Esta é a nova Ferrari 812 Superfast
por Danimar Lazaretti —16 de fevereiro de 2017
Faltando menos de um mês para o início do Salão de Genebra, a Ferrari resolveu mostrar sua grande atração para o evento, a nova Ferrari 812 Superast. Trata-se do substituta da F12berlinetta, que estreia um novo motor V12 6.5 aspirado – há quem especule que este é o último esportivo aspirado da Ferrari.
O ponto de partida para a criação da 812 Superfast foi a F12tdf, versão mais potente da F12 lançada em 2015 com tiragem limitada a 799 unidades com o V12 6.3 gerando 780 cv. No caso da Superfast, o V12 6.5 entrega 789 cv a 8.500 rpm e 73,2 kgfm de torque a 7.000 rpm. Cabe a uma versão atualizada do câmbio de dupla embreagem e sete machas levar toda a potência para as rodas traseiras.
O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, com velocidade máxima de 340 km/h, números idênticos aos da F12tdf, que é mais leve.
No que diz respeito ao design, a 812 Superfast parece ser muito mais que uma atualização da F12. Formas gerais e proporções são as mesmas, mas todos os painéis da carroceria são inteiramente novos, com estilo mais agressivo.
Na frente, faróis são novos e têm estilo inédito na Ferrari. Há flaps ativos na dianteira e novas tomadas de ar no capô e nas laterais, canalizando o ar para outras tomadas de ar na traseira. Atrás, as lanternas são muito semelhantes as da GTC4 Lusso. Por dentro, elementos da F12 se repetem, mas o aspecto é mais limpo: botões do console agora flutuam, as saídas de ar mudam e comandos do ar-condicionado são novos.
por Danimar Lazaretti —16 de fevereiro de 2017
Faltando menos de um mês para o início do Salão de Genebra, a Ferrari resolveu mostrar sua grande atração para o evento, a nova Ferrari 812 Superast. Trata-se do substituta da F12berlinetta, que estreia um novo motor V12 6.5 aspirado – há quem especule que este é o último esportivo aspirado da Ferrari.
O ponto de partida para a criação da 812 Superfast foi a F12tdf, versão mais potente da F12 lançada em 2015 com tiragem limitada a 799 unidades com o V12 6.3 gerando 780 cv. No caso da Superfast, o V12 6.5 entrega 789 cv a 8.500 rpm e 73,2 kgfm de torque a 7.000 rpm. Cabe a uma versão atualizada do câmbio de dupla embreagem e sete machas levar toda a potência para as rodas traseiras.
O resultado é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, com velocidade máxima de 340 km/h, números idênticos aos da F12tdf, que é mais leve.
Evolução técnica
Esta é a primeira vez que uma Ferrari ganha sistema de direção eletro-hidráulica, que livra o motor da bomba hidráulica que dá assistência a direção. O sistema trabalha em conjunto com o Slide Slip Control já encontrado em outros modelos Ferrari. Além disso, há o sistema Virtual Short Wheelbase, que permite que as rodas traseiras estercem para ajudar a contornar curvas.No que diz respeito ao design, a 812 Superfast parece ser muito mais que uma atualização da F12. Formas gerais e proporções são as mesmas, mas todos os painéis da carroceria são inteiramente novos, com estilo mais agressivo.
Na frente, faróis são novos e têm estilo inédito na Ferrari. Há flaps ativos na dianteira e novas tomadas de ar no capô e nas laterais, canalizando o ar para outras tomadas de ar na traseira. Atrás, as lanternas são muito semelhantes as da GTC4 Lusso. Por dentro, elementos da F12 se repetem, mas o aspecto é mais limpo: botões do console agora flutuam, as saídas de ar mudam e comandos do ar-condicionado são novos.