Acho que não existe muita dúvida de que o primeiro carro com GPS no Brasil é o Punto e, em seguida, o Linea, ainda que sem o monitor central. A GM tentou outra enganação com o item, como foi a história de qual modelo foi o primeiro a ter airbags por aqui, mas quem comprava o Vectra GT/GTX recebia o carro e em muitos casos não recebia o GPS junto, tinha que esperar, além do que, se a escolha fosse pessoal, talvez o consumidor não quisesse aquela marca, aquele tamanho de tela, talvez preferisse um modelo que usasse outro fornecedor de mapas, etc. Até prova em contrário, ainda acho que a Fiat vai ser a primeira a oferecer o navegador de painel com tela, seja no Bravo, seja no Punto/Linea com seu rádio 1 DINB "e meio", embora vários outros modelos pudessem estrear o sistema. O fato da Amarok ter tela touch screen e o Tiguan ter o sistema que estaciona o carro sozinho, também mostra uma intenção nesta direção.
Nos importados, a rigor, a primeira marca a oferecer GPS aqui foi a Porsche, anunciando isto no fim de 2.008 e começando a oferecer o sistema no começo de 2.009. O tal sistema é um DVD colocado no sistema multimídia dos carros da marca e engloba as três Américas, o que pode significar um mapeamento simples. Depois da alemã, a Subaru passou a oferecer o sistema como opcional no Tribeca e na sequência, a Mitsubishi no Outlander e no fim do ano passado, nos Pajero Full HPE. Lendo a 4 Rodas, no teste rápido do Discovery 4, afirma-se que o sistema está disponível no modelo, ao menos nas versões HSE e que o mesmo, informa onde fica o posto de combustível mais próximo assim que o tanque entra na reserva!!! Agora, a BMW anuncia que a partir de junho o X1 vai ser sistema de navegação, o que significa que o restante da linh também vai ter. A Mercedes anunciou o sistema no começo de 2.009, mas até agora, nada.
Enfim, parece que realmente entramos na era do GPS, ainda que com menos recursos do que na Europa e nos EUA, mas do meu ponto de vista, ainda assim com muito mais do que eu esperava, inclusive uma sensível queda de preços, pois se um sistema de painel custava quase R$ 6 mil no fim de 2.008/começo de 2.009, no fim deste ano já estava em R$ 4 mil e hoje, já se acha o mesmo ao redor de R$ 3 mil.
Nos importados, a rigor, a primeira marca a oferecer GPS aqui foi a Porsche, anunciando isto no fim de 2.008 e começando a oferecer o sistema no começo de 2.009. O tal sistema é um DVD colocado no sistema multimídia dos carros da marca e engloba as três Américas, o que pode significar um mapeamento simples. Depois da alemã, a Subaru passou a oferecer o sistema como opcional no Tribeca e na sequência, a Mitsubishi no Outlander e no fim do ano passado, nos Pajero Full HPE. Lendo a 4 Rodas, no teste rápido do Discovery 4, afirma-se que o sistema está disponível no modelo, ao menos nas versões HSE e que o mesmo, informa onde fica o posto de combustível mais próximo assim que o tanque entra na reserva!!! Agora, a BMW anuncia que a partir de junho o X1 vai ser sistema de navegação, o que significa que o restante da linh também vai ter. A Mercedes anunciou o sistema no começo de 2.009, mas até agora, nada.
Enfim, parece que realmente entramos na era do GPS, ainda que com menos recursos do que na Europa e nos EUA, mas do meu ponto de vista, ainda assim com muito mais do que eu esperava, inclusive uma sensível queda de preços, pois se um sistema de painel custava quase R$ 6 mil no fim de 2.008/começo de 2.009, no fim deste ano já estava em R$ 4 mil e hoje, já se acha o mesmo ao redor de R$ 3 mil.