AutoUniverso
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Xenon - Discussão e Regras Gerais

4 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

Fabiano

Fabiano

Carros com farol xenon estão proibidos de circular no Brasil

O Contran abriu apenas duas exceções: para os modelos que possuem a iluminação original e para os carros novos que contam com o item de fábrica. Quem for flagrado será punido com multa de quase R$ 127,69 e perda de cinco pontos.

Fonte: Bom dia Brasil

Comentarios: Finalmente uma lei mais correta, essa lampadas eu ja tive de ver em fiat 147 tunado, é ridiculo não ilumina, apenas faz os outros lhe verem. Agora, qual a diferença entre ter item original e ter ele de fabrica......smilbg
Espero que este tipo de tecnologia seja mais facilmente encontrado nos carros mais basicos, assim iremos ter mais farois elipticos no mercado.

http://www.oticainova.com.br

Grilo

Grilo
Administrador

Finalmente - agora resta saber se será devidamente fiscalizado.

Vou poder parar de colocar farol alto nesses xuneiros.

http://www.autouniverso.com.br

pliniodemarco

pliniodemarco

Fabiano escreveu:Carros com farol xenon estão proibidos de circular no Brasil

O Contran abriu apenas duas exceções: para os modelos que possuem a iluminação original e para os carros novos que contam com o item de fábrica. Quem for flagrado será punido com multa de quase R$ 127,69 e perda de cinco pontos.

Fonte: Bom dia Brasil

Comentarios: Finalmente uma lei mais correta, essa lampadas eu ja tive de ver em fiat 147 tunado, é ridiculo não ilumina, apenas faz os outros lhe verem. Agora, qual a diferença entre ter item original e ter ele de fabrica......smilbg
Espero que este tipo de tecnologia seja mais facilmente encontrado nos carros mais basicos, assim iremos ter mais farois elipticos no mercado.
Na verdade, quem escreveu queria dizer carros que possuem original e os que já regularizaram junto ao DETRAN, quem já tem no documento pode utilizar sem problemas (meu caso no A3, ainda bem que regularizei).
Achei ótima lei, já que 99,9% das pessoal não tem o xenon regulado como o meu (mesmo tendo regulamentado).

http://www.tigrao.info

Domingos V


Administrador

Mas porque a mudança de decisão em relação à regra anterior? Não curto xenon, mas acho que quem tinha tudo instalado conforme a lei - que teoricamente não deveria atrapalhar os outros - tinha direito de usar o item se quisesse.

Estavam abusando de novo? Imagino que muita gente regulariza e depois volta a tacar o facho para cima, para dar aquele efeito podre que acham super legal. Fica igual a olhar para um holofote...

Fabiano, não é que não ilumina nada. Tem que ter o conjunto certo com a regulagem certa que ilumina até mais, mas fato é que a imensa maioria é feito tudo errado e não ilumina direito mesmo. Ou ilumina um pouco melhor no seco, mas é só chover ou fazer neblina que fica péssimo.

Fabiano

Fabiano

Ai que fica a questão, meu vizinho instalou numa sorento e desembolsou 500 reais para regularizar o sistema, ficou puto da cara, mas assim como o plinio falou, é preferivel que quem tenha regularizado permaneça do jeito que ficou.
A lei veio tarde, vai ter muito carro que foi regulamentado fora das especificações como a sorento do meu vizinho, mas aceitaram e regularizaram.

Finalmente a orgia teve fim.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Regulado errado em SUV e picape então é o pior caso. De noite uma dessas apenas precisa estar atras de você para fazer um efeito tunel enorme, só se enxerga - e se enxerga mal - onde o holofote está apontando. O resto fica escuro, parece até flash de máquina fotográfica disparando.

Vamos ver como fica o pessoal regularizado. Já chegou a ser parado por algum guarda depois disso, Plínio? Se sim, o que falaram? Falando nisso, você usa de quantos K?

E passou da hora de popularizarem os elípticos, mesmo que em apenas um dos fachos. Infelizmente fica difícil falar neles quando a maior parte dos carros no Brasil ainda sai com farol que nem duplo facho é, mesmo pagando caro por eles.

pliniodemarco

pliniodemarco

Pela norma nova, quem regularizou antes pode utilizar sem problemas , não sei se ficou claro isso no comentários anteriores.
Não fui parado recentemente, mas da ultima vez olharam os documentos, devem ter ligo a obsrvação da modificação da iluminação e não comentaram nada.
Eu utilizo 4300k, recomendaria (agora não dá mais) pra quem utiliza bastante à noite e tem defletor elíptico, fica muito bom, inclusive sob chuva, porém é obvio que quem tem lâmpadas brancas ou iluminação superior deve contar também com faróis de neblina, eu acho que deveria ser obrigatório qualquer carro que utilize lâmpadas "super brancas" ou com gas xenonio (mesmo defábrica) contarem com farois de neblina, quando ela é muito densa, vc precisa desligar a luz baixa (mesmo com lâmpadas comuns) e ficar só com a luz de neblina, não sei se vc passaram por esta experiencia, mas aqui acontece algumas vezes por ano condições como essas.

EDIT: Corrigido temperatura de cor do xenon que utilizo.



Última edição por pliniodemarco em Ter 5 Jul - 0:54, editado 1 vez(es)

http://www.tigrao.info

Fabiano

Fabiano

As 4300K que tinha no A4 dava conta do recado mesmo em neblina, porem se tivesse umas 3000K como neblinas o ganho de profundidade na visão noturna e lateral seria amplificado bastante.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

pliniodemarco escreveu:...vc precisa desligar a luz baixa (mesmo com lâmpadas comuns) e ficar só com a luz de neblina, não sei se vc passaram por esta experiencia, mas aqui acontece algumas vezes por ano condições como essas.

Nunca fiz isso. Funciona bem?

Sei que o alto na neblina intensa não se deve ligar pois forma uma parede, mas nunca pensei que numa situação extrema até o baixo se deve desligar.

Fabiano

Fabiano

Os farois de neblina quanto mais baixo, mais rente ao piso melhor será o desempenho na situação, por isso não concordo de farois de neblina como dos Golf 4 que eram embutidos, ou mesmo como era dos Xsara, o desempenho fica pifio, as goticulas que forma a neblina ficam suspensas em media de 25 a 40 cm do chão para cima, o que o Plinio sugere é fato ja que neste caso o farol não fará o papel de iluminar a medio/longo alcance como o farol baixo e alto fazem, ele vai criar a amplitude lateral, e causar reflexo em qualquer coisa que esteja a sua frente lhe dando noção de profundidade, dando mais facilidade para calcular velocidades e sensação de estar enchergando alguma coisa amais, o farol baixo ainda assim reflete uns 40% da luz como se fosse farol alto em casos de neblina densa como é muito comum nas areas serranas aqui do Sul.

Mas para potencializar os farois de neblina, lampadas de coloração comum(3200K) ao amarelo, as brancas de 4300K em diante ja não vão dar o desempenho desejado.

http://www.oticainova.com.br

Domingos V


Administrador

Essa amplitude lateral é a mesma que os xenons desregulados fazem? E em neblina densa só com os faróis de neblina ligados se tem profundidade suficiente na iluminação e visão?

E verdade, em carros com o neblina embutido geralmente o desempenho deles é ruim. Estou com um assim agora e tem vezes que ligar ele mal faz diferença. Não é uma má ideia pensando em peso e redução de custos, além de certos ganhos que se pode ter em desing e segurança, mas não é uma maravilha em iluminação mesmo. Agora que você falou, lembrei que os Xsara dos últimos anos e nas versões mais completas vinham com faróis de neblina no para-choque (eles não chegaram a vir para cá).

Mas imagino um jeito onde ele poderia ser melhor, caso mirasse bem para baixo o refletor. Mas não sei se funcionaria ou se mudaria alguma coisa, muito menos se teria o mesmo resultado de um farol colocado em baixo.

Fabiano

Fabiano

A amplitude é lateral, facho é direcionado menos para frente, e mais para as laterais, porem o desempenho dele como o plinio falou, é porque em paredes de neblina, os farois baixos vão criar a mesma parede branca como a luz alta, onde, os farois de neblina, mesmo tendo alcance menor, pelo fato de estarem iluminando por baixo da neblina, acabam tendo um alcance melhor, nessa situação, sempre é valido em casos de neblina fazer na hora o teste do que se ajusta melhor a visão, sob chuva, é valido usalos, ja que a visão fica prejudicada também, ajuda ao menos a enchergar melhor o acostamento e suas placas.

Eu vejo que os farois de neblina, apesar de um item que é usado incorretamente na maioria das vezes como uma lampada de xenon instalada em farol inadequado, é um artefado de segurança, poderiam trabalhar melhor nos centros de formação de condutores para utilizarem corretamente todos items de segurança do carro.

http://www.oticainova.com.br

pliniodemarco

pliniodemarco

Domingos V escreveu:
pliniodemarco escreveu:...vc precisa desligar a luz baixa (mesmo com lâmpadas comuns) e ficar só com a luz de neblina, não sei se vc passaram por esta experiencia, mas aqui acontece algumas vezes por ano condições como essas.

Nunca fiz isso. Funciona bem?

Sei que o alto na neblina intensa não se deve ligar pois forma uma parede, mas nunca pensei que numa situação extrema até o baixo se deve desligar.

Temos situações que a visibilidade é mínima, mesmo o farol baixo reflete muito, como o Fabiano já colocou, então deve-se andar só com a luz de lanterna e as de neblina (configuração é que aceita na maioria dos carros), de fato andar só com elas não é muito bom, mas algumas vezes o farol baixo vai prejudicar mais que ajudar, ainda mais se vc tem luz de 4300k ou maior, o que é usual na luz baixa.
Quando utilizo desta forma, seguidamente ligo o farol baixo pra ver se já é possível utiliza-lo, além é claro de andar em velocidades bem reduzidas.
Sob chuva sempre ligo os faróis de neblina (se for muito intensa, também a lanterna, faço o mesmo sob neblina), ajuda a ilumina e vc consegue se guiar pelas laterias da pista, em casos de maior risco.
Outro coisa que deve-se observar, nunca ligue a lanterna de neblina onde não há necessidade (neblina ou chuva intensas) por vc atrapalha muito a visão de quem vem atras, ela é muito forte e o pessoal liga os farois (muita gente liga sempre) e por não saber deixa ligado também as lanternas, os CFCs deveriam orientar algo sobre isso durante os cursos.

http://www.tigrao.info

Domingos V


Administrador

Hum, agora entendi. A ideia é pegar as laterais sem formar paredes com as gotículas que nesses casos extremos mais atrapalha do que ajuda.

E realmente deixar a lanterna de neblina ligada sem necessidade atrapalha e incomoda muito, podendo ser perigoso em algumas situações também. Fora do Brasil reclamam mesmo caso você esqueça ela ligada ou ligue quando não precise.

E pensar que aqui tem quem faça elas de luz de freio, sem mudar a lâmpada nem nada...

Fabiano

Fabiano

Domingos V escreveu:

E pensar que aqui tem quem faça elas de luz de freio, sem mudar a lâmpada nem nada...

Ja cheguei a fazer isso no Clio branco, devo ter até um tutorial no RenaultClube disso, mas como freio elas ficam acessas por alguns segundos apenas, o que não atrapalha e ainda ajuda a chamar mais a atenção ainda num caso de desatenção do condutor traseiro, aqui isso é literalmente uma palhaçada essas lanternas traseiras, e os caras se acham com isso, é o problema de alguem que sempre teve carros basicos, e passa a pegar um usado bem mais completo, no fim, fica com um monte de recursos novos sem saber como utilizar eles.

http://www.oticainova.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos