[size=52]Renault Logan – defeitos e problemas[/size]
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Ricardo de Oliveira
7 Minutos de LeituraO Renault Logan de segunda geração, assim como a da primeira, é um projeto da romena Dacia e faz sucesso na Europa por ser barato, confiável, robusto e econômico. Aqui, os clientes brasileiros buscam exatamente isso no sedã da marca francesa, mas será que ele é tudo isso mesmo? A resposta é, baseada em relatos de proprietários, um sonoro não! Há muitos defeitos e problemas!
O sedã compacto feito no Brasil recebeu atualização recentemente, onde os antigos motores 1.0 16V e 1.6 8V foram substituídos pelos novos 1.0 SCe de três cilindros e 1.6 SCe de quatro cilindros. A mudança era aguardada pelo mercado, pois assim resolveria alguns problemas relativos aos propulsores anteriores, deixando o Logan mais econômico, limpo em emissão e com melhor desempenho.
O mesmo se esperava da mudança de geração, que realçaria as qualidades da geração anterior e de quebra haveria um ganho em qualidade, segurança e conforto. Mas, não é isso o que se verifica quando se observa os muitos defeitos e problemas relatados pelos proprietários. Neste artigo, nem listamos a geração anterior, concentrando-nos na atual.
[size=43]Muitas reclamações
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Só esta por si já acumula muitas reclamações, que vão desde o acabamento com barulho, falhas e rebarbas até o “desaparecimento” do óleo lubrificante no motor 1.6 SCe. Embora alguns depoimentos publicados em sites de reclamação, de opinião e fóruns enalteçam algumas das qualidades do Logan, as decepções com o carro superam de longe.
Infelizmente, pela enorme repetição de reclamações, que são quase todas idênticas em relação ao problema, a Renault não parece ter tomado atitude firme para resolve-los, pois como no caso do óleo que some, as revendas completam o lubrificante do motor sem mais, nem menos. Bem, (ou seria mal?) vamos então aos defeitos e problemas do Renault Logan.
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[size=43]Renault Logan – defeitos e problemas[/size]
[size=43]“Óleo que some”[/size]
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Entre os vários defeitos e problemas do Renault Logan, um que é agravante é o sumiço, se é que podemos dizer assim, do óleo lubrificante no motor 1.6 SCe. Sim, o motor novo! Só no Logan Clube contamos 14 relatos de altíssimo consumo de óleo por parte desse motor e em carros novos, com poucos quilômetros rodados.
Boa parte dos relatos são de carros que nem haviam feito a primeira revisão. Um dos relatos fala em óleo baixando muito rápido até o mínimo com apenas 1.500 km rodados e em menos de 2 meses de uso. Outro cliente da Renault teve óleo no nível mínimo aos 3.000, 4.500, 6.500 km, sempre sendo completado o óleo pelo concessionário. Neste último, houve a troca da junta do cabeçot, mas ele alega que o problema continua…
Sobre essa junta, outro dono diz que seria normal o consumo de 300 a 400 ml a cada 1.000 km, mas isso significa que o motor não chegará à revisão de 10.000 km com uma gota sequer dentro do cárter. É verdade que alguns manuais dizem que o consumo de 1 litro de óleo em 1.000 km é considerado “normal”, mas não deveria ser, pois o motor vai travar com o tempo de revisão proposto pelos próprios fabricantes.
No caso do Logan, os donos relatam que a concessionária completa o óleo e reprograma a ECU para fazer a revisão em 10.000 km. Esse foi o caso das múltiplas complementações de óleo do caso citado mais acima. Outro relato fala que a vareta secou aos 7.000 km e que após a revisão de 10.000 km (não diz se foi completado antes), apenas a pontinha da vareta tinha óleo aos 15.000 km.
Mas não é somente o sumiço de óleo, há quebra de motor também. Num deles, o motor estourou com menos de 2 meses de uso (e a embreagem ficou ruim também), sendo que o proprietário ficou 4 meses sem carro… Noutro caso, o Logan teve problemas no motor com biela solta aos 2,2 mil km. Teve de trocar de motor.
O alto consumo com etanol também é verificado com médias de 5 a 6 km/l. Os donos reclamam igualmente de barulho excessivo do propulsor. Um problema recorrente é o sistema de partida a frio. Dos relatos, um comenta que o motor 1.6 não funciona com etanol e outro fala que a luz da partida trava acesa, sendo um problema “recorrente” no Logan. Noutro, até mesmo o tanquinho foi substituído.
Vários depoimentos falam que o desempenho do motor 1.6 fica aquém do esperado para um motor desse porte e reclamam de falta de forma nas ultrapassagens e acelerações, ampliados pelo escalonamento ruim das marchas e a recomendação do indicador de troca de marchas em posições difíceis de manter durante a condução.
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[size=43]Câmbio, embreagem e direção duras[/size]
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Alguns donos de Renault Logan também reclamam de defeitos e problemas em direção, câmbio e embreagem. Na primeira, desde rangidos ao esterçar o volante até o endurecimento da mesma. Há quem reclame da própria fala de leveza do conjunto, que é eletro-hidráulico, mas que os donos acham mais pesada que uma direção hidráulica comum (já verificamos isso em avaliação).
Também há registro de endurecimento do câmbio, mais precisamente na troca de marchas e imprecisão nas mudanças. No passado, modelos da Renault apresentaram o mesmo defeito, aquele do trambulador da transmissão. Em carros com baixa quilometragem, a alavanca de trepida, evidenciando isso. Ainda em relação ao câmbio, existem reclamações de vazamento óleo pela coifa da homocinética.
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[size=36]Ar vacilante[/size]
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Donos reclamam inclusive da embreagem, dura e em alguns casos, trepidante. Casos de embreagem rangendo até 60.000 km foram registrados, sendo que num deles, o mesmo caso teve o ar-condicionado quebrado aos 52 mil. Além do relato acima, outros também falam de quebra do aparelho condicionado de ar e muitos de que o dispositivo demora demais para gelar.
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[size=43]Barulhos e defeitos diversos[/size]
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Barulho. Isso é algo que a grande maioria das opiniões de dono ou relatos de defeitos e problemas na internet falam do Renault Logan. Diversos donos dizem que o sedã apresenta ruídos no painel (um deles até diz que parece que o conjunto vai cair…) e no revestimento nas colunas. Da mesma forma, barulhos estranhos vindos da suspensão.
Depoimentos falam de ruídos nos vidros das portas (soltos em alguns casos) e que as portas também rangem durante a condução. Em relação a isso, existem casos em que as portas se abriram (ficaram na fase intermediária da fechadura) ao passar sobre lombadas ou mesmo rodando normalmente.
A reclamação é quase geral em relação ao acabamento. Falam desde banco traseiro reto e não bipartido, bancos pouco confortáveis, multimídia MediaNav com botões que descascam, central de entretenimento com defeito e trocada, borrachas das portas que saem facilmente, peças mal encaixadas, peças que quebram fácil e são caras para substituir, cluster escuro de dia, entre outros.
Há tópico em clube do Logan e vários relatos sobre os limitadores de portas “estalando”, alguns dizem que parece “carro velho”. Noutro, há casos de trilhos dos bancos à mostra e parafusos da mesma forma.
Neste último, um dono fala que até se machucou no banco por causa da falta de proteção desses parafusos. Infiltração de água no porta-malas é outro problema enfrentado pelos donos. Desgaste prematuro das pastilhas de freio foi relatado e num dos casos, o dono fez 4 trocas em menos de 51,5 mil km. Pneus com desgaste prematuro foram registrados da mesma forma.
Diante de tudo isso, seria importante a Renault melhorar o projeto do Logan e atender melhor os clientes que se encontram em situação difícil. Afinal, pagaram (e caro) pelo produto.
[Fontes: Logan Clube/Reclame Aqui/Carros na Web]