AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Liguem seus faróis

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Liguem seus faróis Empty Liguem seus faróis Sex 19 Mar - 17:02

Grilo

Grilo
Administrador

Pessoas com sensibilidade à luz ficariam loucas dirigindo à noite em São Paulo. Carros com faróis desregulados, apagados ou apenas na luz de posição (lanterna) se proliferam nas grandes avenidas e nas ruas da capital. Apesar de não haver estatísticas por parte do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), basta dirigir após o sol se pôr para ver que São Paulo vira cidade à meia-luz.

‘Em vias com boa iluminação artificial, o motorista pode se esquecer de ligar o farol’, afirma Hugo Pietroantonio, professor de engenharia de tráfego da USP (Universidade de São Paulo). Colunista do iCarros e mestre em Ergonomia pela PUC-SP, Mário Valiati aponta outro possível motivo para o esquecimento. ‘A experiência de ter um farol incomodando no retrovisor pode fazer com que os motoristas não acionem as luzes corretamente’, explica Valiati.

Os equipamentos de alguns carros também podem piorar a vida dos esquecidos. Modelos como Honda Civic, Toyota Corolla e, recentemente, Ford EcoSport, possuem painéis que ficam permanentemente acesos, mesmo de dia e com os faróis apagados. ‘Acho que essa possibilidade [de esquecer de ligar os faróis] é quase nula. Mas, claro, pode haver sim, um ou outro caso’, aponta Valiati.

Em texto, a Honda declara que ‘o objetivo [do painel aceso] é oferecer informações claras e precisas dos instrumentos e do computador de bordo do veículo’. O fabricante ainda afirma que seus modelos, por possuírem sensores crepusculares, acionam os faróis sozinhos. A assessoria de imprensa da Toyota também não vê no painel Optitron do Corolla uma causa para o apagão dos faróis.

Andar com o farol baixo apagado à noite, independentemente do motivo, é classificado como uma infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH (carteira nacional de habilitação). E a multa não vale apenas para os esquecidos: segundo o artigo 40 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), inciso IV, ‘o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração’.

Curiosamente, já houve diversas tentativas de mudança no Código de Trânsito Brasileiro no que diz respeito à iluminação. A mais recente foi o projeto de lei Nº 4.631/2009, de autoria do Deputado Filipe Pereira (PSC-RJ). Anexada a outro texto (PL Nº 561/2007) com o mesmo objetivo, a alteração visa obrigar todos os veículos a permanecerem com as luzes acesas durante todo o dia – inclusive eliminando o comutador do farol, impossibilitando o desligamento dele. Ambos os projetos foram vetados.

No extremo oposto, o projeto de lei 6.777/06, da Deputada Selma Schons (PT-PR), afirmava que os faróis acesos durante o dia interferem no mecanismo cerebral de processamento da luz, gerando estresse no motorista. Por isso, previa multa para quem acionasse as luzes antes do anoitecer. Felizmente, o texto também não tem validade.

Atualmente, há apenas uma recomendação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), a resolução Nº 18/98, para manter o farol dos veículos acesos durante o dia. Veículos de transporte coletivo e motos, no entanto, têm obrigatoriedade de manter as luzes acesas. Na Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e no Canadá, as luzes diurnas (Daytime Running Lights) são obrigatórias, tendência que será seguida pela União Européia – os modelos da Audi e Mercedes-Benz já possuem LEDs que ficam permanentemente acesos, aumentando a visibilidade do veículo.


Fonte: iCarros

http://www.autouniverso.com.br

2Liguem seus faróis Empty Re: Liguem seus faróis Sex 19 Mar - 17:19

leocouto

leocouto

eu ligo os médios dentro de qualquer estacionamento (shoppings, prédio, estacionamento pago na rua), no centro de belo horizonte (um caos de pedestres - graças a deus vou pouco) e nas estradas.

3Liguem seus faróis Empty Re: Liguem seus faróis Sex 19 Mar - 17:46

Fabiano

Fabiano

Não existe carro hoje no Brasil que teria um sistema duradouro de uso caso ele fosse usado 24 horas, assim as pessoasl ja são desleixadas em trocas lampadas queimadas, ajustar farois fora de foco e assim vai.

