Hoje vi um 408 Griffe, na extinta cor Azul Bourrasque - para mim o sedan médi mais bonito!
Ok, sabemos que o pos-venda e a confiabilidade da Peugeot esta longe de ser comparada com a Toyota, mas tomando por base ambos os sedans básicos em mecânicos, o francês sai por R$ 54.990 e o Corolla por R$ 66.990. Ambos com equipamentos muito semelhantes. Por 12mil, penso se toda essa reputação vale mesmo a pena.
ESPAÇOSO, COROLLA 2015 É GOSTOSO DE DIRIGIR Aceleramos a versão XEi, com preço sugerido de R$ 79.990 e equipada com motor 2.0 flex de até 154 e câmbio CVT por LEANDRO ALVARES
[url=http://br.pinterest.com/pin/create/button/?url=http%3A%2F%2Frevistaautoesporte.globo.com%2FAnalises%2Fnoticia%2F2014%2F03%2Fespacoso-corolla-2015-e-gostoso-de-dirigir.html&media=&guid=PH5fJqgGNzU2-0&description=Espa%C3%A7oso%2C Corolla 2015 %C3%A9 gostoso de dirigir - AUTO ESPORTE | An%C3%A1lises][/url]
14/03/2014 10h30 - atualizado às 12h03 em 14/03/2014
Novo Toyota Corolla (Foto: Divulgação)
Ele quer claramente voltar a ser o sedã médio mais vendido do Brasil (se cuida, Honda Civic) e, acredite, o novo Toyota Corolla está com muitas credenciais para seduzir os fãs do segmento. Isso ficou evidente após acelerarmos a versão intermediária do modelo, XEi, tabelada a R$ 79.990 e a aposta da marca para concentrar 70% do mix de vendas. Com as melhorias feitas no motor 2.0 flex de até 154 cv e 20,3 kgfm da geração anterior, o Corolla está mais esperto. O conhecido propulsor ganhou controle eletrônico no acelerador, que administra a quantidade de combustível para mover o carro, e dupla admissão de ar; uma para velocidades de cruzeiro e outra para pisadas fortes no pedal da direita. Além disso, ele agora dispõe de sistema de injetores aquecidos, que dispensa o uso de tanquinho auxiliar para partida a frio. Galerias de fotos
Confira todos os ângulos do novo Toyota Corolla
Compare o Novo Corolla com o antigo e veja o que mudou
Mas o que de fato contribuiu para a evolução no desempenho do sedã foi a alteração do câmbio automático de quatro marchas pelo CVT (de relações continuamente variáveis), que simula sete velocidades. As mudanças de marcha são praticamente imperceptíveis e basta uma leve pisada no acelerador para o conjunto mecânico compreender a exigência do motorista.
Toyota Corolla (Foto: Toyota)
A partir da versão XEi, há ainda a tecla Sport, no console, que deixa o Corolla mais apimentado para acelerações e retomadas. Nesse modo, o condutor sente um leve soluço do carro a cada troca de marcha, mas nada que incomode tanto. Para aguçar a esportividade, o sedã conta também com haletas atrás do volante para trocas sequenciais. Uma pena o sistema não respeitar de fato a velocidade desejada. Ao atingir o limite de giro, a eletrônica sobe de marcha automaticamente. Em termos de conforto, não há do que reclamar. As suspensões absorvem com competência as irregularidades do piso e dão a devida firmeza para a carroceria em curvas sem comprometer o bem-estar dos ocupantes. A Toyota poderia ter aproveitado a mudança de geração para acrescentar ao menos controle de estabilidade. Mas segundo a marca, o Corolla não depende desse recurso para ser equilibrado. (COMENTÁRIOS: Sendo isso verdade, então, por que tem lá fora. Se não for tão verdade, é a vida do brasileiro valendo menos do que a do europeu, do americano, do asiático, apesar de pagar tão caro pelo carro)
Silencioso, o novo Corolla se destaca pelo bom isolamento acústico. Na estrada, o ruído do vento passando pelos retrovisores é mínimo e o "grito" do motor, bem contido. A 120 km/h, o conta-giros estaciona nos 2.100 giros. Durante o teste em trecho rodoviário, a média de consumo foi de 9,7 km/h, com etanol. Na cabine, o principal atrativo é o espaço. Com o acréscimo de 10 cm no entre-eixos, que saltou para 2,70 m, dá até para cruzar as pernas no banco de trás. Destaque também para o piso plano, que não prejudica a acomodação do terceiro ocupante. A área disponível para a cabeça de todos que vão no assento traseiro, no entanto, não é tão generosa para passageiros mais altos. No porta-malas, a capacidade de 470 litros foi mantida.
