Podium "soltou" alguma partícula que já havia e fez acender a luz/falhar.

Provável. No primeiro tanque de Podium que usei no Corolla, após alguns dias de uso e algumas esticadas às vezes a marcha lenta ficava irregular. Sei que depois de uma esticada em específico o motor fez um barulhinho meio diferente e depois disso não falhou mais.

Outra coisa é que mesmo que não tenha sido sujeira, ao mudar de combustível às vezes ocorrem essas anomalias mesmo. Os Flex em especial. Acho que a injeção não tem espaço para todos os mapeamentos possíveis e pode acabar tendo que fazer tudo de novo. Enquanto ela não refaz o mapeamento, fica meio estranho mesmo.

E mais pra frente compensa mesmo fazer a descarbonização no lugar de apenas a limpeza de bicos. Mas é outra coisa que se faria se notasse queda de rendimento ou com a quilometragem muito alta, já que esse tipo de limpeza usa solventes meio fortes. Definitivamente não é para fazer toda hora, assim como flush e outras coisas.

francisco



Pense comigo :
se um filtro de combustivel tem troca recomendada á cada 15.000km
com 3 trocas de filtros totalizando 45.000 mil já seria o suficiente pra ter residuos de sujeira no seu bico injetor
a limpeza era recomenda pra 100 mil tempos atrás nos carros monopontos .

R8V

R8V
Administrador

Mas fazer a limpeza de bico não danifica / oxida o bico injetor, em decorrência dos produtos utilizados?

Domingos V


Administrador

Qual carro ainda recomenda a troca do filtro de combustível de 15 em 15mil km? A maioria já está na casa dos 60 mil km pelo próprio plano de manutenção oficial dos fabricantes.

Possível de se ter sujeira aos 45 mil km nos bicos é, mas está longe de ser regra. Nosso primeiro Escort Zetec fez limpeza de bicos apenas com 60 mil KM e não notamos diferença. O filtro de gasolina ainda era o original. Ou seja, no caso dele ainda não haviam resíduos.

Como notado pelo R8V, os solventes envolvidos nesse tipo de limpeza podem danificar os bicos. Portanto eu só faria em caso de necessidade ou preventivamente a cada 60 mil KM no mínimo. Mais do que isso acho que vai fazer mais mal do que bem. É igual a flush...

francisco



R8V escreveu:Mas fazer a limpeza de bico não danifica / oxida o bico injetor, em decorrência dos produtos utilizados?

[b] De forma alguma , danifica o bico injetor muito menos o oxida
Na limpeza de bico não é utilizado solvente algum e sim um detergente espeficico diluido em agua. nada mais. inclusive pode ser feita uma solução com detergente neutro pra colocar na maquina de limpeza mais isso nao vem ao caso ,com relação ao escort citado o plano te manunteção dele é mais prolongado mais a troca do filtro é recomendada até no máximo 30.000 km ,determinação do fabricante! mais isso não vem a ser regra vai depender de combustivel utilizado temperatuca ambiente etc... , Hje mesmo fiz limpei os bicos de um siena 2006 com 70.000km rodados e nunca haviam sido limpos e o cliente so sentia unas falhadas intermitentes. como se pode ver não é regra .

francisco



Sr. Domingos e Sr. R8V
poderiam me tirar essa duvida , voces são proprietarios ou reparadores?

Domingos V


Administrador

Sim, não se tem regra para isso. Dependendo do cuidado do dono, uso do carro e principalmente a qualidade do combustível essas coisas variam muito. Por isso que acho desnecessário limpeza a cada 30 ou 40mil KM se o carro não estiver apresentando falhas ou perda no rendimento.

Da questão dos solventes, então no caso que você mencionou não usam solventes. Mas muitos usam, inclusive acredito que apenas os que usam seriam efetivos em caso de sujeiras mais graves, afinal não se consegue por exemplo limpar um motor por dentro - quando esse já acumulou certo nível mais avançado de carbonização - sem uso de solventes. Do uso de detergente de louça, acredito que seja um procedimento que tenha tanto quanto ou mais potencial de causar problemas nos bicos do que um produto de limpeza com solventes específico para esse caso. A viscosidade do detergente é muito grande e ele diluído deve conseguir tirar apenas sujeiras mais leves que uma gasolina aditivada ou premium tirariam com muito menos risco, custo e trabalho...

Dos filtros, Hondas e Toyotas em geral trabalham com intervalos de 60mil KM. Alguns modelos flex apenas mudaram o intervalo. Antes tinha um Clio que o intervalo era de 40mil KM. Acredito que se ainda existem carros com intervalo de apenas 15 mil KM sejam minoria, ainda assim o intervalo da troca do filtro não necessáriamente tem a ver com a necessidade de limpeza.

Eu e o R8V somos apenas proprietários, não reparadores.

Fabiano

Fabiano

Ja troquei informação com 3 mecanicos sobre este procedimento e me falaram que bico sujo só tem uma solução, Trocar, se alguma sugeira de qualquer natureza por ventura ter se fizado nas saidas dos bicos que são de metal, não existiria muito produto que pudesse remover eles sem ser ultra agressivos, e olha que os 3 me falaram a mesma coisa em outras palavras, e segundo eles sujeiga pode grudar sim, porem remover eles vai ser quase impossivel.....

http://www.oticainova.com.br

R8V

R8V
Administrador

O bico da injeção é bastante fino, em casos mais severos , só trocando .

Porém, creio q o mais aconselhável seja fazer a limpeza quando o manual prever ou na hipótese de uso de combustível adulterado; o receio q se tem ao realizar esse procedimento é pq virou sinônimo de empurroterapia.

Domingos, na época que tinhamos o Kadett ( 2.0 mpfi), ao saber que existia esse procedimento, mandei fazer( há 10 anos)
Detalhe: carro tinha 22 mkm e 3 anos, usado no ciclo da dona de casa, eu notei melhora, tímida, mas houve.

1 ano e meio , com 15 mkm depois (37) foi feita a descarbonização do motor, por excesso de zelo.

Quase 3 anos e 35 mkm depois, o carro foi vendido e não sei se a minha paráia da época resultou em problemas, até então funcionou bem.

Acho q única vez q foi feito o procedimento de forma correta foi no Corsa ( wind 1.0 mpfi- q era mais sensível ao combustível adulterado q o Kadett)) da minha irmã, que embora tivesse 15 mkm, pegou gasolina adulterada.

Posteriormente, não fiz mais a limpeza nem com o Fit nem com o Clio, o 1º ao ser vendido estava com 62 mkm e o 2º c 67 mkm.

Estou cogitando em fazer no Sandero ( está c quase 21mkm), pois usei 2 tanques de podium, depois gas aditivada, agora voltei p podium( 2º tanque), pois percebi q um posto q abastecíamos estava c gasolina adulterada ( o Fit da mãe estava fazendo um barulho ao dar a partida, q foi eliminado ao trocar de posto, o Sandero deu 2 estouros no escapamento, q nunca mais ocorreu desde q troquei de posto).

Só tenho q tirar uma dúvida com um membro do RCB - onde foi comentado q o bico desse motor suja c certa facilidade-se isso resolveu ou se de fato é aquela questão q está ocorrendo nos 1.6 8V da Renault ( e q a marca já está ciente e em busca da solução) q será objeto de um recall branco.

Domingos V


Administrador

Fabiano, em caso de sujeira grave mesmo só trocando realmente. Mas aí é naqueles casos onde o bico entupiu completamente ou quase completamente. Casos mais leves dá para arrumar.

R8V, no caso de colocar adulterada aí sim se deve fazer como estava comentando. Mas apesar da abundância de postos com combustível adulterado, muita gente consegue abastecer em locais com gasolina boa. Eu por exemplo não pego um tanque de adulterada há mais de 5 anos...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Tópicos semelhantes

-

» Produtos para limpeza do carro

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos