A BMW deu mais um passo no desenvolvimento de veículos totalmente
elétricos. O modelo da vez é o Série 1 Coupe ActiveE, conceito com
apresentação marcada para o Salão de Detroit (11 a 24 de janeiro) e que
deve entrar em fase de testes a partir de 2010. Recarregável em tomadas
de eletricidade residenciais, o carro alternativo atinge a carga total
em pouco mais de 4 horas e possui propulsor elétrico movido por
baterias de íons de lítio, que, segundo a marca, rendem 170 cv e 25
kgfm de torque.
Conforme revela o comunicado da fabricante, o ActiveE aproveita a experiência adquirida no projeto MINI E,
realizado pela subsidiária inglesa do Grupo BMW em cidades dos Estados
Unidos e Europa. Desde a segunda metade de 2008, uma frota de versões
elétricas do MINI Cooper rodam acumulando dados de performance e
informações sobre a praticidade desse tipo de carro. A marca ainda não
revela quando, mas afirma que deve fazer o mesmo tipo de ação com o
Série 1 elétrico.
Para poupar a força das baterias, o protótipo da marca alemã possui
recursos especiais. O sistema de freio conta com ação regenerativa, que
transforma a energia cinética das frenagens em eletricidade. O mesmo
acontece em desacelerações do motor. Segundo a fabricante, o ActiveE
acelera de 0 a 100 km/h 8s5 e atinge a velocidade máxima de 145 km/h.
Ainda segundo a BMW, o uso correto dos equipamentos é capaz de
assegurar ao veículo uma autonomia de até 160 km.
Fonte: CarroOnline
elétricos. O modelo da vez é o Série 1 Coupe ActiveE, conceito com
apresentação marcada para o Salão de Detroit (11 a 24 de janeiro) e que
deve entrar em fase de testes a partir de 2010. Recarregável em tomadas
de eletricidade residenciais, o carro alternativo atinge a carga total
em pouco mais de 4 horas e possui propulsor elétrico movido por
baterias de íons de lítio, que, segundo a marca, rendem 170 cv e 25
kgfm de torque.
Conforme revela o comunicado da fabricante, o ActiveE aproveita a experiência adquirida no projeto MINI E,
realizado pela subsidiária inglesa do Grupo BMW em cidades dos Estados
Unidos e Europa. Desde a segunda metade de 2008, uma frota de versões
elétricas do MINI Cooper rodam acumulando dados de performance e
informações sobre a praticidade desse tipo de carro. A marca ainda não
revela quando, mas afirma que deve fazer o mesmo tipo de ação com o
Série 1 elétrico.
Para poupar a força das baterias, o protótipo da marca alemã possui
recursos especiais. O sistema de freio conta com ação regenerativa, que
transforma a energia cinética das frenagens em eletricidade. O mesmo
acontece em desacelerações do motor. Segundo a fabricante, o ActiveE
acelera de 0 a 100 km/h 8s5 e atinge a velocidade máxima de 145 km/h.
Ainda segundo a BMW, o uso correto dos equipamentos é capaz de
assegurar ao veículo uma autonomia de até 160 km.
Fonte: CarroOnline