Quinzena é fraca, mas vendas podem chegar a 300 mil
Comentários 2
Joel Leite
16/09/2013 12:21
Comunicar erro Imprimir
– O ritmo é de 13.598 carros por dia, mas a segunda quinzena tem mais dias úteis.
– GM perde a segunda posição e responsabiliza as “vendas diretas” pelo crescimento das concorrentes
As vendas diárias na primeira quinzena de setembro estão 4,3% menores do que em agosto e 6,9% abaixo da média registrada em setembro do ano passado. Mas o volume é bom, uma média de 13,6 mil carros por dia.
Foram vendidos na primeira quinzena do mês 135.976 carros e comerciais leves. Nesse ritmo, considerando que a segunda quinzena é maior, com onze dias úteis, o mês deverá fechar próximo das 300 mil unidades, considerando que nos últimos dias do mês as vendas costumam subir.
Dessa forma, a expectativa é de que o setor supere as vendas de setembro do ano passado, mas é improvável repetir o bom desempenho do mercado em agosto, quando foram vendidas 312,6 mil unidades.
A GM voltou ao terceiro lugar, depois de ter superado a Volkswagen nos últimos dois meses. Na primeira quinzena a GM vendeu 23.703 unidades, ficando com 17,4% do mercado, enquanto a Volkswagen vendeu 26.354 carros, o que lhe deu 19,4% de participação. A Fiat mantém a liderança com 21,8% (29.710).
Nas demais posições, nenhuma mudança (veja ranking abaixo).
Para João Batista Simão, presidente da Abrac (associação dos concessionários Chevrolet), o que fez a marca perder a segunda posição no ranking foi uma forte atuação das concorrentes nas vendas diretas, as vendas para frotistas, onde o carro é vendido com desconto e em grande quantidade, diretamente da fábrica.
“Na comercialização direta com frotistas não há esforço de venda,” disse Simão, explicando que a GM não tem atuado nesse segmento e que o resultado das vendas é “de competência da rede de concessionárias”.
A Fiat tem grande atuação nas vendas diretas principalmente com os modelos Uno, Palio e Siena e a Volkswagen com o Gol, Voyage e Fox.
A GM, que também tinha presença importante nesse tipo de negócio, perdeu espaço com a renovação das suas linhas nos últimos anos.
“Se considerarmos somente as vendas no varejo, feitas diretamente ao consumidor, a GM é a líder do mercado”, disse o dirigente, revelando que a empresa já é a primeira colocada no ranking nos grandes centros, inclusive em São Paulo. (veja matéria: “GM é a marca mais vendida no varejo”)
Veja o ranking completo de vendas por marca na primeira quinzena de setembro.
Comentários 2
Joel Leite
16/09/2013 12:21
- terr
Comunicar erro Imprimir
– O ritmo é de 13.598 carros por dia, mas a segunda quinzena tem mais dias úteis.
– GM perde a segunda posição e responsabiliza as “vendas diretas” pelo crescimento das concorrentes
As vendas diárias na primeira quinzena de setembro estão 4,3% menores do que em agosto e 6,9% abaixo da média registrada em setembro do ano passado. Mas o volume é bom, uma média de 13,6 mil carros por dia.
Foram vendidos na primeira quinzena do mês 135.976 carros e comerciais leves. Nesse ritmo, considerando que a segunda quinzena é maior, com onze dias úteis, o mês deverá fechar próximo das 300 mil unidades, considerando que nos últimos dias do mês as vendas costumam subir.
Dessa forma, a expectativa é de que o setor supere as vendas de setembro do ano passado, mas é improvável repetir o bom desempenho do mercado em agosto, quando foram vendidas 312,6 mil unidades.
A GM voltou ao terceiro lugar, depois de ter superado a Volkswagen nos últimos dois meses. Na primeira quinzena a GM vendeu 23.703 unidades, ficando com 17,4% do mercado, enquanto a Volkswagen vendeu 26.354 carros, o que lhe deu 19,4% de participação. A Fiat mantém a liderança com 21,8% (29.710).
Nas demais posições, nenhuma mudança (veja ranking abaixo).
Para João Batista Simão, presidente da Abrac (associação dos concessionários Chevrolet), o que fez a marca perder a segunda posição no ranking foi uma forte atuação das concorrentes nas vendas diretas, as vendas para frotistas, onde o carro é vendido com desconto e em grande quantidade, diretamente da fábrica.
“Na comercialização direta com frotistas não há esforço de venda,” disse Simão, explicando que a GM não tem atuado nesse segmento e que o resultado das vendas é “de competência da rede de concessionárias”.
A Fiat tem grande atuação nas vendas diretas principalmente com os modelos Uno, Palio e Siena e a Volkswagen com o Gol, Voyage e Fox.
A GM, que também tinha presença importante nesse tipo de negócio, perdeu espaço com a renovação das suas linhas nos últimos anos.
“Se considerarmos somente as vendas no varejo, feitas diretamente ao consumidor, a GM é a líder do mercado”, disse o dirigente, revelando que a empresa já é a primeira colocada no ranking nos grandes centros, inclusive em São Paulo. (veja matéria: “GM é a marca mais vendida no varejo”)
Veja o ranking completo de vendas por marca na primeira quinzena de setembro.
Class. | Marca | Unidades | Part.% |
1º | FIAT | 29.710 | 21,85 |
2º | Volkswagen | 26.354 | 19,38 |
3º | GM | 23.703 | 17,43 |
4º | FORD | 12.693 | 9,33 |
5º | RENAULT | 8.306 | 6,11 |
6º | HYUNDAI | 7.886 | 5,8 |
7º | TOYOTA | 7.717 | 5,68 |
8º | HONDA | 4.298 | 3,16 |
9º | NISSAN | 2.832 | 2,08 |
10º | CITROËN | 2.432 | 1,79 |