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Sistema de travas - Fechou, e agora?

4 participantes

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Grilo

Grilo
Administrador

Sistema de travas - Fechou, e agora?

Sistema de travas - Fechou, e agora? 20120815173736146115o
Manter as portas do carro destravadas durante
viagem era uma preocupação antiga, de um tempo em que não havia a
parafernália de recursos eletrônicos existentes hoje nem tampouco
travas elétricas. O medo era de acontecer um acidente e os ocupantes
ficarem presos dentro do veículo. Com o passar do tempo e o advento das
travas elétricas e, com elas, os sistemas em que as portas são
travadas automaticamente depois de o veículo atingir determinada
velocidade, normalmente entre os 10km/h e 20km/h, raramente se ouve
falar nisso. Corroboram com isso as neuroses do mundo moderno que fazem
– com razão – com que os ocupantes se sintam desprotegidos com as
portas destravadas. Mas o risco acabou? Não.

Levantamento feito
pelo caderno Vrum, que perguntou a 27 empresas como funciona o
destravamento das portas tanto em condições normais quanto em caso de
acidente, revela que poucos modelos são equipados com o sistema que
detecta colisão e aciona o destravamento das portas para facilitar o
resgate dos ocupantes. E, ainda assim, a grande maioria depende do
acionamento dos airbags, o que significa que, em muitos casos, pode
haver o acidente e as portas permaneceram travadas, necessitando que
alguém faça o destravamento manual, já que em nem todo tipo de colisão
os airbags se abrem. Apenas VW e Toyota responderam ter sistemas que
atuam em qualquer tipo de acidente.

ESCOLHA Nos
modelos Ford, o travamento automático das portas acontece acima dos
15km/h. Há, no entanto, uma peculiaridade que os diferencia dos das
outras marcas. “Se o motorista não quiser que as portas permaneçam
travadas, basta que destrave a sua porta pela maçaneta (ou apertando o
botão destinado ao destravamento) com o carro em movimento, que depois
as portas não se travarão novamente. Essa opção é dada exatamente porque
algumas pessoas se sentem inseguras andando com as portas travadas”,
afirma o supervisor de serviço ao cliente da marca, Reinaldo Nascimbeni.


Mas uma vez travadas as portas, em caso de acidente é preciso
que os ocupantes puxem a maçaneta interna para destravar a porta e sair
do carro. Somente a do motorista abre todas as portas. “Mesmo as
travas sendo elétricas, é só puxar a maçaneta que as portas se abrem”,
garante Nascimbeni, reconhecendo que no caso de os ocupantes estarem
desacordados é preciso que alguém de fora quebre os vidros para acionar a
maçaneta e abrir as portas. “Mas normalmente, num acidente de grandes
proporções os vidros se já quebram”, lembra. No novo EcoSport, a Ford
adota de série sistema de destravamento de portas atrelado aos airbags,
ou seja, uma vez infladas as bolsas, as portas também se destravam.

Exceção
que deveria ser regra, somente a Volkswagen e a Toyota responderam ter
sistema que detecta colisão, destravando as portas independentemente
dos airbags. No caso da VW, o pisca-alerta também é ligado
automaticamente para facilitar a visão do carro, caso o acidente tenha
ocorrido em local ermo. A assessoria de imprensa explica que o sistema
pode funcionar de duas maneiras: por meio de um acelerômetro na
carroceria que identifica a desaceleração brusca, seguida de contato
com objeto; e por um detector de ruído, que identifica o som produzido
pela carroceria no momento da deformação. As duas situações independem
de acionamento de airbags. Da linha de automóveis atualmente
comercializada, somente o Gol geração quatro não tem esse tipo de
sistema.
Como funciona em cada marca
Audi
Destravamento comum
Após
desligar o motor, mesmo removendo a chave, as portas continuam
travadas, abrindo-se somente após o acionamento da maçaneta interna
(evita que um ladrão, por exemplo, abra a porta assim que se desliga o
motor)
Em acidente
Com o
disparo dos airbags, as portas são destravadas e o pisca- alerta
acionado. (O cabo positivo da bateria para o alternador e motor de
arranque também é interrompido por um dispositivo pirotécnico próximo à
bateria.)

BMW/Mini
Destravamento comum
Ao desligar o veículo e retirar a chave, todas as portas são destravadas
Em acidente
São
destravadas as portas, acionadas as luzes internas e o pisca- alerta e
é desligada a bomba de combustível e o conector do motor de partida
pelo sistema SBK de segurança. O que comanda é o sistema de Airbag ACSM
4 pela central ICM (Intelligent Chassi Managment). O acionamento
depende da magnitude do impacto.