A ergonomia, que já era boa no antigo Corolla, melhorou muito na nova geração. O volante possibilita ótima empunhadura e é muito fácil ajustar a posição ideal de dirigir, embora a regulagem de profundidade da coluna de direção não seja tão expressiva. O quadro de instrumentos, mais elegante que o da versão de entrada, GLi, tem layout bonito é simples de ler. Outro ponto positivo vai para o nível de acabamento da cabine e o sistema multimídia - com tela sensível ao toque, GPS e até TV -, também muito prático de operar. O único item de gosto duvidoso é o relógio digital, posicionado mais à direita do painel - quem já teve um Ford Del Rey ou um Chevrolet Monza terá uma sensação de nostalgia. Bem equipada, a versão XEi traz bancos de couro, câmera de ré, retrovisor fotocromático, rodas de liga leve de 16" com desenho exclusivo e faróis de neblina. Mas fica devendo acendimento automático dos faróis, iluminação para o espelho do quebrassol, sensor de chuva e sensor de ré. Quanto ao visual, as linhas do novo Corolla são bastante agradáveis. Mas já teve quem o chamasse de "Etiozão" ao vê-lo de frente. Já as linhas da traseira foram confundidas com as do Hyundai Elantra. O que não gerou dúvidas foi a evolução de beleza. O Toyota está bem bonitão.
[th]Versão[/th][th]Preço[/th][th]Principais itens de série[/th]
Corolla 1.8L GLi Manual
R$ 66.570
Freios ABS com EBD, cinco airbags, direção elétrica progressiva, ar-condicionado manual, setas nos retrovisores externos, vidros e travas elétricas, sistema de som integrado e com entrada USB e Bluetooth e volante com comandos de som.
Corolla 1.8L GLi Automático
R$ 69.990
Freios ABS com EBD, cinco airbags, direção elétrica progressiva, ar-condicionado manual, setas nos retrovisores externos, vidros e travas elétricas, sistema de som integrado e com entrada USB e Bluetooth e volante com comandos de som.
Corolla 2.0L XEi Automático
R$ 79.990
Acrescenta bancos de couro, ar-condicionado digital, retrovisor interno eletrocrômico, câmera de ré, central multimídia com tela sensível ao toque, leitor de DVD, TV digital e faróis de neblina.
Corolla 2.0l Altis Automático
R$ 92.990
Acrescenta sete airbags, controle de velocidade com cruzeiro, acendimento automático dos faróis, bancos de couro bege com ajuste elétrico, faróis baixos em LED, lanternas dianteiras e traseiras em LED e recolhimento elétricos dos retrovisores externos.
Toyota Corolla 2015: test-drive e comparativo de consumo Categorias: [url=http://www.car.blog.br/search/label/An%C3%A1lise de Usados]Análise de Usados[/url] , Comparativo , Corolla , Toyota 14 Comentários
.post-header-line-1 { padding: 0 0 15px 0; }
O Toyota Corolla é carro com reputação sólida e estabelecida no mercado brasileiro, e uma prova disso é o fato de que o modelo da geração anterior, mesmo em vias de ser substituído por este novo modelo, ainda disputa com o Honda Civic, carro à carro, a liderança do importante segmento de sedãs médios. Liderança esta que é incontestável, já que os demais modelos, como Cruze, Jetta, Sentra e etc são meros coadjuvantes.
O fato de o Corolla disputar a liderança de seu segmento mesmo com um modelo ultrapassado é um indicativo do prestígio do qual goza o modelo entre os consumidores brasileiros. Prestígio esse que advém não de performance excepcional, tampouco de tecnologia de ponta aplicada ao carro.
O Corolla não é o sedã médio mais rápido do mercado (o mais rápido é o Jetta TSI), nem o mais econômico (atualmente é o Honda Civic o melhor nesse quesito), nem o mais avançado do ponto de vista de tecnologia ou de mecânica. E, como se não bastasse, ele é um dos mais caros do segmento.
Então como explicar tamanho predomínio de mercado? A resposta certamente passa por um conjunto de fatores que envolve fama de inquebrável, baixo índice de desvalorização, bom consumo de combustível, bons serviços de pós-venda, suspensão com ajuste adequado às vias brasileiras - tendendo para a maciez, silêncio interno e prazer ao dirigir.
Essa nova geração do Corolla é maior, tem um estilo um pouco mais ousado, tem mais espaço interno e alguns aperfeiçoamentos mecânicos, mas, ao se sentar ao volante e dirigir do Novo Corolla, não fica a mais remota dúvida que se está em um Corolla.
A maciez da direção está lá, assim como o comportamento da suspensão - que oferece conforto aos ocupantes na medida certa. A posição de dirigir, a maciez dos bancos, a ergonomia, tudo no novo Corolla é familiar aos seus conservadores consumidores, e é exatamente por isso que ele agrada. É um Corolla que todos conhecem, porém melhorado, com mais espaço interno, um câmbio melhor e algumas concessões à tecnologia.
O modelo que nós testamos é um exemplar da versão de entrada, a GLi, equipada com o motor Dual VVT-i Flex, com tecnologia que permite partida à frio sem o auxílio do sub-tanque auxiliar de gasolina. O propulsor tem potência de 144 cavalos @ 6.000 RPM e torque máximo de 18,6 Kgfm @ 4.800 RPM.
Esse motor precisa lidar com um carro que pesa 1.660 Kg, resultado em uma relação peso potência de 11,52 Kg/cv e peso/torque de 90,2 Kg/Kgfm. Evidentemente não são números favoráveis, e o resultado prático é que o Corolla 1.8 GLi Automático tem um desempenho apenas adequado. Não espere agilidade ou disposição desse modelo 1.8, visto que não é sua proposta.
A aceleração de 0 a 100 Km/h deve ficar entre 12,5 e 13,5 segundos - em torno de 25% mais lento que o modelo 2.0. Em termos comparativos, quem está acostumado com um Golf TSI 1.4, por exemplo, vai achar o Corolla GLi 1.8 Automático bem mais lento e menos ágil. Alías, este Corolla 1.8 GLi se mostra mais lento, inclusive, que o Golf 2.0 Sportline Automático da geração anterior.
.JPG" style="width: 640px;height: 400px" alt=""/>
Em resumo: performance não é o forte do Corolla 1.8 GLi, de modo que se o consumidor precisa ou exige um carro com maior agilidade, faz-se necessário optar, dentro da linha Corolla, o 2.0. Se a performance é um fator fundamental, então deve-se verificar o Jetta 2.0 TSI - sedã médio imbatível nesse quesito.
Em relação ao consumo, o Corolla GLi 1.8 Automático não decepciona, apresentando números interessantes, em face o elevado peso do carro. Segundo o INMETRO, em cidade, o Corolla consome 7,3 Km/l de etanol, e 11,4 Km/l de gasolina. O número de consumo de gasolina é o melhor do segmento, sendo que o Corolla é no mínimo 10% mais econômico que qualquer outro concorrente. O gráfico abaixo coloca em perspectiva o consumo do Corolla frente aos demais modelos.
No que respeita ao consumo em ciclo rodoviário (estrada), o Corolla 1.8 GLi CVT continua a apresentar bons números, porém nesse indicador, seus 13,2 Km/l de gasolina ficam atrás dos 13,4 do Civic 1.8 Automático. Com etanol ele roda 9,1 Km/l. O gráfico abaixo compara o consumo do Corolla com seus concorrentes.
Interior
O interior do Corolla GLi 1.8 Automático se destaca em dois aspectos principais: qualidade do acabamento e espaço interno.
A maior sensação de amplitude é clara e evidente ao entrar no carro, sobretudo no banco traseiro. Os passageiros do banco traseiro foram bastante beneficiados pela ampliação da distância entre eixos e pelo fato de os bancos dianteiros serem mais finos.
O motorista, porém, encontra a posição de dirigir com facilidade, graças à regulagem de altura e profundidade da direção, e dos ajustes do banco. O volante, por sua vez, mesmo sem revestimento em couro, tem boa pega, e a direção - macia e leve - é confortável no seu manuseio.
O cluster de instrumentos desta versão GLi é formado por três indicadores analógicos com um elemento digital inferior em LCD - um esquema simplificado em relação aos XEi e Altis, que contam com dois elementos circulares analógicos e um visor central em TFT.
No que respeita aos materiais de acabamento, apesar do tecido simples que reveste os bancos e painéis de porta, o painel conta com um acabamento totalmente emborrachado, sendo que na parte superior há a imitação de costuras de couro, conferindo um aspecto de maior requinte ao interior.
Essa versão GLi 1.8 CVT conta com ar-condicionado com controle manual (não é digital automático), vidros e travas elétricas, mas apenas o vidro do motorista conta com o sistema one-touch. A direção tem assistência elétrica e o computador de bordo (funções de consumo médio; indicador de condução econômica; autonomia; velocidade média; tempo de condução; controle de iluminação noturna; temperatura externa).
O sistema de som conta com entrada USB e conexão auxiliar compatível com os dispositivos da Apple, e mesmo nesta versão temos a funcionalidade da conexão via Bluetooth com os smartphones, permitindo o atendimento de ligações por meio do sistema de som e também de streaming de áudio.
Pontos negativos
- ausência de ESP - controle de estabilidade - ausência de ar-condicionado com controle automático - ausência de ar-condicionado com duas zonas de climatização - falta de descansa braço centra traseiro - ausência de sistema one-touch para os vidros elétricos dos passageiros - ausência de sistema de navegação, nem como opcional - revestimentos internos de tecido simples, inadequados ao preço do carro
Vídeo - test-drive
Tabela de preços:
Novo Corolla 1.8L 2015 GLi Manual – R$ 66.570,00 Novo Corolla 1.8L 2015 GLi Multi-Drive (automático) – R$ 69.990 (versão testada) Novo Corolla 2.0L 2015 XEi Multi-Drive S (automático) – R$ 79.990 Novo Corolla 2.0L 2015 Altis Multi Drive S (automático) – R$ 92.990
Conclusão
O Corolla GLi 1.8 Automático não é exatamente um campeão de custo x benefício, já que pelo seu preço sugerido R$ 69.990 reais é possível encontrar modelos na concorrência mais bem equipados. Entretanto, o Corolla tem uma tradição de confiabilidade e de baixa desvalorização, tornando-se uma compra livre de riscos - algo que certamente deve contribuir para seduzir a maioria dos consumidores, devolvendo à Toyota a liderança do segmento.
Novo Toyota Corolla 2015: vídeo oficial de apresentação Categorias: Corolla , Lançamento , Toyota , Vídeo 8 Comentários
.post-header-line-1 { padding: 0 0 15px 0; }
A Toyota do Brasil divulga o vídeo oficial de apresentação do Novo Corolla 2015 - carro que é, segundo a montadora, o veículo mais vendido da história da indústria automobilística mundial, e chega agora ao Brasil em sua 11ª geração.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis
As novidades da nova geração, evidenciadas no vídeo a seguir, estão no design - "premium" segundo a Toyota - melhor desempenho e consumo e a transmissão automática Multidrive CVT.
O Toyota Corolla foi o líder do segmento (sedãs médios) em sete dos últimos dez anos, e chega às concessionárias da marca em quatro versões e preços:
Novo Toyota Corollla 2015 - GLi 1.8
Corolla Gli 1.8 com transmissão manual de seis velocidades (R$ 66.570 reais);
Novo Toyota Corollla 2015 - GLi 1.8
Corolla GLi 1.8 com transmissão Multidrive (automático) que simula sete velocidades (R$ 69.990);
Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática
Corolla XEi 2.0 Automático (R$ 79.990 - veja detalhes desta versão aqui) e
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Corolla Altis 2.0 Automático (R$ 92.990) - estas sempre com o motor 2.0 de 153 cv e transmissão Multidrive com possibilidade de troca de marchas por meio de borboletas atrás do volante.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O propulsor 1.8L Dual VVT-i rende 139 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 144 cv usando etanol. Já o motor 2.0 oferece 143 cavalos de potência com gasolina, e chega a 154 com etanol.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Todos os motores do Corolla 2015 são equipados com sistema de partida a frio que dispensa o tanque de combustível auxiliar.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O conjunto de aperfeiçoamentos dinâmicos aplicados ao Novo Corolla 2015 deixou o veículo 15% mais rápido na versão 2.0 nos testes de aceleração, e 27% mais ágil nos testes de retomada de velocidade. Os dados de consumo aferidos pelo INMETRO são os seguintes:
Motor
Transmissão
Gasolina (km/l)
Etanol (km/l)
Cidade
Estrada
Cidade
Estrada
2.0
Multi-Drive (Automático)
10.6
12.6
7.2
8.7
1.8
Multi-Drive (Automático)
11.4
13.2
7.8
9.2
1.8
MT (Manual)
10.7
13.2
7.4
9.1
Os gráficos a seguir colocam em perspectiva o consumo das duas motorizações do Corolla frente a seus principais concorrentes. Primeiro temos o comparativo de consumo em cidade, com etanol e gasolina.
Como se pode observar, o Corolla, tanto o 1.8 quanto o 2.0, são os mais econômicos, segundo o INMETRO, com gasolina. Com álcool há uma empate com o Civic LXS 1.8 AT, mas o Corolla continua a a ser mais eficiente que todos os demais sedãs médios do mercado.
No caso do consumo em estrada, a vantagem do modelo da Toyota já não se mantém, mas ainda assim ele fica bem posicionado.
O sedã médio mais econômico é o Civic 1.8 AT, seguido do Corolla 1.8 CVT, em segundo lugar.
Já o Corolla 2.0 fica atrás do Focus e do Civic 2.0.
Design
O estilo do Novo Corolla 2015 reflete as novas diretrizes de identidade visual aplicadas aos veículos da marca.
.jpg" style="width: 640px;height: 400px" alt=""/>
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
Há novidades nas linhas da dianteira, lateral e traseira - mesclando formas côncavas e convexas, sendo que na dianteira fica como destaque os grandes faróis integrados ao para-lama, enquanto o capô conta com vincos acentuados no centro e nas laterais.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
A traseira traz formas que se unem e harmonizam-se com as laterais e lanternas - propiciando um visual mais esportivo que as versões anteriores do Corolla.
Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática
As rodas de 16 polegadas são novas, e nas versões XEi e Altis são as mesmas, com design diferenciado.
Interior
A Toyota dotou o Corolla 2015 com um interior mais sofisticado, requintado e moderno.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
Entretanto, a novidade é o aumento de 10 cm na distância entre-eixos, associado com a realocação das caixas de rodas e o túnel central plano, resultaram em um grande aumento de espaço interno, sobretudo na traseira.
Novo Corolla Gli 1.8 2015 - interior - detalhe dos bancos revestidos em tecido cinza
Os bancos contam com novos revestimentos em todas as versões: tecido na GLi, couro cinza na XEi e couro bege na Altis.
Novo Corolla XEi 2015 - interior
O banco do motorista, que na versão Altis conta com ajustes elétricos, teve configurações de altura e profundidade ampliados para melhorar a posição de dirigir.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
A posição de dirigir está diferente, graças à direção 8% mais direta e ao novo posicionamento do volante - mais esportivo.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior em, couro bege
A suspensão tem nova calibragem, que procura compatibilizar conforto e esportividade. Além disso, a Toyota afirma que o ruído interno foi reduzido.
Novo Toyota Corollla 2015 - cluster de instrumentos das versões XEi e Altis (detalhe do visor central de TFT)
O painel de instrumentos é de dois tipos. No Gli temos ar-condicionado manual e instrumentos analógicos, enquanto na XEi e Altis temos uma mescla de instrumentos analógicos e digitais, e ar-condicionado com comando automático.
Novo Corolla XEi 2015 - interior - detalhe do console central
O Gli tem um painel uma zona central com um sistema de áudio convencional com conectvidade Bluetooth, enquanto as versões XEi e Altis contam com um sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6.1" e sistema de navegação integrado.
Novo Corolla XEi 2015 - interior - detalhe do sistema multimídia com tela de 6,1" e GPS
Esse sistema reúne todas as informações do carro, incluindo o controle digital do ar-condicionado.
Novo Toyota Corollla 2015 - Gli 1.8 Automática - interior
O Novo Corolla 2015 conta em todas as versões com ar-condicionado, direção com assistência elétrica progressiva, chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados, múltiplos porta-objetos, computador de bordo com seis funções, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, sistema de som com Bluetooth, vidros e retrovisores elétricos, volante multifuncional, entre outros itens.
Novo Toyota Corollla 2015 - XEi 2.0 Automática - interior
O pacote XEi traz ar-condicionado automático, computador de bordo com mais funções, todos os vidros com acionamento elétrico one-touch, bancos traseiros bi-partidos com descanso de braço central e porta-copos, controle de velocidade de cruzeiro e retrovisor interno eletrocrômico.
Novo Corolla 2015 - sistema multimídia com GPS e TV Digital - versões XEi e Altis
Como opcional há o sistema multimídia com câmera de ré e sistema de vídeo com reprodutor de DVD e sintonizador de TV Digital.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática - interior bege
A versão topo de linha, Altis, traz luzes auxiliares em LED, sistema de entrada por chave presencial e acionamento do motor por meio de botão start, ajuste elétrico para o banco do motorista, retrovisores externos eletroretráteis, acendimento automático dos faróis, entre outros itens.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
No quesito segurança, o Novo Corolla traz de série 5 airbags nas versões Gli e XEi, travamento automático das quatro portas a 20 Km/h e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O Corolla Altis vem com dois airbags a mais, além do motorista, passageiro e joelhos, também o do tipo cortina, totalizando sete bolsas de proteção.
Comparativo
O Novo Corolla XEi 2.0 Automático, com preço de R$ 79.990 reais, é o modelo apontado pela montadora como provável mais vendido na linha. Nessa faixa de preço ele enfrentará concorrentes importados e nacionais, que relacionamentos a seguir.
Preço
A dimensão preço certamente não é mais favorável ao Corolla, visto que ele custa mais que seus principais concorrentes. O campeão nesse quesito (preço) é o Nissan Sentra SL 2.0 CVT, que, por R$ 73.490 reais, é cerca de R$ 6.000 reais mais barato que o Corolla XEi 2.0, e ainda oferece itens adicionais, como teto-solar, chave presencial, entre outros itens.
O problema do Sentra 2.0 SL é o desempenho - o modelo mexicano apresenta números de aceleração de 0 a 100 Km/h e de retomadas similares ao reconhecidamente lento Cruze LTZ 1.8 Automático.
Nissan Sentra 2.0 SL - interior
Volume do porta-malas
O volume do porta-malas é uma variável importante na escolha em carros familiares como é o caso do Corolla. O gráfico abaixo mostra a comparação do sedã da Toyota contra seus principais concorrentes.
Nesse aspecto o vencedor é o Renault Fluence, com volume de porta-malas de 530 litros.
O Fluence Privilège 2.0 tem preço de R$ 79.490 reais, e tem como vantagem o fato de contar com seis airbags em todas as versões.
Renault Fluence Privilège - interior
O problema do sedã da Renault é o seu visual já cansado - que sofrerá uma reformulação no final do ano.
Desempenho - VW Jetta TSI
Quando se analista a questão de performance, o Corolla XEi 2.0 tem um desempenho melhor que seus concorrentes equipados com motores aspirados e flex, mas perde para os sedãs importados com motores turbinados, como o Jetta TSI (único com mais de 200 cavalos) e Citroen C4 Lounge e Peugeot 408 dotados de motor 1.6 Turbo.
Os números acima foram aferidos pelo Folha de São Paulo (veja aqui), e evidenciam a superioridade do Jetta nesse ponto, resultado de seu conjunto mecânico composto por um motor 2.0 Turbo de 211 cavalos associados com uma transmissão automática DSG.
O problema do Jetta é o preço, já que a versão TSI turbo sai de R$ 92.890 reais, sem contar com GPS - item de série no Corolla XEi 2.0.
VW Jetta TSI - interior
Caso se equipe do Jetta com o sistema multimídia e navegação, seu preço sobe para mais de R$ 95.000, colocando-o acima do Corolla Altis. Além disso, o Jetta está em vias de receber uma reestilização.
Custo x benefício
Apesar do Nissan Sentra se apresentar com melhor preço do segmento, o Ford Focus SE Plus 2.0 Powersfhift, com preço de R$ 78.790 reais, contempla um conjunto de qualidades que o fazem interessante. Em termos de desempenho, ele é o único aspirado que apresenta melhores prestações que o Corolla.
Além disso, sua lista de itens de série é similar ao Corolla.
.JPG" style="width: 640px;height: 480px" alt=""/>
Novo Focus Sedan - painel
Os pontos fracos do Focus perante o Corolla são basicamente dois: espaço interno, onde o modelo da Ford tem menor porta-malas e pouco espaço para os ocupantes traseiros (em virtude de bancos muito grandes na dianteira.
