Rafael, você tem encontrado preciosidades. Se quiser sair do Gol, melhor não ficar enrolando tanto. Aquele Sentra estava excepcional e era boa compra, esse Golf também parece estar muito interessante e bom. Não vai ser toda hora que você vai encontrar carros assim, a não ser que dobre o orçamento e parta para modelos bem mais novos - o que parece que não é o ideal no seu caso. A não ser que você não goste do carro encontrado, seria bem recomendável fechar negócio...
Pessoalmente eu acho esses Golfs IV entre 2000 e 2001 feitos na Alemanha os melhores Golfs de todos os que já tivemos no Brasil em todos os quesitos - tirando os GTi que com o tempo melhoraram. Infelizmente hoje a maioria já está muito velha e muito usada, mas quem tem esse modelo em estado razoável costuma não vender - e não é por falta de oportunidade. Na época quase compramos um e se não tivéssemos comprado um Subaru no lugar - mesmo que por apenas um ano - teria me arrependido por tabela amargamente. Tenho conhecidos e vizinhos com esse carro zero até hoje que aguentaram muito bem ao tempo e estão satisfeitos até hoje com o carro.
O acabamento era melhor e, pelo menos para mim, bem mais bonito por ser duas cores. Como disse o Plínio fica outro carro. Todos vinham com os itens de segurança importantes e que hoje você está procurando como ABS e Airbag. O desenho tem tempo já mas ainda é bonito e com certeza bem melhor que o que fizeram com ele na última reestilização. A confiabilidade era boa e com poucos defeitos crônicos, essa primeira série em especial acho que tinha tantos defeitinhos quanto um Corolla. O conjunto mecânico para mim é o melhor, com o SR que era muito mais suave e muito melhor de alta que o EA e o câmbio pessoalmente acho melhor de engates também que o MQ que veio depois. O desempenho não é bom, é um carro pesado com motor 1.6 que não é muito potente, mas ainda assim é melhor que o EA (que tenho minhas dúvidas se é mesmo melhor em baixa que o SR ou se é só números e marketing, de qualquer forma o SR como conjunto para mim é muito melhor). De defeito mesmo talvez só o preço do seguro e o quanto o carro é visado para roubos...
O SR é usado até hoje no A3 novo que vem para o Brasil, só que com injeção direta. Enquanto que o Golf mudou para o EA, o A3 - mesmo o nacional - manteve o SR. Assim pode ser que uma manutenção ou retífica não sejam tão baratos quanto num EA, mas peças não devem faltar e não devem ser tão caras assim. O A3 1.6 era um carro considerado de luxo na época mas era um luxo bem mais acessível e vendeu bastante, tava cheio de A3 1.6 pelas ruas com adesivo do 1.8. Nunca vi ninguém falando horrores da manutenção dessa versão. Se ele não é muito micado, imagina o Golf desses anos que era super bem falado e valorizado...
Para mim o único que era do mesmo nível eram os primeiros Golfs IV feitos no Brasil em 2001 que ainda tinham o motor SR e eram quase iguais aos da Alemanha. Daí para frente acho que só pioraram o carro com exceção dos GTi.
Se fizer negócio ou achar outra coisa nos avise!
PS: Sobre o mecânico, teria que ver para que time ele torce hehehehe. Nem todo mecânico é fã de VW, então de repente a opinião do cara é imparcial mesmo. Mas sempre é bom tomar cuidado realmente, ouvir abobrinha de mecânico é muito comum.