A Kia Motors revelou nesta quarta-feira (15) o Forte LPI Hybrid, um
novo conceito de carro híbrido, que no lugar do motor a gasolina
associado a outro elétrico, traz um bloco que utiliza Gás Liquefeito de
Petróleo (GLP), o nosso gás de cozinha. A nova motorização, segundo a
fabricante sul-coreana, permite um consumo médio de combustível de 17,8
km/l e um nível de emissões de CO2 inferior a 99 g/km.
Dados da fabricante informam que o motor a combustão deste Forte, o
qual chegará ao Brasil em versão convencional a gasolina com o
nome Cerato, gera 114 cv e 15,1 kgfm de torque, enquanto a fonte de
energia elétrica, alimentado por uma bateria de íons de lítio, entrega
20 cv e 10,7 kgfm de torque extras. O funcionamento do sistema pode se
dar de forma isolada ou então combinada, procedimento que pode ser
escolhido de forma manual ou automática de acordo com as situações de
rodagem e exigência do motorista com o acelerador.
A força gerada pelo conjunto motriz é transferida as rodas
dianteiras por meio de um câmbio CVT (transmissão continuamente
variável), recurso que privilegia o baixo consumo de combustível. O
Forte LPI Hybrid ainda possui o sistema que a Kia chama de “Stop and
Go”, aparato chamado por outras fabricantes de”stop/start”, que desliga
e religa o motor quando o carro se encontra parado por um determinado
tempo, como longos congestionamentos ou semáforos demorados.
Colaboram ainda para a redução de consumo o sistema de injeção
direta de combustível, item inédito em motores movidos a GLP, e o
arrasto aerodinâmico inferior, que foi de 0.29 cx para 0.26 cx,
conseguido com o uso de spoilers, rodas, grade frontal e difusor
traseiro diferenciados em relação aos utilizados pelo Forte movido
somente a gasolina.
Fonte: CarroOnline
novo conceito de carro híbrido, que no lugar do motor a gasolina
associado a outro elétrico, traz um bloco que utiliza Gás Liquefeito de
Petróleo (GLP), o nosso gás de cozinha. A nova motorização, segundo a
fabricante sul-coreana, permite um consumo médio de combustível de 17,8
km/l e um nível de emissões de CO2 inferior a 99 g/km.
Dados da fabricante informam que o motor a combustão deste Forte, o
qual chegará ao Brasil em versão convencional a gasolina com o
nome Cerato, gera 114 cv e 15,1 kgfm de torque, enquanto a fonte de
energia elétrica, alimentado por uma bateria de íons de lítio, entrega
20 cv e 10,7 kgfm de torque extras. O funcionamento do sistema pode se
dar de forma isolada ou então combinada, procedimento que pode ser
escolhido de forma manual ou automática de acordo com as situações de
rodagem e exigência do motorista com o acelerador.
A força gerada pelo conjunto motriz é transferida as rodas
dianteiras por meio de um câmbio CVT (transmissão continuamente
variável), recurso que privilegia o baixo consumo de combustível. O
Forte LPI Hybrid ainda possui o sistema que a Kia chama de “Stop and
Go”, aparato chamado por outras fabricantes de”stop/start”, que desliga
e religa o motor quando o carro se encontra parado por um determinado
tempo, como longos congestionamentos ou semáforos demorados.
Colaboram ainda para a redução de consumo o sistema de injeção
direta de combustível, item inédito em motores movidos a GLP, e o
arrasto aerodinâmico inferior, que foi de 0.29 cx para 0.26 cx,
conseguido com o uso de spoilers, rodas, grade frontal e difusor
traseiro diferenciados em relação aos utilizados pelo Forte movido
somente a gasolina.
Fonte: CarroOnline