Novo Focus Sedan - espaço traseiro
Além disso, a qualidade da montagem das peças do Focus não está no mesmo nível do Corolla.
Conclusão
O Corolla está bem posicionado para a disputa do segmento de sedãs médios, que absorveu cerca de 180 mil veículos em 2013. Suas armas são a regularidade: ele se destaca em consumo perante seus concorrentes, mas fica na média em termos de performance e de custo x benefício, sobretudo nas versões intermediárias.
Novo Toyota Corollla 2015 - Altis 2.0 Automática
O Novo Corolla 2015 já está à venda em todas as concessionárias autorizadas da Toyota do Brasil com atributos suficientes para permitir à gigante nipônica recuperar a liderança do mercado - perdida para o Honda Civic em 2013.
Do ponto de vista meu e de muitos que aqui vivem, 12 mil reais pra que vai rasgar 70 mil reais ou 55 mil não é grandes coisas, ok que 12 mil reais é dinheiro, mas o pós venda de ambos é grotesco, ja achei alguns 408 a venda em sites por 32 mil reais, desvalorização absurda. Fora a questão de confiabilidade e durabilidade, mas só posso dizer que a Toyota é delinquente cobrar tanto por seus carros....
Debate sobre preço esvazia méritos do novo Toyota Corolla Comentários 3
Fernando Calmon Colunista do UOL18/03/201420h47
Comunicar erro Imprimir
Ampliar
Corolla 201522 fotos 1 / 22
Toyota lança nova geração do Corolla, com a missão de recolocar modelo na liderança dos sedãs médios Leia maisAndré Deliberato/UOL
Afinal, por que se discute tanto o preço da nova geração do Toyota Corolla (11ª no mundo, quarta aqui no Brasil)? De fato, o carro que já está nas concessionárias ficou mais caro. Basta ver os porcentuais de aumento para as três versões: GLi, 2,6%; XEi, 3,5% e Altis, 7%; começa em R$ 66.570 e vai a R$ 92.900. A versão de topo, realmente, oferece pouco em relação aos concorrentes diretos. Por via das dúvidas, na apresentação à imprensa, a Toyota exibiu outra conta relativa aos preços. Segundo ela, o GLi subiu R$ 800, porém equipamentos adicionais e inexistentes na versão anterior custam R$ 4.000; no XEi, R$ 1.800 e R$ 6.000, respectivamente; no Altis, R$ 2.500 e R$ 8.000. Tentou mostrar ter cobrado menos do que poderia em um modelo inteiramente novo, maior, mais seguro e econômico, fabricado no Brasil, apenas nove meses depois de lançado em outros mercados. Problema dessa contabilidade é a existência, quase sempre, de alguma "criatividade". Os fabricantes costumam esquecer de colocar na conta a retirada de alguns itens existentes no modelo anterior ou nos concorrentes. No XEi, por exemplo, que responde por quase 2/3 das vendas, sumiram a iluminação para o espelho de cortesia do passageiro e o rebatimento elétrico dos espelhos externos. GANHOS E PERDAS Um dos destaques do novo Corolla está na ousadia do estilo, fugindo do cansativo padrão clássico. No interior fica menos evidente, embora os 10 centímetros a mais de distância entre-eixos façam grande diferença para quem senta atrás. Alguns materiais internos melhoraram, mas ainda há parafusos aparentes, relógio mal posicionado no painel e pouco cuidado no acabamento menos visível, como as pequenas alavancas de abertura mecânica das tampas do porta-malas e do tanque. Volume do porta-malas não mudou: bons 470 litros. Novo câmbio CVT (transmissão com relações continuamente variáveis), com simulação para sete marchas virtuais, conseguiu algo incomum: melhoria de desempenho atribuível quase exclusivamente a ele. No motor de 2 litros, com etanol no tanque, a aceleração de 0 a 100 km, em 9,8 segundos, e retomada de 80 a 100 km/h, em 3,4 s, indicam significativa melhora de 15% e 27%, respectivamente, pelos dados de fábrica. Embora o Corolla, na versão com motor de 1,8 l, etanol e câmbio CVT tenha ficado 10% mais econômico no ciclo urbano, essa diferença é de apenas 1% no ciclo rodoviário. Isso se deve à alteração do método de medição do programa de