[size=52]Nas parciais de janeiro, Polo mantém a quarta posição com Argo em sétimo[/size]
180 comentários
Ricardo de Oliveira
4 Minutos de LeituraO mês de janeiro é tradicionalmente fraco. Por conta disso, os números abaixo são inferiores aos dos demais meses. Ainda assim, o líder Onix não deixa de emplacar um bom volume. Nessas parciais do começo do ano, cujas vendas são referentes ao período até 29 de janeiro, visto que a Fenabrave bloqueia o acesso às vendas dos dois últimos dias, o compacto da GM já tem mais de 14 mil vendidos.
Isso é mais que o dobro do segundo colocado, o Ka, que ficou pouco à frente do HB20. O duelo entre os dois promete ser bom este ano, com o Ford ganhando atualização visual e outras novidades. Já em quarto, o Polo se posiciona bem e mais, para a VW é um alívio ver que o Gol não teve seu desempenho alterado com o novo irmão. Ou seja, conseguiu colocar dois entre os cinco mais vendidos até o momento.
Quem pode estragar a dobradinha é o Prisma, muito próximo do best seller da VW. Na briga com o Polo, o Argo parece ter começado com o pé esquerdo, ficando bem distante do rival alemão. O Corolla ficou entre ele e o Mobi, outro Fiat que também está no Top 10. Porém, a FCA ainda tem o Compass em décimo, sendo também o líder dos utilitários esportivos.
No segundo pelotão, aparece o HR-V e logo depois o Etios. O Kicks não vem muito próximo, mas tem na cola o ainda atuante Fox, que mesmo com duas versões e apenas motor 1.6, consegue manter o ritmo após a chegada do Polo. Já o Creta aparece a seguir, mais distante.
Após a reformulada no visual, o Fit voltou a vender bem. Já HB20S e Voyage ensaiam um duelo. Por fim, o Renegade agora tem que rodar mais para não sair do Top 20, o que aconteceu nessas parciais com o EcoSport. O Sandero surge em vigésimo para representar a Renault, que vira e mexe sai do grupo.
Nos comerciais leves, a Strada mostra para a Toro quem é que manda no terreno e a Saveiro só assiste em terceiro, mas agora ameaçada pela Hilux. A S10 ficou um pouco mais para trás, enquanto a Ranger ficou isolada em sexto. Oroch e Amarok ficaram com pouca diferença, assim como a Montana. A L200 fechou o Top 10.
No segundo bloco, a Fiorino caiu para 11º, enquanto a Master ainda reina entre as vans, mas vem chumbo grosso com novas Ducato, Boxer e Jumper. O HR lidera nos caminhões leves e a Frontier continua onde está, sendo a picape média menos vendida do mercado. Os franceses estão bem representados com Partner, Kangoo e Jumpy no Top 20, que ficou sem um elemento por se tratar das vendas da SW4, conforme insiste a Fenabrave.
[size=43]Confira abaixo os 20 automóveis e 19 comerciais leves mais vendidos nas parciais de janeiro de 2018:[/size]
[size=43]Automóveis[/size]
[list="box-sizing: border-box; margin-right: 0px; margin-bottom: 3rem; margin-left: 0px; padding-left: 24px;"]
[*]Onix – 14.270 unidades
[*]Ka – 6.796
[*]HB20 – 6.729
[*]Polo – 5.961
[*]Gol – 5.352
[*]Prisma – 5.296
[*]Argo – 4.425
[*]Corolla – 4.161
[*]Mobi – 4.137
[*]Compass – 3.994
[*]HR-V – 3.217
[*]Etios – 2.945
[*]Kicks – 2.789
[*]Fox – 2.745
[*]Creta – 2.612
[*]Fit – 2.375
[*]HB20S – 2.354
[*]Voyage – 2.297
[*]Renegade – 2.231
[*]Sandero – 2.177
[/list]
[size=43]Comerciais Leves[/size]
[list="box-sizing: border-box; margin-right: 0px; margin-bottom: 3rem; margin-left: 0px; padding-left: 24px;"]
[*]Strada – 4.941 unidades
[*]Toro – 3.549
[*]Saveiro – 2.890
[*]Hilux – 2.716
[*]S10 – 2.419
[*]Ranger – 1.267
[*]Oroch – 992
[*]Amarok – 982
[*]Montana – 903
[*]L200 – 680
[*]Fiorino – 679
[*]Master – 482
[*]HR – 319
[*]Frontier – 297
[*]Partner – 183
[*]Daily 3514 – 143
[*]Kangoo – 135
[*]K2500 – 94
[*]Jumpy – 81
[/list]
[Fonte: Fenabrave]