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Direção Elétrica

4 participantes

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1Direção Elétrica Empty Direção Elétrica Qua 22 Jul - 23:37

Grilo

Grilo
Administrador

Entre as reclamações dos donos de Citroën C3, uma em especial tem causado preocupação: a caixa de direção. O problema mais comum é o barulho excessivo, como ocorre com o C3 GLX 1.4 2007 do analista de tecnologia Fágner de Oliveira Cerezo, de São Paulo (SP). “Com 7 000 km começaram os ruídos metálicos na dianteira. Parece até a batida de alguma peça solta. Esperei 15 dias para trocarem a caixa. Depois trocaram de novo aos 13 000, 19 000 e 23 000 km. E o defeito continua.
Pensando que a caixa custa 4 700 reais, o que eu vou fazer quando a garantia acabar?”, diz Fágner.
Esse problema é um velho conhecido das autorizadas. Conversamos com chefes de oficina de concessionárias de quatro estados (Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e São Paulo) e todos disseram ter atendido diversos C3 com ruídos na caixa de direção e vibração no volante. No entanto, há uma situação menos recorrente, porém mais grave: a perda do controle por causa de enrijecimento da direção (que tem assistência elétrica), descrito às vezes pelo motorista como um “travamento” do volante.O estudante Jordão Kosma Marcílio, de Caxias do Sul (RS), conta que poderia ter se acidentado justamente por causa desse defeito na direção do seu Citroën C3 1.6 2005. “Estava na estrada quando entrei numa curva. De repente a direção endureceu, perdi o controle e invadi a outra pista.” Por sorte Jordão não se chocou com nenhum carro e acabou parando no acostamento oposto. “Depois, quando eu liguei o carro, a direção funcionou normalmente.”E esse não é um caso único. O mesmo ocorreu três vezes com o C3 Exclusive 2006 da jornalista Viviane Zandonadi (que trabalha na revista Veja, da Editora Abril, que também publica a QUATRO RODAS). “Aos 2 500 km, fui fazer uma conversão à esquerda e a direção ficou bem mais dura. A autorizada trocou a caixa, mas aos 25 000 km a direção endureceu novamente. Encostei o carro e e, quando liguei o motor, a direção funcionou normalmente.” Mas não parou por aí. “No dia 19 de outubro, estava em um acesso para uma rodovia quando a direção ficou dura e meu C3 parou. O carro que vinha atrás não desviou e me acertou.” O técnico em eletrônica e mecânica automotiva Valter Oliveira, dono da oficina Igcar, de São Paulo, diz que já atendeu casos como esse e explica que a direção endurece em geral por causa de uma falha que ocorre no cabo de aterramento da bateria.

Fonte: Quatro Rodas Site


Citroën C3, Kia Picanto, Fiat Stilo - esses são alguns (dos poucos) carros em nosso mercado que oferecem direção com assistência elétrica em vez de hidráulica.

São também os carros com o maior número de reclamações quanto à barulho no sistema, que muitas vezes leva a troca.

Minha pergunta: esse sistema é mais frágil que o hidráulico? Por que motivo esses carros sofrem de tantos problemas com o sistema?

Aproveitando; o Punto europeu usa direção hidráulica ou elétrica (pesquisei e não encontrei detalhes);

http://www.autouniverso.com.br

2Direção Elétrica Empty Re: Direção Elétrica Qui 23 Jul - 1:12

Domingos V


Administrador

Não, um sistema de direção elétrica é mais simples que um de direção hidráulica, inclusive não precisando fazer uso de correias - que podem arrebentar - não está sujeito a vazamentos, da dependência de mangueiras e reservatórios, validade do óleo, etc. Sistemas hidráulicos são bastante confiáveis e em geral mais do que sistemas elétricos, mas no caso específico da assistência à direção acredito que seja o inverso - justamente pela forma como esse sistema hidráulico é colocado pra funcionar. E a velha falta de confiança nesse sistema por causa que "qualquer pepino na parte elétrica faz o carro ficar sem assistência" é meio que furada, pois um pepino na parte elétrica sério o suficiente pra interferir nesses sistemas provávelmente também deixaria um carro com direção hidráulica fora de controle do mesmo jeito - e, com o motor morrendo, qualquer um dos dois para de funcionar.

O que acontece é que no Stilo, C3 e alguns outros o projeto não foi bem feito. Talvez por ser um sistema muito mais novo com o qual os fabricantes ainda não tenham experiência ou por ser um sistema que não permita certas economias que o hidráulico permitia. No Stilo o problema também é crônico, mas vejam o caso do Fit: todos são elétricos e até hoje nunca li quanto a problemas com eles. O Corolla e Focus novos também são elétricos e até agora nenhuma reclamação.

É como nas bobinas individuais dos Renault 16v: na teoria elas eram pra serem muito mais confiáveis e duráveis que um sistema comum, mas por uma falha no projeto que comprometeu a capacidade de isolamento delas acaba acontecendo o contrário. Mas Honda, Toyota e outros usam o sistema com um sucesso tão grande que muitos retificam o motor ao atingirem quilometragens muito altas, mas nunca trocaram uma das bobinas sequer.

3Direção Elétrica Empty Re: Direção Elétrica Qua 5 Ago - 3:41

edgar_rs

edgar_rs

Amigo meu teve mesmo problema com o Pug 307. Caixa de direção elétrica "perdeu ação" na volta de POA a NH... teve que trocar pois ela não voltou a operar após desligar a chave.

4Direção Elétrica Empty Re: Direção Elétrica Qua 5 Ago - 11:46

Grilo

Grilo
Administrador

Edgar, você por aqui? Smile

Domingos, tinha lido a sua mensagem, mas fiquei de responder depois e acabei esquecendo.
Realmente, tem esse caso do Fit que nunca vi reclamações da caixa. Não há por motivo para a elétrica ser menos confiável, deve ser problema de projeto mesmo.

http://www.autouniverso.com.br

5Direção Elétrica Empty Re: Direção Elétrica Qua 5 Ago - 12:08

Fabiano

Fabiano

O meu Astra tinha direção Eletro-hidraulica, com um motor eletrico acoplado diretamente sobre o compressor, e fazia um barulho tipico de robozinho, quando acelerava ele baixava o giro e quando as velocidade era menor e deixava ela bem macia, nem leve demais nem dura como em alta velocidade, por culpa de custos e destino esse sistema foi subtituido em 2003 pelo convencional, pois só o motor+bomba custava na epoca na agencia R$ 7.200,00 reais, e não vendia separado, apesar de que pode-se trocar apenas o motor, e desta forma, um motor usado nos desmanches era cobrado R$ 1.000,00 por ele.

Por mim o Eletrico é a bola da vez.

http://www.oticainova.com.br

6Direção Elétrica Empty Re: Direção Elétrica Qua 5 Ago - 12:45

edgar_rs

edgar_rs

Passava vez ou outra por aqui e dava uma geral nos tópicos Grilo Wink

7Direção Elétrica Empty Re: Direção Elétrica Qua 5 Ago - 16:35

Domingos V


Administrador

Fabiano, o Astra é outro que não tinha reclamações quanto à direção elétrica. Até lí um ou outro caso em alguns lugares, mas com a mesma freqüencia ou até menos que se lê sobre pepinos em direções hidráulicas normais. Idem com os primeiros Polos, que também vinham com o sistema. Em ambos eles foram substituídos porque o pessoal na época nem sabia o que era direção elétrica e, portanto, não via vantagem substancial no sistema. Assim, a fabricante arranca logo de uma vez e economiza uns trocos.

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