etiquetagem do Inmetro. Distância de frenagem a 100 km/h diminuiu 14%, para 51,6 m. Mudança sutil, porém perceptível ao guiar, é a melhor angulação (mais vertical) do volante. Suspensões parecem um pouco mais macias e o para-choque mais baixo pode raspar em lombadas. Nível de ruído interno caiu 4% graças ao para-brisa acústico e ao novo pacote fonoabsorvente. A Toyota confia que o carro receberá cinco estrelas (nota máxima) no próximo teste de colisão do Latin NCAP. Mas são injustificáveis ausências de controle eletrônico de trajetória (ESP) e de assistência adicional aos freios. Pena também que teto solar e rodas de liga leve de 17 polegadas não estejam disponíveis. RUMO AO TOPO Em resumo, com ou sem preço, o Corolla deve recuperar a liderança do segundo segmento mais disputado no Brasil, o de sedãs médios-compactos. E por mais méritos agora do que antes. Siga o colunista:twitter.com/fernandocalmon
A Toyota explica os preços do Novo Corolla 2015 Categorias: Corolla , preços , Toyota 5 Comentários
.post-header-line-1 { padding: 0 0 15px 0; }
A Toyota do Brasil optou por explicar a subida de preços do Novo Corolla durante o evento do lançamento do carro em Campinas, sustendo que o novo modelo tem preços que resultam em uma relação custo x benefício aprimorada.
Segundo a montadora, o Corolla está, de fato, mais caro, mas o avanço nos preços foi menor que a melhoria no nível de equipamentos. Tomando como exemplo a versão de entrada, a GLi (veja teste do Corolla Gli aqui), o preço subiu R$ 800 reais (2.6%), porém se forem computados os equipamentos adicionais presentes na nova versão, e os que não existiam sequer como opcional na anterior, o carro ficaria mais de R$ 3.200 reais mais barato, já que o custo desses itens seria R$ 4.000,00.
No caso da versão XEi, intermediária (detalhes desta versão aqui), a situação se repete. A nova geração chegou com preço R$ 1.800 reais mais elevado (3,5%) que o modelo anterior, mas o custo dos equipamentos adicionais que estão no novo é de R$ 6.000 reais, resultando em um ganho de R$ 4.200 reais.
O maior "avanço" em termos de custo x benefício, porém, veio no modelo topo de linha, que subiu de preço R$ 2.500 reais (7%), mas incorporou à sua lista de itens de série equipamentos cujos preços somados atingem R$ 8.000 reais.
Dessa forma, a Toyota sustenta que cobra menos do que seria justificável pelo Novo Corolla, que, afinal, é um carro com maior nível de segurança ativa (5 ou 7 airbags, contra 2 da geração anterior), com maior espaço interno, com mecânica aprimorada - sobretudo o câmbio, e ainda atualizado, com fabricação nacional, em relação ao modelo vendido nos EUA, Europa e Japão.
Novo Toyota Corolla Altis - interior
O novo câmbio CVT responde por 100% do aumento de eficiência dinâmica do novo Corolla, que logrou êxito em ficar 15% mais rápido na aceleração de 0 a 100 Km/h, 27% na retomada de velocidade de 80 a 120 Km/h, e ainda 10% mais econômico no ciclo urbano. Outro avanço foi no espaço de frenagem, com melhora de 14% na distância percorrida vindo a 100 Km/h - agora de 51,6 metros.
Novo Toyota Corolla GLi - volante
O volante em posição mais verticalizada contribuiu para conferir maior esportividade à postura de condução - ampliando o prazer ao dirigir do Novo Corolla, apesar do ajuste de suspensão marginalmente mais macio, e do nível de ruído interno 4% menor.
O novo Corolla será submetido ao teste de impacto do Latin NCAP, e a empresa espera que o novo modelo receba 5 estrelas, que é a nota máxima.
R8V escreveu:Latin: é o esperado. Preços: bobagem! E o Sentra custa 20 mil a menos por quê?
Mas quer ver que agora ninguém vai mais tocar no assunto? Pra mim ele era caríssimo na geração anterior, e ficou apena menos caro agora, mas ainda alto demais, se ele não viesse com toda essa tecnologia e avanços seria inadmissível já que a concorrência esta cada vez mais equipada.