AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Licitação de VTR

+3
pliniodemarco
Domingos V
matheus
7 participantes

Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 4]

1Licitação de VTR Empty Licitação de VTR Qui 1 Dez - 22:20

matheus



Daí pessoal,

sabem que carro nacional poderia se enquadrar nestas características:
a) Veículo automotor, de passageiros, tipo automóvel sedan, monobloco em aço e original de
fábrica, de três volumes, em cor sólida, zero quilômetro de fábrica, modificado para patrulhamento
policial/rodoviário sob responsabilidade da empresa fornecedora (Portaria nº 30/2004-INMETRO);
b) Data de fabricação/modelo igual ou posterior à assinatura do contrato;
c) Quatro portas laterais e uma tampa traseira com abertura vertical para cima,
d) Compartimento de carga com volume mínimo de 450 litros (ABNT);
e) Transmissão manual ou automático;
f) Direção hidráulica, ou elétrica, ou eletrohidraúlica;
g) Freio a disco nas rodas dianteiras e traseiras, com sistema de anti travamento (ABS com
gerenciamento eletrônico) integral das rodas;
h) Motor à gasolina ou combustível flexível, aspirado, com injeção eletrônica;
i) Potência de, no mínimo, 115 (cento e quinze) cavalos-vapor (ABNT), capacidade cúbica de
1.790 cc e ter a relação peso/potência de abaixo de 11,5;
j) Velocidade máxima não inferior a 180 Km/h;
k) Capacidade do tanque de 55 (cinquenta e cinco) litros de combustível;
l) Capacidade para transporte de cinco passageiros, incluindo o motorista;
m) Rodas de aço ou liga leve, com banda de rodagem mínima de 195mm, sendo admitida banda de
rodagens e aros maiores (inclusive estepe), desde que seja original de fábrica;
n) Sistema elétrico com alternador e bateria de 12V adequado ao equipamento complementar de
sinalização (acústico e visual) a ser instalado, fixada em compartimento específico, projetado para
suportar possíveis vazamentos e vibrações extremas;
o) Ar condicionado de fábrica integrado frio/quente;
p) Dimensões externas - comprimento mínimo: 4.480mm; distância entre eixos mínima: 2.600mm;
largura mínima: 1.720mm e altura mínima: 1.445mm;
q) Barra de proteção lateral (podendo ser de série ou instalada posteriormente à sua fabricação pela
própria montadora ou por empresa credenciada da contratada);

r) Sistema de
airbag duplo ou bolsa de ar de série para os ocupantes dos bancos dianteiros.

2Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Sex 2 Dez - 4:15

Domingos V


Administrador

Os critérios estão melhorando, bacana saber isso! Esse tipo de viatura tem que ter itens como ABS, Air Bag, pneus mais apropriados para curvas etc. até por questão de respeito com os policiais.


Quanto às opções, no geral se enquadram para os sedans médios do mercado(*). Estava dando uma olhada e o que corta algumas delas são as medidas externas, de entre-eixos e também a de porta-malas. A exigência da relação peso/potência cortou uma ou outra opção de entrada que por não terem também certos itens como o ABS e/ou serem de desempenho relativamente baixo talvez não iam interessar de qualquer forma. A lista dos que consegui lembrar e que se enquadram são essas:


- Focus GLX 2.0 e Ghia 2.0, pois o 1.6 não passaria no critério da relação de peso/potência e nem de cilindrada. É argentino mas acho que nesse caso é considerado como nacional, não?
- Linea (surpresa!) que também é argentino e apesar de derivar do Punto tem todas as medidas necessárias, inclusive entre-eixos e tanque. A relação peso/potência é cumprida mesmo na versão menos potente, o que revela que talvez o corte deveria ter sido uns 10/10,5 kg/cv e não 11,5 - pela proposta de uso. A T-Jet seria interessante mas estão pedindo carros de 1.8 para cima e que não sejam turbo.
- 408, outro argentino e que pesa bastante, talvez por isso não seja muito recomendável. Mas passa com folga pelo peso/potência e tem 151 cv com álcool, então só sabendo de quem já testou um para ver se satisfaria a função em retas e curvas.
- Fluence que é... argentino também! Licitação de VTR 439272
- Corolla, o único nacional mesmo! Mas o XLi não passaria por não ter ABS, só o GLi que com cambio manual não deve ser ruim de desempenho.


Alguns que não passam e certas curiosidades:


- Astra não tem como vir com ABS.
- Civic não poderia ser em nenhuma das suas versões por causa do porta-malas, mesmo no novo. Caso contrário até aquela versão LX com menos cavalos que os 140 das outras passaria.
- Cruze é importado, ao menos por enquanto.
- Logan passaria se fosse um pouco mais comprido por fora, tivesse um pouco mais de espaço no tanque e freio a disco nas 4 rodas. A cilindrada ficaria devendo também, mas em desempenho o 1.6 16v não seria nada mal. Do resto, em largura, altura, entre-eixos e tudo mais passaria!


Estou um pouco enferrujado com os carros nacionais mas acho que a lista seria essa. Se alguém ver algum erro ou algum carro faltando por favor avise e comente!



(*) - No fim, cumprindo todas as exigências, são poucas opções. Falta muito o que melhorar no mercado brasileiro mesmo, ainda mais se considerar que apenas um de todos os que passaram é nacional!

3Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Sex 2 Dez - 19:51

pliniodemarco

pliniodemarco

Gostei da licitação, realmente faltam muitas opções e ainda bem que o Astra não passa (mas ainda fabricam Astra sedan?).

http://www.tigrao.info

4Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Sex 2 Dez - 20:03

matheus



Tem Astra com ABS, os Elite e CD tinham. Mas creio quue não fabricam mais. O Tiida sedan bate na trave, porém não tem freio ABS e suas dimensões e capacidade de combustível ficaram um pouco aquem do exigido(acho que propositalmente). Por outro lado, acho que os únicos com chances (devido ao preço) são o Focus sedan glx 2.0 e o Linea 1.8. Gosto mais do primeiro por ser mais robusto e com motor mais forte.

Nesta mesma licitação pede um SUV 4x4 diesel com mais de 160cvs e caminhonete nesta mesma configuração. Caminhonete tem umas quantas, creio ser a Frontier a mais barata. (gostaria muito que fosse a Amarok nova com 180 cvs e ESP ou a Hilux que tem ESP tb). Quanto a SUV, pelas exigências eu acho que tem 3 opções, a Pajero Dakar que custa 130 mil na versão manual, a Mohave e a SW4 (mas essas custam mais de 170 mil). Seria interessante ver a Korando diesel, que sai 100 mil (desconta aí uns 50% de impostos que voltam para o governo, hehehe), porém a licitação pede com bagageiro mínimo de 500 litros e a Korando tem menos do que isso.

5Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Sex 2 Dez - 22:01

Grilo

Grilo
Administrador

O Astra Sedan já teve a produção encerrada. Domingos, o Linea é nacional - quem tem parte da produção na Argentina é o Siena.



Neste caso, acho que o que fica mais próximo desses requisitos, e sendo nacional, seria o Linea.



obs. Muito interessante esses critérios!

http://www.autouniverso.com.br

6Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Sáb 3 Dez - 3:43

Domingos V


Administrador

Matheus, mas valem carros mexicanos como o Tiida sedan? Se for isso acho que o Jetta entraria na lista também. Sobre o Astra, o Elite e o CD já deixaram de serem feitos há muito tempo. E o sedan como disse o Grilo já saiu de linha também, citei mais como curiosidade porque tinha muito Astra de frota da Polícia Rodoviária.


Sobre as SUVs e picapes, qual o limite de preço? 170 mil? Tem que ser nacional? Das picapes também recomendaria a Amarok pelo desempenho e comportamento dinâmico. A diferença dela para as outras nesses pontos e o nível de estabilidade próximo de um carro seriam cruciais para esse tipo de uso.


Grilo, jurava que o Linea fosse argentino! Talvez confundi com o motor dele que vem de lá. (Ou viajei mesmo? Pelo que me lembro alguma coisa de destaque do carro era argentina). Duas opções nacionais então, o que continua sendo bem decepcionante. Uma família que precise de um sedan com bom espaço, bom porta-malas, itens de segurança básicos nessa categoria e um pouquinho a mais de desempenho também ficaria limitada nessas duas opções se não quiserem partir para um carro importado - ainda que da Argentina.

7Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Sáb 3 Dez - 11:00

matheus



acredito que o "nacional" refere-se a modelos de empresas que tenham montadoras aqui. A compra é por menor preço, então pra cima não tem limite. Ao meu ver só o Linea e o Focus sedan tem condições de competir pois podem oferecer preço por volta dos 50 mil ou até menos. Jetta, Corolla e outros passam dos 60 e dificilmente tem condições de competir. Vou postar as exigências do SUV e da Caminhonete.