Chery
Destravamento comum
Somente o Tiggo tem travamento automático de portas, e o destravamento ocorre assim que se desliga o carro
Em acidente
A montadora não comenta, pois atualmente está trabalhando nesse sistema

Chrysler
Destravamento comum
Em alguns modelos pode ser programado pelo computador de bordo
Em acidente
Com a abertura dos airbags, as portas destravam

Citroën
Destravamento comum
Pelo botão no quadro de instrumentos ou na alavanca da porta
Em acidente
Não respondeu.

CN Auto*
Destravamento comum
Os veículos não têm travas elétricas
Em acidente
Os veículos não têm travas elétricas

Effa
Destravamento comum
Não respondeu.
Em acidente
Não respondeu.

Fiat
Destravamento comum
A maioria só destrava manualmente, pela fechadura.
Em acidente
No
Freemont e no 500 há sistema que detecta desaceleração brusca, mas só
há destravamento se o airbag disparar. Nos demais modelos, o
destravamento tem que ser manual.

Ford
Destravamento comum
Manualmente, pela maçaneta ou botão de destravamento
Em acidente
Não há sistema. O destravamento tem que ser manual. No novo EcoSport há um sistema atrelado à abertura dos airbags

GM
Destravamento comum
Não respondeu.
Em acidente
Não respondeu.

Honda
Destravamento comum
Nos
modelos com transmissão manual, todas as portas se destravam ao se
retirar a chave de ignição da posição ligada. Nos automáticos, todas as
portas se destravam ao se mover a alavanca do câmbio para a posição P
com o pedal do freio pressionado
Em acidente
As
portas são destravadas somente ao retirar a chave de ignição da
posição ligada ou ao mover a alavanca seletora do câmbio para a posição
P.

Hyundai
Destravamento comum
O
destravamento automático das portas pode ser habilitado conforme opção
do usuário, mas somente nos veículos com airbags. O destravamento
poderá ocorrer pelo interruptor central ou, se a função de
destravamento automático estiver habilitada, com o veículo estacionado,
alavanca na posição P, chave de ignição ou botão na posição OFF.
Em acidente
Nos
veículos equipados com o sistema de travamento/destravamento (com
airbags frontais e lateral), o módulo da carroceria, com base no
processamento das informações, irá destravar automaticamente as portas.

JAC
Destravamento comum
Ao retirar a chave, todas as portas são destravadas
Em acidente
Não respondeu.

Kia
Destravamento comum
Na maioria, as portas destravam ao desligar o carro
Em acidente
Não há sistema específico

Land Rover/Jaguar
Destravamento comum
Ao desligar o carro, as portas destravam, mesmo com a chave no bolso. Pode destravar, mas volta a travar novamente.
Em acidente
Não respondeu.

Mercedes/Smart
Destravamento comum
O motorista precisa acionar o botão de destravamento ou a maçaneta para abrir a porta. Todas são destravadas ao mesmo tempo.
Em acidente
Após o airbag deflagrar, o sistema desliga o motor e destrava todas as portas, além de acender as luzes de emergência

Mitsubishi
Destravamento comum
A
Pajero TR4 tem o sistema de travamento com velocidade em todas as
portas. Quando o motorista desliga o carro, todas são abertas
Em acidente
Não respondeu

Nissan
Destravamento comum
Não respondeu.
Em acidente
Não respondeu.

Peugeot
Destravamento comum
Somente ao abrir uma das portas dianteiras
Em acidente
As portas não destravam automaticamente

Renault
Destravamento comum
Pela maçaneta interna de qualquer porta, e todas são destravadas
Em acidente
Nos veículos equipados com airbag, ao se detectar um choque o módulo comanda o destrancamento das portas.

Ssangyong/Changan
Destravamento comum
Quando a chave é retirada
Em acidente
Somente quando o airbag é disparado

Subaru
Destravamento comum
Os modelos não dispõem de travamento ou destravamento automático acionado por velocidade. A função é comandada manualmente.
Em acidente
Pode-se
remover a chave do tambor da ignição e pressionar o botão “OPEN” no
controle remoto. Outra opção é introduzir a chave no tambor de ignição,
girar para a posição “ON”, acionar a abertura do vidro e introduzir a
chave no tambor da porta, destravando-a em seguida.

Suzuki
Destravamento comum
O travamento e o destravamento são manuais
Em acidente
Não respondeu

Toyota
Destravamento comum
Ao se retirar a chave, são destravadas todas as portas
Em acidente
Há um sistema de destravamento automático que detecta colisão e não está ligado aos airbags

Troller
Destravamento comum
Ao acionar o destravamento ou ao abrir uma das portas
Em acidente
Também é manual

VW
Destravamento comum
Depende de cada modelo
Em acidente
Exceto no Gol geração quatro, há um sistema que detecta colisão, destravando as portas independentemente dos airbags



Fonte: Vrum

http://www.autouniverso.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Incrível como algo tão simples e funcional pode ser deixado de lado por tantas montadoras.

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

Como ja disse por aqui algumas vezes, no meu Fiesta 1997, que tinha travamento automatico, fiquei algumas vezes em apuros, mandei desabilitar e toda vez que tenho de instalar denovo como foi no caso do Clio eu mando desabilitar tal função.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Fabiano escreveu:Como ja disse por aqui algumas vezes, no meu Fiesta 1997, que tinha travamento automatico, fiquei algumas vezes em apuros, mandei desabilitar e toda vez que tenho de instalar denovo como foi no caso do Clio eu mando desabilitar tal função.

Por que?

http://www.autouniverso.com.br

pliniodemarco

pliniodemarco

Em relação as travas elétricas, a VW está anos à frente da Fiat.

http://www.tigrao.info

Fabiano

Fabiano

Por que minha casa em Pomerode tem ainda hoje portão com fecho manual, tirava o carro, saia pra fechar o portão e quando voltava esta tudo bem trancado, portão, Carro, tentei me acostumar em deixar a porta aberta mas como sempre andamos com coisas de valor dentro, não deu certo, na mesma epoca meu cunhado tinha um Fiesta 1999 e na epoca trabalhava em Blumenau, 35 km de nossas casas, e tive de socorrer ele 3 vezes com a chave reserva dele por este motivo, auto travamento das portas eu dispensão, na epoca do Astra me acostumei tão bem ao comando de travamento central, assim como no A4, que tentei comprar o botão para o Clio no inicio, para que continuasse com essa pratica otima, mas, o botão era carrisimo e muito mal posicionado, hoje uso o botão da porta mesmo para fazer o travamento das portas.

http://www.oticainova.com.br

pliniodemarco

pliniodemarco

Mas Fabiano, no A3, Clio, Mègane, Parati, D-20 e todos os outros que tivemos aqui, ao abrir a porta, e sair, mesmo deixando o carro ligado as portas não voltam a travar, no caso do A3 e D-20 elas não voltam a travar mesmo com o carro andando novamente, tenho que apertar o botão na porta do motorista se quiser que trave, ela só trava automaticamente na primeira vez.

http://www.tigrao.info

R8V

R8V
Administrador

E pensar que esse sistema de destravar portas e acender pisca alerta existia no Omega nacional em 92, pensava que se tornaria regra.

Grilo

Grilo
Administrador

O curioso é que não se trata de uma economia necessariamente dos modelos nacionais. Muitos importados também não oferecem o sistema.

http://www.autouniverso.com.br

Fabiano

Fabiano

pliniodemarco escreveu:Mas Fabiano, no A3, Clio, Mègane, Parati, D-20 e todos os outros que tivemos aqui, ao abrir a porta, e sair, mesmo deixando o carro ligado as portas não voltam a travar, no caso do A3 e D-20 elas não voltam a travar mesmo com o carro andando novamente, tenho que apertar o botão na porta do motorista se quiser que trave, ela só trava automaticamente na primeira vez.

Não se trata disso, e sim, de ligar o carro, e dentro dos 30 segundo programados na central, tirar o carro da garagem e sair, fechar a porta para fechar o portão e na volta ter a bendita surpresa, isso só acontecia ao ligar o carro, eu não gosto do travamento automatico, nem acima de 6km/l, isso deve fazer parte do nosso habito como colocar cinto de segurança, eu só confio no botão, no A4 havia como habilitar a função para travamento ao começar a rodar, mas não arrisquei.

Lembrando que esses sustos foram em centrais instaladas junto com levanta vidro e alarme, não era original de fabrica.

http://www.oticainova.com.br

pliniodemarco

pliniodemarco

Quando instalei essa central na minha ex-Parati, ela ja tinha duas opções, essa de ativar depois de 30 segundos, que eu não gosto, e a outra opção era pelo pedal do freio, depois de alguns segundos com a ignição ligada, ao pisar no pedal do freio travava as portas, foi assim que deixei, mas nada igual aos sistemas de fábrica, muito melhores.

http://www.tigrao.info

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