O RS ja tentou fazer isso e não deu certo.

http://www.oticainova.com.br

4Liguem seus faróis Empty Re: Liguem seus faróis Sex 19 Mar - 18:39

Domingos V


Administrador

Fabiano, alguns carros como Fusion, Jetta, Corolla e Civic têm faróis feitos para o Canadá - onde tem essa obrigatoriedade. Acho que esses modelos aguentariam usar o farol de posição 24 horas por dia sem problemas, a não ser que receberam faróis de outra qualidade ao virem para cá.

Mas acho que nossa legislação é boa o suficiente nesse ponto. Só poderia tornar obrigatório também o farol de posição ou mesmo o baixo nas estradas sempre. O ideal seria como no Canadá, com as luzes de posição em cor âmbar e sempre ligadas, mas do jeito que está não é nada ruim. Era só respeitarem isso. É raridade ver ônibus ou motos com farol ligado durante o dia, por exemplo.

Leocouto, faço isso também. Aliás, em muitos prédios e estacionamentos é obrigatório ligar o farol.

5Liguem seus faróis Empty Re: Liguem seus faróis Sex 19 Mar - 19:32

Fabiano

Fabiano

Isso é bom mesmo, eu não sabia disso, mas concordo que fiquem ligados, mas não pode ser retoativo, deve ser de algum ano em diante.

http://www.oticainova.com.br

6Liguem seus faróis Empty Re: Liguem seus faróis Sex 19 Mar - 22:42

Grilo

Grilo
Administrador

Sempre uso farol baixo (lanterna), não importa o quão claro esteja o dia. Na estrada uso farol médio sempre, assim como estacionamentos. O que enche é o pessoal alertando achando que esqueci ligado.

Uma coisa que gosto no Picanto é que assim como o Mégane, é possivel deixar o farol baixo sempre ligado - colocou a chave no contato, já é acionado e não tem que desligar quando estacionamos.

Agora, acho absurdo os painéis que ficam sempre acesos; o que não falta é Civic e cia circulando com tudo apagado...

http://www.autouniverso.com.br

7Liguem seus faróis Empty Re: Liguem seus faróis Sex 19 Mar - 23:08

Domingos V


Administrador

No caso do Civic e do Corolla era só colocarem um aviso de farol de posição e baixo. Assim acabava a confusão, já que se o aviso estivesse apagado se saberia que os faróis estão desligados independentemente do painel.

8Liguem seus faróis Empty Re: Liguem seus faróis Sáb 20 Mar - 8:53

Fabiano

Fabiano

Era tão mais facil fazer o farol funcionar ligado ao painel também, usando o mesmo principio de falta de luminosidade e assim adequando o quanto a lampada pode receber de carga para funcionar, porem isso jamais permitiria instalar um Kit Xenon.

http://www.oticainova.com.br

9Liguem seus faróis Empty Re: Liguem seus faróis Dom 21 Mar - 3:42

Domingos V


Administrador

"Kits" xenon originais suportam isso. Os reatores e lâmpadas são de resposta rápida e não sofrem tanto com se forem ligados e desligados toda hora.

No caso, não valeria a pena. O sensor específico para o farol faz papel melhor, já que só acende o farol quando necessário. Enquanto isso o painel fica ligado 100% do tempo para ajudar na leitura diurna, sem precisar manter os faróis ligados juntos sem necessidade. Lembrando que nesses carros o painel não fica sempre aceso por falta de luminosidade e sim para melhorar a leitura mesmo - além da estética.

10Liguem seus faróis Empty Re: Liguem seus faróis Dom 21 Mar - 17:34

Fabiano

Fabiano

No que me referia Domingos, é no caso do Civic que regulava a luz do painel conforme a luminosidade externa, nao ficava sempre ligado, ou estou enganado, me lembro de ler uma reportagem que o painel fazia essa regulagem conforme o dia ia passando para dar a devida leitura, logo, se os farois seguisem essa logica, os Kits Xenon estariam descartados, eles não funcionam com função de Dimmer, ou estão ligados ou não.

http://www.oticainova.com.br

11Liguem seus faróis Empty Re: Liguem seus faróis Dom 21 Mar - 18:09

Domingos V


Administrador

Agora você me deixou em dúvida, mas acho que a do Civic é fixa. A do C4 que faz isso que você falou de variar. E sua idéia poderia ser aplicada no lugar do uso do dimmer com o uso dos níveis do farol. Luzes de posição durante situações com pouca falta de iluminação, depois faróis baixos e depois faróis altos numa situação muito escura. Alguém sabe se algum carro já faz isso?

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos