O CEO da aliança Renault-Nissan, Carlos Ghosn, anunciou nesta
terça-feira (10) que o conglomerado, em conjunto com a indiana Bajaj,
lançará em 2012 um veículo compacto com preço inferior ao do Tata Nano,
automóvel mais barato do mundo vendido na Índia por cerca de US$ 2 000
(aproximadamente R$ 3 500 sem taxas de importação ou impostos
brasileiros).
Segundo o executivo, o design, manufatura e fornecimento ficarão
sob responsabilidade da Bajaj, enquanto caberá à Renault cuidar do
marketing na Índia e nos demais mercados. As empresas firmaram um
acordo de cooperação em 2008 e estão construindo uma fábrica na qual a
novidade será produzida. Pelos termos da negociação, a Bajaj será dona
de 50% do projeto e o restante será dividido entre a Renault e a
Nissan.
Atualmente, esse futuro modelo é conhecido apenas pelas iniciais ULC, sigla para ultra-low-cost car,
ou carro de baixíssimo custo. Ghosn declarou para alguns repórteres em
Nova Déli que “o custo será menor do que qualquer carro fabricado na
Índia atualmente”. O país asiático foi escolhido devido ao crescimento
daquele mercado, além de ser um bom pólo para exportação de peças e
produtos.
Ghosn também destacou que o projeto levou tempo para ser desenvolvido,
mas agora a empresa “possui uma definição mais clara sobre as
características do ULC não só em termos de custo, mas também em design
e até mesmo eficiência no uso de combustível”. GM, Ford
e Toyota também contemplam estratégias parecidas, em termos de produto,
para a Índia. Segundo estimativas, o país deverá contabilizar 2 milhões
de automóveis de passeio vendidos até o fim deste ano.
Fonte: CarroOnline
terça-feira (10) que o conglomerado, em conjunto com a indiana Bajaj,
lançará em 2012 um veículo compacto com preço inferior ao do Tata Nano,
automóvel mais barato do mundo vendido na Índia por cerca de US$ 2 000
(aproximadamente R$ 3 500 sem taxas de importação ou impostos
brasileiros).
Segundo o executivo, o design, manufatura e fornecimento ficarão
sob responsabilidade da Bajaj, enquanto caberá à Renault cuidar do
marketing na Índia e nos demais mercados. As empresas firmaram um
acordo de cooperação em 2008 e estão construindo uma fábrica na qual a
novidade será produzida. Pelos termos da negociação, a Bajaj será dona
de 50% do projeto e o restante será dividido entre a Renault e a
Nissan.
Atualmente, esse futuro modelo é conhecido apenas pelas iniciais ULC, sigla para ultra-low-cost car,
ou carro de baixíssimo custo. Ghosn declarou para alguns repórteres em
Nova Déli que “o custo será menor do que qualquer carro fabricado na
Índia atualmente”. O país asiático foi escolhido devido ao crescimento
daquele mercado, além de ser um bom pólo para exportação de peças e
produtos.
Ghosn também destacou que o projeto levou tempo para ser desenvolvido,
mas agora a empresa “possui uma definição mais clara sobre as
características do ULC não só em termos de custo, mas também em design
e até mesmo eficiência no uso de combustível”. GM, Ford
e Toyota também contemplam estratégias parecidas, em termos de produto,
para a Índia. Segundo estimativas, o país deverá contabilizar 2 milhões
de automóveis de passeio vendidos até o fim deste ano.
Fonte: CarroOnline