Última edição por matheus em Sáb 3 Dez - 11:10, editado 1 vez(es)

8Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Sáb 3 Dez - 11:09

matheus



Veículo automotor, tipo caminhonete cabine dupla de médio/grande porte, com tração 4X4
cambiável, zero quilômetro de fábrica, carroceria em aço e original de fábrica, em cor sólida,
modificado para patrulhamento policial/rodoviário sob responsabilidade da empresa fornecedora
(Portaria nº 30/2004-INMETRO);
b) Data de fabricação/modelo igual ou posterior à assinatura do contrato;
c) Quatro portas laterais e uma tampa traseira com abertura vertical para baixo ou lateral;
d) Transmissão manual ou automática, com opção de sistema de tração 4X4, com travamento
automático das rodas, com controle interno de mudança da tração, inclusive com opção de marcha
reduzida, sendo permitido a tração 4X4 permanente;
e) Motor a diesel, com turbo compressor e intercooler;
f) Potência de, no mínimo, 160 (cento e sessenta) cavalos-vapor (ABNT) e ter relação
peso/potência de abaixo de 13,0;
g) Direção hidráulica original de fábrica;
h) Freio a disco nas rodas dianteiras e freio a disco ou tambor nas rodas traseiras, com sistema de
anti travamento (ABS com gerenciamento eletrônico) integral das rodas ou nas rodas traseiras;
i) Capacidade do tanque de 80 (oitenta) litros de combustível;
j) Capacidade para transporte de cinco passageiros, incluindo o motorista, sendo os bancos
dianteiros individuais;
k) Capacidade total de carga, mínimo de 1.000 kg (um mil quilogramas), incluindo motorista e
passageiros;
l) Caçamba original, com capacidade volumétrica mínima de 1.000 litros (um mil litros);
m) Rodas de aço ou liga leve, com banda de rodagem mínima de 245mm de utilização mista em
asfalto e estrada de terra, inclusive o pneu estepe com as mesmas características;
m) Sistema elétrico com alternador e bateria de 12V adequado ao equipamento complementar de
sinalização (acústico e visual) a ser instalado, fixada em compartimento específico, projetado para
suportar possíveis vazamentos e vibrações extremas;
n) Ar condicionado de fábrica integrado frio/quente;
o) Dimensões externas - comprimento mínimo: 5.150mm; distância entre eixos mínima: 3.080mm;
largura mínima: 1.800mm; altura mínima: 1.780mm;
p) Suspensão reforçada e elevada original de fábrica, com altura livre mínima de 220 mm do solo,
considerando o veículo original de fábrica sem adaptações e vazio;
q) Sistema de
airbag duplo ou bolsa de ar de série para os ocupantes dos bancos dianteiros;
r) Ângulo de entrada mínimo de 29° e ângulo de saída de 24°, considerando o veículo original de
fábrica, sem a inclusão das adaptações;
s) Balanço traseiro máximo de 1300mm, considerando o veículo original de fábrica, sem a inclusão
das adaptações.

9Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Sáb 3 Dez - 11:28

matheus



Eu tava olhando os preços e vi que a Amorok com 163 cvs é mais barata que a Frontier com 172cvs. Achei que fosse o contrário. Também vi que o ESP é opcional.

10Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Sáb 3 Dez - 17:13

R8V

R8V
Administrador

Acaba ficando entre FOcus sedan/Linea e tendo mais opções para as picapes.

11Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Qua 14 Dez - 14:40

matheus



O resultado do pregão:

sedan: Linea 1.8 (R$ 9,00 reais mais barato que o Focus!!!!)
caminhonete: Frontier (na proposta fala em 190cvs....achava que era 172, deve anda pra ca....)
camioneta: Pajero Dakar
caminhonete canil: Ranger
adm: Sandero 1.6

12Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Qua 14 Dez - 17:46

Grilo

Grilo
Administrador

Muito interessante!

Acertei quanto ao Linea Very Happy Licitação de VTR 439272

Se não fosse sigiloso, podem ter certeza que a briga teria sido forte entre Fiat e Ford!

Quanto a Nissan/Renault, nenhuma surpresa, eles andam muito forte com frotistas - no caso da Nissan, chega a representar 40% das vendas da marca.

http://www.autouniverso.com.br

13Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Qua 14 Dez - 18:25

matheus



Não consegui achar dados do desempenho do Linea 1.8 16v manual na net. Essa Frontier com 190cvs deve ser medonha!

14Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Qua 14 Dez - 22:13

R8V

R8V
Administrador

Frontier é bastante usada na polícia.

Interessante as aquisições!

15Licitação de VTR Empty Re: Licitação de VTR Qui 15 Dez - 0:40

Domingos V


Administrador

Realmente a Nissan tem um tempo que vende muito para frotistas e o governo. Mas por 9 reais deixaram de pegar o Focus, que era bem mais adequado para esse trabalho? Me pareceu uma má escolha e o desempenho é bem mais ou menos (com certeza bem ruim se comparado ao do Focus 2.0).


Mas essa Frontier é de que cilindrada? A Amarok não chegou nem perto?

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 4]

Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos